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julho 14, 2021

Bolsa de Pesquisa Curatorial Brasil-Alemanha-França 2021 - Inscrições

O Goethe-Institut e o Serviço Cultural do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro lançam a convocatória para a Bolsa de Pesquisa Curatorial Brasil-Alemanha-França 2021. O edital é voltado para curadores, curadoras e coletivos de curadores de artes visuais com até 10 anos de trajetória profissional, baseados em qualquer região do Brasil. As inscrições acontecem até 30 de julho de 2021.

A premiação consiste no comissionamento de um processo de pesquisa e a subsequente realização de um projeto que envolva colaborações no Brasil, França e Alemanha. O objetivo principal dessa bolsa é fomentar a troca cultural entre agentes e instituições de arte nos referidos países e contribuir para a formação de curadores que estejam nos primeiros 10 anos de suas trajetórias profissionais.

Ainda que não haja um tema obrigatório para os materiais inscritos, esta terceira edição da Bolsa de Pesquisa Curatorial Brasil-Alemanha-França é nomeada por uma expressão que manifesta os valores fundamentais dessa iniciativa: Redes e alianças para o mundo por vir. Com o título parcialmente inspirado pelo livro “Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins” de Eduardo Viveiros de Castro e Déborah Danowski (2019), a premiação visa inspirar projetos que, a partir do estabelecimento de redes, alianças, cooperações, reflitam sobre como a coletividade é capaz de produzir melhores condições para a vida. Serão bem-vindos os projetos que expandam as noções de prática curatorial e institucional a partir da construção de sistemas da valorização de formas alternativas de saber e troca, da construção de sistemas de comunhão e colaboração, da investigação de outras formas de globalização, e da elaboração de modelos de atividade que intencionem frear a máquina de reprodução da colonialidade.

Sendo o objetivo principal da premiação catalisar parcerias entre agentes da cultura no Brasil, França e Alemanha, é esperado que as propostas inscritas considerem a importância da colaboração transcultural para encontrar soluções para os desafios do nosso tempo. Todos os projetos precisam necessariamente incluir colaborações no Brasil, na França, e na Alemanha, mas não exclusivamente, podendo incluir eventualmente parcerias em outras regiões conforme necessidade. Diferentemente dos anos anteriores, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, nesta edição a fase de pesquisa deverá ser realizada integralmente online, sem a realização de viagens internacionais.

Para concorrer ao prêmio, cada candidatura deve apresentar um dossiê em PDF composto por: carta de intenção (1 página), resumo curricular (1 página), projeto de pesquisa curatorial (até 3 páginas) e proposta de atividade final a ser realizada no Rio de Janeiro como consequência dessa pesquisa (até 2 páginas). É aconselhado que as propostas pensem e expressem de que maneira as oportunidades oferecidas por esta bolsa se relacionam com as singularidades de suas práticas curatoriais. É importante que as candidaturas indiquem um roteiro a ser seguido para sua pesquisa, detalhando as instituições e agentes do sistema da arte em França e Alemanha com quem planejam trabalhar. As candidaturas devem indicar instituições, associações ou espaços independentes da cidade do Rio de Janeiro com os quais gostariam de desenvolver parcerias para a realização do projeto final. Não são exigidas cartas de anuência das instituições no ato da inscrição. Profissionais ligados ao Goethe-Institut e ao Serviço Cultural do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro poderão auxiliar com contatos e indicações para as parcerias propostas pela candidatura selecionada, tanto na fase de pesquisa quanto na fase de produção. Os processos de pesquisa e de desenvolvimento do projeto final terão acompanhamento do curador Bernardo Mosqueira, consultor desta edição da Bolsa de Pesquisa Curatorial Brasil-Alemanha-França 2021.

A Bolsa de Pesquisa Curatorial Brasil-Alemanha-França 2021 oferece uma premiação no valor de R$ 30.000,00 para a realização da fase de pesquisa. O período da pesquisa deverá ser finalizado até o dia 30 de novembro de 2021. Quem for selecionada/o/e/s será responsável também por administrar o uso da bolsa de acordo com as necessidades de seu projeto. Além da Bolsa de Pesquisa, o prêmio também contemplará um orçamento de R$ 30.000,00 para a realização da atividade final em 2022, que pode ter qualquer modelo de ação, como exposições, seminários, publicações, sites, grupos de estudo, e outros formatos híbridos de troca de conhecimento. Cabe a quem for selecionada/o/e/s pensar os métodos e maneiras mais coerentes às suas pesquisas e aos seus interesses. O projeto deve incluir a realização de uma fala pública online sobre o trabalho após a abertura ou lançamento do projeto. As instituições organizadoras auxiliarão na divulgação e na execução dessa atividade final, que deverá ser discutida em etapa posterior de aprovação do projeto.

A pesquisa deve ser realizada entre 01 de setembro de 2021 e 30 de novembro de 2021. Ao fim deste período, será exigida a apresentação de um Relatório de Atividades (até 5 páginas), cuja função é o reporte das ações desenvolvidas durante os meses de investigação. O projeto final deve ser realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2022, em data a ser acordada entre as partes envolvidas.

Leia mais sobre a convocatória aqui.

Publicado por Patricia Canetti às 11:44 AM


junho 29, 2021

31º Programa de Exposições do CCSP 2021 - Inscrições

As inscrições serão realizadas através de formulário online, no período de 14 de junho a 18 de julho de 2021 (até às 18h00, horário de Brasília). Se encontram abertas as inscrições para a licitação na modalidade CONCURSO, objetivando a SELEÇÃO DE 20 (VINTE) ARTISTAS para exposições no Centro Cultural São Paulo no piso Caio Graco. Cada artista contemplado receberá o valor de R$ 15.000,00.

