|
abril 24, 2013
Bolsa Iberê Camargo 2013 - Inscrições
Lançamento de uma das principais bolsas de Artes Visuais do Brasil oferece três residências internacionais para artistas
O programa oferece 03 (três) bolsas para residências artísticas no exterior por períodos de curta duração, com a intenção de contribuir para a formação e o aprimoramento de artistas e incentivar atividades de intercâmbio e aprendizagem. Nesta edição, os candidatos terão três opções de destino: MAMbo, em Bolonha (Itália), CRAC, em Valparaiso (Chile), e Kiosko, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
Além das residências internacionais, a bolsa objetiva, igualmente, divulgar o trabalho de artistas brasileiros no site da Fundação Iberê Camargo e convidar um artista, também selecionado pela Comissão Julgadora, para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.
Inscrições de 25 de abril a 31 de julho de 2013
Fundação Iberê Camargo
Inscrições exclusivamente online
REGULAMENTO
Os artistas selecionados receberão da Fundação Iberê Camargo uma bolsa-auxílio cada um, com a cobertura dos seguintes custos:
1. inscrição e taxas, na instituição de destino, pelo período de dois meses;
2. passagem aérea ida e volta em classe econômica;
3. ajuda de custo no valor total de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para os contemplados com residência no exterior;
4. ajuda de custo no valor total de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), referente a uma semana de participação no Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas a partir do preenchimento da ficha de inscrição, do envio do projeto a ser desenvolvido na instituição escolhida e de um portfólio do artista. Todos os materiais devem ser enviados em formato digital.
1. Ficha de inscrição: o formulário a ser preenchido está disponível exclusivamente no site da Fundação Iberê Camargo (www.iberecamargo.org.br/bolsa). A inscrição será confirmada após o correto preenchimento de todos os campos obrigatórios da ficha eletrônica, gerando assim um número de inscrição, que efetivará sua participação.
A inscrição no processo seletivo implica a licença não exclusiva, sem limitação temporal e territorial, em favor da Fundação Iberê Camargo, para reprodução, edição, publicação, comunicação e exibição pública do trabalho inscrito, na sede da Fundação, no seu website na Internet, em redes sociais, em catálogos ou em outros meios, a seu exclusivo critério.
2. Escolha da instituição: na ficha de inscrição, o artista deverá selecionar uma das opções de residência: MAMbo (www.mambo-bologna.org/residenzaperartisti), em Bolonha (Itália), CRAC (www.cracvalparaiso.org), em Valparaiso (Chile), e Kiosko (www.kioskogaleria.com), em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
As residências têm como objetivo o desenvolvimento de um projeto. O artista deverá apresentar um projeto que possa ser realizado utilizando os recursos disponíveis nas instituições. A sua apresentação deverá ser suficientemente clara, podendo ser anexados a ela outros documentos ou fotos que o artista considere importantes para a compreensão da proposta.
3. Projeto: o projeto deverá ser descrito no momento da inscrição no campo "projeto". Poderá ter no máximo 2.400 (dois mil e quatrocentos) caracteres com espaço, contendo as informações necessárias sobre o trabalho que o candidato pretende desenvolver, no período de residência, na instituição selecionada. Projetos acima do limite de caracteres serão desconsiderados. A partir desta edição, os candidatos deverão inscrever o projeto também na versão do idioma exigido por cada instituição.
4. Portfólios: os portfólios deverão ser gravados em mídia digital (CD ou DVD) e enviados pelo correio para a Fundação Iberê Camargo, em envelope identificado com o número de inscrição, contendo os seguintes documentos digitais:
a) portfólio com cinco imagens de trabalhos realizados nos últimos dois anos e cinco imagens de outros trabalhos que sejam relevantes para a compreensão do percurso do artista (somente formatos JPEG ou PNG, tamanho 2MB no máximo por imagem); nos casos de trabalhos em vídeo, o candidato poderá enviar arquivos nos formatos AVI, MPEG ou MP4, com limite máximo de 5 minutos de duração por vídeo; se o vídeo original passar de 5 min., o artista deverá editá-lo de forma que fique com o tamanho solicitado, ou o mesmo será desconsiderado;
b) currículo atualizado e comprovação de participação do candidato em pelo menos três exposições individuais e/ou coletivas (ex.: convites/flyers virtuais, divulgação da exposição na internet, etc.), arquivos em formato DOC ou PDF;
c) no caso de candidatos residentes no estado do Rio Grande do Sul, comprovante de residência.
