|
maio 28, 2014
Rumos Itaú Cultural 2013-2014 - Selecionados
Nesta segunda-feira, dia 26 de maio, os selecionados no Rumos Itaú Cultural 2013-2014 foram apresentados à imprensa, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo.
A equipe de 19 pessoas que realizou a seleção final dos projetos passou, pelo menos, 60 horas reunida, lendo conjuntamente e discutindo o material para chegar ao número final. No total, foram mais de 15 mil inscritos, somando propostas do Brasil e do exterior.
Os projetos selecionados abrangem as cinco regiões do país, além de uma cidade argentina e uma cidade espanhola. A grande novidade do Rumos 2013-2014 foi abrir a possibilidade de misturar áreas de expressões artísticas nas propostas e também dar liberdades antes impossíveis em editais tradicionais.
Conheça os selecionados abaixo, listados em ordem alfabética de acordo com o nome do projeto
Acampamento Provisório / Prod.art.br (oficinas, seminários, encontros e similares; produção de obra; publicação; residência) – São Paulo/SP
Acervo Lucio Costa / CLC (circulação de repertório; documentação; finalização de projetos; pesquisa) – Rio de Janeiro/RJ
Agora Eu Posso Ver! / Tropa Trupe (finalização de projetos) – Natal/RN
Aisthesis / Giselle Rodrigues de Brito (oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa) – Brasília/DF
Almofada de Penas / Joseph Specker Nys (produção de obra: curta-metragem) – Florianópolis/SC
As Aventuras de Pistolino / Luís Gustavo Ferraz Rodrigues (produção de obra: documentário) – Rio de Janeiro/RJ
Até o Caminho / Tokyo Filmes (produção de obra: longa-metragem) – Porto Alegre/RS
A Visão dos Vencidos / Aroeira (documentação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa) – São Paulo/SP
Bonecas Quebradas / Bonecas Quebradas Produções Artísticas Ltda (produção de obra: espetáculo teatral) – Rio de Janeiro/RJ
Bulas – Descritivo de montagem de toda a obra de Nuno Ramos / Nuno Alvares Pessoa de Almeida Ramos (circulação de repertório; documentação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; publicação) – São Paulo/SP
Burla: Divergências, Contrastes e Outros Carnavais / Giorgia Barbosa da Conceição Saidel (articulação; oficinas, seminários, encontros e similares; produção de obra; residência) – São José dos Pinhais/PR
Caleidoscópio – Curta-metragem, ficção, em formato digital / Natanael Portela de Souza (produção de obra: curta-metragem) – Tianguá/CE
Casarão de Ideias: Um Lugar para Todas as Artes / Casarão de Ideias (articulação; documentação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; publicação; residência) – Manaus/AM
CD Casa Aberta, de Janaína Fellini / Obixo Produção Cultural (produção de obra: CD) – Curitiba/PR
Código Revista – Digitalização das revistas Código / Daniel Scandurra (circulação de repertório; desenvolvimento de plataformas e softwares; produção de obra; publicação; crítica) – São Paulo/SP
Como Rasurar a Paisagem / Mayra Martins Redin (produção de obra: cadernos de campo e de trabalho, livro com a produção escrita da residência e videodocumentário; residência) – Rio de Janeiro/RJ
Conexão Dança – Encontro/Habitação / Erivelto Viana Pinto (circulação de repertório; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; residência) – São Luís/MA
Construção de um Observatório do Impacto Cultural do Brasil no Exterior Através das Feiras Internacionais do Livro / Maria Carmen Del Villarino Pardo (pesquisa) – Santiago de Compostela/Espanha
Dança que Ninguém Quer Ver / Associação Gira Dança (produção de obra: obra coreográfica; residência) – Natal/RN
Descobrindo o Acervo Musical de Octávio Dutra / Guarujá Produções (documentação; publicação) – Porto Alegre/RS
Desenvolvimento do game Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia / Guilherme Pinho Meneses (desenvolvimento de plataformas e softwares; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa) – São Paulo/SP
Diário de Férias / Juliana Serfaty (circulação de repertório; desenvolvimento de produto; pesquisa; produção de obra: blog) – Rio de Janeiro/RJ
Dispositivo Móvel para Ações Compartilhadas / VFilmes BH (articulação; oficinas, seminários, encontros e similares; produção de obra: equipamento cultural móvel; residência) – Belo Horizonte/MG
Ecom – Escola de Cinema Olhares da Maré / Associação Redes de Desenvolvimento da Maré – Redes da Maré (circulação de repertório; desenvolvimento de produto; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; produção de obra: documentários de curtas-metragens; publicação) – Rio de Janeiro/RJ
El Redescubrimiento de América Latina / Ilsom Cavalcanti da Silva Barros (circulação de repertório; documentação; pesquisa) – João Pessoa/PB
