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março 31, 2019
Convocatória Agenda GAP 2019 da UFES - Selecionados
A comissão de seleção, formada pelo conselho da Galeria de Arte e Pesquisa, selecionou, em ordem classificatória, as seguintes propostas expositivas para composição da agenda GAP de 2019.
Titulares
Luciana Ohira e Sergio Bonilha, Hipótese volátil
Élcio Miazaki (repres. Grupo), Sirva-se do que você quiser
Suplentes
Karina Nascimento (repres. Grupo), Por Um Triz
Cida Ramaldes, A letra k no princípio
Conselheiros
Ananda Carvalho.
Denise César
Diego Rayck
Gabriel Menotti
Miro Soares
Stela Sanmartin
Yiftah Peled
Coordenador GAP
Marcos Martins
Edital Convocatória Agenda GAP 2019
março 22, 2019
Arte Londrina 8 - Inscrições
Estão abertas as inscrições do Arte Londrina 8 – Nunca como agora, que poderão ser feitas até o dia 10 de junho de 2019. Nesta edição, a curadoria será compartilhada entre Michelle Sommer (Rio de Janeiro – RJ) e Danillo Villa (DaP – PR). Serão analisados os trabalhos enviados através de 1) dossiê digital, ver instruções em regulamento Arte Londrina 8 e 2) formulário de inscrição on-line.
Os curadores investigarão as predominâncias ou proximidades conceituais para constituir as exposições que acontecerão no espaço da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina em 2020.
O Arte Londrina está em sua oitava edição e teve Ricardo Rezende, Paulo Miyada, Emanuel Franco, Beatriz Lemos, Cauê Alves, Ricardo Basbaum, Felipe Scovino e Clarissa Diniz como parceiros em suas edições anteriores. Tem funcionado como espaço de discussão, exposição e partilha dos conteúdos de arte produzidos no país.
REGULAMENTO
ARTE LONDRINA 8
DIVISÃO DE ARTES PLÁSTICAS
CASA DE CULTURA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
1 DISPOSIÇÕES GERAIS
1 . 1 O Arte Londrina pretende apresentar, incentivar e divulgar a recente produção de arte contemporânea brasileira, trazendo para a cidade artistas cujos trabalhos reflitam sobre os meios e mecanismos de produção de sentido e suas interconexões com os contextos histórico, social, político e econômico atuais. O edital, sendo uma iniciativa da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, pretende reafirmar as discussões sobre arte como instância de apresentação de ideias e fomento de percepções críticas sobre a produção de conhecimento. Para este fim, os curadores analisarão os trabalhos enviados (através de dossiê digital), investigando predominâncias ou proximidades conceituais para constituírem as exposições que acontecerão em 2020.
1.2 O Os trabalhos selecionados serão expostos nas dependências da Divisão de Artes Plásticas. Interessados em conhecer o espaço (planta baixa e fotos), visitar o site: www.uel.br/cc/dap.
1.3 A primeira exposição tem abertura prevista para o primeiro semestre de 2020, com horário a definir, poderá ser vista de segunda à sexta feira, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura UEL, localizada à Av. Juscelino Kubitschek, 1973, Vila Ipiranga, Londrina PR.
2 INSCRIÇÕES
2.1 Podem inscrever-se, gratuitamente, para o Arte Londrina, artistas brasileiros, na turalizados e estrangeiros.
2.2 Os artistas poderão inscrever-se nas categorias: DESENHO, PINTURA, GRAVURA, ESCULTURA, OBJETO, FOTOGRAFIA, INSTALAÇÃO, VÍDEO, PERFORMANCE, PROPOSIÇÕES COLABORATIVAS BEM COMO SUAS DERIVAÇÕES E ENTRECRUZAMENTOS.
2.3 A inscrição poderá ser feita do dia 08 de março ao dia 10 de junho de 2019 mediante: a) preenchimento de FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, on-line; b) envio de DOSSIÊ DIGITAL.
2.4 DOCUMENTOS PARA A SELEÇÃO
2.4.1 O formulário de inscrição a ser preenchido está disponível em: https://goo.gl/forms/9ETJZzwEWyq9b9c12
2.4.2 O dossiê digital deverá ser enviado para o e-mail dapartelondrina@gmail.com, com o cuidado de identificar no assunto: INSCRIÇÃO ARTE LONDRINA 8. A não identificação implica no risco de desclassificação.
