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janeiro 14, 2020

Abre Alas 16 - 2020 - Selecionados

A escolha feita pela comissão de seleção do Abre Alas 16 formada por Keyna Eleison, Pablo León de la Barra e Yhuri Cruz, por decisão conjunta e soberana, selecionou 14 artistas de diferentes linguagens e repertórios que irão participar da exposição coletiva em fevereiro de 2020:

André Niemeyer
Andréa Hygino
Darks Miranda
Fátima Aguiar
Gilson Andrade
Juliana dos Santos
Leka Mendes
m.morani
max wíllà morais
Mulambö
Nathalia Favaro
Reitchel Komch
Val Souza
Yan Copelli

A comissão teve como um dos critérios olhar mais profundamente a pesquisa dxs artistas, em diálogo com questões e poéticas contemporâneas, optando, desse modo, pelo melhor aproveitamento das obras selecionadas pelos espaços da galeria.

Agradecemos imensamente a participação de todxs! Aos que não foram selecionadxs: podem ter certeza de que seus projetos e portfolios foram apreciados. Não desistam, inscrevam-se em futuros editais, guardamos sempre todos os contatos. A abertura do Abre Alas 16 será no dia 15 de fevereiro de 2020. Até lá!
______________

The result of Alas Alas 16 selection is available! Congratulations!!

The selection committee formed by Keyna Eleison, Pablo León de la Barra and Yhuri Cruz, by joint and sovereign decision, selected 14 artists from different languages and repertoires were selected to participate in the group exhibition in February 2020.

One of the criteria of the commission was to look more deeply into the researches, in dialogue with contemporary issues and poetics, thus opting for a better use of their works in the gallery spaces.

We greatly appreciate the participation of all! The opening of Alas Alas 16 will be on February 15th, 2020. See ya!

Posted by Patricia Canetti at 4:52 PM

Verbo 2020 - Chamada para Projetos / Open Call

Verbo 2020: Mostra de Performance Arte (16ª edição) - Chamada de projetos

De 7 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, estarão abertas as inscrições para envio de projetos para a 16ª edição da Verbo Mostra de Performance Arte, que ocorrerá de 7 a 18 de julho de 2020, na Galeria Vermelho (São Paulo-SP), e no CHÃO SLZ (São Luís – MA).

[scroll down for English version]

Poderão participar da seleção artistas atuantes no campo das artes visuais, dança, performance e vídeo. Para participar da seleção, envie até 3 propostas acompanhadas pelo formulário de participação disponível para download neste link

Verbo 2020
Chamada de Projetos
Período de recebimento: 07/11/2019 – 31/01/2020
Informações e envio de projetos: verbo@galeriavermelho.com.br
Resultado da seleção: 01/03/2020

Sobre a Verbo

A galeria Vermelho criou a mostra de performance arte Verbo, em 2005, porque para muitos de seus artistas lidar com o corpo é essencial.

Foi nesse mesmo ano que Marina Abramovic organizou "Seven Easy Pieces". Mostra no Guggenheim de Nova York, na qual a artista reencenou obras de Bruce Nauman, Vito Acconci, Valie Export, Joseph Beuys e dela mesma. "Seven Easy Pieces" abriu as portas para a reencenação no campo da performance. A discussão levou Abramovic para o MoMA, em 2010, com "A Artista está Presente", alcançando reconhecimento muito além do circuito da arte, que já a reverenciava.

Não por acaso, na mesma época, outros eventos sugiram com a mesma temática, como a PERFORMA, mostra bienal dirigida pela estudiosa da arte da ação RoseLee Goldberg, em 2005, em Nova York. A cada dois anos, a Performa promove um programa de ações em varias localidades da cidade, durante todo um mês.

Esses são apenas dois exemplos entre tantos outros de festivais, cursos e eventos ligados ao corpo surgidos no início do século 21. Em comum, todos eles buscaram renovar o campo da arte, tratando de questões essenciais, e, por isso, o corpo reverbera como o melhor instrumento.

Quando criamos a Verbo, sabíamos que um programa ligado à performance arte dentro de uma galeria comercial deveria, necessariamente, criar instrumentos não apenas de financiamento para a pesquisa de artistas ligados a essa linguagem, mas também, garantir a divulgação e inserção dessas obras no cenário da arte atual.

