|
abril 29, 2009
5ª Mostra de Vídeos da Faculdade Santa Marcelina - Inscrições e informações para o artista
A Mostra de Vídeos da FASM existe desde 2004 com o objetivo de apresentar e debater sobre a produção em Artes Visuais que utiliza o vídeo como uma de suas linguagens privilegiadas.
Serão selecionados oito trabalhos: três deles premiados com o material da Associação Cultural Videobrasil, parceira da FASM. Apresentaremos os trabalhos no espaço Eugénie Villien.
Categorias: Videoarte (single channel), Looping e Videoinstalação.
Júri de seleção: Carolina Toledo, Christine Mello e Mirtes Marins de Oliveira.
Inscrições até 8 de maio de 2009
Faculdade Santa Marcelina
5ª Mostra de Vídeos FASM
Rua Dr. Emílio Ribas 89, Perdizes, São Paulo - SP
CEP: 05006-020
11-38245800 – ramal: 842 ou 855 com Elisa ou Renata - Secretaria de Coordenação.
www.fasm.edu.br
Acesse aqui o edital completo e a ficha de inscrição.
Informações para o artista sobre o custo-benefício do edital
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS:
Serão selecionados oito trabalhos para exibição: três deles premiados com o material da Associação Cultural Videobrasil, parceira da FASM.
GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM
CUSTOS OPERACIONAIS - INSCRIÇÃO:
Envio da obra e ficha de inscrição. Para as categorias Videoarte e Looping: Arquivo de vídeo em formato DVD. As obras inscritas na categoria Videoinstalação devem ser submetidas em projeto específico, contendo DVD em anexo, relação dos equipamentos necessários e planta elucidativa da disposição do trabalho no espaço expositivo.
DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS:
Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.
INSCRIÇÕES
A inscrição é gratuita. A obra deve ser enviada pelo correio ou entregue pessoalmente no local de inscrição, nos formatos indicados no formulário, acompanhada de todos os itens listados em Materiais e Documentos. Os trabalhos devem ser entregues no seguinte endereço:
Faculdade Santa Marcelina
5ª Mostra de Vídeos FASM
Rua Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes, São Paulo - SP
CEP: 05006-020
OBS.: A organização da Mostra não se responsabiliza por eventuais danos de transporte.
Contato e Informações
(11) 38245800 – ramal: 842 ou 855 com Elisa ou Renata - Secretaria de Coordenação.
www.fasm.edu.br
PRAZO
Somente serão aceitos trabalhos postados até 8 de maio de 2009.
CATEGORIAS
Os trabalhos submetidos deverão ser inscritos nas seguintes categorias: Videoarte (single channel), Looping e Videoinstalação.
NÚMERO DE OBRAS
Cada participante poderá submeter até 3 (três) obras, mas a Mostra selecionará, no máximo, uma obra por autor.
FORMATO DAS OBRAS
As obras devem ser submetidas como:
1. Arquivo de vídeo em formato DVD (para as categorias Videoarte e Looping)
2. Obras inscritas na categoria Videoinstalação devem ser submetidas em projeto específico, contendo DVD em anexo, relação dos equipamentos necessários e planta elucidativa da disposição do trabalho no espaço expositivo.
MATERIAIS E DOCUMENTOS
Apenas serão considerados inscritos os trabalhos que chegarem ao local de inscrição acompanhados de: Formulário de Inscrição impresso, com todos os campos preenchidos e assinado, junto com um ou mais DVDs contendo a obra. No caso de obras em videoinstalação acrescenta-se a isto o projeto.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
O Formulário de Inscrição deve ser impresso, preenchido e enviado junto ao material. Basta completar todos os campos, assinar o Formulário e anexá-lo ao material a enviar. Só serão consideradas inscritas as obras que chegarem acompanhadas do Formulário de Inscrição impresso, além dos demais materiais aqui estabelecidos.
DEVOLUÇÃO DO MATERIAL INSCRITO
Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.
REGULAMENTO
REQUISITOS
Não serão aceitas obras de conteúdo institucional, promocional e publicitário.
CESSÃO DE DIREITOS
Os selecionados serão convidados a ceder à Faculdade Santa Marcelina os direitos de transmissão, difusão, arquivo, uso de trechos para fins promocionais e por serviços de mídia digital (Internet, CD-ROM, DVD) e impressão incidente sobre seus trabalhos. As cópias das obras selecionadas ficarão em propriedade da Faculdade Santa Marcelina, como parte do acervo histórico da Mostra, e poderão ser acessadas gratuitamente pelo público na biblioteca da FASM.
SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
SELEÇÃO
Serão selecionados 8 (oito) artistas dentre todos os inscritos.
Todas as obras inscritas serão submetidas a um júri de seleção, integrado por Carolina Toledo, Christine Mello e Mirtes Marins de Oliveira.
O júri de seleção poderá eventualmente convocar os inscritos na categoria videoinstalação para uma conversa sobre especificidades do projeto, a fim de analisar em conjunto a viabilidade da sua execução.
DIVULGAÇÃO
Os resultados da seleção serão divulgados via endereço eletrônico dia 19 de maio de 2009 ou por telefone (11) 3824-5800 – ramal: 842 ou 855 com Elisa ou Renata.
PREMIAÇÃO
Um júri especializado, integrado por Artur Lescher, Luisa Duarte e Stella Teixeira de Barros, premiará 3 (três) obras ao final da Mostra, por meio de um evento de premiação que contará com a presença de representantes do júri de seleção e premiação, com reflexões sobre o resultado da mostra. Fica a critério do júri, oferecer ainda menções especiais. O júri é soberano e sua decisão, final e irrevogável.
abril 16, 2009
Lançamento dos editais Rumos Itaú Cultural no Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Itaú Cultural lançam editais de fomento Rumos 2009 nas áreas das artes, do jornalismo cultural e promovem palestras e oficinas sobre processos de criação na arte contemporânea.
As modalidades dos editaís Rumos são nas áreas de expressões da Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural. Todas as informações sobre os editais podem ser obtidos no http://www.itaucultural.org.br/
16 e 17 de abril de 2009, quinta e sexta-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, campus Praia Vermelha
Av. Pasteur 250 fundos, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ
21-3873-5067
Programação Rumos no Rio de Janeiro - RJ
Dia 16 quinta - 19h
Abertura do evento: apresentação do editais Rumos edição 2009 (Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural) com representantes do Itaú Cultural: Kety Fernandes, coordenadora do núcleo do Audiovisual e Guilherme Kujawski, coordenador do núcleo de Arte e Tecnologia e do Itaulab.
palestra: Processos de Criação: A Obra de Charles Darwin como Exemplo de Processo Criativo com Nelio Bizzo
Em sua palestra Bizzo trata da possibilidade de estabelecer um paralelo entre a criação científica e a artística. Ele observa que nas últimas décadas a história da ciência passou por uma profunda transformação como campo de pesquisas. Nesse sentido, o trabalho de Darwin torna-se um tema privilegiado, dada a profusão de fontes disponíveis e as modificações pelas quais as suas teorias têm passado desde os primeiro escritos, até a publicação de seu livro mais famoso, Origem das Espécies, em 1859, e mais além.
Nelio Bizzo é biólogo, com pós graduação na área de biologia e educação. Estagiou em instituições inglesas, tendo estudado os manuscritos de Charles Darwin no Manuscripsts Room, da University of Cambridge Library, em Down House (Charles Darwin’s Memorial) e na British Library. É professor titular da USP e Fellow do Institute of Biology (Londres).
Dia 17 sexta - das 14 às 17h
Oficina Introdução à Web Colaborativa com Thiago Camelo
LOCAL: Laboratório Multimídia do Centro de Produção Multimídia
O objetivo da atividade é desmistificar a internet e o processo de escrita e mostrar como a web 2.0 pode fazer diferença no dia-a-dia do usuário. Com aulas práticas e lúdicas, ele dá noções básicas de como ampliar o repertório dos canais possíveis para a difusão de conteúdo na web e como utilizá-lo.
A participação é por ordem de chegada (20 vagas)
Thiago Camelo é bacharel em jornalista e cinema pela PUC-RIO. Trabalhou como monitor em aulas de Telejornalismo na mesma Universidade, além de ter atuado no jornal Folha Dirigida. Desde 2006, trabalha na Equipe Editorial do site Overmundo http://www.overmundo.com.br/ e colabora com outras publicações jornalísticas.
Dia 17 sexta - 18h
Palestras Cinema Expandido: Novos Formatos, Novos Espaços com André Brasil e Ronaldo Entler
LOCAL: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas
André Brasil aborda o processo de expansão do filme para além da sala de cinema, e os novos aspectos que ele adquire, devido aos recursos digitais de produção e projeção existentes. Se, nas palavras dele, de uma forma ou de outra estes conceitos sugerem uma superação do cinema provocada por sua própria expansão, durante a palestra, Brasil vai sugerir um caminho inverso: aquele que nos levaria não a uma superação do cinema, mas à sua infância.