2.4.3 O dossiê deve estar em formato PDF tamanho A4 e deve apresentar, os seguintes documentos, ordenados:
a) Imagens digitalizadas (300 dpi) de até 5 trabalhos que irão concorrer a seleção , contendo no lado inferior direito identificação respeitando a seguinte ordem:
- nome do artista.
- título do trabalho
- ano de execução.
- material utilizado.
- dimensões.
b) Imagens de até 5 outros trabalhos que identifiquem a trajetória do artista.
c) Currículo resumido em texto corrido (5 linhas em média), contendo nome artístico, formação, principais exposições e prêmios, e-mail e contatos telefônicos ativos.
d) Para performances e vídeos, deverão ser enviados links de acesso para a visualização dos mesmos e que não expirem antes da seleção (não enviar via wetransfer).
e) Texto sobre o conjunto dos trabalhos, com autores identificados e no máximo 30 linhas, tratando das estruturas conceituais da produção apresentada.
2.5 O conjunto de trabalhos poderá ser integral ou parcialmente aceito para a exposição.
2.6 Os Membros da Comissão de Seleção e Premiação e Coordenação da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura de Londrina não poderão inscrever-se como concorrentes no edital.
2.7 VÍDEOS
2.7.1 Equipamentos e acessórios necessários para a apresentação de vídeos ou obras com especificidades de montagem e funcionamento, deverão ser fornecidos pelo artista, caso contrário, o trabalho não será exposto e o artista estará fora da mostra. Não haverá ajuda de custo para transporte, montagem ou hospedagem, sendo todas essas instâncias responsabilidade do artista.
2.8 INSTALAÇÕES
2.8.1 Para se inscrever na categoria instalação, o artista deverá enviar em seu dossiê digital, projeto gráfico (desenhos) ou fotos da maquete, acompanhado de memorial descritivo.
2.8.2 Sendo classificado para a mostra, a montagem e desmontagem da instalação é de responsabilidade do autor ou seu representante, inclusive no que concerne a equipamentos, acessórios e despesas de segurança. A equipe DaP pode ser requisitada caso os procedimentos não necessitem de mão de obra especializada.
2.8.3 O espaço disponível para cada instalação será de aproximadamente 16 (dezesseis) metros cúbicos, devendo ocupar no máximo 2,5 x 2,5 x 2,5 m.
2.8.4 A expografia das exposições será definida pelos curadores, considerando o recorte curatorial e os espaços disponíveis na Divisão de Artes Plásticas.
3 SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
3.1 Para que seja selecionada a proposta deverá estar em acordo com os termos do regulamento.
3.2 Não serão aceitas propostas depois da data estipulada no regulamento para envio dos dossiês digitais.
3.3 A Comissão de Seleção será composta por dois membros, de reconhecido mérito e notório saber no campo das artes, indicados pela Divisão de Artes Plásticas.
3.4 A seleção será feita em uma única etapa a final do recebimento das inscrições.
3.5 DOCUMENTOS PARA OS SELECIONADOS
a) Os artistas selecionados deverão reenviar imagens dos trabalhos selecionados em alta resolução (com pelo menos 30x20 cm e resolução mínima 300 dpi).
b) enviar texto específico sobre os trabalhos selecionados (até 15 linhas), com autores identificados.
3.6 Prêmios poderão ser atribuídos desde que instituídos pela iniciativa privada, ou pela Universidade Estadual de Londrina, com aquiescência da Divisão de Artes Plásticas.
3.7 Os artistas premiados receberão os respectivos prêmios na solenidade de abertura da exposição para a qual foram selecionados.
3.8 Menções honrosas poderão ser atribuídas conforme julgamento da Comissão de Seleção.
3.9 Casos omissos serão resolvidos pela Divisão de Artes Plásticas em acordo com a Comissão de Seleção.
3.10 As decisões da Comissão de Seleção em quaisquer circunstâncias, serão soberanas.
3.11 Os artistas selecionados serão notificados via contato telefônico/e-mail e publicação no site: www.uel.br/cc/dap.
4 ENVIO DOS TRABALHOS
4.1 As obras selecionadas, bem como os equipamentos necessários para seu funcionamento, após contato telefônico/e-mail e definição de datas, deverão ser enviadas para:
DIVISÃO DE ARTES PLÁSTICAS CASADE CULTURA/UEL
AV. JK, 1973
LONDRINA- PR
CEP: 86020 001
onde serão realizadas as exposições.