Com isso em mente, a Verbo tornou-se um evento anual dedicado à performance arte, constituindo-se como um campo de experimentação para artistas brasileiros e estrangeiros ligados a essa linguagem.

Após quinze edições, a Verbo já apresentou mais de 300 ações de mais de 500 artistas que tiveram na mostra um espaço aberto, onde o público sempre teve acesso gratuito. Durante esses anos, entendemos que o espaço da Verbo é o do encontro, do intercâmbio de ideias e de troca. A lei que rege essas dinâmicas não é, entretanto, a da fusão, mas do entendimento da diversidade, onde a heterogeneidade de superfícies estimula novas conexões e encontros. Uma forma de rede em termos de contato, pois persistimos num projeto em que diferenças imutáveis, porém manejáveis, produzem novas configurações de trabalho.

Marcos Gallon
Diretor Artístico Verbo

Verbo 2020: Performance Art Festival (16ª edition) - Open Call

From November 7th, 2019, to January 31st, 2020, Verbo will be receiving projects to be included in the 16th edition of Verbo Performance Art Festival to be held at Galeria Vermelho (São Paulo, SP), and CHÃO SLZ (São Luís, MA), from 07 to 18 July 2020.

Artists in the field of visual arts, dance, performance and video may submit up to 3 proposals accompanied by the participation form available for download here

Verbo 2020
Chamada de Projetos
Receiving Period: 07/11/2019 – 31/01/2020
Information and project submission: verbo@galeriavermelho.com.br
Selection Result: 01/03/2020

About Verbo

Galeria Vermelho created the Verbo performance art show in 2005, since the work of many its artists essentially involves the body.

That was the same year that Marina Abramovic organized Seven Easy Pieces, a show held at Guggenheim New York, at which the artist restaged works by Bruce Nauman, Vito Acconci, Valie Export, Joseph Beuys and herself. Seven Easy Pieces opened the doors to restaging in the field of performance. The discussion brought Abramovic to MoMA, in 2010, with The Artist Is Present, garnering recognition far beyond the art circuit, which already held her in high esteem.

Not by chance, in that same period other events arose around the same thematics, such as Performa, a biennial show directed by the scholar of action art RoseLee Goldberg, first held in 2005, in New York. Every two years, Performa carries out a program of actions at various places in the city, throughout an entire month.

These are just two examples among many other festivals, courses and events linked to the body which arose at the beginning of the 21st century. They share the common aim of renovating the field of art, using the body as an effective tool toward this end.

When we created Verbo, we knew that a program linked to performance art within a commercial gallery must not only create tools for financing the research of artists linked to this language, but also raise awareness about these artworks and ensure their insertion in the current art scene.

With this in mind, Verbo became an annual event dedicated to performance art, being constituted as a field of experimentation for artists from Brazil and other countries whose work is linked with this language.

After fifteen editions, Verbo has already presented more than 300 actions by more than 500 artists, serving as an open space where the public has always attended free of charge. This has only been possible due to partnerships and collaborations with international agencies such as the French Consulate in São Paulo, Institut Français, the Embassy of Spain in Brazil, the Mondriaan Fund, the International Choreographic Centre of Amsterdam, the Culture Institute of Denmark, the Conseil des Arts et des Lettres Québec, the Québec Bureau São Paulo, Fundação Caloustre Gulbenkian, the Arts Promotion Centre Finland, the British Council, and Pro-Helvetia, as well as Brazilian public institutions such as CCSP (Centro Cultural São Paulo), FUNARTE, and private ones like STB (Student Travel Bureau).

Throughout these years, we have considered Verbo as a space of encounter for interchange and the exchange of ideas. Nevertheless, these dynamics are ruled not by the law of fusion, but by an understanding of diversity, where the heterogeneity of surfaces fosters new connections and encounters. It serves as a sort of network of contact, since we have persisted in a project wherein immutable but manageable differences lead to new configurations for carrying out the work.

Marcos Gallon
Artistic Director of Verbo

Posted by Patricia Canetti at 1:20 PM

janeiro 9, 2020

Convocatória Agenda GAP 2020 da UFES - Inscrições

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) torna público o edital - AGENDA GAP 2020 – destinado a exposições de produções artísticas e curatoriais contemporâneas. Serão selecionados até 2 (duas) propostas expositivas e 2 (dois) suplentes.

