|
janeiro 31, 2014
Programa de Exposições 2013 do CCSP - Selecionados
Durante o período de 14 de novembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, aconteceram as inscrições para o Programa de Exposições 2013 do CCSP, objetivando a seleção de 12 artistas para exposições no Piso Caio Graco do Centro Cultural São Paulo. Entre os dias 4 e 6 de março de 2013, os membros da Comissão de Seleção deste edital reuniram-se e selecionaram os seguintes inscritos, totalizando 12 artistas.
Comissão de seleção: Kiki Mazzucchelli, Marcio Harum, Nilton Campos, Orlando Maneschy
Artistas selecionados (em ordem alfabética)
Daniel Escobar
Francisco Togni
Jimson Ferreira Vilela
Keyla Cristina Tikka Sobral
Maíra das Neves Voltolini
Márcia Beatriz Granero
Newton Rocha Filho
Pedro Wirz
Rafael Rodrigues Gomes da Silva
Rodolpho Parigi
Rodrigo Cass
Thiago Correia Gonçalves
Projetos suplentes (conforme a ordem abaixo)
Bruno Vilela
André Terayama
Wallace Vieira Masuko
Silvia Giordani
Claudia Zimmer de Cerqueira Cezar
Erica Regina Ferrari
Fonte: Diário Oficial da Cidade de São Paulo, publicado em dia 9/3/2013, páginas 48 e 49
5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia - Inscrições
Será oferecida uma ajuda de custo aos artistas selecionados para a produção de suas obras no valor de até r$ 1.200,00. Serão oferecidos 3 (três) prêmios no valor de r$ 10.000,00 cada, de acordo com as seguintes linhas de trabalho: Prêmio Diário de Fotografia, Prêmio Diário Contemporâneo, Prêmio Diário do Pará - ver detalhamento no edital abaixo.
Comissão de Seleção e Premiação: Alexandre Santos, Mariano Klautau Filho, Rubens Fernandes Junior
Inscrições até 18 de fevereiro de 2014
5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Rua Aristides Lobo 1055, Bairro Reduto, Belém
91-3355-0002 / 8367-2468, e
contato@diariocontemporaneo.com.br ou premiodiario@gmail.com
REGULAMENTO
1 apresentação
1.1 O V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto realizado em Belém que abrange a fotografia em toda a sua diversidade, promovido pelo jornal “Diário do Pará”, empresa da Rede Brasil Amazônia de Comunicação.
1.2 O V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia tem o objetivo de contribuir na ampliação do espaço para a produção fotográfica nacional consolidando o Pará como lugar de reflexão e criação das artes da imagem e será aberto a todo o território nacional, aos artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no país há mais de 3 (três) anos.
1.3 Não será proposto para esta edição nenhum tema específico. O projeto selecionará e premiará trabalhos fotográficos que respondam a livre experimentação do artista no amplo território da fotografia.
2 da inscrição
2.1 O artista poderá inscrever-se em qualquer um dos prêmios de acordo com a sua linha de trabalho.
2.2 Todos os candidatos deverão enviar seus dossiês e portfólios junto com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada de forma legível, e 1 (um) envelope selado para devolução no caso de não serem selecionados. Este material deverá conter em anexo autorização devidamente assinada pelo autor do trabalho ou seu representante para que a Organização do projeto se encarregue da referida devolução. Para os artistas residentes em Belém, a inscrição poderá ser feita pessoalmente no mesmo endereço e em horário comercial de segunda a sexta. Os dossiês e portfólios deverão ser enviados para: Rua Aristides Lobo, 1055 Bairro Reduto – Belém-Pará – CEP. 66.053-020 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) · Fone: (91) 3355.0002 · 8367.2468
2.2.1 Os dossiês que não possuírem a documentação acima ou que não forem retirados até a data do dia 27 de julho de 2014 serão inutilizados. O artista residente em Belém deverá retirar seu dossiê e portfólio no escritório da Coordenação do projeto no endereço citado.