Ela Volta na Quinta / Filmes de Plástico (finalização de projetos) – Belo Horizonte/MG
Experimento em Animação / João Angelini Mota Campos (produção de obra) – Brasília/DF
Festival Comida de Favela / Shirley da Luz Villela (formação; oficinas, seminários, encontros e similares) – Rio de Janeiro/RJ
Gravação do CD e a turnê de Mama Kalung, novo trabalho de Virgínia Rodrigues / Anamaria Domingues de Gouvêa (circulação de repertório; produção de obra) – Salvador/BA
Guerrilheiras / Gabriela Almeida Carneiro da Cunha (articulação; desenvolvimento de produto: espetáculo teatral) – Rio de Janeiro/RJ
Hip-Hop Cozinha: Cartografia para Comer, Ver e Ouvir / Zinho Trindade (desenvolvimento de produto: vídeo digital para web; publicação) – Embu/SP
Homenagem a Matta-Clark / Alice Filmes (finalização de projetos: filme curta-metragem) – Rio de Janeiro/RJ
Hugo Linns – A Solidão do Sol em Cinzas do Ar – Viola Nordestina / Hugo Leonardo Mora Lins (produção de obra: composições) – Recife/PE
Imagens Expandidas / Julia Grillo Botafogo (oficinas, seminários, encontros e similares) – Rio de Janeiro/RJ
Incubadora DoSol / Associação Cultural DoSol (articulação; circulação de repertório; desenvolvimento de plataformas e softwares; desenvolvimento de produto; documentação; formação; produção de obra) – Natal/RN
Inservíveis ou Da Inutilidade das Coisas Deste Mundo e de Outros / Lorhaynna Araújo de Lima (circulação de repertório; pesquisa; residência) – Rio Branco/AC
Janela de Dramaturgia – Volume I e II / Sara Abreu Pinheiro e Silva (publicação) – Sete Lagoas/MG
Jardim de Passagem / Teresa Maria Siewerdt (produção de obra) – Rio do Sul/SC
Koellreutter 100 Anos: Música, Ensino e Memória / Fundação Koellreutter (desenvolvimento de plataformas e softwares; documentação; pesquisa; publicação) – São João Del Rei/MG
Laboratório Clowns / Clowns de Shakespeare (articulação; desenvolvimento de produto; documentação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; publicação; residência) – Natal/RN
Linha Única / João Luís Anzanello Carrascoza (nenhuma das modalidades) – São Paulo/SP
Luthiers do Cariri Cearense / Márcio Mattos (publicação) – Crato/CE
Marcos Faerman, Reportagens Literárias / Laura Tafarel Faerman (circulação de repertório; documentação; formação; pesquisa; produção de obra: website; publicação) – São Paulo/SP
Marzipan na Sala / Palco Imagem (produção de obra: espetáculo de teatro-dança) – São Paulo/SP
Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988 – Estúdios Cinematográficos e Cinema Independente / Recordar (documentação) – Rio de Janeiro/RJ
Michel Arnoult Arte, Cultura e Design 1952-2003 / Annick Paulo de Freitas Arnoult (publicação) – São Paulo/SP
Moviola / MarcioRodrigues Ambrosio (produção de obra: instalação interativa/escultura) – São Paulo/SP
Músicas Del Sur 2014: “¿Arte la Patria Grande? / Carlos Maria Villalba (circulação de repertório; produção de obra; residência) – Caba/Argentina
Mutum – Mostra de Música Instrumental e Culturas Populares do Tocantins / Diego Silva Brito (circulação de repertório; oficinas, seminários, encontros e similares) – Palmas/TO
Na Esquina – Itinerante Minas / Pedro Gonçalves Guerra (circulação de repertório) – Belo Horizonte/MG
Na Tela Rútila das Pálpebras / Josely Maria Biscaia Vianna Baptista (pesquisa; produção de obra; publicação) – Florianópolis/SC
Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer: Tradição Improvisada / Thomas Rohrer (circulação de repertório; oficinas, seminários, encontros e similares) – Maceió/AL
Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros Possíveis 2014 / Tatiana Mendes Horevicht (articulação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa) – Cuiabá/MT
O Cais da Última Utopia / Pedro Damasceno França (finalização de projetos; produção de obra) – São Paulo/SP
O Corpo, a Imagem e Seus Efeitos – Uma Intersecção entre Dança e Fotografia / Leandro Berton (pesquisa; produção de obra) – São Paulo/SP
O Corte / Cecilia Cipriano (finalização de projetos; produção de obra) – Rio de Janeiro/RJ
O Enigma Orides / Gustavo de Castro e Silva (publicação) – Taguatinga/DF
O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos / Boa Hora (desenvolvimento de plataformas e softwares; desenvolvimento de produto; documentação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; produção de obra; publicação; crítica) – Recife/PE
O Que É Dança Contemporânea? / Thereza Cristina Rocha Cardoso (publicação) – Fortaleza/CE
Orquestra Brasileira de Fotografia / Jaraguá Produções (desenvolvimento de plataformas e softwares; desenvolvimento de produto; produção de obra: música e vídeo; publicação) – Olinda/PE