Inscrições até 10 de Fevereiro de 2020

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Galeria de Arte e Pesquisa (GAP)
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória,ES
27-4009-2586 ou gapvix@gmail.com
As inscrições se darão exclusivamente pelo formulário online

Convocatória AGENDA GAP 2020
Publicação em 20 de dezembro de 2019.

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) torna público o edital - AGENDA GAP 2020 – destinado a exposições de produções artísticas e curatoriais contemporâneas. As inscrições se darão exclusivamente pelo formulário online https://forms.gle/8aLKymmVSm5WD2pLA no período de 20 de Dezembro de 2019 à 10 de Fevereiro de 2020. Serão selecionados até 2 (duas) propostas expositivas e 2 (dois) suplentes.

1. OBJETO

A GAP tem como objetivo promover a produção contemporânea dos artistas, curadores, grupos de pesquisa e pesquisadores de arte. Dessa forma, a GAP abre sua convocatória pública para os interessados que queiram submeter propostas de exposição nas mais variadas modalidades das linguagens da arte. Para tanto, serão aceitos projetos realizados por proponentes brasileiros ou estrangeiros maiores de 18 anos.

O objeto do presente Edital é a seleção de propostas para as exposições de artistas individuais, coletivos de artistas, grupos de pesquisa, espaços independentes e projetos de curadoria, visando à promoção das trocas e o fomento à reflexão que venha a contribuir para o pensamento critico pelos processos investigativos e experimentais da arte.

2. LOCALIZAÇÃO E ASPECTOS FÍSICOS

A GAP está localizada na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Goiabeira, na cidade de Vitória. O espaço expositivo da GAP compreende uma área climatizada com 232 m2, e pé direito de 3.50m de altura com iluminação indireta (e branca). Para auxiliar na elaboração das propostas e da expografia, a GAP oferece aos interessados a planta baixa e fotografias do espaço expositivo, com as dimensões e áreas disponíveis, nos anexos 1 e 2. Ademais, os interessados poderão visitar a página virtual da GAP no gapvix.blogspot.com para sondagem do espaço, ou ainda, poderão entrar em contato por email ou por telefone, para solicitar mais informações.

SITE http://gapvix.blogspot.com.br/
ENDEREÇO FÍSICO Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória – ES
TELEFONE (27) 4009-2586
INSTAGRAM galeriadearteepesquisa_
E-MAIL gapvix@gmail.com

3. CRONOGRAMA

- Abertura edital: 20 de Dezembro de 2019
- Período de inscrições: 20 de Dezembro de 2019 à 10 de Fevereiro de 2020
- Encerramento inscrições:10 de Fevereiro de 2020 até as 23h59min (horário de Brasília)
- Divulgação selecionados e suplentes: a partir de 19 de fevereiro de 2019; por email, pelo blog: gapvix.blogspot.com e pelo instagram galeriadearteepesquisa_
- Este edital não será prorrogado

4. INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente na internet, no formulário https://forms.gle/8aLKymmVSm5WD2pLA

4.2 Em hipótese alguma serão aceitas inscrições na forma presencial, por email ou protocoladas nos setores administrativos da UFES.

4.3 O ato da inscrição implica a plena aceitação das normas constantes no presente edital. O não cumprimento das cláusulas deste edital poderá implicar a desclassificação do/a proponente.

4.3 Ao encaminhar o email de inscrição o artista receberá a confirmação automática da mesma.

4.4 A inscrição se dará no preenchimento de um único formulário com todos os arquivos solicitados hospedados em portal/servidor informados pelo proponente. Não serão permitidas complementações após o envio. Contendo os seguintes itens abaixo:

4.4.1 Dados pessoais: Nome, Email, Telefone, Nome artístico (se houver), Endereço completo

4.4.2 Disponibilidade para período de exposição (a GAP poderá alterar essas datas em acordo com os selecionados): 1o. Semestre de 2020: 16/04/2020 a 29/05/2020 OU 2o. Semestre de 2020: setembro a novembro OU Todas as opções

4.4.3 Dados sobre a exposição: Título da exposição; Nome dos artistas participantes e do curador (se houver); Proposta curatorial/conceitual da exposição (até 2.500 caracteres)

4.4.4 Arquivos. Deverá ser informado Link e senha (se houver) para arquivos em pdf que podem estar hospedados em qualquer servidor/plataforma (Google Drive, One Drive, Dropbox, etc). Os conteúdos deverão estar disponíveis até a divulgação dos selecionados. A GAP não se responsabiliza por erros de digitação ou links quebrados.