EDITAL DE CONCURSO - 31º PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES - CCSP

O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, por intermédio do CENTRO CULTURAL SÃO PAULO, da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, informa que durante o período de 14 de junho a 18 de julho de 2021 (até as 18h00, horário de Brasília) se encontram abertas as inscrições para a licitação na modalidade CONCURSO, objetivando a SELEÇÃO DE 20 (VINTE) ARTISTAS para exposições no Piso Caio Graco do Centro Cultural São Paulo. Os anteprojetos deverão obedecer às especificações deste instrumento convocatório.

O presente será regido pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e Lei Municipal n° 13.278/02, com alterações posteriores e demais normas regulamentares aplicáveis à espécie.

1 DO OBJETO

1.1 O presente Concurso visa selecionar 20 (vinte) artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Em sua 31ª edição, o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, desde sua criação em 1990, privilegia o debate sobre a arte contemporânea ao propor um mapeamento da produção recente com objetivos de abrir espaço a artistas em início de trajetória profissional – para a sua inserção no circuito de artes visuais – e de possibilitar o acesso do público a obras representativas do panorama artístico.

2 DOS VALORES ATRIBUÍDOS

2.1 Os 20 (vinte) artistas selecionados para as exposições individuais/simultâneas receberão um prêmio, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor, através de um contrato a ser assinado com a Municipalidade de São Paulo. Os proponentes poderão se inscrever como pessoas físicas, mediante a apresentação das documentações correspondentes. Com esse valor, cada artista selecionado responderá pela produção do trabalho a ser apresentado no 31º Programa de Exposições do CCSP, produção da exposição, seguro e transporte da obra e outras despesas. Para tanto, o valor total previsto para a presente licitação é de R$ 443.000,00 (quatrocentos e quarenta e três mil reais) e onerará, no exercício de 2021, a dotação orçamentária nº 13.392.3001.6.393 - Programação de Atividades Culturais do Centro Cultural São Paulo, especificando valores que o compreende, a saber:

a) 03 (três) profissionais das áreas de artes visuais convidados para compor a Comissão Julgadora do Edital, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada;

b) 20 (vinte) artistas selecionados pelo edital público, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para cada;

c) 04 (quatro) artistas convidados pela curadoria de artes visuais (artistas já consagrados pela crítica e público), no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para cada;

d) 12 (doze) críticos convidados, que formam um grupo de crítica para acompanhar e escrever sobre o trabalho dos artistas selecionados e convidados (textos são publicados no catálogo de cada mostra), no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para cada.

3 DAS CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

3.1 Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil. No caso de ser estrangeiro, este deverá comprovar residência através de Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) válida no ato da inscrição. A não apresentação deste documento implicará na desclassificação do candidato.

3.2. Serão aceitas inscrições individuais e de grupos de artistas cuja produção tenha autoria coletiva. No caso de inscrição coletiva, as condições de participação deverão ser preenchidas por todos os integrantes do grupo.

3.3 Não será permitida a participação de candidato que tenha cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, no quadro de servidores da Secretaria Municipal da Cultura ou na composição da Comissão Julgadora.

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições serão realizadas através de formulário online, no seguinte endereço: https://forms.gle/P3QAVJkUV2khsjoi6, no período de 14 de junho a 18 de julho de 2021. O sistema de inscrição online será encerrado no dia 18 de julho de 2021 às 18h00 – horário de Brasília.

4.2 Para acessar o formulário, o/a proponente deverá criar, caso não tenha, uma conta no Google, clicando em “Criar conta” no endereço: https://accounts.google.com/

4.3 Uma vez criada a conta, o/a proponente deverá entrar no sistema e preencher o documento para inscrição online no seguinte endereço: https://forms.gle/P3QAVJkUV2khsjoi6. Cada proponente poderá apresentar 1 (uma) única inscrição.

4.4 Após preencher a inscrição o proponente deverá anexar os documentos descritos abaixo:

4.4.1 Pessoa física:
1. Ficha de inscrição e Declaração preenchidas (Anexo I)
2. Documento de Identidade (RG) e inscrição no CPF
3. Projeto
4. Portfólio
5. Currículo

4.4.2 Projeto – contendo imagens e descrição sucinta e objetiva (em até seis páginas, no máximo) da proposta de trabalho a ser apresentada no CCSP. Para obras em vídeo, indicar link. O CCSP não se responsabiliza por eventual quebra ou mau funcionamento do link durante o período de seleção; Portfólio - contendo imagens e descrição de trabalhos produzidos; Currículo com identificação, formação e atividades culturais mais relevantes. No caso de coletivos, deve constar o currículo do coletivo e dos seus integrantes.

4.5 Após anexar todos os arquivos, EM FORMATO PDF (limite máximo de 10MB - somando todos os arquivos), o proponente deve clicar em “Enviar” (caso tenha dificuldades de anexar, verifique a resolução dos arquivos). É recomendado verificar a confirmação de envio pelo sistema.

4.6 Informações e dúvidas gerais sobre o edital poderão ser obtidas pelo e-mail: 31programadeexposicoesccsp@gmail.com.

4.7 Observações gerais de inscrição:

4.7.1 Ao se inscreverem, todos os proponentes assumem que estão de acordo com as Condições Gerais para Contratação dos Proponentes Selecionados (Anexo II), bem como com as normas estabelecidas neste edital e critérios de seleção definidos pela comissão julgadora.