O Século de Camus – Novos Escritores de Lucia Miguel Pereira / Graphia (produção de obra) – Rio de Janeiro/RJ
Paralelo 34 / Fábio Márcio Alkmin (desenvolvimento de produto: roteiro para longa-metragem) – São Paulo/SP
Patrimônio Azulejar em Belém/PA – Narrativa Multimídia em Realidade Aumentada por Dispositivos Móveis / Bianchi Serique Meiguins (desenvolvimento de plataformas e softwares) – Belém/PA
Ponto BR / Marcelino Juvêncio Freire (oficinas, seminários, encontros e similares) – São Paulo/SP
Posição Amorosa: Livro Referência de Hudnilson Jr. / Oiya Projetos Culturais (publicação; crítica) – São Paulo/SP
Práticas Contemporâneas da Teoria do Mover-se (ou 10 Diálogos sobre Situações de Errância) / Michelle Farias Sommer (articulação; desenvolvimento de produto: publicação; documentação; formação; pesquisa; publicação; crítica) – Porto Alegre/RS
Precisa-se do Presente / Bernadete de Lourdes Guerreiro Reale (documentação; formação; pesquisa; produção de obra; publicação; crítica) – Belém/PA
Projeto Escola de Dança de Paracuru – Formação, Programação, Manutenção e Difusão Cultural / Escola de Dança de Paracuru (articulação; circulação de repertório; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; residência) – Paracuru/CE
Projeto Janelas do Minhocão / Iarlei Rangel Leal Sena (circulação de repertório; finalização de projetos; oficinas, seminários, encontros e similares; produção de obra) – São Pedro/SP
Projeto Mundano – Livro, Exposição de Rua e Performances / Eleonora Batista Fabião (articulação; circulação de repertório; documentação; pesquisa; produção de obra: livro; publicação) – Rio de Janeiro/RJ
Protocolo Elefante / Cena 11 (articulação; formação; pesquisa; produção de obra; residência) – Florianópolis/SC
Psicose / Gisela de Luca Nogueira da Motta (produção de obra: videoinstalação) – São Paulo/SP
PWS – Jingdezhen/CH / Laerte Ramos (articulação; circulação de repertório; formação; pesquisa; produção de obra; residência) – São Paulo/SP
Qorpo Santo – Três Linguagens / Nina Rosa Ruski Augusto Sa (articulação; desenvolvimento de produto; pesquisa) – Curitiba/PR
¿Qué Hacíamos en 1985?: Caminos de Jovenes Creadores Latinoamericanos – [pH2]: Estado de Teatro com Lagartijas Tiradas ao Sol e La Maldita Vanidad / Paola Lopes Zamariola (articulação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; produção de obra; residência) – São Paulo/SP
Real – Uma Revista Política / Grupo Espanca! (circulação de repertório; produção de obra) – Belo Horizonte/MG
Residência Artística Brasil-Bélgica / Nicole Félix Rodrigues (residência) – Campo Grande/MS
Residência Artística de Moda Casa Juisi / Casa Juisi (residência) – São Paulo/SP
Residência Artística em Arraias – Formação para o Teatro de Rua / Palmas Ativa (oficinas, seminários, encontros e similares; residência) – Palmas/TO
Revelando Acervos – Fundação Vera Chaves Barcellos / Fundação Vera Chaves Barcellos (documentação; finalização de projetos; pesquisa; publicação) – Porto Alegre/RS
Roda Popular (Encontro dos Grupos de Cultura Popular do Território Velho Chico) / Vania Nunes Nogueira (articulação; circulação de repertório; formação; oficinas, seminários, encontros e similares) – Ibotirama/BA
Rua Fulano de Tal / Caroline Neumann (circulação de repertório; produção de obra: site e documentário) – Mauá/SP
Sarau do Binho / Robinson de Oliveira Padial (articulação; circulação de repertório; desenvolvimento de produto: livro; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; publicação) – São Paulo/SP
6 Modelos para Jogar / Bárbara Virgínia Denadai Fontana (pesquisa; produção de obra: espetáculo; residência) – Rio de Janeiro/RJ
Seminário Brasileiro de Improvisação Musical / Base Cultural Produções Artísticas (articulação; oficinas, seminários, encontros e similares) – Florianópolis/SC
Sete Estrelas do Grande Carro / Teatro Máquina (formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; produção de obra; publicação) – Fortaleza/CE
Sim, Somos Bizarr@s! / Ricardo Marinelli Martins (articulação; circulação de repertório; desenvolvimento de plataformas e softwares; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa) – Pinhais/PR
Sketchument: Ambiente de Experimentação para Criação de Instrumentos Musicais Digitais / Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (desenvolvimento de plataformas e softwares; finalização de projetos) – Recife/PE
Tango / Francisco Benvenuto Gusso (desenvolvimento de produto; produção de obra: curta-metragem de animação 2D) – Curitiba/PR
Teatro de Objetos: Desumanização nas Grandes Cidades / Sandra Juanita Vargas Erceg (formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; produção de obra: espetáculo; residência) – São Paulo/SP