Ronaldo Entler fala sobre o conceito de obra expandida e analisa o trabalho do documentarista francês Chris Marker que, nos anos 60, repensou o estatuto do cinema com uma inusitada obra de ficção científica, e hoje explora linguagens e ambientes alternativos para reinterpretar os registros que produziu ao longo de quase 60 anos de carreira.
André Brasil é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Geral (PUC/Minas) e integrante da equipe do programa de pós-graduação em Comunicação. Nesta instituição, coordena, ainda, o Centro de Experimentação em Imagem e Som (Ceis). Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu a tese de doutorado Modulação/Montagem: Ensaio Sobre Biopolítica e Experiência Estética. Participou da comissão de seleção dos 14º e 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica – Videobrasil e realizou, em 2006, a curadoria da Mostravídeo do Instituto Itaú Cultural, em Belo Horizonte e Belém. Atualmente é colaborador da Revista Cinética (Cinema e Crítica).
Ronaldo Entler é mestre em multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (IA/Unicamp), doutor em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e pós-doutor em multimeios pelo IA-Unicamp. Atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Atualmente, é professor e coordenador de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde também é professor da Faculdade de Artes Plásticas, e professor visitante no Programa de pós-graduação em Multimeios do IA-Unicamp.
Novidade: no BLOG http://rumos2009.wordpress.com/ todos podem acompanhar e interagir com as atividades Rumos por todo o Brasil
abril 13, 2009
Edital de Abertura de Concurso Público para Professor da Faculdade de Artes do Paraná
A abertura do Edital de Concurso Público para Admissão de Professor de Ensino Superior da Faculdade de Artes do Paraná, para o provimento de 06 (seis) vagas sendo 01 (uma) para cada área de conhecimento ou matéria/disciplina a seguir: História das Artes Visuais, História da Arte: Audiovisual e Novas Mídias, Roteiro e Estudos do Cinema Brasileiro, Ensino de Arte Visuais, Ensino de Teatro, Música/Musicoterapia, todas com Regime de Trabalho de 40 horas semanais (RT-40).
Inscrições de 22 a 28 de abril de 2009
Faculdade de Artes do Paraná - Setor de Protocolo
Rua dos Funcionários 1357, Cabral, Curitiba - PR
CEP: 80.035-050
Segunda a Sexta, 10-17h e 18-19h30
Área: Artes Visuais
Matéria/Disciplina: História das Artes Visuais.
Requisito/Titulação mínima:Pós-graduação: Mestrado em História ou em áreas afins; Graduação:Bacharelado ou Licenciatura em Artes Visuais ou Artes Plásticas ou Desenho ou Escultura ou Fotografia ou Gravura ou Pintura ou Arquitetura ou Comunicação ou Design ou Museologia; ou Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas.
Área: Artes Visuais
Matéria/Disciplina: História da Arte: Audiovisual e Novas Mídias
Requisito/Titulação mínima: Pós-Graduação: Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Humanas ou Linguística, Letras e Artes; Graduação: em Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Humanas ou Linguística Letras e Artes.
Área: Cinema
Matéria/Disciplina: Roteiro e Estudos do Cinema Brasileiro.
Requisito/Titulação mínima:Pós-Graduação: Mestrado em Ciências Humanas, ou Ciências Sociais Aplicadas ou Artes; Graduação: em Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas ou Artes; Experiência Profissional: Docência na área de Cinema /audiovisual, de, no mínimo, 01 (um) ano.
Área: Ensino de Arte Visuais
Requisito/Titulação mínima:Pós-graduação: Mestrado em Educação ou Arte-Educação ou Arte(s) ou Linguagens Artísticas ou Comunicação e Linguagens ou Artes Visuais ou Artes Plásticas ; Graduação: Licenciatura em: Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas ou Artes Visuais ou Desenho ou Arte(s); Experiência profissional: atuação como professor de Arte na Educação Básica por, no mínimo: 1 (um) ano.
Área:Ensino de Teatro.
Requisito/Titulação mínima: Pós-Graduação: Mestrado em Educação ou Arte-Educação ou Arte(s) ou Linguagens Artísticas ou Linguagem e Comunicação; Graduação: Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas ou Licenciatura em Teatro.
Área: Música/Musicoterapia
Matéria/Disciplina: Pesquisa sonora, percepção, improvisação e execução em instrumentos harmônicos, melódicos e percussivos e voz.