4.7.2 Na hipótese de proposta em coautoria, apenas um dos coautores deverá preencher e assinar a Ficha de Inscrição e Declaração (Anexo I). No entanto, caso selecionado, o contrato será firmado em nome de cada um dos integrantes e valor será dividido entre todos igualitariamente. A correta execução do contrato é obrigação solidária de todos os coautores, não podendo nenhum deles eximir-se do que lhes foi incumbido.

4.7.3 O Centro Cultural São Paulo rejeitará as inscrições que não estiverem de acordo com os termos deste edital, como documentação incompleta, por exemplo.

4.7.4 Informações gerais sobre o Programa de Exposições poderão ser obtidas no site www.centrocultural.sp.gov.br e pelo e-mail 31programadeexposicoesccsp@gmail.com.

4.7.5 O prazo limite para as inscrições será o dia 18 de julho de 2021 às 18h00 – horário de Brasília, quando o sistema de inscrição online se encerrará.

5 DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS

5.1 Será designada uma Comissão Julgadora, mediante Portaria do Diretor do CCSP, a ser publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo (DOC), formada por 03 (três) profissionais de notório conhecimento na área de artes visuais (profissional com reconhecimento público, qualificado para tal finalidade), que serão oportunamente contratados, e 02 (dois) membros da Curadoria de Artes Visuais do CCSP. Cada integrante da Comissão Julgadora, com exceção dos servidores públicos municipais, receberá o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) – deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor.

5.2 Os projetos serão examinados pela Comissão Julgadora, tendo por base pontuação para cada um dos seguintes critérios:

a) Adequação aos objetivos do edital 31º PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES; (10 pontos)

b) Clareza e qualidade artística das propostas apresentadas; (20 pontos) (considerando aqui qualidade como o valor artístico, estético e de discurso que a proposta apresenta)

c) O interesse cultural que a obra desperta; (20 pontos) (consideram-se com interesse cultural aqueles trabalhos que dialoguem com o campo/linguagem da arte contemporânea atual)

d) Ineditismo da proposta no circuito paulistano; (20 pontos)

e) Viabilidade da proposta quanto à sua realização e em conformidade com as condições de exibição. (10 pontos)

5.2.1 Serão considerados classificados os 20 proponentes que obtiverem as maiores pontuações.

5.3 Cabe à Comissão Julgadora:

a) selecionar 23 (vinte e três) proponentes para o 31º PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES (incluindo 3 projetos suplentes)

b) desclassificar os proponentes que não preencherem as condições de participação;

c) desclassificar as propostas que não preencherem os requisitos exigidos.

5.4 A Comissão Julgadora deverá selecionar 03 (três) projetos suplentes - em ordem decrescente de prioridade – para a eventualidade de desistência ou impossibilidade de contratação pela Municipalidade de alguns dos selecionados.

5.5 O resultado do Concurso será homologado pelo Secretário Municipal de Cultura e publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e no site do Centro Cultural São Paulo até o dia 10 de agosto de 2021.

5.6 Da decisão da Comissão Julgadora caberá recurso, via e-mail, no prazo de 05 (cinco) dias úteis da publicação da ata respectiva no Diário Oficial, dirigido ao Secretário Municipal de Cultura.

5.7 Não serão conhecidos recursos enviados pelo correio, fac-símile, correio eletrônico, ou qualquer outro meio de comunicação.

6 DAS FORMAS DE PAGAMENTO

Os 20 (vinte) artistas selecionados para as exposições individuais serão contratados, por intermédio de Nota de Empenho, como Pessoa Física, e receberão uma remuneração de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor. Esse valor abrangerá todos os custos e despesas direta ou indiretamente envolvidas na produção das obras e sua exposição (item 3a) e será pago em 02 (duas) parcelas:

a) A primeira parcela, correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da remuneração, será paga em até 20 (vinte) dias antes da abertura da exposição, mediante a apresentação do projeto executivo e da sua aprovação pela Curadoria de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo, que poderá solicitar modificações para atender às condições do espaço expositivo e aos propósitos do Programa.

b) A segunda parcela, correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da remuneração, será paga em até 30 (trinta) dias após a inauguração da respectiva exposição. Os custos de transporte e seguro (para entrada e saída do CCSP) das obras são da responsabilidade do artista.

6.1 Observações gerais de forma de pagamento

6.1.1 O pagamento das parcelas será efetuado diretamente ao selecionado (ou seu representante), mediante depósito bancário em conta corrente do Banco do Brasil*, conforme Decreto Municipal nº 51.197/10, cujos dados deverão ser informados quando da assinatura do contrato.

6.1.2 No caso de propostas em coautoria, o contrato será formalizado em nome de cada um dos integrantes e o valor da premiação será dividido entre todos igualitariamente. Cada coautor deve apresentar conta bancária conforme descrito no item acima.

7 DAS EXPOSIÇÕES DOS TRABALHOS

Os 20 (vinte) artistas selecionados realizarão a exposição de seus trabalhos em mostra única no segundo semestre de 2021, nos pisos expositivos do Centro Cultural São Paulo. A distribuição dos espaços e o período da mostra são atribuições da Curadoria de Artes Visuais e serão oportunamente divulgados.

7.1 Envolvimento da Curadoria de Artes Visuais

Os artistas selecionados terão acompanhamento da Curadoria de Artes Visuais para alinhamento do projeto selecionado ao espaço expositivo, e acompanhamento crítico pelo grupo de crítica do Programa. Paralelo à mostra anual dos artistas selecionados neste edital, ocorrerão exposições individuais com 04 (quatro) artistas consagrados pelo público e/ou crítica especializada a serem oportunamente escolhidos, convidados e contratados pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP.