Teatro de Rua no Brasil / Noeli Turle da Silva (Licko Turle) (desenvolvimento de produto; documentação; pesquisa; publicação) – Teresópolis/RJ
3º Encontro Questão de Crítica / Danielle Avila Small (oficinas, seminários, encontros e similares) – Rio de Janeiro/RJ
tranS(obre)por / Marcelo Armani (oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; residência) – Canoas/RS
3NÓS3 – Intervenção Urbana / Mario Celso Ramiro de Andrade (produção de obra: livro; publicação) – São Paulo/SP
Trilhas Musicais de Moacir Santos para o Cinema Brasileiro: Publicação de Partituras Transcritas / Lucas Zangirolami Bonetti (publicação) – São Paulo/SP
Tubo de Ensaio. Composição [Interseções + Intervenções] / Jussara Janning Xavier (articulação; documentação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; publicação; crítica) – Florianópolis/SC
Tudo Está Relacionado / Andre Penteado (circulação de repertório; finalização de projetos; produção de obra) – São Paulo/SP
Um Homem de Teatro “Enduendado”: A Trajetória Política e Artística de João das Neves / Natália Cristina Batista (desenvolvimento de produto; pesquisa; publicação) – Ibirité/MG
Um Porto para as Artes no Porto do Capim / Grupo Ser Tão Teatro (articulação; circulação de repertório; documentação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; crítica) – João Pessoa/PB
Um Vidro sob Minha Pele / Moara Rossetto Passoni (finalização de projetos: documentário) – São Paulo/SP
Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva / Dantes (articulação; desenvolvimento de plataformas e softwares; documentação; finalização de projetos; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; produção de obra; publicação; residência) – Rio de Janeiro/RJ
Viagem Solitária / Maria João Filmes (produção de obra: roteiro para longa-metragem) – São Paulo/SP
Voz | Voice / Crescenti Fotografia Cinema e Arte, Ltda (produção de obra: escultura cinética) – São Paulo/SP
Warakdzã – Conexões Culturais e Midiáticas no Sertão do Cariri / Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri (articulação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares) – Nova Olinda/CE
maio 18, 2014
Prêmio de Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo 2014 - Inscrições
O prêmio, realizado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte, tem a intenção de contribuir para a formação e o aprimoramento de artistas e incentivar atividades de intercâmbio e aprendizagem no campo da imagem gráfica. Os artistas selecionados pela Comissão de Seleção participarão de residência artística nas Oficinas de Imagem Gráfica da EAV Parque Lage. Um dos artistas receberá, também, bolsa para residência artística na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, Itália. As Oficinas de Imagem Gráfica, recentemente reformadas e equipadas, oferecem ao visitante a possibilidade de trabalhar não apenas com as técnicas tradicionais da litografia, gravura em metal, xilogravura e serigrafia, mas também de integrá-las a outros meios, tais como a fotografia e a impressão digital.
Inscrições até 13 de junho de 2014 PRORROGADAS até 20 de junho de 2014
REGULAMENTO
O Programa de Residência Artística será realizado em duas etapas.
Na primeira etapa serão selecionados até três candidatos, que participarão de residência de um mês nas Oficinas de Imagem Gráfica da EAV, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma gravura que integrará o acervo da EAV Parque Lage.
Na segunda etapa, os três artistas participarão de exposição na EAV e um deles será indicado para participar de residência artística de 15 dias na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, Itália.
Os três artistas selecionados receberão:
- passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, caso não residam na cidade;
- hospedagem, caso não residam na cidade, durante a residência artística no Rio de Janeiro;
- acesso às Oficinas de Imagem Gráfica durante o período de residência no Rio de Janeiro, em horários e dias previamente acordados com a EAV;
O artista selecionado para participar da residência em Veneza, Itália, receberá:
- passagem aérea internacional de ida e volta;
- hospedagem durante a residência artística na própria Scuola Internazionale di Grafica;
- per diem de 40 euros durante o período da residência;
- acesso às oficinas da Scuola durante o período de residência nas condições estabelecidas pela instituição.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas a partir do preenchimento da ficha de inscrição e do envio de portfólio. Todos os materiais devem ser enviados em formato digital.