2.2.2 Os trabalhos deverão ser enviados somente na forma impressa. Sendo assim, deverão ser enviados 1 (um) dossiê e 1 (um) portfólio no tamanho máximo de 30×40 cm e que contenha os seguintes itens:
Série de, no mínimo, 8 (oito) a, no máximo, 12 (doze) imagens no tamanho máximo de até 24v30 cm cada uma;
Breve apresentação sobre o trabalho com no máximo 15 (quinze) linhas;
Currículo resumido em 1 (uma) folha;
Dados técnicos de montagem, formato e dimensões para apresentação da obra.
Para o caso de séries constituídas de dípticos, trípticos ou polípticos, a quantidade permitida de imagens – total das imagens únicas apresentadas no portfólio – será ampliada para até no máximo 16 (dezesseis)imagens. É importante ressaltar que neste caso também deverão ser obedecidos os limites apresentados nos itens 4.3 e 4.4.
2.2.3 Para trabalhos que se constituam como instalações ou utilizem outros suportes, o projeto de montagem deverá constar no dossiê com a indicação de quaisquer outros elementos necessários à devida apresentação da obra. No caso de obras em suporte de vídeo, o candidato poderá inscrever no máximo até 3 (três) obras e enviar seus trabalhos em DVD, Blu-ray ou pen drive com as especificações técnicas e de montagem, caso seja necessário. Os trabalhos em vídeo não deverão ultrapassar a duração de 7 (sete) minutos.
2.2.4 Para trabalhos coletivos, somente 1 (um) representante assinará a ficha de inscrição e os demais nomes que compõem o grupo deverão constar no dossiê e portfólio. Integrantes de coletivos já inscritos não poderão participar individualmente.
2.2.5 O período de inscrição para o V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia será de 19.12.2013 a 18.02.2014. Para os trabalhos enviados por correio, a data limite para postagem será o dia 17.02.2014. No caso de trabalhos enviados no último dia de postagem é aconselhável o uso de serviços de correio expresso. A Organização do projeto não se responsabilizará por eventuais atrasos dos correios.
3 da comissão de seleção e premiação
3.1 A Comissão de seleção e premiação do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia será constituída pelos seguintes profissionais:
Rubens Fernandes Junior, Pesquisador, curador e crítico de fotografia. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor e diretor da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado – FACOM/FAAP em São Paulo.
Alexandre Santos, historiador, crítico de arte e curador independente. Mestre e doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professor de História da Arte do Departamento de Artes Visuais da mesma instituição.
Mariano Klautau Filho, fotógrafo e pesquisador em arte. Doutorando em Artes Visuais pela ECA-USP. Professor de fotografia do curso de Artes Visuais da Universidade da Amazônia – UNAMA. Curador geral do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.
3.2 A Comissão de Seleção e Premiação do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia selecionará até no máximo 25 artistas, incluindo os 3 (três) contemplados com os prêmios.
3.3 A Comissão terá a liberdade de contemplar o artista com qualquer uma das três premiações. Fica claro que o projeto não propõe hierarquia na premiação.
3.4 A Comissão terá autonomia para decidir pela não concessão de prêmio para nenhuma das obras, caso não representem, segundo análise, as proposições desta edição.
4 dos trabalhos selecionados
4.1 Os trabalhos selecionados deverão ser entregues no espaço expositivo até no máximo dia 10 abril de 2014. Para os artistas que não residirem em Belém recomenda-se atenção quanto à data de envio das referidas obras. Os trabalhos deverão ser enviados sem custos para a organização do projeto, ficando esta encarregada da devolução das obras sem custos para o artista no prazo de 30 dias a contar da data de encerramento da mostra. Os trabalhos deverão ser endereçados para: Rua Aristides Lobo, 1055 Bairro Reduto – Belém-Pará – CEP. 66.053-020 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) · Fone: (91) 3355.0002 · 8367.2468
4.2 Os trabalhos deverão ser embalados com material resistente que não comprometa a integridade física da obra, devendo o artista enviar em anexo as orientações para acondicionamento na devolução, que será feita com reaproveitamento do material de embalagem enviado, fator importante para a devolução do trabalho.
4.3 Para as obras bidimensionais os tamanhos não devem ultrapassar o formato de 50x60cm. Para os casos de instalação ou objeto, o espaço físico destinado à obra não deverá ultrapassar a largura de 2,00m v 3,00m e altura de 2,20m (dois metros e vinte centímetros), incluindo propostas para instalação de parede.
