|
abril 6, 2016
Bolsa ICCo/SP-Arte 2016 - Pré-selecionados
Os dez artistas pré-selecionados para a Bolsa ICCo/SP-Arte já foram escolhidos:
André Komatsu (Galeria Vermelho)
Bruno Baptistelli (Galeria Pilar)
Celina Portella (Galeria Inox)
Daniel Lie (Casa Triângulo)
Gustavo Speridião (Galeria Superfície)
Jaime Lauriano (Galeria Leme)
Laura Belém (Galeria Luisa Strina)
Mabe Bethônico (Galeria Celma Albuquerque)
Marcelo Moscheta (Galeria Vermelho)
Túlio Pinto (Galeria Baró)
No dia 6 de Abril, as obras sinalizadas serão avaliadas pessoalmente pelo júri, composto por um representante de cada uma das instituições parceiras (ICCo, SP-Arte, Residency Unlimited e FLORA ars+natura).
No dia 7 de abril, quinta-feira, às 17h, os nomes de dois desses artistas serão anunciados como ganhadores da Bolsa, em evento no espaço do ICCo, localizado na rampa de acesso ao primeiro andar do Pavilhão da Bienal, durante a SP-Arte.
Os dois artistas serão agraciados com bolsas de residência artística para a Residency Unlimited (RU), em Nova York, EUA, e para FLORA ars+natura, em Honda e Bogotá, na Colômbia. As viagens serão realizadas no segundo semestre deste ano e terão a duração de até três meses.
Ao todo, foram inscritos 77 nomes de 45 galerias. Poderiam participar da seleção artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos que tivessem seus trabalhos expostos durante a SP-Arte.
Bolsa ICCo/SP-Arte
Desde 2013, uma parceria entre o ICCo e a SP-Arte permite contemplar artistas representados por galerias presentes na feira com bolsas de residência artística em instituições internacionais.
A Bolsa ICCo/SP-Arte já concedeu residências aos artistas Rodrigo Braga (RU/Residency Unlimited, Nova York), Marcia Xavier (Esthia, Roma), Alexandre Brandão (RU), Bruno Cançado (Fundação Bienal de Cerveira, Portugal), Beto Shwafaty (RU), Mayana Redin e Pedro Motta (FLORA ars+natura, Colômbia).
Uma parceria do ICCo - Instituto de Cultura Contemporânea (icco.art.br) e da SP-Arte (sp-arte.com) com a Residency Unlimited (residencyunlimited.org) e a FLORA ars+natura (arteflora.org)
Sobre o ICCo
O ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha para ampliar a apreciação da arte do nosso tempo.
Suas ações buscam fomentar a produção artística, sensibilizar o público e democratizar o acesso a novas experiências.
O ICCo defende uma maior presença do empreendimento privado no fomento à cultura. Para isto, busca e identifica oportunidades de colaboração e parceria entre instituições e empresas.
Fundado em 2009 pela colecionadora Regina Pinho de Almeida, o ICCo não tem fins lucrativos. Suas ações são viabilizadas por apoios, parcerias e recursos de convênios, editais, doações, patrocínios e leis de incentivo.