1. Ficha de inscrição: o formulário a ser preenchido está disponível exclusivamente no site da EAV Parque Lage (www.eavparquelage.rj.gov.br). A inscrição no processo seletivo implica a licença não exclusiva, sem limitação temporal e territorial, em favor da EAV Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte, para reprodução, edição, publicação, comunicação e exibição pública do trabalho inscrito, a seu exclusivo critério.
2. Portfólios: os portfólios deverão ser gravados em mídia digital (CD ou DVD) e enviados pelo correio para a EAV Parque Lage, em envelope com os seguintes documentos:
a) portfólio digital com cinco imagens de trabalhos realizados nos últimos dois anos e cinco imagens de outros trabalhos que sejam relevantes para a compreensão do percurso do artista (somente formatos JPEG ou PNG, tamanho máximo de 2MB por imagem);
b) currículo atualizado, em arquivo em formato DOC ou PDF;
c) comprovante de depósito de taxa administrativa não reembolsável de R$50,00 em favor de:
ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DO RIO DE JANEIRO
CNPJ 15.330.579/0001-28
Banco Bradesco / Agência 1444 / Conta: 0037390-7
Serão aceitos pedidos de isenção da taxa de inscrição, mediante declaração de carência.
Todo o material acima descrito deverá ser enviado para:
ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico / Rio de Janeiro - RJ
CEP 22.461-000
Materiais impressos não serão considerados.
As inscrições e o envio dos portifólios serão aceitos somente se realizados dentro dos prazos indicados e nos formatos e tamanhos de arquivos informados neste Edital.
CANDIDATOS APTOS A PARTICIPAR
As bolsas são destinadas a artistas brasileiros ou estrangeiros com residência comprovada há mais de dois anos no Brasil e que atendam aos demais requisitos previstos neste Edital. Serão prooriozados os artistas em processo de formação.
É vedada a participação de:
- Funcionários e estagiários da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte e seus parentes diretos;
- Integrantes da Comissão de Seleção e seus parentes diretos;
Inscrições de pessoas impedidas serão invalidadas em qualquer fase da seleção.
SELEÇÃO
Será designada uma comissão para fazer a seleção com base no material enviado pelos candidatos.
Caberá à Comissão de Seleção:
a) selecionar os candidatos a serem contemplados com a bolsa, com base nos seguinte critério:
- qualidade conceitual e relevância do trabalho apresentado no portfólio;
b) selecionar até três (3) artistas que deverão participar do Programa de Residência nas oficinas de imagem gráfica da EAV Parque Lage.
c) selecionar, a seu critério, um artista, dentre os contemplados com a bolsa de residência nas oficinas da EAV, para participar de residência na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, Itália.
Nota: Não haverá possibilidade de recurso à decisão da Comissão de Seleção.
OBRIGAÇÕES DOS CANDIDATOS SELECIONADOS
Os artistas selecionados assinarão um termo de compromisso com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte, no qual se comprometem a:
a) fornecer à Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte um relatório do período de residência, historiando atividades e trabalhos realizados;
b) fornecer informações sobre o desenvolvimento de seu trabalho no período de residência, para divulgação no site da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte;
c) autorizar o uso de imagens de seu trabalho para divulgação pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte nas diversas mídias;
d) caso solicitado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte, realizar, após o retorno ao Brasil, uma palestra aberta ao público, relatando sua experiência com o trabalho desenvolvido na instituição estrangeira;
e) mencionar o recebimento da Bolsa do Prêmio Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte em exposições ou divulgação do trabalho que for realizado no período da residência.
DISPOSIÇÕES GERAIS
1. O candidato que não apresentar as condições para participação previstas neste Edital será preliminarmente eliminado e não terá o seu projeto avaliado.
2. A responsabilidade pela análise de necessidade e obtenção do visto para ingresso no país de destino é do artista selecionado; caso este fique impedido de viajar, poderá ser substituído por um dos outros dois artistas selecionados na primeira etapa.
3. Cada candidato poderá ser beneficiado uma única vez pela bolsa Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte.
5. Não serão apreciadas candidaturas de pessoas vinculadas direta ou indiretamente à Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte.
6. Portifólios enviados fora do prazo não serão aceitos em hipótese alguma, e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte não se responsabilizam por sua guarda ou devolução.
7. Após a conclusão do processo de seleção, todas as mídias digitais serão destruídas, exceto as dos artistas selecionados.
8. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte não fornecerão curso de aprendizagem de idioma para o artista contemplado com a bolsa internacional.
9. Se os trabalhos apresentados ficarem aquém do padrão de qualidade estabelecido pela Comissão de Seleção, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte se reservam o direito de não selecionar qualquer candidato para o programa de bolsas em questão.
10. O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste Edital.
11. Os casos omissos serão decididos pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte.
INFORMAÇÕES
Fone: +55 21 3257-1800 ou site www.eavparquelage.rj.gov.br
No site, os interessados encontrarão mais informações sobre as ações Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Múltiplo Espaço Arte.