4.4 No caso de séries constituídas a partir de dípticos, trípticos ou polípticos o tamanho final de apresentação do trabalho deverá obedecer aos mesmos limites propostos para instalação ou objeto descritos no item 4.3.
4.5 Não é aconselhável o uso de foamboard para montagem devido a sua fragilidade às condições climáticas da região norte, sendo sugerido em substituição, o uso de PVC ou outro material similar de maior resistência. A organização não se responsabilizará por eventuais danos provenientes do uso do material mencionado.
4.6 Os trabalhos audiovisuais deverão ser entregues nas mídias Blu-ray, DVD ou pen drive cujos equipamentos serão disponibilizados pela organização do projeto. Entretanto, esta não se responsabilizará por problemas de incompatibilidade tecnológica, devendo o artista selecionado fazer com antecedência a checagem de mídias do seu trabalho.
5 da premiação e valores
5.1 Serão oferecidos 3 (três) prêmios no valor de r$ 10.000,00 cada, de acordo com as seguintes linhas de trabalho.
5.1.1 Prêmio Diário de Fotografia – Destinado a todos os artistas selecionados que apresentem trabalhos de abordagem documental, voltados ao cotidiano – região, paisagem ou comunidade – ou originados de um projeto específico de documentação;
5.1.2 Prêmio Diário Contemporâneo – Destinado a todos os artistas selecionados cujo trabalho fotográfico apresente relações com outras linguagens e suportes – instalação, vídeo, objeto, performance, ou
ainda proponha novas sintaxes na representação fotográfica;
5.1.3 Prêmio Diário do Pará – Destinado somente a fotógrafos paraenses e/ou residentes atuantes no Pará por pelo menos 3 (três) anos. Este prêmio abrange todas as poéticas e propostas conceituais.
5.2 Será oferecida uma ajuda de custo aos artistas selecionados para a produção de suas obras no valor de até r$ 1.200,00 (Hum Mil e Duzentos Reais) cujo pagamento será efetuado após um mês da data da abertura da mostra, mediante a apresentação das notas fiscais dos serviços de produção da obra fotográfica. Uma única nota poderá ser enviada no valor total da ajuda de custo ou uma quantidade de notas de produção dos serviços que somadas atinjam o valor mencionado. Atenção: não serão aceitas notas fiscais avulsas e o valor a ser repassado para o artista será de até r$ 1.200 reais.
5.3 As notas fiscais deverão ser emitidas em nome da RBA Rede Brasil Amazônia de Televisão Ltda – CNPJ: 05.143.490/0001-07. Inscrição Estadual: 15113279-8 / Inscrição Municipal: 072 525-2 e deverão ser enviadas para contato@diariocontemporaneo.com.br ou por correios com a seguinte identificação de destinatário: Rua Aristides Lobo, 1055 Bairro Reduto – Belém-Pará – CEP. 66.053-020
(entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) · Fone: (91) 3355.0002 · 8367.2468
6 da programação geral
6.1 O V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realizará mostra coletiva com os trabalhos dos artistas selecionados e premiados nas salas Valdir Sarubi, Sala Gratuliano Bibas e Laboratório das Artes do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas em Belém. O projeto incluirá em sua programação a participação de um artista especialmente convidado da edição, cuja mostra será apresentada no Museu da Universidade Federal do Pará, instituição parceira do projeto. Para o mesmo museu, está programada uma mostra especial reunindo a produção recente de artistas paraenses com trabalhos selecionados pela curadoria do projeto.
6.2 Além das mostras expositivas, o projeto é constituído por palestras, encontros com artistas, oficinas e atividades de arte educação. As atividades ocorrerão nos meses de março a junho de 2014.
7 da publicação do catálogo
7.1 O projeto publicará na edição seguinte a esta o catálogo das imagens dos trabalhos selecionados e premiados e ensaio do artista convidado. A publicação incluirá textos críticos, artigos e entrevistas concebidos originalmente para a programação realizada.
7.2 Após o resultado de seleção e premiação, todos os artistas selecionados deverão enviar imagens em alta resolução de seus trabalhos para a divulgação do projeto e publicação do catálogo.
