|
dezembro 3, 2007
Programa de residências: Artist Links - Inscrições e Informações para o artista
Programa de residências: Artist Links
Aberto para todas as modalidades de arte
Terceira rodada de inscrições até dia 21 de janeiro de 2008
Artist Links Programme
British Council
Rua Ferreira de Araújo 741 3º andar, Pinheiros, São Paulo - SP 05428 002
Skype: Artistlinks
artistlinks@britishcouncil.org.br
www.artistlinks.org.br
Programa conjunto do Arts Council England e do British Council
Apoio: Visiting Arts
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS: a residência, para os selecionados
GANHO PARA SELECIONADOS: ajuda de custo entre £3.000 e £10.000
CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: O Artist Links mantém negociações estreitas com as organizações com quem mantém parcerias, para assegurar que as necessidades diárias estejam sendo atendidas. Tradutores, guias e outras formas de auxílio podem ser organizados para os artistas ao longo de toda a duração do projeto.
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- apenas material digital
EXPOSIÇÃO:
- o artista deve organizar um espetáculo ou exposição. A natureza da mostra irá variar de uma forma de arte para outra e pode compreender tudo, desde uma exposição em galeria, uma apresentação, uma leitura, a um simples bate-papo com o público interessado.
Artist Links Programme - Edital
O Artist Links é um programa conjunto do Arts Council England e do British Council, com o apoio do Visiting Arts, cujo objetivo é o desenvolvimento e a implementação de uma rede de associações colaborativas que resultem em intercâmbios, estágios, produções conjuntas e oportunidades de desenvolvimento entre países.
O projeto ativa o direito dos artistas de transitar em busca do desenvolvimento de seu trabalho e incentiva um ambiente de culturas cruzadas entre a Grã-Bretanha e outras culturas através de períodos de residência e pesquisa.
Iniciado em 2003, o programa piloto apoiou e construiu pontes culturais entre Inglaterra e China.
Usando sua vasta experiência nos cenários das artes do Brasil e da Inglaterra e seu profundo conhecimento da diversidade cultural desses países, o Artist Links agora oferece oportunidades a artistas que vivem na Inglaterra e no Brasil de passar uma temporada no outro país desenvolvendo sua prática artística. O programa conta com parcerias, em ambos países, com importantes instituições de arte que compartilham dos mesmos objetivos e podem oferecer apoio profissional aos artistas durante sua residência.
O Programa está aberto a artistas em todos os estágios de sua vida artística e praticantes de formas de arte que incluem Música, Artes Cênicas e Dramaturgia, Live art, Literatura, Artes Visuais, Escultura, Novas Mídias e Artes Digitais, Dança e outras práticas artísticas. A qualidade artística da proposta constitui um critério de suma importância.
A duração de uma residência dependerá do projeto - e do orçamento - proposto por cada artista. Não há um formato particular de residência, e isso dependerá do projeto - e intuito - de cada artista.
Os projetos serão selecionados através de um processo aberto e selecionados por profissionais do Arts Council England e do British Council, com base em avaliações externas de profissionais da arte do Brasil e do Reino Unido.
A próxima rodada de inscrições abrem em 31 de Março e encerram em 04 de Junho de 2007. A seguir, novos processos de inscrições serão realizados a cada 6 meses.
PRÉ-REQUISITOS
Os candidatos podem ser de qualquer nacionalidade, devem ter acima de 18 anos e residirem no Brasil ou na Inglaterra há mais de 5 anos OU o artista deverá demonstrar que sua prática artística se baseia na sua residência na Inglaterra ou no Brasil.
Não existem restrições quanto a deficiências físicas, formação ou grau de capacidade artística.
Não há restrições em relação ao grau de capacidade lingüística, apesar do conhecimento de inglês e português ser um dos fatores inclusos na seleção. Quando o projeto inscrito demonstrar claramente a necessidade de comunicações constantes em português e inglês, será solicitado ao candidato que demonstre como tal necessidade será atendida.
INCRIÇÕES
Ao iniciar o processo de inscrição, aconselhamos que as notas de orientação sejam lidas cuidadosamente.
Para a segunda rodada, o formulário de inscrição e as Notas de Orientação poderão ser baixados nos formatos PDF, RTF e Word a partir do dia 31 de Março.
Para ser qualificada para avaliação, sua inscrição deve incluir:
· Formulário de inscrição datado com todas as perguntas do formulário de inscrição respondidas, além dos custos do projeto preenchidos (seção C do formulário)
· Uma descrição do projeto seguindo os títulos que pedimos (você deve usar esses títulos na sua inscrição ou esta não será qualificada para avaliação)
· Um CV (curriculum vitae) usando o formato fornecido
· Material de apoio de até 5 MB
Envie sua inscrição completa para round2@britishcouncil.org.br
A segunda rodada de inscrições encerrará no dia 04 de Junho de 2007.
F OMULARIO DE INSCRIÇÃO
Ao iniciar o processo de inscrição aconselhamos os candidatos a ler o novo Formulário de Inscrição e as novas Notas de Orientação com cuidado.
Você pode baixar estes arquivos em MS Word ou RTF no site www.artistlinks.org.br. Você pode também baixar e alterar os arquivos RTF de acordo com suas necessidades, por exemplo se precisar de uma fonte maior.