4.2 Caso haja desrespeito aos prazos acordados, a obra estará fora da mostra.
4.3 A contratação de transportadoras e as despesas com transporte (envio, devolução e seguro) são de responsabilidade do artista.
4.4 A Divisão de Artes Plásticas não se responsabilizará por danos ou extravios no transporte dos trabalhos, devendo cada artista providenciar o seguro de seu trabalho caso julgue necessário.
4.5 Informações gerais podem ser obtidas em horário comercial pelo telefone (43) 3322-6844.
5 DIREITO DE USO DAS IMAGENS
5.1 Ao inscrever-se para a mostra, o artista aceita ceder os direitos de divulgação das imagens de seus trabalhos para confecção de peças publicitárias que serão usadas exclusivamente para a divulgação do evento.
6 DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 O artista deverá comunicar, ao órgão promotor, eventuais mudanças de e-mail, telefones e endereço.
6.2 Ocorrendo falhas técnicas, não eliminadas em 24 (vinte e quatro) horas pelo artista ou seu representante e que impeçam a boa exposição do trabalho, esse será retirado da exposição, não podendo vir a ser remontado.
6.3 Ao enviar a ficha de inscrição o artista declara aceitar todas as normas estabelecidas neste regulamento.
6.4 A Divisão de Artes Plásticas oferece: divulgação do evento nos meios de comunicação local e correio virtual; organização, montagem e desmontagem da exposição (salvo trabalhos que necessitem de procedimentos e profissionais não disponíveis no quadro de funcionários da DaP).
6.5 A Divisão de Artes Plásticas não aceita, em hipótese alguma, doações de obras após o término das exposições.
7 DEVOLUÇÃO DOS TRABALHOS
7.1 Nenhum trabalho selecionado poderá ser retirado antes do encerramento da mostra.
7.2 A Divisão de Artes Plásticas não se responsabilizará caso aconteça algum incidente que danifique qualquer trabalho durante a exposição.
7.3 Os trabalhos deverão ser retirados em até 10 dias após o término da exposição da qual o artista participará, na Divisão de Artes Plásticas, Av. Jk. 1973, ou através de transportadoras contratadas e pagas pelos artistas.
7.4 Os trabalhos não retirados pessoalmente somente serão devolvidos mediante prévio contato do artista com transportadora de sua escolha, para que a mesma os retire no local, dentro do prazo estipulado, com o frete já pago pelo artista, ou a cobrar do mesmo, no ato do recebimento da devolução.
7.5 Os trabalhos não retirados nos prazos estabelecidos serão descartados.
7.6 Cessa a responsabilidade da Divisão de Artes Plásticas no momento em que os trabalhos forem entregues aos artistas, aos seus representantes, às transportadoras ou ao correio.
8 CRONOGRAMA ARTE LONDRINA 8
INSCRIÇÕES: 08 de março a 10 de junho de 2019.
SELEÇÃO: 27 a 30 de junho de 2019.
DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: a partir de 15 de julho 2019
ABERTURA DA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO: primeiro semestre de 2020
VISITAÇÃO: Segunda à sexta das 08 às 12h e das 14 às 18h.
1º Salão Vermelho de Artes Degeneradas - Inscrições
O Salão Vermelho, promovido pelo Atelier Sanitário, pretende selecionar, avaliar e revelar a nova produção artística esquerdopata, doutrinadora, abortista, gayzista, feminazi no território nacional.
Inscrições até 14 de abril de 2019
Atelier Sanitário
Rua Pedro Ernesto, 56, Gamboa, Rio de Janeiro, RJ
MAMATA (onde também lê-se premiação):
1 mês de residência no Atelier Sanitário para o 1º colocado.
1 mamadeira de piroca para o 2º colocado.