Nota: esses materiais poderão ser agrupados e enviados em um único arquivo PDF. Materiais impressos não serão considerados.
As mídias digitais deverão ser enviadas para:
Fundação Iberê Camargo / Bolsa Iberê Camargo
Av. Padre Cacique, 2.000 - CEP 90810-240 - Porto Alegre/RS
Para maiores informações ou dúvidas: www.iberecamargo.org.br/bolsa
As inscrições e o envio dos portfólios serão aceitos somente se realizados dentro dos prazos indicados, e nos formatos e tamanhos de arquivos informados no edital.
PERÍODO DE RESIDÊNCIA NO EXTERIOR
Outubro/novembro/dezembro de 2013.
PRAZO DE INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas no período de 25 de abril a 31 de julho de 2013.
CANDIDATOS APTOS A PARTICIPAR
As bolsas são destinadas a artistas brasileiros ou estrangeiros com residência comprovada há mais de cinco anos no Brasil, todos com participação prévia em pelo menos três exposições individuais e/ou coletivas e que atendam aos demais requisitos previstos neste edital.
Em todos os casos, serão priorizados os artistas em processo de formação, com pelo menos quatro anos de produção sistemática em arte.
SELEÇÃO
Será designada, pela Fundação Iberê Camargo, uma Comissão Julgadora formada por no mínimo três especialistas na área das artes visuais, que fará a seleção através do material enviado pelos candidatos.
Caberá à Comissão Julgadora:
a) selecionar os candidatos a serem contemplados com a Bolsa Iberê Camargo, sendo um para cada instituição em questão, com base nos seguintes critérios:
- preenchimento da ficha de inscrição e envio dos materiais de acordo com o disposto neste edital;
- qualidade conceitual e relevância do projeto a ser desenvolvido;
- justificativa e clareza da proposta;
b) selecionar dez (10) artistas cujos trabalhos serão divulgados no site da Fundação Iberê Camargo, no decorrer do ano de 2013/2014, com base nos mesmos critérios citados no item a.
c) caso o candidato contemplado seja impedido de cumprir o estágio oferecido pela bolsa (item a), transferir, em caráter de urgência, para um dos dez artistas selecionados para destaque no site, sem prejuízo ao programa de bolsas em curso;
d) selecionar um artista, a seu critério, dentre os inscritos, o qual receberá o convite para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura. O período de permanência no ateliê de gravura em metal, localizado em Porto Alegre, será de 01 (uma) semana, com o acompanhamento técnico da equipe do ateliê;
e) com o objetivo de fomentar a produção em Artes Visuais no estado do Rio Grande do Sul, onde se localiza a sede da Fundação Iberê Camargo, no caso de empate no processo de seleção, como critério de desempate será dada preferência a candidatos gaúchos ou com residência comprovada há mais de 5 (cinco) anos no estado do Rio Grande do Sul.
Nota: não haverá possibilidade de recurso contra a decisão da Comissão Julgadora.
IDIOMA
O recebimento da Bolsa Iberê Camargo, em sua décima segunda edição, requer o domínio da língua italiana, preferivelmente, ou inglesa para os candidatos que optarem por MAMbo, e domínio da língua espanhola para candidatos ao CRAC e Kiosko. A Fundação Iberê Camargo realizará teste de proficiência com o candidato contemplado.
OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO SELECIONADO
O artista selecionado assinará um termo de compromisso com a Fundação Iberê Camargo, no qual se compromete a:
a) fornecer à Fundação Iberê Camargo um relatório do período de residência, historiando atividades e trabalhos realizados;
b) fornecer informações sobre o desenvolvimento de seu trabalho no período de residência, para divulgação junto ao site da Fundação Iberê Camargo;
c) autorizar o uso de imagens de seu trabalho para divulgação pela Fundação nas diversas mídias;
d) caso solicitado pela Fundação Iberê Camargo, realizar, após o retorno ao Brasil, uma palestra aberta ao público, em Porto Alegre, relatando sua experiência com o trabalho desenvolvido na instituição estrangeira;
e) mencionar o recebimento da Bolsa Iberê Camargo em exposições ou divulgação do trabalho que for realizado no período da residência.
DISPOSIÇÕES GERAIS
1. O candidato que não apresentar as condições para participação previstas neste edital, considerando-se a instituição por ele selecionada no momento da inscrição, será preliminarmente eliminado e não terá o seu projeto avaliado.