8 DAS CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DO CONTRATO

8.1 No ato da assinatura do contrato, o selecionado (ou seu representante) deverá apresentar: Cópia do documento de identidade (RG para brasileiros ou RNE para estrangeiros válido no momento da contratação);

• Cópia do CPF; • Certidão Negativa de Tributos Mobiliários da Prefeitura do Município de São Paulo (caso o selecionado seja inscrito no CCM) ou Declaração de que nada deve à Prefeitura do Município de São Paulo;

• Indicação do número da agência e conta corrente do Banco do Brasil, onde o pagamento deverá ser efetuado, nos termos do disposto no Decreto nº. 51.197/10. Caso o selecionado não possua conta no Banco do Brasil, deverá, necessariamente, abrir uma para recebimento do prêmio.

8.2 Ainda como condição à contratação (pessoa física) deverá estar comprovado que o selecionado não possui pendências junto ao Cadastro Informativo Municipal – CADIN MUNICIPAL, por força da Lei Municipal nº. 14.094/2005 e Decreto nº. 47.096/2006.

8.3 Caso não esteja cadastrado como contribuinte no Município de São Paulo, a/o proponente deverá apresentar declaração, firmada por seu representante legal, sob as penas da lei, de não cadastramento e de que nada deve à Fazenda do Município de São Paulo (Anexo III).

8.4 É facultado à Administração, quando o convocado não formalizar o ajuste nas condições estabelecidas, convocar os selecionados suplentes, na ordem de classificação, para, querendo, fazê-lo em igual prazo e condições.

9 DAS PENALIDADES

9.1 São aplicáveis as sanções previstas no capítulo IV da Lei Federal nº 8.666/93 e demais normas pertinentes, devendo ser observados os procedimentos contidos no capítulo X, do Decreto Municipal n° 44.279/2003. Serão penalizados aqueles artistas selecionados que não cumpram com suas obrigações de contratação, atrasem na entrega/instalação da obra, ou outras questões técnicas que comprometam sua participação na exposição.

9.2 A recusa injustificada do selecionado, regularmente convocado, em firmar o ajuste, dentro do prazo estabelecido, implicará na aplicação de multa de 20% (vinte por cento) do valor do contrato.

9.3 Pela inexecução total ou parcial do ajuste, a Administração poderá aplicar ao contratado as seguintes penalidades:
a) Multa por inexecução parcial do ajuste: 10% (dez por cento) do valor do contrato;
b) Multa por inexecução total do ajuste: 20% (vinte por cento) do valor do contrato;
c) As sanções são independentes e a aplicação de uma não exclui a da outra

9.4 O atraso na entrega/instalação da obra implicará na aplicação de multa de 0,5% (5 décimos por cento) sobre o valor do prêmio, por dia de atraso, até o limite de 5% (cinco por cento), a partir do qual passa a ser considerada a ocorrência de inexecução parcial ou total do contrato, a depender da avaliação do(a) fiscal;

9.5 O descumprimento de quaisquer cláusulas contratuais, não especificadas anteriormente, implicará na aplicação de multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor do prêmio.

10 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Ficam os inscritos cientes de que a apresentação da proposta implica a aceitação de todas as condições deste Edital e seus anexos, bem como a submissão às disposições da Lei Municipal nº 13.278/2002, Decreto Municipal nº 44.279/2003, Lei Federal nº 8.666/93, e demais normas complementares, que disciplinam a presente licitação.

10.2 Os selecionados devem ter pleno conhecimento de todas as disposições constantes do edital, não podendo invocar qualquer desconhecimento como elemento impeditivo da formulação de sua proposta ou do perfeito cumprimento do ajuste.

10.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do Centro Cultural São Paulo, em consulta à Curadoria de Artes Visuais.

10.4 As responsabilidades civis, penais, comerciais e outras advindas de utilização de direitos autorais e/ou patrimoniais anteriores, contemporâneas ou posteriores à apresentação da proposta cabem exclusivamente ao proponente selecionado.

10.5 A Secretaria Municipal de Cultura não se responsabilizará, em hipótese alguma, pelos atos, contratos ou compromissos assumidos de natureza comercial, financeira, trabalhista ou outra, realizados pelo contratado para fins quaisquer de Contrato com a Prefeitura do Município de São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura).

10.6 Para a execução do contrato, nenhuma das partes poderá oferecer, dar ou se comprometer a dar a quem quer que seja, ou aceitar ou se comprometer a aceitar de quem quer que seja, tanto por conta própria quanto por intermédio de outrem, qualquer pagamento, doação, compensação, vantagens financeiras ou não financeiras ou benefícios de qualquer espécie que constituam prática ilegal ou de corrupção, seja de forma direta ou indireta quanto ao objeto deste contrato, ou de outra forma a ele não relacionada, devendo garantir, ainda, que seus prepostos e colaboradores ajam da mesma forma.

10.7 Fica desde logo eleito o Foro do Município de São Paulo – Vara da Fazenda Pública, para dirimir quaisquer controvérsias decorrentes do presente.