O júri será composto pelos residentes do Atelier Sanitário + Bruna Costa, a maior curadora da história de Coelho Neto.
COMO PARTICIPAR
Envie apenas a imagem de um ou mais trabalhos que deseja expor, com título, dimensões (quando aplicável), ano, seu nome artístico e cidade (confirmando que poderá realizar o transporte do seu trabalho por conta propria) para o e-mail sanitarioatelier@gmail.com até o dia 14/04. Não queremos seu portfólio, seu currículo ou a quantidade de vezes que foi indicado ao Prêmio Pipa.
* No caso de performances, caso não haja fotos ou vídeos, poderá ser enviada uma descrição por escrito ou um croqui.
* O Atelier Sanitário fica na Rua Pedro Ernesto, 56, Gamboa, Rio de Janeiro, RJ. Infelizmente não podemos oferecer auxílio com o transporte dos trabalhos.
CRONOGRAMA
Inscrições: até 14/04
Divulgação dos selecionados: até 19/04
Montagem da exposição: 29 e 30/04
Abertura e premiação: 01/05
Edital Dia Internacional da Língua Portuguesa - Inscrições
O Museu da Língua Portuguesa está abrindo edital para selecionar artistas, educadores, escritores e coletivos para compor a programação do Dia Internacional da Língua Portuguesa, que será realizado em maio na Estação da Luz. O Museu busca propostas de linguagens como literatura, teatro, música, performance, contação de histórias ou artes integradas, que celebrem ou reflitam sobre a pluralidade do idioma e as formas que ele assume na arte ou no cotidiano.
Inscrições de 20 de março a 10 de abril de 2019
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Inscrição online
APRESENTAÇÃO
O Museu da Língua Portuguesa abre um edital voltado a educadores, escritores, artistas e coletivos para apresentação de propostas para compor a programação do Dia Internacional da Língua Portuguesa.
Comemorado em 5 de maio pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP, o Dia Internacional da Língua Portuguesa será celebrado com três dias de ações culturais e educativas, a partir de uma ocupação artística na Estação da Luz, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público, e será realizado nos dias, 5, 6 e 7 de maio.
A programação buscará mostrar a multiplicidade da Língua Portuguesa nas mais diversas formas e linguagens e tem como público principal os usuários da Estação da Luz, moradores da vizinhança, professores e estudantes de escolas da região, profissionais da cultura que atuam nas instituições deste território, funcionários e comerciantes da região, imigrantes, pessoas em situação de vulnerabilidade social, que vivem ou frequentam a região da Luz e que contribuem para criar um dos espaços de maior diversidade da cidade.
Em 2019, ano que antecede a retomada das atividades do Museu da Língua Portuguesa em sua sede na Estação da Luz, o evento contempla o tema “Escola, Museu e Território”. O Museu se propõe a restabelecer novas formas de comunicação com sua vizinhança a partir da valorização da pluralidade cultural e da diversidade que a língua toma, reconhecendo outros papeis e influências da escola dentro do território que ocupa e as relações simbólicas e culturais presentes nas dinâmicas do bairro.
A celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa é uma realização do Museu da Língua Portuguesa, da Fundação Roberto Marinho e do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural.
Acesse o regulamento e o formulário de inscrição.
16º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados - Inscrições
De vanguarda, moderna ou futurista. Desde o seu surgimento, a arte nos provoca a ampliar horizontes e a observar a vida por novos ângulos. Chegamos ao 16º edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados convidando artistas e produtores de todo o Brasil para reinventarmos novas formas e possibilidades de enxergar o mundo. Nesses 16 anos de atuação, o Programa já impactou milhões de pessoas de todo Brasil em 2.500 projetos culturais.
Inscrições prorrogadas até 5 de abril de 2019
www.oifuturo.org.br
Inscrição online
1) A Seleção da Programação do Centro Cultural do Oi Futuro 2019 tem por objetivo: A concessão de patrocínio financeiro a projetos apoiados pelas leis de incentivo à cultura do município e do estado do Rio de Janeiro, para ocupação do Centro Cultural Oi Futuro, do Museu das Telecomunicações e do LabSonica, todos localizados na cidade do Rio de Janeiro. Acessar Regulamento Centro Cultural.