7.3 Os artistas premiados e selecionados receberão uma cota de 3 (três) exemplares do catálogo do projeto.
8 disposições gerais
8.1 É proibida a participação de membros da diretoria da empresa promotora e patrocinadora do projeto, assim como de parentes dos membros da equipe de organização, comissão de seleção e premiação.
8.2 Os trabalhos a serem inscritos não precisam ser inéditos, porém não será aceita a inscrição de obras premiadas em outros projetos.
8.3 Os 3 (três) trabalhos premiados serão incorporados ao acervo do Espaço Cultural da Casa das Onze Janelas e 2 (duas) obras do artista convidado serão doadas ao acervo do Museu da UFPA. Neste caso caberá à direção do MUFPA decidir em comum acordo com o artista sobre quais obras deverão compor seu acervo e definir qualquer especificação técnica que porventura venha a ser necessário.
8.4 A divulgação dos premiados e selecionados será feita pela imprensa, internet e site do projeto. Em caso de desistência do artista em participar ou caso não seja localizado no prazo de 7 (sete) dias após a divulgação do resultado, sua participação ficará automaticamente cancelada.
8.5 A comissão de seleção e premiação é soberana para definir o resultado final da mostra e a inscrição do candidato importa em aceitação de todas as condições propostas no presente regulamento.
8.6 O V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e a Casa das Onze Janelas oferecerão as condições adequadas para a mostra, devendo todos os artistas selecionados fazer seguro de suas obras, pois a organização do projeto estará isenta de qualquer responsabilidade em caso de eventuais sinistros ou danos aos trabalhos.
8.7 No caso dos trabalhos dos artistas convidados, o projeto se encarregará dos custos de produção, transporte, embalagem, seguro das obras e outras necessidades técnicas para apresentação do trabalho.
8.8 Os artistas selecionados e convidados ao participarem das exposições cedem de forma não onerosa para o projeto as imagens de seus trabalhos durante o período de 1 (um) ano, a contar da data de abertura da mostra, que poderão ser utilizadas nas peças de divulgação por parte da empresa promotora e de seus patrocinadores, assim como para a publicação do catálogo do projeto. Estes também cedem durante esse período os direitos de exibição online dos trabalhos expostos nos museus para uma mostra virtual. As imagens dos trabalhos terão baixa resolução de tela, apenas para visualização, como forma de evitar a cópia resguardando assim os direitos de autoria. O projeto garante os devidos créditos dos artistas e a informação de que as referidas imagens, no caso de utilização, sejam contextualizadas no âmbito do projeto.
8.9 Calendário
8.9.1 Lançamento do edital de 2014 e do catálogo de 2013: 18/12/13
8.9.2 Inscrição: 19/12/2013 a 18/2/14
8.9.3 Seleção: 10 a 12/3/14
8.9.4 Entrega dos trabalhos selecionados: 13/3 a 10/4/14
8.9.5 Montagem da mostra: 14 a 21/4/14
8.9.6 Abertura da mostra:
Casa das 11 Janelas: 22/4/14
Museu da UFPA: 23/4/14
8.9.7 Oficinas e palestras: de março a junho de 2014
8.9.8 Ação educativa e visitação: 23/4 a 22/6/14
8.9.9 Desmontagem da mostra: 23 a 27/6/14
8.9.10 Devolução dos trabalhos: até 27/7/14
42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André - Inscrições
Cada artista pode escolher apenas uma modalidade e deverá, obrigatoriamente, inscrever 3 obras na categoria que escolher, com exceção das categorias instalação e interferência, nas quais o artista poderá submeter apenas um item. As obras inscritas devem ter sido produzidas a partir de 2011 até o período da inscrição e não podem ter participado do Salão em anos anteriores. "Aos participantes poderão ser conferidos prêmios, em dinheiro, no valor total de R$ 28.000,00 para prêmio-aquisição e de R$ 2.000,00 para prêmio-estímulo."
Categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação, interferência, vídeoarte e fotografia
Candidatos à Comissão de Seleção e Premiação: Agnaldo Farias, Enock Sacramento, Hugo Fortes, Katia Canton, Marco Buti, Maria Bonome, Olívio Tavares de Araújo, Paula Caetano, Sylvia Furagatti
Inscrições até 15 de fevereiro de 2014 PRORROGADAS até 28 de fevereiro de 2014
42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto
Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Rua Campos Sales 414, Santo André - SP
Informações: 11-4992-7730
REGULAMENTO
1. REGULAMENTO
1.1 A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo e Casa do Olhar Luiz
Sacilotto, promove este ano a 42ª edição da exposição de artes plásticas denominada "Salão de Arte
Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André”.
1.2 A exposição destina-se a reunir trabalhos nacionais contemporâneos representativos das Artes Plásticas.
1.3 Além da exposição de Artes Plásticas, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André poderá promover, estimular e aprovar quaisquer outras manifestações artísticas.
1.4 A abertura do 42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André será no dia 24 de abril de 2014, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André.
2. INSCRIÇÃO
2.1 Podem inscrever-se gratuitamente artistas brasileiros ou naturalizados residentes no País. Para participar o artista deverá promover sua inscrição por meio dos Correios no período de 20 de janeiro de 2014 a 15 de fevereiro de 2014. As fichas deverão ser enviadas para a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, à Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André, CEP 09015-200. Apenas as inscrições postadas até a data limite serão recebidas.
2.2 Será permitida apenas uma inscrição, por artista, em uma categoria específica de Artes Plásticas (pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação, interferência, vídeo arte e fotografia). O artista deverá, obrigatoriamente, inscrever 3 (três) obras na categoria que escolher, com exceção das categorias instalação e interferência, nas quais o artista poderá inscrever apenas uma obra. Todas as obras inscritas deverão, obrigatoriamente, ter sido produzidas a partir de 2011 até o período da inscrição e não podem ter participado do Salão em anos anteriores.
2.3 As obras deverão estar em condições de ser expostas sem causar danos físicos ao Salão. Em se tratando de instalação e interferência devem ser montadas pelo próprio artista, considerando a medida máxima de 2,20 m de altura (contando com o suporte, se houver) x 12 m² de base. Os artistas devem apresentar na primeira fase: memorial descritivo (assinado pelo responsável), uma planta e perspectiva; na segunda fase: maquete, montagem ou vídeo, a critério da Comissão de Seleção e Premiação.
Para performances, os artistas deverão apresentar: conceito e memorial descritivo (assinados pelo responsável) e um DVD, com uma apresentação da performance.
2.4 O transporte, a montagem e os materiais necessários referentes às instalações e performances são de responsabilidade exclusiva do artista, cabendo à Comissão Organizadora apenas a definição do local de montagem.
2.5 As inscrições só serão aceitas mediante o correto preenchimento dos itens abaixo:
A - Ficha de Inscrição (Anexo 1) devidamente digitada, que será válida para as duas fases da seleção, impressas a partir do site da Prefeitura de Santo André. Não serão aceitas inscrições preenchidas manualmente;
B - Memorial descritivo dos trabalhos (máximo uma página);
C - Pequeno texto (máximo uma página) sobre a pesquisa / produção;
D - Currículo do artista atualizado e resumido;
E - É obrigatória a apresentação de uma foto (no tamanho mínimo de 15 cm X 21 cm) de cada um dos 3 trabalhos, em papel fotográfico com alta qualidade. Não será aceito nenhum outro tipo de impressão. As fotos deverão estar coladas individualmente em folha A4 e identificadas no verso com os dados como segue, respeitando-se a sequência A, B e C das fotos: 1) nome do artista; 2) título da obra; 3) técnica empregada; 4) dimensões; 5) ano de execução da obra; 6) valor da obra expresso em moeda corrente. Conforme Anexo 2;
F - Em caso de obras tridimensionais, o artista deverá apresentar 2 fotos em ângulos diferentes, com as mesmas orientações do item “E” deste artigo, juntamente com uma descrição objetiva do trabalho, incluindo a área a ser ocupada e os materiais utilizados;
G - Para as categorias instalação e interferência que não puderem ser inscritas nos moldes do item E acima, deverão ser feitas mediante apresentação de um projeto único em que constem todas as informações que o artista julgar necessárias para a perfeita compreensão de sua proposta, e desde que contidas num envelope A4, tais como memorial descritivo (obrigatório), fotos, desenhos, croquis, fotos de maquetes, perspectivas tridimensionais, amostra de materiais, DVDs, CDs etc. Não serão aceitas inscrições via Internet.