4.4.4.1 ARQUIVO 1 – LISTA DE OBRAS A SEREM EXPOSTAS. Disponibilize um pdf com uma imagem, ficha técnica e sinopse de cada uma das obras a serem expostas; para casos de vídeos, envie o link da obra; para obras tridimensionais, mínimo de 3 vistas; para performances, obras sonoras e processuais, adicione um descritivo da ação; para casos de instalações ou obras inéditas, envie um esboço/maquete digital ou foto de maquete. (propostas sem a ficha técnica, serão eliminados)

4.4.4.2 ARQUIVO 2 – PROPOSTA EXPOGRÁFICA. Disponibilize um pdf com a proposta de ocupação expositiva a partir da planta arquitetônica da GAP (Anexo 1).

4.4.4.3 ARQUIVO 3 – CURRÍCULO. Disponibilize um pdf com currículo do proponente e minibios (com até 800 caracteres cada) de todos os participantes da exposição

4.4.4.4 ARQUIVO 4 – PORTFÓLIO: Disponibilize um pdf com os portfólios do percurso do(s) artista(s) participante(s) constando até 10 páginas para cada um.

4.4.5 Outras informações necessárias para melhor compreensão da proposta (até 1.200 caracteres com espaço) ou link para arquivo de até 5 páginas.

4.5 Deverão ser enviadas imagens de todos os trabalhos a serem expostos, constando na ficha de cada obra todos os dados referentes à(s) suas especificações, tais como: dimensões, título, material utilizado e ano de execução.

4.6 Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou que ponham em risco os usuários, bem como o espaço expositivo.

4.7 As propostas encaminhadas não poderão ser alteradas quando da realização da exposição.

4.8 A GAP não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, tais como falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a transferência de dados até a data-limite.

5. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

A avaliação das propostas será feita por uma Comissão de Seleção de especialistas na área de artes visuais, representadas pelo conselho curatorial da GAP. Serão considerados para fins de análise das propostas os seguintes critérios:

a) Coerência conceitual;
b) Caráter inovador em linguagens contemporâneas;
c) Domínio técnico e exequibilidade da proposta de exposição;
d) Clareza da proposta;
e) Adequação ao espaço da GAP.

5.1 A Comissão de Seleção composta pelo Conselho da GAP, analisará as questões relacionadas às dimensões das obras conforme o projeto expográfico e o espaço disponível para a exposição.

6. ENTREGA DAS OBRAS, MONTAGEM E DESMONTAGEM DA EXPOSIÇÃO

6.1 O artista selecionado (ou grupo de artistas) deverá entregar os trabalhos na GAP na forma como foram apresentados na proposta de exposição selecionada, ou ressalvadas pelo Conselho da GAP.

6.2 É de responsabilidade do artista/proponente todo o transporte, montagem e desmontagem das obras no prazo estipulado.

6.3 Os trabalhos a serem expostos devem estar adequados às condições da GAP e entregues com antecedência mínima de dez dias úteis da data de abertura da exposição, ou conforme programado na agenda acordada entre o artista selecionado e a coordenação da GAP, dando assim condições para montagem.

6.4 O expositor deverá seguir o projeto expográfico aprovado pela Comissão de Seleção, incorporando, se necessário, as sugestões que lhe forem encaminhadas. A GAP se reserva o direito de readequar o projeto expográfico, caso este não corresponda ao conjunto de trabalhos enviados.

6.5 Após o término da exposição, o expositor terá até 30 (trinta) dias úteis para retirar os trabalhos.

6.6 No caso de não retirada da obra no prazo de 60 dias corridos, as mesmas serão doadas ao acerco do Centro de Artes da UFES.

7. SEGURANÇA

7.1 A decisão pelo seguro das obras ficará a cargos dos artistas, se julgar necessário. A GAP solicitará os agentes de vigilância patrimonial para zelar pelas exposições, mas não se responsabilizará por eventuais furtos ou danos às obras expostas.