2) A Seleção Nacional de Projetos Culturais 2019 visa à concessão de patrocínio financeiro incentivado pelas Leis Estaduais de Incentivo à Cultura, em âmbito nacional. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados investe e apoia projetos artísticos de diversas naturezas, buscando iniciativas inovadoras que envolvam propostas originais. Acessar Regulamento Seleção Nacional.
março 16, 2019
Artista Residente Bolsa Pampulha 2018/2019 - Selecionados
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia, anunciam resultado do processo seletivo para o Programa Bolsa Pampulha. Para a 7ª edição, referente a 2018/2019, foram apresentados 356 projetos - na edição anterior foram 245.
Foram selecionados dez artistas para a realização de uma residência artística de seis meses em Belo Horizonte, a partir do dia 25 de março e, em setembro, participam de exposição para apresentar as obras produzidas. A comissão de seleção foi composta por Beatriz Lemos, Júlia Rebouças e Rosângela Rennó, além de Samantha Moreira como representante do JA.CA e Augusto Fonseca como representante do Museu de Arte da Pampulha/ Fundação Municipal de Cultura.
São eles (em ordem alfabética): Alex Oliveira (BA), Guerreiro do Divino Amor (RJ), David de Jesus do Nascimento (MG), Dayane Tropikaos (MG), Gê Viana (MA), Sallisa Rosa (GO), Sara Lana (MG), Simone Cortezão (MG), Ventura Profana (BA) e Desali (MG). Veja a história e a descrição do trabalho de cada um no link oficial de divulgação do resultado.
Realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, a reunião de seleção ocorreu de acordo com o esperado, realizando a avaliação criteriosa de todas as propostas habilitadas. Formada por especialistas e pesquisadores em arte, a Comissão de Seleção levou em conta os critérios expostos pelo edital, como contemporaneidade, consistência conceitual e caráter investigativo, analisando a qualidade dos projetos propostos e suas relações com as questões atuais. A comissão entendeu que o conjunto de artistas selecionados revela um significativo segmento de pesquisa e de engajamento com as questões e práticas que articulam o debate e a produção de arte contemporânea brasileira.
Segundo considerações da Comissão de Seleção, com o grande número de inscritos e com a qualidade dos projetos enviados por artistas de várias partes do país em diferentes momentos de suas carreiras, a lista de artistas selecionados reflete o momento de urgências do Brasil. O grupo apresenta a diversidade de pesquisas presentes na produção nacional, por meio de propostas e experiências distintas, abrangendo e ampliando o campo de pesquisas e interlocuções entre artistas, curadores e público envolvido durante o período da residência e ações previstas pelo Bolsa da Pampulha.
O programa tem o propósito de estimular a produção e a pesquisa em artes visuais na capital mineira, contribuindo para o processo formativo da comunidade artística local e nacional. Durante o período da residência artística serão realizados encontros abertos ao público com a comissão de acompanhamento, formada por Mônica Hoff, Beatriz Lemos e Júlia Rebouças.
“O Bolsa Pampulha é um dos programas de residência artística mais importantes do país. Fomenta a produção em arte contemporânea na cidade e cria diálogos entre público e artistas" afirma a Diretora de Museus, Letícia Dias.
O resultado está disponível online.
Bolsa Pampulha
O Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte teve sua origem nos anos 1930 e, ao longo de oito décadas de existência, sempre com periodicidade bienal, foi se modificando. Em 2003, seu modelo foi transformado no Programa Bolsa Pampulha. A última edição foi a de 2015/2016.
Criado por Adriano Pedrosa, quando curador do Museu de Arte da Pampulha, o programa provoca discussão crítica sobre a prática dos artistas, propicia o intercâmbio cultural, experimentações e pesquisas entre artistas de uma nova geração, colocando Belo Horizonte nos importantes debates sobre a arte contemporânea.
Desde a sua criação, o Bolsa Pampulha tornou-se referência, projetando diversos nomes nacional e internacionalmente, como Cinthia Marcelle, Paulo Nazareth, Marilá Dardot, Janaína Wagner, Rafael RG, Marcellvs L, entre outros.