H) Serão automaticamente desclassificados artistas que efetuarem mais de uma inscrição. Na inscrição de obras de autoria coletiva deverá constar o nome do grupo e de cada um dos participantes no currículo anexado ao dossiê, sendo que apenas um responsável preencherá e assinará a ficha de inscrição (assinalar na ficha o item inscrição em grupo) e receberá a premiação, se for o caso. Está vedada a inscrição individual de quaisquer dos participantes de trabalho em grupo.
3. ENVIO E DEVOLUÇÃO DOS TRABALHOS E PORTFÓLIOS
3.1 Serão desclassificados automaticamente os trabalhos enviados para a segunda fase que não corresponderem com as fotos apresentadas.
3.2 Para que a Organização do Salão efetue a devolução das fotos e obras, após seu devido uso na(s) fase(s) de seleção e exposição, os artistas deverão proceder, adequadamente, como segue:
3.2.1 Para o caso de devolução via correspondência, o artista deve enviar, junto com o portfólio e as fotos das obras, um envelope devidamente selado com o valor correspondente às despesas postais. Os envelopes que não estiverem selados, ou cujo valor não corresponder ao da postagem, permanecerão arquivados na Casa do Olhar Luiz Sacilotto pelo período de 30 (trinta) dias, a contar da data de divulgação dos resultados finais, à disposição para retirada.
3.2.2 Os prazos para a devolução dos portfólios e fotos, bem como da retirada das obras, após a divulgação dos resultados de cada etapa da seleção, e da exposição, ficam assim determinados, conforme cronograma.
3.3 Após período estipulado para retirada de obras, a Prefeitura de Santo André se reserva o direito de destinar o fim que melhor lhe convier a esses materiais. Se isso vier a ocorrer, fica vetado ao artista reclamar sobre o mesmo.
3.4 As obras entregues e/ou retiradas por transportadora/terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos e devidamente autorizados pelos artistas.
3.5 Para efeito de transporte das obras, a Prefeitura Municipal de Santo André não fornece Nota Fiscal.
3.6 O envio e a retirada das obras são de responsabilidade exclusiva dos inscritos, cabendo aos mesmos assegurar o envio e retirada, seja por correspondência ou transportadora, dentro do prazo descrito no cronograma. A Secretaria de Cultura e Turismo não se responsabiliza por extravios ou danos que os trabalhos enviados possam sofrer, sendo de responsabilidade dos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, incluindo o período de exposição.
4. COMISSÃO DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
4.1 A seleção e premiação das obras será realizada por uma Comissão de três membros, sendo dois deles eleitos pelos artistas inscritos e um indicado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Todos serão nomeados pela Prefeitura de Santo André (Anexo 3).
4.2 É vedada a participação dos membros da Comissão Julgadora por dois anos consecutivos.
4.3 Os artistas que fizerem parte da Comissão de Seleção e Premiação não poderão participar da exposição.
4.4 A Comissão de Seleção e Premiação se reunirá para eleger o presidente; selecionar as obras apresentadas pelos artistas na primeira e segunda fase; atribuir prêmio(s) e/ou distinções honoríficas na segunda fase.
4.5 A seleção dos inscritos no Salão de Arte Contemporânea será feita em duas fases: primeira e segunda fase. Sendo a primeira fase correspondente à inscrição mencionada no item 2.1. Para a segunda fase, os artistas selecionados terão o período de 18 de março a 29 de março de 2014 para enviar as obras.
4.5.1 Os participantes da segunda fase deverão entregar, junto com as obras, cópias do RG e CPF e dados bancários (banco, agência e conta corrente), no prazo determinado pela Secretaria de Cultura e Turismo.
4.6 Aos participantes do 42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André poderão ser conferidos prêmios, em dinheiro, no valor total de R$ 28.000,00 para prêmio-aquisição e de R$ 2.000,00 para prêmio-estímulo, corrigidos pelo INPC, de que trata a Lei Federal, em conformidade com a decisão da Comissão de Seleção e Premiação e com retenção dos impostos obrigatórios.