2. A responsabilidade pela análise de necessidade e obtenção do visto para ingresso no país de destino é do artista selecionado; caso este fique impedido de viajar, poderá ser substituído por um artista dentre os 10 (dez) candidatos selecionados para destaque no site.
3. Artistas que já realizaram residência em qualquer uma das instituições não podem se inscrever para a Bolsa Iberê Camargo.
4. Cada candidato poderá ser beneficiado uma única vez pela Bolsa Iberê Camargo.
5. Não serão apreciadas candidaturas de pessoas vinculadas direta ou indiretamente à Fundação Iberê Camargo.
6. Os candidatos deverão se inscrever somente em uma das instituições oferecidas, sendo imediatamente desclassificado aquele que se inscrever em mais de uma instituição.
7. As premiações referentes ao Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura e site são de decisão da Comissão Julgadora.
8. Portfólios enviados fora do prazo não serão aceitos em hipótese alguma, e a Fundação Iberê Camargo não se responsabiliza pela sua guarda ou devolução.
9. Após a conclusão do processo de seleção, todas as mídias digitais serão destruídas, exceto as dos artistas selecionados.
10. A Fundação Iberê Camargo não fornecerá curso de preparação de idiomas; caso o candidato selecionado não tenha fluência no idioma requerido, a bolsa será concedida, em caráter de urgência, a um dos 10 (dez) candidatos selecionados para o site.
11. Se os trabalhos apresentados ficarem aquém do padrão de qualidade percebido pela Comissão Julgadora, a Fundação Iberê Camargo se reserva o direito de não selecionar qualquer candidato para realizar o programa de bolsas em questão.
12. Nos casos em que a Comissão Julgadora considerar pertinente, poderá alterar a instituição de destino selecionada pelo artista no ato da inscrição.
13. O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste edital.
14. Os casos omissos serão decididos pela Fundação Iberê Camargo.
INFORMAÇÕES
Fone | Fax: (51)3247-8000
E-mail: bolsa@iberecamargo.org.br
www.iberecamargo.org.br/bolsa
No site, os interessados podem encontrar mais informações sobre a Bolsa e as ações da Fundação Iberê Camargo.
CRONOGRAMA
Inscrições: De 25 de abril a 31 de julho de 2013
Júri: De 08 a 09 de agosto de 2013
Divulgação dos contemplados: 12 de agosto de 2013
abril 23, 2013
Prêmio ABCA 2012 - Vencedores
A Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA divulga os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais vencedores do prêmio ABCA 2012. As dez categorias do prêmio apontam destaques no cenário das artes plásticas, que mais contribuíram para a cultura nacional em 2012. A cerimônia de entrega do troféu, criado pelo escultor Nicolas Vlavianos, será dia 28 de maio, às 20 horas, no SESC Vila Mariana.
A abertura dos envelopes lacrados, com os votos de 81 membros da Associação, foi realizada na segunda-feira, 22 de abril, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo.
VENCEDORES
Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano - filiado)
Ângela Âncora da Luz (RJ)
Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada)
Almerinda da Silva Lopes pela publicação de Artes Plásticas no Espírito Santo: 1940-1969. Ensino, produção, instituições e crítica. Vitória: Editora UFES, 2012.
Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória)
Aline Figueiredo (MS)
Paulo Herkenhoff (RJ)
Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea)
Adriana Varejão (RJ)
Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante na área)
Ricardo Ohtake (SP)
Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória)
Regina Silveira (SP)
Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição)
Olívio Tavares de Araújo pela exposição Di Cavalcanti: Brasil e Modernismo, Museu Oscar Niemeyer, MON, Curitiba;
Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição)
GUERRA E PAZ, de Portinari apresentada no Memorial da América Latina, entre 07 de fevereiro e 21 de abril de 2012.
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação)
Instituto Moreira Salles (SP, RJ)
Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia)
Revista Piauí
Homenagens
Tomie Ohtake
Marcelo Grassmann
MAC USP
Destaques
Jacob Klintowitz
MuBE
BDMG
Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação de todos os associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade – realizada, nesta edição, em 13 de março passado. A votação foi feita por cédula rubricada com as indicações aprovadas e a apuração dos resultados é realizada por uma comissão de associados, com a participação da diretoria.
ABCA
Criada em 1949, a ABCA é a mais antiga associação brasileira de profissionais das artes visuais. Sua fundação, no Rio de Janeiro, foi liderada pelos críticos Sérgio Milliet, seu primeiro presidente, Mário Barata, Antonio Bento e Mário Pedrosa, entre outros.