CRONOGRAMA
Inscrições: Até 13 de junho
Divulgação dos selecionados: Até 1 de julho
Residência artística na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro: 15 de julho a 5 de agosto
Divulgação do contemplado para residência artística em Veneza: Até 5 de setembro
Residência artística na Scuola Internazionale di Grafica: 15 dias a serem definidos entre Outubro e Novembro
Concurso C.LAB para curadoria na Blau Projects - Inscrições
Concebido como projeto independente do programa regular de exposições da Blau Projects, o concurso C.LAB visa incentivar e estimular a reflexão e o debate sobre a arte contemporânea, fomentando ainda a diversidade artística e sua linguagem nas várias formas de manifestação, oferecendo ao público novas formas de abordagens e experiências, através da produção de artistas e curadores no início de seu desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes a oportunidade de evolução profissional no âmbito das artes visuais, com base na concessão de apoio financeiro para realização de exposições no espaço disponibilizado pela Blau Projects.
Anualmente, serão selecionados dois projetos, uma exposição individual (julho) e uma coletiva (dezembro e janeiro) de até quatro artistas, onde o(s) curador(es) dos projetos selecionados receberão fomento financeiro para a produção da exposição no espaço físico da galeria Blau Projects.
Inscrições até 31 de maio de 2014
REGULAMENTO
A BLAU PROJECTS, nome fantasia de BP Galeria de Artes Ltda. - ME, inscrita no CNPJ sob o nº 17.746.980/0001-79, com sede na Rua Fradique Coutinho, 1.464 Fundos, CEP 05416-001 cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, informa, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para a participação da primeira edição do Concurso C.LAB (“Concurso”), nas condições estabelecidas no presente Regulamento. Os 2 (dois) melhores projetos, das categorias (I) 1 (uma) proposta curatorial para exposição individual e (II) 01 (uma) proposta curatorial para exposição coletiva, escolhidos por uma Comissão de Julgamento, farão jus ao Concurso descrito nesse regulamento.
1. DO OBJETO
1.1 O Concurso visa incentivar e estimular a reflexão e o debate sobre a arte contemporânea, fomentando a diversidade artística e sua linguagem nas várias formas de manifestação, oferecendo ao público novas formas de abordagens e experiências, através do estímulo a artistas e curadores em início de sua trajetória profissional, possibilitando-lhes a oportunidade de evolução no âmbito das artes visuais, com base na concessão de apoio financeiro para realização de exposições no espaço disponibilizado pela BLAU PROJECTS.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 O presente Concurso é destinado a artistas e curadores brasileiros residentes e domiciliados no Brasil ou
no exterior, estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil há pelo menos 2 (dois) anos, com idade mínima de 18 (dezoito) anos, não contratados ou em processo de contratação pela BLAU PROJECTS. As inscrições poderão ser feitas de acordo com as seguintes categorias:
a) Proposta curatorial para exposição individual
SELEÇÃO de 01 (UM) CURADOR ou GRUPO CURATORIAL para execução de um projeto curatorial que apresentará 01 (UM) ARTISTA participante para exposição no espaço físico da galeria BLAU PROJECTS, entre o período de 28 de junho de 2014 a 31 de julho de 2014, podendo ser prorrogável até 31 de agosto de 2014, por decisão unilateral da BLAU PROJECTS (“Projeto Individual”).
b) Proposta curatorial para exposição coletiva
SELEÇÃO de 01 (UM) CURADOR ou GRUPO CURATORIAL para execução de um projeto curatorial que apresentará no mínimo 03 (TRÊS) e no máximo 06 (SEIS) ARTISTAS participantes (“Projeto Coletivo”), entre o período de 01 de novembro de 2014 a 01 de março de 2015, podendo ser antecipada ou prorrogada, de forma unilateral por decisão exclusiva da BLAU PROJECTS.
2.2 Cada curador ou grupo curatorial poderá se inscrever nas duas categorias descritas no item 2.1 acima.
2.3 A área livre da sala ‘Área expositiva 1’ para a exposição dos Projetos selecionados pelo Concurso C.LAB é de aproximadamente 10m x 8m, sendo que o pé direito deste
espaço é de 3,5m. (Para download da planta do espaço expositivo, acesse www.blauprojects.com/clab). As obras apresentadas no Projeto Individual e Coletivo deverão ter
dimensões compatíveis com o espaço expositivo.
2.4 As obras apresentadas no Projeto Individual e Coletivo não poderão ser realizadas com materiais perecíveis ou que possam comprometer a integridade física do local
de exposição, bem como deverão ser deslocáveis de um local para outro.