4.7 Os prêmios poderão ser conferidos a trabalhos de qualquer modalidade inscritas e distribuídos para vários artistas conforme decisão da Comissão, respeitando prêmio aquisição e prêmio estímulo.
4.8 Os artistas que tiverem suas obras premiadas automaticamente autorizam a veiculação das mesmas em meios de comunicação e na internet por meio do site da Prefeitura de Santo André.
4.9 As obras, às quais forem atribuídas prêmio-aquisição, serão incorporadas ao Patrimônio Artístico da Prefeitura de Santo André.
4.10 Fica a cargo da Comissão de Seleção e Premiação a distinção de outros prêmios que venham a ser oferecidos por terceiros.
4.11 As decisões da Comissão de Seleção e Premiação são irrecorríveis, facultando-lhe conceder ou não prêmios e/ou distinção honorífica.
Parágrafo Único - Em todas as reuniões da Comissão serão lavradas atas, as quais serão arquivadas na Casa do Olhar.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Fica a cargo da Comissão Organizadora a criação ou não de Salas Especiais.
5.2 Ao se inscrever, o artista aceita integralmente todas as disposições deste regulamento.
5.3 Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.
CRONOGRAMA
1ª FASE
Período de Inscrições - De 20/01/2013 a 15/2/2014 (SOMENTE PELOS CORREIOS)
Abertura da urna da Votação da Comissão Julgadora - 18/2/2014 – 10h, Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Resultados da 1ª Fase - 18/3/2014 (podendo ser prorrogado por mais 30 dias)
2ª FASE
Entrega das Obras Selecionadas - De 13 a 28/3/14 (de terça a sábado das 9h às 18h)
Resultados da 2ª fase - 14 de abril de 2014
Período de devolução das Obras Não selecionados na 2ª fase: De 15 de abril a 14 de maio de 2014 (de terça a sábado das 9h às 18h)
Período de Retirada das Obras - 2ª fase: De 08 de julho a 08 de agosto de 2014 (de terça a sábado das 9h às 18h)
Data de Abertura do 42º Salão: 24 de abril de 2014 às 20h
Período de Visitação: De 25 de abril a 28 de junho de 2014 – de terça a sábado das 9h às 18h
janeiro 10, 2014
5o Salão dos Artistas Sem Galeria na Xiclet e Zipper, São Paulo
Artistas selecionados nas edições anteriores, hoje são representados por galerias como Mendes Wood DM, Central Galeria de Arte, Fauna Galeria, Galeria Oscar Cruz, Galeria Pilar, entre outras.
Salão dos Artistas Sem Galeria - 5a edição:
Zipper Galeria, São Paulo, SP - 17/01/2014 a 15/02/2014
Casa da Xiclet, São Paulo, SP - 18/01/2014 a 16/02/2014
A 5ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), definiu os dez artistas selecionados que participarão de duas mostras coletivas simultâneas em São Paulo em 2014, na Galeria Zipper (de 16 de janeiro, das 19h às 22h, a 16 de fevereiro de 2014) e na Casa da Xiclet (de 17 de janeiro, das 19h às 23h, a 15 de fevereiro de 2014). São eles Clara Benfatti (França/SP), Flora Rebollo (SP), Zed Nesti (RJ/SP), Guilherme Callegari (SP), Sheila Ortega (SP), Marcos Akasaki (SP), Heleno Bernardi (MG/RJ), Daniel Duda (PR), Regina Cabral de Mello (EUA/RJ) e Tchelo (SP). O júri de seleção foi formado pelos curadores João Spinelli e Paula Braga e pelo galerista Elísio Yamada (Galeria Pilar).
O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. Alguns artistas selecionados nas edições anteriores deste salão, hoje são representados por galerias em São Paulo. Entre as galerias estão Mendes Wood DM, Central Galeria de Arte, Fauna Galeria, Galeria Oscar Cruz, Galeria Pilar, Galeria Lourdina Jean Rabieh, entre outras.