São Paulo, 14 de junho de 2021
Ale Youssef
Secretário Municipal de Cultura

ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO E DECLARAÇÃO

Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria Municipal de Cultura
Centro Cultural São Paulo
Curadoria de Artes Visuais
31º Programa de Exposições 2021

Eu, _____________________________ solicito inscrição no edital do 31º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

Nome:
RG:
CPF:
Endereço:
CEP:
Telefone:
e-mail:

Declaro conhecer e aceitar incondicionalmente as regras do presente edital, responsabilizando-me pela autoria da obra aqui proposta. Estou ciente de que o meu credenciamento e possível seleção para integrar o presente Projeto não geram direito subjetivo à minha efetiva contratação pela Secretaria Municipal de Cultura; Conheço e aceito, incondicionalmente, as regras do presente Concurso e as Condições Gerais para Contratação dos Artistas Selecionados (ANEXO II), bem como me responsabilizo por todas as informações contidas no projeto e pelo cumprimento do respectivo plano de trabalho, caso venha a ser contratado, após apresentar a documentação exigida no Edital; Não sou servidor municipal e preencho todos os requisitos de participação.

Local e data:

Assinatura do Autor/representante:

ANEXO II Condições Gerais para Contratação dos Artistas Selecionados

Aos artistas selecionados caberão as seguintes obrigações:
1. Fornecer toda a documentação exigida pela Assessoria de Projetos Especiais: Caso haja mudança de endereço, telefone, celular ou e-mail, comunicar à Curadoria de Artes Visuais;
2. Projeto Executivo com breve descritivo da(s) obra(s), ficha técnica e como será apresentado para efeito de contrato.
2. Entregar fotos e material para divulgação e para a peça gráfica referente à exposição;
3. Entregar a Curadoria de Artes Visuais a lista de obras, o cronograma e especificidades de montagem no prazo de até 45 dias antes da abertura da exposição;
4. Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas, horários e prazos estabelecidos oportunamente com o conhecimento e acompanhamento da equipe de Curadoria Artes Visuais;
5. Responsabilizar-se pela embalagem, transporte e seguro (caso seja do interesse do artista) das obras a serem expostas;
6. Caberá aos artistas prever a necessidade e contratação de pessoas, além dos montadores oferecidos pelo CCSP, para a montagem de suas obras;
7. Estar presente no período de montagem de suas obras;
8. É de inteira responsabilidade do artista adquirir os equipamentos usados como suporte de suas obras e eventuais materiais específicos para construção de espaço/mobiliário expográfico além do disponibilizado pelo CCSP;
9. Passar para a Curadoria de Artes Visuais os procedimentos de conservação e manutenção da obra durante o período de exposição;
10. Qualquer mudança no projeto após a inauguração da exposição deverá ser analisada pela Curadoria de Artes Visuais, que permitirá ou não a alteração de acordo com o conceito do projeto ou em situações de inviabilidade de manutenção da obra.
11. Todas as sobras de materiais e seu descarte são de inteira responsabilidade do artista, assim como a contratação de caçambas e mão de obra quando for o caso;
12. A desmontagem das obras e seu cronograma são de inteira responsabilidade do artista, sob supervisão e aprovação da equipe de Artes Visuais do CCSP;
13. Citar o 31º PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES, em toda mídia em que o projeto for divulgado.

À Curadoria de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo caberá:

1. O contato com as outras Divisões dentro do CCSP;
2. A divulgação de todas as mostras previstas no Programa de Exposições;
3. A coordenação da produção, junto à Supervisão de Informação, do convite geral da mostra, assim como do folder/catálogo;
4. A mediação entre o crítico convidado e o artista para a produção do texto referente à exposição individual;
5. Estipular a organização dos grupos, as datas e a permanência das exposições, podendo estas ser alteradas, caso seja necessário;
6. A decisão final sobre a distribuição do espaço entre os artistas, bem como o projeto expográfico; ficando claro que o número de obras a serem expostas de cada artista, assim como a área não será necessariamente a mesma para todos;
7. Avaliar a viabilidade dos projetos selecionados, junto à arquiteta de exposições da Curadoria de Artes Visuais e à equipe de Arquitetura do CCSP, podendo estes sofrer adequações técnicas;
8. Dispor de dois guardas rodantes em cada Piso expositivo para a segurança das obras;
9. Contratar equipe técnica especializada para a montagem das obras, sendo esta compartilhada entre todos os artistas, portanto, não exclusiva;
10. Acompanhar a desmontagem das obras.

ANEXO III Declaração (para pessoas físicas não cadastradas como contribuintes no Município de São Paulo)

Eu, _______________________, inscrito(a) no CPF nº ______________, domiciliado/com sede na cidade de _____________, no estado __, DECLARO, sob as penas da lei, que não sou cadastrado como contribuinte no Município de São Paulo e que nada devo à Fazenda do Município de São Paulo.

__________________, __ de __________ de 2021.


______________________________________________

Proponente/Representante Legal
CPF/CNPJ nº

Fonte: EDITAL DE CONCURSO - 31º PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES - CCSP

Publicado por Patricia Canetti às 6:40 PM


Residência para artistas brasileiros morando fora do Brasil na Gasworks 2021 - Inscrições

Gasworks Residency Open Call 2021 Supported by Gasworks’ Brazilian Residency Patrons’ Circle Residency for Brazilian artists based outside Brazil, 4 October – 20 December 2021 Application Deadline: Tuesday 20 July 2021

This opportunity will enable an emerging Brazilian artist based in a country in the current UK’s green or amber list to undertake a fully-funded residency at Gasworks in London from 4 October – 20 December 2021 (11 weeks). It is essential that the applicant resides in a green or amber list’s country in order to qualify for the residency as Covid restrictions are currently banning travel for those based in the red list (which includes Brazil). Artists living in the UK, but based outside London, can also apply. For more information on travel during the pandemic, please check the UK government website here.

Gasworks programmes up to sixteen residencies each year, inviting emerging international artists to work alongside a community of nine London-based peers for three months. Residencies are non-prescriptive and process-based and focus on enabling artists to research and develop new work. Made public through Open Studios and events, these opportunities encourage interaction, dialogue and professional networking.