2.5 As inscrições estarão abertas durante o período de 28 de abril de 2014 ao dia 31 de maio de 2014. Somente serão aceitas inscrições postadas nos Correios até 31 de
maio de 2014.
2.6 As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelos Correios, através do envio dos seguintes documentos para o endereço Rua Fradique Coutinho, 1.464 Fundos,
CEP 05416-001, cidade de São Paulo, Estado de São Paulo:
a) Ficha de inscrição do Curador ou de cada integrante do Grupo Curatorial (Anexo I) devidamente assinada por cada um dos participantes, indicando, entretanto, o
proponente do GRUPO CURATORIAL e Declaração do Curador ou de cada integrante do Grupo Curatorial (Anexo II) devidamente assinada;
b) Breve descrição do projeto curatorial a ser apresentado no Concurso, contendo um resumo, descrição dos objetivos e justificativas (máximo de três laudas);
c) Curriculum Vitae do Curador e/ou de cada integrante do Grupo Curatorial, com formação acadêmica e atividades culturais mais relevantes para a seleção proposta;
d) Portfólio contendo cinco imagens de autoria do(s) artista(s) participantes do Projeto (documentação da produção recente do proponente ou registros fotográficos de
exposições) e Curriculum Vitae do(s) artista(s);
e) Imagens de todas as obras integrantes do Projeto. Para obras em vídeo ou web, apenas serão aceitos DVDs em formato MPEG4. Caso não haja imagem da(s) obra(s),
apresentar descrição detalhada da proposta do Projeto;
f) Descrição e indicação da metodologia proposta para desenvolvimento e concretização do Projeto; e
g) Declaração de autoria da propriedade das obras inscritas (Anexo III), devidamente assinada.
2.7 No caso de inscrição de Grupo Curatorial deverá ser indicado na Ficha de Inscrição, o Curador Proponente do Projeto e responsável pelo recebimento do fomento
financeiro (“Curador Representante”), sendo de sua responsabilidade a alocação dos recursos para produção do projeto selecionado.
2.8 Após o envio da documentação requerida, o candidato deverá aguardar o recebimento de mensagem do correio eletrônico clab@blauprojects.com, confirmando ou recusando
a participação no Concurso.
2.9 As inscrições que não cumprirem com todos os requisitos constantes do presente Regulamento serão automaticamente desclassificadas, sendo permitido ao interessado o
envio de um novo pedido de inscrição, desde que observado o prazo de inscrição previsto no presente Regulamento.
2.10 Não serão aceitos pedidos de inscrições feitos por quaisquer outros meios que não o envio por correio no endereço descrito no item 2.6 acima.
2.11 A BLAU PROJECTS rejeitará as inscrições que não estejam de acordo com os termos deste Regulamento, cuja inscrição implica na plena concordância e aceitação às normas nele estabelecidas, e em seus contratos e declarações anexos.
2.12 Os candidatos inscritos são responsáveis pela veracidade das informações prestadas no processo de inscrição e durante o Concurso; arcando com todas e quaisquer
consequências e prejuízos causados em função de erros e inverdades declaradas, isentando assim, a BLAU PROJECTS de qualquer responsabilidade civil ou criminal.
2.13 A comprovação do cumprimento das datas e prazos, bem como o ônus e as obrigações constantes ou decorrentes da participação do Concurso são de única e exclusiva
responsabilidade dos candidatos.
2.14 A lista dos candidatos devidamente inscritos estará disponível no website da BLAU PROJECTS a partir de 09 de junho de 2014.
3. DA SELEÇÃO
3.1 A BLAU PROJECTS instituirá uma Comissão de avaliação, seleção e julgamento (“Comissão Julgadora”) composta por 03 (três) profissionais, brasileiros ou
estrangeiros, de reconhecida relevância no âmbito das artes visuais, que será responsável pela seleção final dos Projetos submetidos ao Concurso C.LAB.
3.2 Os projetos serão examinados e selecionados pela Comissão Julgadora, que levará em consideração os seguintes critérios:
a) relevância do projeto no panorama da produção artística contemporânea;
b) objetividade e a viabilidade do projeto; e
c) originalidade, criatividade e domínio da técnica utilizada.
3.3 Cabe à Comissão Julgadora selecionar:
a) 01 (uma) proposta curatorial para o Projeto Individual; e
b) 01 (uma) proposta curatorial para o Projeto Coletivo.
3.4 A Comissão Julgadora deverá selecionar, para cada categoria, uma lista suplementar com 03 (três) projetos - em ordem decrescente de prioridade – na eventual desistência dos participantes vencedores em expor os projetos escolhidos, ou na sua impossibilidade.