8. CONTRAPARTIDAS DA GAP

8.1 Destinar um espaço expositivo de 232 m2 (duzentos e trinta e dois metros quadrados) para toda a exposição, com pintura padrão branco neve.

8.2 Realizar a abertura da exposição na data mencionada;

8.3 Redação de texto crítico/curatorial (se houver interesse pelo proponente)

8.3 Divulgação institucional UFES (site e mídias sociais), redação de release e envio do mesmo para imprensa local;

8.4 Produção de peças gráficas;

8.5 Oferecer arquiteto para projetos de displays (quando necessário).

8.6 Oferecer serviços de marcenaria para confecção de displays e serviços simples.

8.7 Registro fotográfico da exposição montada e abertura da Exposição.

9. CONTRAPARTIDAS DO PARTICIPANTES
9.1 Fornecer conteúdos sobre as obras, Fotos, miniBio e dados para divulgação da exposição.

9.2 Fornecer material para produção do convite e/ou folder eletrônico em até 30 dias antes da data de abertura da exposição.

9.3 Fornecer imagens digitalizadas em arquivo JPG com resolução gráfica mínima de 300 DPI e textos em arquivo digital para produção do design gráfico e produção das peças gráficas de divulgação.

9.4 Informar, discutir e submeter à aprovação da Coordenação da GAP quaisquer outras atividades extras como Oficina, Palestra, Fala de artista, performances, depoimentos ou outras ações a serem desenvolvidas na abertura ou no decorrer da exposição.

9.5 Entregar as obras em tempo hábil para montagem, montá-las e retirá-las após o fim da exposição, conforme os prazos estipulados.

9.6 Quando a montagem e desmontagem da exposição exigir materiais especiais, alterações espaciais ou recursos não existentes ou alocados na GAP, o expositor deverá proceder à sua aquisição e/ou execução, tendo em vista a devolução do espaço da Galeria em sua integridade anterior.

9.7 Fornecer a relação completa das obras expostas. A relação, depois de conferida pelas partes, será rubricada para facilitar a sua retirada.

9.8 Seguir o cronograma estipulado pela GAP;

9.9 Responsabilizar-se pela adequação física das obras interativas e/ou participativas.

10. RECURSOS TÉCNICOS DA GAP

A GAP Dispõe dos seguintes recursos, materiais e equipamentos para auxiliar na elaboração das propostas e nas exposições:

a) Módulo-parede em MDF medindo 1,60x2,20x0,40m (ComprimentoxAlturaxLargura) - 8 peças

b) Módulo cúbico em MDF medindo 0,40x1,0X0,40m (ComprimentoxAlturaxLargura) - 3 peças

c) Módulo cúbico em MDF medindo 1,60x1,0X0,40m (ComprimentoxAlturaxLargura) - 1 peça

d) Aparelhos de TV Smart 50” - 4 peças

e) Projetor Multimídias 2700 lumens – 1 peça

f) Aparelhos leitor de DVD – 1 peça

g) Internet para obras online disponível via cabo ou wifi.

11. DOS DIREITOS AUTORAIS E DO DIREITO DE IMAGEM

Pela adesão ao presente Edital, os participantes autorizam a GAP a utilizar imagens da produção artística das etapas do projeto em mídia impressa ou eletrônica, apenas com fins de divulgação dos projetos. A GAP poderá, ainda, autorizar a utilização dessas imagens, cujos direitos são ora cedidos a terceiros, para fins educacionais e sem fins lucrativos para pesquisa acadêmica em artes, em nível de graduação e pós-graduação.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Durante a realização das exposições, a GAP se reserva pleno direito de fiscalizar o cumprimento das normas.

12.2 Casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Gestor da GAP e serão comunicados às partes interessadas por escrito.

13. COMISSÃO DE SELEÇÃO:

A comissão de seleção é formada pelo conselho da GAP, composto pelas seguintes representações:

Representante técnico: Denise César
Representantes docentes:
Prof. Dr. Diego Rayck
Prof. Dr. Marcos Martins
Prof. Dr. Miro Soares
Profa. Dra. Stela Sanmartin
Prof. Dr. Yiftah Peled
Presidente do Conselho e Coordenadora da GAP: Profa. Dra. Ananda Carvalho.

Posted by Patricia Canetti at 11:59 AM