Sua finalidade é reunir os críticos, incluindo os profissionais da crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil. Para isso, a ABCA realiza periodicamente seminários regionais, nacionais e internacionais, edita o Jornal da ABCA, e mantém o Arquivo e Laboratório de Crítica de Arte, onde trabalha a documentação da produção dos críticos de arte, desenvolve o estudo da história da entidade, debate a história e a prática da crítica de arte e a arte contemporânea. A associação colabora, ainda, com os poderes públicos e a iniciativa privada, por meio da participação em ações e realizações culturais de utilidade social e cultural que visam despertar e intensificar o interesse do público pela arte.
Diretoria da ABCA (2010-2013)
Presidente: Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves
Primeiro Vice-Presidente: Ana Cristina de Carvalho
Segundo Vice-Presidente: Ângela Ancora da Luz
Secretária Geral: Cláudia Fazzolari
Segunda Secretária: Neide Marcondes
Tesoureiro: Carlos Souliê do Amaral
Segunda Tesoureira: Daisy Peccinini
Vice-Presidentes Regionais:
Raul Córdula – Norte, Nordeste
Maria Adélia Menegazzo – Centro Oeste
Nadja Lamas – Sul
Marília Andrés Ribeiro - Sudeste
Conselho Fiscal Titulares: José Armando Pereira da Silva; Jacob Klintowitz; Ricardo Viveiros; Suplentes: Giovanna Bartucci; Mariza Bertoli; Oscar D´Ambrosio
Comissão de Credenciais: César Romero, Maria Amélia Bulhões, Elvira Vernaschi
Comissão de Ética: Almerinda Lopes, Carlos Perktold, Percival Tirapeli
abril 17, 2013
Prêmio ABCA 2012 - Indicados
Prêmio ABCA anuncia os vencedores de 2012 no dia 22 de abril
O tradicional prêmio nacional das artes visuais é dedicado a artistas, críticos, curadores, exposições e instituições, em dez categorias; entre os indicados estão representantes de SP, RJ, PR, MS, PB, ES, SC e MG
No dia 22 de abril, segunda-feira, a Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA - divulga à imprensa os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2012, segundo avaliação de seus membros.
A abertura dos envelopes lacrados contendo os votos será realizada no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura - em São Paulo. Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação de cerca de 150 associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade (realizada, nesta edição, em 13 de março). A votação é feita por cédula rubricada com as indicações aprovadas e a apuração dos resultados é realizada por uma comissão de associados, com a participação da diretoria.
Atualmente, o prêmio contempla dez categorias (veja lista dos indicados abaixo). O troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos, será entregue aos premiados no dia 28 de maio, às 20h, em cerimônia no SESC Vila Mariana. A ABCA põe em evidência personalidades por meio de homenagens e aponta destaques no cenário das artes plásticas.
A Associação foi criada em 1949 e o sistema de premiação em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais. A ABCA entrou para a história por sua presença significativa nos eventos artísticos desde a década de 1950 e teve papel na resistência ao regime militar, sob a liderança de Mario Pedrosa. Hoje é presidida por Lisbeth Rebollo Gonçalves.
INDICAÇÕES
Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano - filiado)
Ângela Âncora da Luz (RJ)
Dyógenes Chaves (PB)
Lygia Roussenq Neves (SC)
Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada)
Almerinda da Silva Lopes pela publicação de Artes Plásticas no Espírito Santo: 1940-1969. Ensino, produção, instituições e crítica. Vitória: Editora UFES, 2012.
Luiz Eugênio Teixeira Leite e Nelson Pôrto Ribeiro pela publicação de O Rio que o Rio não vê. Os símbolos e seus significados na arquitetura civil da cidade do Rio de Janeiro. São Paulo: AORI Produções Culturais, 2012.
Sandra Makowiecky pela publicação de A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2012.
Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória)
Aline Figueiredo (MS)
Fernando Cocchiarale (RJ)
Paulo Herkenhoff (RJ)
Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea)
Adriana Varejão (RJ)
Dora Longo Bahia (SP)
Valdir Rocha (SP)
Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante na área)
Bernardo Paz (MG)
Heitor Martins (SP)
Ricardo Ohtake (SP)
Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória)
Angelo Venosa (SP)
Eduardo Sued (RJ)
Regina Silveira (SP)
Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição)
Felipe Scovino e Paulo Sergio Duarte pela exposição Lygia Clark, uma retrospectiva, Itaú Cultural, São Paulo;
Olívio Tavares de Araújo pela exposição Di Cavalcanti: Brasil e Modernismo, Museu Oscar Niemeyer, MON, Curitiba;
Paulo Venâncio pela exposição Oswaldo Goeldi: sombria luz, Museu de Arte Moderna, MAM, São Paulo.
Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição)
ALBERTO GIACOMETTI, apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre 24 de março e 17 de junho de 2012.
GUERRA E PAZ, de Portinari apresentada no Memorial da América Latina, entre 07 de fevereiro e 21 de abril de 2012.
IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE, Obras-Primas do Museu d´Orsay, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, entre 04 de agosto e 07 de outubro de 2012, e Rio de Janeiro, entre 23 de outubro a 13 de janeiro de 2013.
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação)
Caixa Cultural (pela atuação nacional)
Instituto Moreira Salles (SP, RJ)
Museu Lasar Segall (SP)
Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia)
Revista Arte e Cultura da América Latina
Revista Piauí
Revista da USP
ABCA
Criada em 1949, a ABCA é a mais antiga associação brasileira de profissionais das artes visuais. Sua fundação, no Rio de Janeiro, foi liderada pelos críticos Sérgio Milliet, seu primeiro presidente, Mário Barata, Antonio Bento e Mário Pedrosa, entre outros.
Sua finalidade é reunir os críticos, incluindo os profissionais da crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil. Para isso, a ABCA realiza periodicamente seminários regionais, nacionais e internacionais, edita o Jornal da ABCA, e mantém o Arquivo e Laboratório de Crítica de Arte, onde trabalha a documentação da produção dos críticos de arte, desenvolve o estudo da história da entidade, debate a história e a prática da crítica de arte e a arte contemporânea. A associação colabora, ainda, com os poderes públicos e a iniciativa privada, por meio da participação em ações e realizações culturais de utilidade social e cultural que visam despertar e intensificar o interesse do público pela arte.
Diretoria da ABCA (2010-2013)
Presidente: Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves
Primeiro Vice-Presidente: Ana Cristina de Carvalho
Segundo Vice-Presidente: Ângela Ancora da Luz
Secretária Geral: Cláudia Fazzolari
Segunda Secretária: Neide Marcondes
Tesoureiro: Carlos Souliê do Amaral
Segunda Tesoureira: Daisy Peccinini
Vice-Presidentes Regionais:
Raul Córdula – Norte, Nordeste
Maria Adélia Menegazzo – Centro Oeste
Nadja Lamas – Sul
Marília Andrés Ribeiro - Sudeste
Conselho Fiscal Titulares: José Armando Pereira da Silva; Jacob Klintowitz; Ricardo Viveiros; Suplentes: Giovanna Bartucci; Mariza Bertoli; Oscar D´Ambrosio
Comissão de Credenciais: César Romero, Maria Amélia Bulhões, Elvira Vernaschi
Comissão de Ética: Almerinda Lopes, Carlos Perktold, Percival Tirapeli
abril 10, 2013
Convocatória Verbo 2013 - 9ª Edição da mostra de performance arte na Galeria Vermelho
A Galeria Vermelho está recebendo propostas de performances para a 9 ª edição da mostra de performance arte Verbo, que acontecerá de julho de 2013 a maio de 2014 e terá programas distintos, cada um dos quais terá lugar em uma terça-feira, em todos os espaços da Vermelho. A mostra de performance arte VERBO é um projeto sem fins lucrativos que visa promover a apresentação de ações, discussões e publicações ligadas à arte da performance. [scroll down to read in English]
Inscrições até 5 de maio de 2013
Propostas devem ser enviadas para verbo@galeriavermelho.com.br acima com os seguintes documentos:
- Descrição detalhada da performance (título, autor, ano, integrantes, duração e descrição).
- Imagens (minimo de 3) em baixa resolução.
- Link para visualização da performance na internet (para trabalhos já existentes).
Verbo 2013: Performance art festival / 9th edition - Open Call for proposals
Galeria Vermelho is currently receiving proposals for experimental performances for the 9th edition of VERBO performance art festival, to be held from July to December 2013. The 9th edition of VERBO will take place from July 2013 to May 2014 at Vermelho.
Deadline: May 5th, 2013
Proposals should be sent to verbo@galeriavermelho.com.br with the following documents:
- Detailed description of the performance (title, author, year, members, duration, and description).
- Images (minimum of 3) at low resolution.
- Link to preview performance on the Internet (for existing work).