Gasworks provides significant pastoral and curatorial support throughout the residency, however artists are also expected to be proactive and self-motivated and lead the research and production of their work while in London.

The Residency Comprises

- 24-hour access to a fully accessible private studio at Gasworks, alongside other visiting artists and Gasworks’ permanent studio holders.
- A public Open Studios displaying work produced during the residency at Gasworks on Saturday 11 December 2021, 12-6pm
- Support with visa applications and all visa costs covered.
- Economy return flights from the artist’s home city to London, including 1 cabin and 1 hold luggage.
- Single room accommodation within Gasworks Residencies House (a 2-story house, shared with 3 other artists-in-residence), with share of the bathrooms and kitchen.
- A weekly stipend of £150 for living expenses.
- A materials budget of £800.
- Access to Gasworks’ tools and AV equipment, subject to availability.
- Travel card (TFL zones 1+2) for unlimited travel within central London for the duration of the residency.
- Administrative, pastoral and curatorial support from Gasworks (during office hours, Monday-Friday, 9:30am-6pm)
- A dedicated residency page on Gasworks’ website.
- A short video interview/presentation in advance of the Open Studio to introduce your work. The video will be permanently added to the residency page on Gasworks’ website.
- At least 2 individual studio visits with curators and arts professionals (meetings will be in person however on occasions and when relevant they will also happen virtually).
- Opportunities to meet with other artists, arts professionals, patrons and collectors.
- Artists are required to write a report (a template will be provided) summarising their residency.
- For more information about the residency and how to apply, please download the information in the resources section below.

Selection and Eligibility

The residency is open to contemporary visual artists working in all disciplines. Aspiring artists producing high quality work who have not had the opportunity to work in London before will be prioritised. It is important that all applicants research Gasworks thoroughly before submitting their application so as to be fully aware of the context which they would, if successful, be entering.

The selected artist should be able to engage discursively and speculatively with Gasworks' environment and London's wider artistic and cultural context. With this in mind, applicants should submit a project proposal within their application, outlining their specific research interests and intentions for the residency. Those who fail to submit a considered proposal that is specific to this residency and the London context will be disqualified.

We encourage applications from all backgrounds. Gasworks’ building is fully accessible and arrangements could be made to provide fully accessible accommodation if necessary. Due to limited resources and facilities, we are unable to offer residencies to artistic duos or collectives. The funds available for each residency and room in our shared accommodation are for one person only. Similarly we are unable to accommodate partners or children in the accommodation due to limited space, although artists requiring such accompaniment may still apply if they are able to arrange their own accommodation. We welcome enquiries and are open to discussing ways in which our residency programme can be adapted to cater to all artists’ needs. For any question about access requirements and facilities, please contact info@gasworks.org.uk.

Selection Process

The artist will be selected on the basis of their application. Gasworks will establish a selection panel to ensure a wide perspective on and in-depth knowledge of the contemporary art scene in the UK and Brazil. It will include representatives from Gasworks, Brazilian Residency Patrons’ Circle and an independent curator with expertise on the contemporary art in the region. The successful artist only will be notified by Friday 30 July 2021. Due to the expected high number of applications, we are unable to respond individually or provide feedback to unsuccessful applicants.

Application Procedure

We accept digital applications only. Please use the online application form in the opportunity page on Gasworks’ website, here. Your application should include the following in ONE PDF file only:

1. An artist's statement describing your practice and areas of interest (up to 250 words)
2. A minimum of 10 images (or equivalent extracts from videos, sound work etc…) of recent work, with captions and a short description if necessary.
3. A CV/Resume
4. A simple statement outlining your plans, if you were to be offered the residency, which could include a short description of a research project specific to the context of London or your residency at Gasworks (up to 250 words). This proposal does not have to be definitive and can change during the course of the residency.
5. Any relevant documentation (e.g. selected articles or papers about work, exhibitions, publications, etc)
6. A cover sheet with name, contact address, e-mail and telephone numbers if available, plus confirmation that you will be available from 4 October – 20 December 2021, if selected.

Please note that there is a 10MB limit on pdf submissions. If your file is not in pdf format or is over 10MB you will not be able to submit it.

If you prefer to supply alternatives to text you can provide us with: A 6-minute video or 6-minute sound file in which you discuss points 1 and 4

Application Deadline: Tuesday 20 July 2021
Successful artist notified by Friday 30 July 2021


This residency is supported by Gasworks’ Brazilian Residency Patrons’ Circle.

Gasworks is committed to protecting your personal information. We also want to maintain the trust and confidence of every one of our audience members and supporters, as well as each visitor who uses the Gasworks and Triangle Network websites. Our Privacy Policy gives you detailed information on when and why we collect your personal information, how we use it and how we keep it secure. Please click here to find out more.

Publicado por Patricia Canetti às 5:34 PM


maio 31, 2021

7ª edição do Dobra Festival Internacional de Cinema Experimental - Inscriões

Convocatória Dobra 2021

O horizonte parece nebuloso e o que nos rodeia sombrio e devastado. Não pretendemos fechar os olhos para as dores de nosso tempo, queremos, e sabemos que precisamos, ver e ouvir as respostas que criam frestas de esperança e encanto através do cinema e da arte. Transgredir e transformar sempre foram marcas pulsantes da prática experimental e o cinema mais do que nunca está vivo em experimentações que fazem da estética e da linguagem uma ferramenta de criação de um novo mundo.