Museu de Arte da Pampulha
Projetado para ser cassino no início da década de 1940, sob a administração do prefeito Juscelino Kubitschek, o “Palácio dos Cristais” foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Foi somente em 1957, 11 anos depois da publicação do decreto de lei que proibiu a prática e exploração de jogos de azar em todo o território nacional, que o cassino recebeu, oficialmente, uma função cultural.
Com o estímulo do empresário de comunicação e mecenas Assis Chateaubriand, foi criado o Museu de Arte da Pampulha, a partir da Lei Municipal nº 674, de 23/12/1957. Nessa época, as políticas públicas culturais em Belo Horizonte eram gerenciadas pelo então Departamento de Educação e Cultura, que se encarregava, entre outras competências, de administrar os Salões de Belas Artes.
Em 1969, ao passar a receber obras de artistas de todo o país, os Salões Municipais de Belas Artes passaram a ser denominados Salão Nacional de Arte Contemporânea de Belo Horizonte. Os melhores trabalhos eram expostos no Museu da Pampulha, que passava a incorporá-los ao seu acervo, formado hoje por cerca de 1.500 obras. Destacam-se trabalhos de Alberto da Veiga Guignard, Emiliano Di Cavalcanti, Ivan Serpa, Tomie Ohtake, Franz Weissman e Amilcar de Castro, além de uma significativa coleção de gravuras brasileiras, com importante produção de Oswaldo Goeldi. É um equipamento gerido pela Fundação Municipal de Cultura, único museu de arte do município.
Sobre o JA.CA
O JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia é uma Organização da Sociedade Civil que realiza pesquisas, projetos e experimentações artísticas em seu espaço no Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em outras localidades e instituições parceiras. A organização iniciou suas atividades, em 2010, como um projeto de residências artísticas internacionais, sendo consolidada e constituída formalmente como associação civil sem fins lucrativos, com objetivos de promoção e disseminação da cultura e da arte, no início de 2013.
Desde sua fundação executa e gere projetos que se alinham em dois principais eixos: atividade de formação e educação em artes; e pesquisas em arquitetura, urbanismo e design. É responsável, desde 2018, pelo Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil em suas quatro sedes (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo).
A Organização da Sociedade Civil JA.CA Centro de Arte e Tecnologia foi selecionada pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio de edital, lançado em julho de 2018, para atuar como parceira na produção do 33º Salão Nacional de Arte / 7º edição do Bolsa Pampulha, no Museu de Arte da Pampulha.
março 1, 2019
Prêmio de Residência SP-Arte 2019 - Finalistas
A sétima edição do Prêmio de Residência SP-Arte já tem os nomes dos artistas finalistas:
Bruno Faria (Periscópio Arte Contemporânea)
Daniel Lie (Casa Triângulo)
Jaime Lauriano (Galeria Leme A/D)
Leticia Ramos (Mendes Wood DM)
Paul Setúbal (Andrea Rehder Arte Contemporânea))
Virginia de Medeiros (Galeria Nara Roesler)
Em 2019, o programa oferece uma estadia de três meses na Delfina Foundation, uma das principais organizações do gênero, sediada em Londres. Devido ao grande número de inscrições, o júri formado por representantes da Delfina e da SP-Arte optaram por escolher seis finalistas, ao invés dos cinco anunciados inicialmente.
O júri escolheu com base nas pesquisas propostas pelos artistas e a partir de uma avaliação de quais nomes mais se beneficiariam com uma residência internacional neste ponto de suas carreiras.
O vencedor será anunciado no dia 4 de abril, quinta-feira, durante a 15ª edição da SP-Arte. A seleção final será feita a partir das obras desses artistas, que precisam necessariamente estar expostas no evento. A residência acontecerá apenas em 2020, de janeiro a março.
Premiada em 2018
No ano passado, o Prêmio de Residência SP-Arte foi concedido à mineira Laura Belém (Athena/RJ, Celma Albuquerque/BH, e Luisa Strina/SP), que passou três meses em Londres, na Delfina Foundation. Confira a reflexão da artista sobre a experiência.
21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil - Selecionados
A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo anunciam a lista de 55 artistas e coletivos participantes da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades imaginadas, exposição e programa público de eventos dedicados à produção do Sul Global, que acontece entre 9 de outubro de 2019 e 2 de fevereiro de 2020 no Sesc 24 de Maio, em São Paulo.