A 5ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido por este Mapa das Artes, recebeu 149 inscrições de 11 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. São Paulo compareceu com 94 artistas, sendo 77 da capital e 16 do interior, litoral e ABC. Rio de Janeiro teve 21 inscritos (17 da capital e quatro do interior e litoral). Paraná e Minas Gerais vieram em terceiro, com sete inscritos cada. Santa Cataria compareceu com seis inscrições. Em seguida vem Goiás e DF, com três inscrições cada. Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco têm dois artistas cada. Mato Grosso compareceu com uma inscrição.
A galeria paulistana Zipper foi indicada como preferida dos 149 artistas inscritos. A Zipper recebeu 29 votos opcionais e espontâneos. É a primeira vez que isso acontece. Nas quatro edições anteriores, a galeria preferida foi a Vermelho, que recebeu 19 votos nesta edição e ficou em segundo lugar. Foram seguidas pelas galerias Casa Triângulo (17), Fortes Vilaça (16), Emma Thomas (13), Central (9), Choque Cultural e Logo (8 cada ), Marília Razuk (7), Nara Roesler e Virgílio (6 cada), Luisa Strina, Leme, Millan, Mendes Wood, Blau Projects e Casa da Xiclet (5 cada).
Pelo 5º ano consecutivo, Agnaldo Farias foi o curador preferido dos 149 artistas inscritos ao receber o voto de dez dos inscritos. A diferença em relação às edições anteriores é que este ano Farias empatou com Mário Gioia, também mencionado por dez artistas. A indicação de até três curadores na ficha de inscrição era opcional e espontânea. Em seguida vieram Fernando Oliva (nove votos), Paulo Herkenhoff, Paulo Miyada e Cauê Alves (sete votos cada) e Josué Mattos e Juliana Monachesi (cinco votos cada).
Histórico
A 1ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria selecionou os artistas Affonso Abrahão (SP), Amanda Mei (SP), Bartolomeo Gelpi (SP), Bettina Vaz Guimarães (SP), Christina Meirelles (SP), João Maciel (MG), Luiz Martins (SP), Rodrigo Mogiz (MG), Pedro Wirz (brasileiro radicado na Alemanha) e Sandra Lopes (SP). O júri de seleção foi composto pelo curador Cauê Alves e pelos galeristas Mônica Filgueiras e Daniel Roesler. As mostras aconteceram na Casa da Xiclet e na Matilha Cultural.
A 2ª edição do Salão selecionou os artistas Maria Luisa Editore, Anne Cartault d´Olive, Adriano Amaral, Camila Alvite e Tatewaki Nio (São Paulo / SP); Sidney Amaral (Mairiporã / SP); Roma Drumond (Rio de Janeiro / RJ); Osvaldo Carvalho (Niterói / RJ); Luiz Rodolfo Annes (Curitiba /PR); e Tatiana Cavinato (Belo Horizonte / MG). O júri de seleção foi formado por três galeristas de São Paulo: Fábio Cimino (Zipper), Juliana Freire (Emma Thomas) e Wagner Lungov (Central Galeria de Arte Contemporânea).
A 3ª edição do Salão selecionou os artistas Cris Faria (baiano radicado em Zurique, Suíça), Danielle Carcav (RJ), Diego de los Campos (SC), Edney Antunes (GO), Julio Meiron (SP), Maria Isabel Palmeiro (RJ), Pedro di Pietro (SP), Roberta Segura (SP), Rodrigo Sassi (SP) e Victor Lorenzetto Monteiro (ES). Os artistas foram selecionados pelos galeristas Jaqueline Martins, Henrique Miziara (Pilar) e Marcelo Secaf (Logo).
A 4ª edição do Salão selecionou os artistas Fábio Leão (AL/SP), Layla Motta (SP), Paula Scavazzini (SP), Viviane Teixeira (RJ), Elizabeth Dorazio (MG/SP), Roberto Muller (RJ), Betelhem Makonnen (Etiópia/RJ), Fabíola Chiminazzo (PR/SP), Michelly Sugui (ES) e AoLeo (RJ). O júri de seleção foi formado pelo galerista Ricardo Trevisan (Casa Triângulo), pelo curador e professor da FAAP Fernando Oliva e pelo curador independente Gilmar Camilo (GO).