Em 2021 o Festival DOBRA reafirma seu compromisso com a força inovadora do cinema experimental e com o gigantesco potencial de colaboração de sua comunidade. Com enorme felicidade e confiança lançamos a convocatória para a 7ª edição do DOBRA e conclamamos aos artistas de todo o mundo suas respostas feitas de luz e som, suas melodias de vida para as tristezas silenciosas do momento atual. Que o cinema experimental possa nos fazer despertar, trazendo novas faíscas para nossas consciências e sensações.

As inscrições para a edição de 2021 do DOBRA estarão abertas até o dia 6 de junho de 2021. A submissão é gratuita e serão aceitos filmes experimentais feitos em todos os formatos e bitolas, de qualquer duração, e finalizados a partir de janeiro de 2020.

A 7ª edição do DOBRA será correalizada pelo MAM-Rio, renovando a tradicional parceria entre o Festival e a Cinemateca do MAM. As atividades serão realizadas em setembro de 2021 em modo online, não apenas para fortalecer a prática de autocuidado que o atual momento pandêmico solicita, mas principalmente porque acreditamos no potencial democrático que esse formato possibilita. Os trabalhos selecionados serão disponibilizados no site do Festival durante todo o seu período de realização e sem bloqueio geográfico. Todas as atividades do DOBRA são gratuitas.

Formulário de inscrição online

Publicado por Patricia Canetti às 8:07 PM


maio 24, 2021

Pivô Pesquisa 2021: evento Campo Aberto encerra o primeiro ciclo

Evento Campo Aberto encerra o primeiro ciclo do programa de residências Pivô Pesquisa 2021 - Artistas residentes apresentarão propostas no espaço e nos canais digitais do Pivô

Encerrando o Ciclo I do programa de residências Pivô Pesquisa 2021, o evento Campo Aberto reunirá entre os dias 21 e 29 de maio de 2021 desdobramentos dos processos e das discussões coletivas realizadas durante as 12 semanas de residência. As propostas serão apresentadas tanto no espaço quanto nos canais digitais do Pivô, incluindo website, mailing, Instagram, Youtube, Spotify e na plataforma Cargo, esta última criada especialmente para hospedar os processos de pesquisa dos residentes.

O Ciclo I, realizado entre 8 de março e 2 de junho, tem participação de Denise Alves-Rodrigues, DUDX, Julia da Mota, Juno B., Laryssa Machada, Noara Quintana, Raphael Escobar e Yná Kabe Rodríguez Olfenza, e acompanhamento curatorial de Cláudio Bueno e João Simões, da plataforma Explode!.

PROGRAMAÇÃO

Galeria Vitrine

Noara Quintana
Noites d’água, 2021
Látex, seda, resina, metal e led.
A planta Vitória Régia, uma homenagem à Rainha Victoria da Inglaterra, é também conhecida por Irupé (em guarani) e Uapé (em tupi). A “Rainha dos Lagos” se encontra no fluxo de histórias coloniais e modernas de apropriações e importações culturais que marcaram a exploração da borracha no Brasil do século XIX.

Julia da Mota
Quando estamos imóveis, estamos algures, 2021
Aquarela sobre papel de algodão, dimensões variáveis.
Dentro de um contexto de pandemia onde o movimento e o contato físico tornaram-se limitados, Julia da Mota busca nesta série de pinturas uma forma de romper com a restrição das barreiras impostas pela necessidade de estar imóvel. Enquanto isso, por meio da abstração e como uma forma de meditação visual, a artista questiona a ideia de paisagem como algo a ser olhado de dentro para fora.
Visitação sexta e sábado, das 13h às 19h.

Plataforma Campo Aberto: Enquanto tudo é dito e feito*

Artistas residentes compartilham alguns de seus projetos, referências e pesquisas em andamento. Os conteúdos apresentados respondem às discussões coletivas desenvolvidas no âmbito da residência, informadas pelo pensamento da artistas e filósofa Denise Ferreira da Silva.

*A partir de 24 de maio.

Mostra de vídeos*

Partindo de práticas de inserção e projeção, a mostra Projeto reúne uma série de trabalhos audiovisuais realizados por artistas convidades por residentes do ciclo. A curadoria coletiva explora a ideia de acesso, provocando um alargamento dos próprios limites da residência.

Alice Yura convidada por DUDX
Bianca Kalutor convidada por Yná K. Rodríguez Olfenza
Fernanda Terepins convidada por Julia da Mota
Índio Badaróss e André Okuma convidados por R. Escobar
Raíza Rozados convidada por Laryssa Machada
Tiago Ive Rubini convidade por Denise Alves-Rodrigues
Trojany convidada por Juno B.

*A partir de 24 de maio.

Blog

DUDX
As imagens do sujeito
A exposição do efêmero em mitologia inventiva de um sujeito. Um registro da máscara como animação de uma marginália sagrada.

Noara Quintana
Noites d’água
A planta Vitória Régia, uma homenagem à Rainha Victoria da Inglaterra, é também conhecida por Irupé (em guarani) e Uapé (em tupi). A “Rainha dos Lagos” se encontra no fluxo de histórias coloniais e modernas de apropriações e importações culturais que marcaram a exploração da borracha no Brasil do século XIX.

Raphael Escobar
Ensaio para pupilas dilatadas
Uma catalogação fotográfica de comprimidos de diversos tipos – independente se legalizados ou não.

Yná Kabe Rodríguez Olfenza
Translated: uma impossibilidade de tradução
Discorrendo sobre a diluição de uma identidade nacional pautada pela linguagem e pela corporalidade das identidades dissidentes, Translated é a reunião trans-traduzida de uma conversa sobre o terrorismo da linguagem. Um experimento sobre como a comunicação e a oralidade rompem as limitações impostas pela cisheteronormativade e seu discurso hegemônico.