Requisito/Titulação mínima: Bacharelado em Musicoterapia com Especialização em Áreas afins, ou Bacharelado ou Licenciatura em Música com Especialização em Musicoterapia.
abril 9, 2009
Selecionados Prêmio Energias na Arte - Instituto Tomie Ohtake
Júri
Agnaldo Farias, Chiara Banfi, Eduardo Brandão, João Pinharanda, Rubens Espírito Santo, Stela Barbieri
Selecionados
Adriano Woellner (Curitiba –PR)
Ana Carolina de Leos Sario (São Paulo – SP)
Ana Elisa Egreja (São Paulo – SP)
Ana Laura Duarte Martins Estaregui (São Paulo – SP)
Ana Luiza Flores Cople (Volta Redonda – RJ)
André Alessandrini Feliciano (São Paulo – SP)
André Ricardo de Almeida (São Paulo – SP)
André Sztutman (São Paulo – SP)
Camila Mifano Marcondes Nassif (São Paulo – SP)
Carla Chain (São Paulo – SP)
Fernanda Barros Barreto (São Paulo – SP)
Flávia Junqueira Ângulo (São Paulo – SP)
Flora Rebollo (São Paulo – SP)
Giovanni Ferreira de Souza (Porto Alegre – RS)
Gustavo Nóbrega (São Paulo – SP)
Iuri Tavares de Souza Casaes (Rio de Janeiro – RJ)
Luar Maria Escobar (Rio de Janeiro – RJ)
Lucas Foianesi Arruda (São Paulo – SP)
Luciana Paiva Pinheiro (Brasília – DF)
Marcela Rebelo Tiboni (São Paulo – SP)
Renata De Bonis (São Paulo – SP)
O “Prêmio Energias na Arte”, organizado pelo Instituto Tomie Ohtake, dedicado a jovens talentos das artes plásticas, divulga os nomes dos 21 selecionados entre os 364 artistas concorrentes de todo o Brasil. O júri, presidido pelo curador e professor Agnaldo Farias, foi composto por: João Pinharanda, crítico português; Stela Barbieri, artista e diretora do setor educativo do Instituto Tomie Ohtake; Eduardo Brandão, artista, professor da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e sócio da Galeria Vermelho; Rubens Espírito Santo, artista; e Chiara Banfi, artista vencedora do Prêmio realizado pelo Instituto em 2004.
O júri pautou-se fundamentalmente pela diversidade e originalidade das proposições enviadas, por entender que esses dois critérios encampam o escopo do “Prêmio Energias na Arte”, voltado ao incentivo da arte emergente do nosso país. Os três finalistas serão divulgados na abertura da exposição dos trabalhos selecionados, dia 26 de maio, no Instituto Tomie Ohtake.
O Prêmio Energias na Arte é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake que, em parceria com o Instituto EDP Energias do Brasil (empresa do Grupo EDP Energias de Portugal), retoma seu programa dedicado a estimular a produção contemporânea entre o público universitário.
abril 6, 2009
Bolsas de estudo em artes plásticas da Fundação Marcelino Botin - Inscrições e informações para artistas
Categorias: Bolsa para pesquisas pessoais e investigação e Bolsa de formação
Inscrições até 8 de maio - resultado em 17 de julho de 2009
Fundación Marcelino Botín
Calle Pedrueca 139003, Santander, Espanha
(34) 942-226072/360494 ou fmabotin@fundacionmbotin.org
www.fundacionmbotin.org
Público-alvo: artistas de 23 a 40 anos de qualquer nacionalidade
Duração: 9 meses
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHO PARA PREMIADOS:
- Para residências fixas: 16 mil euros
- Para residências em outros países: 24 mil euros
- Para residências nos Estados Unidos: 28 mil euros
As bolsas estão sujeitas a dedução de impostos e devem cobrir custos de viagens, alojamento, aluguel de ateliê e compra de material.
GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM
CUSTOS OPERACIONAIS - INSCRIÇÃO:
Envio postal ou físico de:
a) Ficha de inscrição preenchida;
b) Cópia de documento de identidade, visto e passaporte;
c) Fotografia 5 x 7;
d) Endereço e telefone tanto do país de origem quando do de residência;
e) Currículo de no mãximo 3 páginas A4 contendo indicações de estudos, atividades profissionais, exposições, prêmios, bolsas etc;
f) Documentação gráfica;
g) Projeto contendo:
Na categoria "Bolsa para projetos pessoais e de investigação":
- Título e resumo (máximo de 100 palavras)
- Memória com objetivo, plano de trabalho e justificativa (máximo de 10 páginas A4)
Na categoria "Bolsa de formação":
- Informaçõe sobre o centro de formação escolhido (lugar, cronograma, taxas admissionais etc)
- Justificativa do plano de estudos 9máximo 2 páginas A4)
CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
Seguro saúde durante os 9 meses de bolsa, montagem de exposição e edição de catálogo ao final da residência.
DEVOLUÇÃO:
Sim