Ao todo, 2.280 artistas de 105 países inscreveram obras na convocatória da 21ª Bienal. Formada pela diretora artística Solange Farkas e pelo trio de curadores Gabriel Bogossian, Luisa Duarte e Miguel López, a equipe curatorial foi responsável pela seleção, bem como pela escolha dos artistas convidados. Participaram ainda do júri de seleção os curadores Alejandra Hernández Muñoz, Juliana Gontijo e Raphael Fonseca.
Veja a lista de participantes da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil:
Adrian Balseca, Equador
Ahmad Ghossein, Líbano
Alberto Guarani, Brasil
Alto Amazonas Audiovisual, Brasil
Ana Carvalho, Ariel Kuaray Ortega, Fernando Ancil, Patrícia Ferreira Para Yxapy, Brasil
Andrea Tonacci, Itália/Brasil
André Griffo, Brasil
Aykan Safoglu, Turquia/Alemanha
Brett Graham, Nova Zelândia
chameckilerner, Brasil/Estados Unidos
Clara Ianni, Brasil
Claudia Martínez Garay, Peru/Países Baixos
Dana Awartani, Arábia Saudita
Ellie Kyungran Heo, Coreia do Sul/Reino Unido
Emo de Medeiros, França/Benin
Erin Coates, Austrália
Ezra Wube, Etiópia/Estados Unidos
Federico Lamas, Argentina
Gabriela Golder, Argentina
George Drivas, Grécia
Georges SENGA, República Democrática do Congo
Hiwa K, Iraque/Alemanha
Hrair Sarkissian, Síria/Reino Unido
Jim Denomie, Estados Unidos
Jonathas de Andrade, Brasil
Julia Mensch, Argentina
Köken Ergun, Turquia
Luiz de Abreu, Brasil
Marilá Dardot, Brasil
Marton Robinson Palmer, Costa Rica
Maya Shurbaji, Síria
Megan-Leigh Heilig, África do Sul/Bélgica
Mohau Modisakeng, África do Sul
Mônica Nador, Brasil
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Brasil
Natalia Skobeeva, Rússia/Reino Unido
Nelson Makengo, República Democrática do Congo
Nidhal Chamekh, Tunísia/França
Nilbar Güres, Turquia/Estados Unidos
No Martins, Brasil
Noé Martínez, México
Omar Mismar, Líbano
Paul Rosero Contreras, Equador
Paulo Mendel e Vitor Grunvald, Brasil
Roney Freitas e Isael Maxacali, Brasil
Rosana Paulino, Brasil
Sadik Afraji, Iraque/Países Baixos
Tang Kwok Hin, China
Teresa Margolles, México
Thanh Hoang, Vietnã
Thiérry Oussou, Benin/Países Baixos
Tiécoura N'Daou, Mali
Tomaz Klotzel, Brasil
VoteLGBT, Brasil
Ximena Garrido-Lecca, Peru
Os participantes concorrem a sete prêmios, concedidos por um júri internacional. Saiba mais em bienalsescvideobrasil.org.br
A 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil é uma realização da Associação Cultural Videobrasil e do Sesc São Paulo. Criado em 1983 por Solange Farkas e realizado em parceria com o Sesc desde 1992, o tradicional Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, assume seu posicionamento no cenário global das artes e carrega agora no nome a periodicidade bienal que adotou desde o início dos anos 90.
Comunidades imaginadas é o título desta 21ª edição, que se dará em três plataformas: exposição+programa de filmes, programas públicos e publicação. A equipe curatorial, formada por Gabriel Bogossian, Luisa Duarte, Miguel López e Solange Farkas, emprestou o título do clássico texto de Benedict Anderson (1936-2015) sobre a origem e a difusão do nacionalismo para, conforme o partido curatorial, propor a investigação de "como poéticas oriundas do Sul vêm elaborando o fenômeno [do nacionalismo]", considerando também "outras comunidades, criadas por imaginações distintas daquelas que fundaram os Estados nacionais".
Vídeo sobre a edição anterior da bienal, clique aqui para revisitar outras edições.
A 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades imaginadas acontece de 9 de outubro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020 no Sesc 24 de Maio.