Canal*

Juno B.
ISSO NÃO É UMA METÁFORA, 2021, 13’’
Uma pesquisa em andamento sobre a Zona de Litígio entre os estados do Ceará e Piauí. Sobrevivência, destruição, transfigurações — situações de fissura, habitar fronteiras. Uma prática transespécie para abandonar uma ideia de humano. Especular sobre sínteses dos processos de ge(ne)ração de imagem de outras formas de vida que serão possíveis, sejam elas de fuga ou não.

Laryssa Machada
Invazão Brazil, 2021, 10”39
Não há como falar em Brasil sem falar em ficção. Cancelar, através da ousadia, o Plano de Invasão.

*A partir de 24 de maio.

Podcasts

Laryssa Machada
às vezes pra acessar a terra precisamos cair
Como criamos formas de estar na terra a partir de uma perspectiva de não-exploração? Como nos ajudamos a nos lembrar dos apagamentos da Invasão Brasil? Como produzimos saúde a partir da união, da criação, dos conhecimentos passados através dos tempos? Na série de podcasts, Laryssa Machada estabelece um diálogo com quatro artistas indígenas, abrindo um canal de comunicação em meio às intempéries históricas na tentativa de assentar novas narrativas.
Com Potyratê Tupinambá, Fykyá Pankararu, Kessia Daline e Morena.

DUDX
Webrádio PVT
A partir da produção dos colegas de residência, DUDX explora a borda de pensamento de seus entrevistados, tentando entender questões que não são diretamente decisivas em suas pesquisas, mas que as circundam.
Com Raphael Escobar, Laryssa Machada, Noara Quintana, Yná Kabe Rodríguez Olfenza e Juno B.

Lives

Yná Kabe Rodríguez Olfenza
Cursinho
Apropriando-se de um espaço de aprendizagem privado e hegemônico, Cursinho é uma espécie desleal de palestra-performance interessada na subversão.
26 de maio, quarta-feira, 19h (duração: 1h)
Participe aqui.

Denise Alves-Rodrigues
Introdução às Metologias Inúteis
Tutorial básico apresentando o quarto (e último) interesse que permeia as práticas/estudos/testes da artista. Uma breve paisagem, sobre conexões e habilidades e lapsos que compõem o eixo entre as Tecnologias Falhas, Teorias Duvidosas, Ciências Impuras e Metodologias Inúteis.
28 de maio, sexta-feira, 17h (duração: 1h)
Participe aqui.

Atividades com interpretação simultânea em Libras.

Newsletter

Juno B. e Yná Kabe Rodríguez Olfenza
Uma ferramenta de acesso a processos, experimentações e inserções de um ateliê virtual. Virtualidade como possibilidade, hackeamento e tensionamento das perspectivas de inserção e\ou subversão de circuitos.

Sobre os curadores

Explode! é uma plataforma que atua a partir dos campos da arte e da cultura, em intersecções com a pedagogia, a justiça social, entre outros. Fomenta e desenvolve pesquisa e experimentação em torno de práticas que discutem o corpo e suas intersecções de classe, raça, gênero, sexualidade e suas possibilidades não normativas. Liderada pelos artistas, pesquisadores e curadores Cláudio Bueno e João Simões, organiza-se em meio a uma rede nacional e internacional de colaboradores. Realiza apresentações e encontros imersivos em diferentes espaços e formatos que enfatizam a convivência, a escuta, o debate e a experimentação. Procura alargar o sentido de prática artística, de cultura, de espaços de aprendizagem, e, consequentemente, de como seremos capazes de imaginar modos de vida outros – menos violentos, mais livres e mais.

Sobre o Pivô Pesquisa

O Pivô Pesquisa é o programa de residências artísticas do Pivô que está em atividade permanente desde 2013, sediado no edifício Copan, no centro de São Paulo. Ao longo dos anos, o Pivô Pesquisa acumulou ampla experiência na formação de artistas a partir do acompanhamento crítico de projetos e na facilitação de desenvolvimento de trabalhos, tendo estabelecido uma rede de profissionais que colaboram frequentemente com o programa. Mais de 150 artistas, entre brasileiros e estrangeiros passaram pela residência do Pivô. Em 2020 foi instituída a participação gratuita no programa, que se divide em 3 ciclos por ano, com duração de 12 semanas, recebendo até 12 artistas por ciclo. O acompanhamento curatorial dos residentes é conduzido por um um curador convidado a cada ciclo. O programa inclui uma série de atividades individuais e em grupo, como palestras, oficinas e conversas, algumas delas abertas ao público.

Sobre o Pivô

Fundado em 2012, o Pivô é um espaço de arte autônomo que oferece uma plataforma para a experimentação artística e o pensamento crítico de artistas, curadores, pesquisadores e público em geral. O programa é composto por exposições, residências, palestras públicas e publicações de artistas locais e internacionais. A instituição já realizou mais de 150 residências nos últimos anos e os recentes comissionamentos incluem os artistas Katinka Bock, Eduardo Navarro, Erika Verzutti, Mário Garcia Torres, Letícia Ramos, Rodrigo Hernandez e a mostra coletiva “imannam” de Ana Maria Maiolino, Ana Linneman e Laura Lima. Devido à pandemia de covid-19, o Pivô suspendeu por tempo indeterminado todas as atividades públicas realizadas em sua sede no edifício Copan. Parte da programação foi adaptada para o ambiente digital, a exemplo do programa de residências Pivô Pesquisa que vem sendo conduzido em modo remoto.

Publicado por Patricia Canetti às 10:45 AM