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setembro 20, 2013

Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes - Inscrições

O Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes vai contemplar 80 projetos de ocupação (27 este ano e 53 em 2014) para os Centros de Artes e de Esportes Unificados – ao todo, 360 distribuídos em todas as regiões do país. Cada projeto receberá R$ 100 mil para um período de ocupação de seis meses. Ação do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional das Artes – Funarte, o edital conta com investimento de R$ 3 milhões somente para 2013. A portaria foi publicada no dia 29 de agosto de 2013, no Diário Oficial da União.

Inscrições até 14 de outubro de 2013

Voltado a pessoas jurídicas que apresentem projetos de ocupação que envolvam pelo menos duas linguagens artísticas – dança, circo, música, teatro, artes visuais, literatura, arte digital e artes integradas -, o edital exige que os projetos contemplem em suas programações apresentações artísticas de circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo à leitura; exposições ou mostras de artes visuais; oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas; além de seminários, encontros e debates. Além disso, as atividades deverão ser realizadas por artistas, grupos, oficineiros ou mestres locais.

Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma SalicWeb, na internet, por meio do link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.

Veja os documentos online:

Posted by Patricia Canetti at 7:48 PM

setembro 5, 2013

Rumos Itaú Cultural: Entenda as principais mudanças no Rumos 2013

Como funciona

O programa Rumos Itaú Cultural completa 16 anos. Nesse período, possibilitou ações artísticas e culturais que atingiram um público de mais de 5,1 milhões de pessoas, selecionou 1.130 artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas, se reinventando a cada edição.

Em 2013, o Rumos Itaú Cultural apresenta mudanças profundas e estruturais em seu conceito, fruto do diálogo entre artistas, produtores, pesquisadores, cientistas e gestores da instituição. O resultado é uma estrutura adaptável que, independente da área de expressão ou do campo de reflexão, encara deslocamentos e desafios em seu processo e não apenas atende uma ação tradicional de constituição permanente e estável. Memória e transformação juntos em busca de melhoras.

É nosso papel propiciar ambientes para criação, experimentação, encontros, desencontros, leituras, releituras, assumindo os riscos e a incerteza como princípios da dinâmica do processo. É nossa obrigação criar diálogos e fomentar produções culturais de todos os tipos, individuais e/ou coletivas, de uma ou mais áreas de expressão artística e do pensamento.

Porque o artista, o agente, o coletivo ou o pensador sabe qual a melhor forma para seu trabalho e para se relacionar com os interlocutores, os critérios são móveis, livres, nunca reduzidos em suas complexidades. E porque um programa de fomento e apoio a artistas e pesquisadores deve ter o olhar voltado para o público e sua formação cultural.

No lugar de regulamento, o programa está estruturado em forma de perguntas e respostas. Convidamos você a esse mergulho.

Inscrições até 14 de novembro de 2013

Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, São Paulo
http://rumositaucultural.org.br
Atendimento: rumos@apps.itaucultural.org.br

1. Quem participa do Rumos Itaú Cultural?
Pessoas físicas com idade mínima de 16 anos* completados até o último dia de inscrição, até mesmo duplas, trios, coletivos ou grupos, e pessoas jurídicas com sede no Brasil, inclusive selecionados em outras edições do programa.

*Para os inscritos menores de 18 anos, salvo os emancipados, será exigido que seu(s) responsável(is) legal(is) assine(m) os termos contratuais previstos neste documento. Os menores de 18 anos deverão indicar na ficha de inscrição o nome e os dados de seu(s) representante(s) legal(is).

4. Quais as características dos trabalhos inscritos?
Podem ser inscritos trabalhos de arte e cultura brasileiras em quaisquer expressões artísticas e/ou intelectuais, apresentados e/ou desenvolvidos em quaisquer tipos de suporte, formato, área artística ou mídia.

11. Quais as modalidades do programa?
O projeto poderá ser inscrito em uma ou mais das modalidades indicadas na ficha de inscrição:

a. Circulação de repertório
Projeto de circulação de apresentações artísticas (teatro, dança, música, entre outros) e de acervos (artes visuais, fotografias, entre outros) no Brasil e no exterior;

b.Criação e/ou produção de obra
Projeto de desenvolvimento de trabalhos artísticos variados – de instalações, composições, performances, coreografias, roteiros, espetáculos, ensaios fotográficos, a programas de rádio, TV, internet, documentários, CDs e DVDs;

c. Desenvolvimento de plataformas e softwares
Projeto de desenvolvimento de programas de computador artísticos/culturais, como plataformas web, games, agentes inteligentes, aplicativos etc.;

d. Documentação
Organização e preservação de acervos, digitalização de documentos, entre outros, relacionados à arte e à cultura brasileiras;

e. Finalização de projetos
Projeto em andamento;

f. Formação
Projeto com foco na educação cultural, formal ou não formal, a ser realizado no Brasil;

g. Pesquisa
Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à arte e à cultura brasileiras;

h. Publicação
Projeto de edição de livro, catálogo, revista, jornal, fanzine, quadrinhos ou outros, em qualquer suporte;

i. Crítica
Projetos de crítica (acadêmica, jornalística ou outra) às produções contemporâneas em todos os campos de expressão artística;

j. Residência
Proposta de indivíduos ou coletivos para vivências em residências nas áreas de artes, cultura, pesquisa e educação no Brasil ou no exterior;

k. Oficina, seminário, encontro e similares
Projeto de realização de seminário, simpósio, debate e oficina, entre outros, com a possibilidade de convidados do Brasil e/ou do exterior;

l. Outras possibilidades
Projetos que não se incluam em nenhuma das modalidades acima podem ser especificados em detalhes para nossa avaliação.

17. Quem são os integrantes da comissão?
Juarez Fonseca, Marcelo Evelin, Marcelo Gomes, Nélio Bizzo, Reinaldo Pamponet, Regina Silveira, Valmir Santos e os gestores do Itaú Cultural Claudiney Ferreira, Edson Natale, Marcos Cuzziol, Sofia Fan, Sonia Sobral e Valéria Toloi.

A substituição de um membro da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural, se necessária, será feita em consenso entre os demais integrantes.

Acesse a lista completa de perguntas e respostas que estruturam o programa.

Posted by Patricia Canetti at 7:03 AM