3.5 O resultado será divulgado no website da BLAU PROJECTS a partir de 16 de junho de 2014.
4. DOS VALORES CONCEDIDOS
4.1 Serão concedidos, no total, 2 (dois) fomentos financeiros um para cada projeto selecionado, a saber:
a) O Projeto Individual selecionado receberá a quantia bruta de R$ 10.000,00 (dez mil reais); e
b) O Projeto Coletivo selecionado receberá a quantia bruta de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
4.1.1 Os valores dos fomentos financeiros serão pagos em duas parcelas iguais mediante depósito bancário em conta corrente a ser indicada pelo Curador ou Curador Representante, da seguinte forma:
I - a primeira parcela será paga após a apresentação do plano executivo para a exibição do Projeto selecionado e respectiva aprovação pela diretoria da BLAU PROJECTS; e
II - a segunda parcela será paga em até 30 (trinta) dias a contar da inauguração da exibição do Projeto ganhador.
4.1.2 O(s) Curador(es) dos Projetos selecionados, deverá(ão) celebrar um Contrato de Prestação de Serviços de Curadoria com a BLAU PROJECTS e o(s) artista(s) envolvido(s) no Projeto ganhador deverá(ão) celebrar um Contrato Estimatório com a BLAU PROJECTS.
4.2 Os responsáveis pelos Projetos selecionados serão inteiramente responsáveis pelos recolhimentos, impostos, taxas e contribuições devidos em função do recebimento do referido fomento financeiro.
4.3 A BLAU PROJECTS auxiliará, gratuitamente, na divulgação e promoção dos Projetos vencedores através das seguintes atividades:
a) inclusão de informações da exposição dos Projetos vencedores no website da BLAU PROJECTS, assessoria de imprensa e divulgação em redes sociais;
b) tradução do texto curatorial referente aos Projetos para a língua inglesa;
c) impressão de 800 (oitocentos) folders no modelo pré-existente, sendo 100 (cem) cedidos aos curadores e artista(s) dos Projetos vencedores;
d) folha de sala durante o período da exposição;
e) fotografia(s) profissional(is) da vista da exposição; e
f) bebidas para o evento de abertura da exposição.
4.4 As atividades descritas no item 4.2 acima apenas poderão ser executados dentro das possibilidades técnicas e de recursos disponibilizados pela BLAU PROJECTS.
5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1 A falta de cumprimento de qualquer exigência deste Regulamento acarretará a automática eliminação do projeto concorrente.
5.2 Os casos omissos serão resolvidos pela diretoria da BLAU PROJECTS, em eventuais consultas aos integrantes da Comissão Julgadora.
5.3 As responsabilidades civis, penais, comerciais e outras advindas da utilização das obras e consequente infração aos direitos autorais e/ou patrimoniais de terceiros cabem exclusivamente aos integrantes do Projeto ganhador.
5.4 Este concurso tem caráter exclusivamente cultural e recreativo, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos da Lei n.º 5.768/71, art. 3º, regulamentada pelo Decreto nº 70.951/72, art. 30.
5.5 Informações gerais sobre o programa de exposições poderão ser obtidas pelo telefone (11) 3467- 8819 ou (11) 3467-8801 ou pelo endereço eletrônico clab@blauprojects.com.
São Paulo, 27 de abril de 2014
Juliana Blau
Representante Legal da Blau Projects
maio 4, 2014
British Council Programa Transform Museus - Inscrições
O British Council Programa Transform de Museus oferece bolsas de estudo para cursos de curta duração com foco na área de museus. Quatro candidatos serão contemplados para 4 cursos de uma semana no Museum Training School- University College of London (UCL) em Londres no mês de agosto. Os candidatos deverão residir no Brasil e ter no mínimo 3 anos de experiência na área de museus.
Inscrições até 18 de maio de 2014
British Council
Inscrições online
APRESENTAÇÃO
O British Council Programa Transform de Museus oferece bolsas de estudo para cursos de curta duração com foco na área de museus com os seguintes temas:
. Como formar parcerias locais, nacionais e internacionais;
. Como desenvolver exposições;
. Como desenvolver programas de escolas e de aprendizado;
. Como desenvolver programas de inclusão para comunidades.
Para obter mais informações sobre os cursos, visite o site da UCL ou faça o download da brochura do programa.
Quatro candidatos serão contemplados para 4 cursos de uma semana no Museum Training School- University College of London (UCL) em Londres no mês de agosto. Os candidatos deverão residir no Brasil e ter no mínimo 3 anos de experiência na área de museus.
Além da bolsa integral para o curso, o British Council Brasil oferecerá passagens aéreas. Os custos de acomodação, alimentação e locomoção serão de responsabilidade do candidato ou da organização a que pertence.
Os candidatos devem ter fluência na língua inglesa para participarem dos cursos.
Caso haja interesse em fazer o curso pagando suas próprias despesas, independente do programa de bolsa, a inscrição pode ser feita diretamente no o site da UCL.
As inscrições para participar do programa de bolsas estão abertas até o dia 18 de maio através deste formulário online.