Quaisquer outras perguntas a respeito do processo de inscrição devem ser encaminhadas para artistlinks@britishcouncil.org.br ou enviadas por correio para o British Council, São Paulo.
Artist Links Programme
British Council
Rua Ferreira de Araújo, 741 3º andar
Pinheiros
05428 002
São Paulo SP Brazil
SELEÇÃO
Os candidatos serão selecionados através de um procedimento de inscrições conduzido em inglês e português, duas vezes ao ano. As inscrições serão realizadas através de um processo aberto pela Internet e a seleção será feita por uma comissão de seleção formada pelo Arts Council England em conjunto com o British Council e profissionais das artes dos dois países, nomeados para cada rodada de seleção e observando as prioridades estabelecidas para cada rodada.
As inscrições serão avaliadas com base em critérios que utilizam um sistema de pontuação. Os critérios considerarão:
· Formação artística
· Experiência profissional
· Conhecimento público do trabalho (mostras, exposições, apresentações, etc.)
· Críticas profissionais
· Referências profissionais
O projeto também será pontuado de acordo com:
· Relevância para a Inglaterra / Brasil
· Prática artística do candidato
· Prova de pesquisa anterior sobre residência, etc
· Potencial para chegar a um resultado alcançável ao longo do período de tempo previsto pelo prêmio
A qualidade artística da proposta constitui um critério de suma importância.
Projetos de arte como meios para outras finalidades (por exemplo, ascensão social ou constituição de riqueza) não serão julgados pelo valor de suas finalidades, mas pelo valor artístico intrínseco da proposta em si, refletindo e reforçando a natureza de cunho artístico do projeto.
Os critérios de seleção utilizados pela comissão julgadora serão publicados no website e avaliados pelos conselheiros do Arts Council England, de forma a assegurar sua plena observância à legislação que prevê oportunidades iguais no Reino Unido, na União Européia e no Brasil, assim como outras leis. O British Council e o Arts Council England estão comprometidos com igualdade de oportunidades para os artistas e acolhe inscrições de artistas independentemente de sua raça, deficiência, sexo, classe ou orientação social.
FAQ
Essa seção disponibiliza as perguntas feitas com maior freqüência e apresenta informações gerais sobre o Programa Artist Links Inglaterra-Brasil.
Caso surjam outras dúvidas, por favor, clique aqui.
Qual é o objetivo da ajuda de custo do Programa Artist Links?
O Artist Links existe para oferecer oportunidades de desenvolvimento para artistas entre o Brasil e a Inglaterra, apesar de se esperar que o programa se estenda por todo o Reino Unido. Isso significa uma oportunidade de passar um tempo no outro país, trabalhando no desenvolvimento de um projeto de arte específico. Esses projetos podem fazer parte do desenvolvimento artístico pessoal ou ter o objetivo de criar uma conexão entre artistas ou estruturas no Brasil ou na Inglaterra.
Qual é a programação?
Outono de 2007 - Primavera de 2009 (Brasil). O programa será encerrado oficialmente no final de outubro de 2009.
Que tipo de prática artística?
O programa acolhe propostas de artistas contemporâneos que procuram criar um trabalho inusitado.
Quais formatos de arte?
Seu projeto pode transitar em múltiplas formas de arte, tais como: música e ambientes sonoros; performances e live art; artes visuais, como pintura, fotografia e imagem digital; instalações; arte tecnologia e arte web; vídeo e animação; dramaturgia e literatura; dança e coreografia.
O Artist Links é para artistas individuais ou grupos?
Artistas individuais. Porém um pequeno grupo de artistas também poderá inscrever-se para uma ajuda de custo, contanto que sua prática artística seja claramente conjunta. Ainda assim, as inscrições devem ser enviadas no nome de apenas um dos artistas. Os recursos não cobrem residências para grupos grandes, tais como grupos de teatro ou dança, mas o programa pode cobrir o intercâmbio previsto de pessoas criativas que exercem funções essenciais no desenvolvimento de novos conceitos ou relações. Essa é uma oportunidade de desenvolvimento criativo para artistas.
Quantos artistas serão contemplados com ajudas de custo?
Em torno de 20 a 30 projetos, individuais ou de pequenos grupos, serão realizados anualmente entre 2007 e 2009. Nesse total estão incluídos todos os projetos a serem realizados na Inglaterra e no Brasil.
Qual o valor de uma ajuda de custo do Artist Links?
Geralmente entre £3.000 e £10.000. O valor final dependerá das necessidades de cada projeto em particular.
Sou um artista de 29 anos que vive em Londres. Gostaria de me inscrever, mas sou Sul-Africano - sou elegível?
Você é elegível se estiver morando na Inglaterra ou no Brasil, no mínimo há 5 anos, OU puder provar que sua prática artística está fundamentada em sua residência na Inglaterra ou no Brasil. Se você for um artista brasileiro morando na Inglaterra, ou vice versa, você poderá se candidatar se preencher o requisito mínimo de residência.
Qual é a duração normal de um Projeto / Viagem de pesquisa / Residência?
Geralmente um mês, no mínimo. Quatro semanas passam rápido; muitos artistas sentem que estão apenas começando quando têm que partir. As experiências do passado demonstram que um período de 6 a 10 semanas é preferível, se possível.
Posso fazer uma viagem de retorno para fins do projeto?
Sim, se de fato uma viagem de retorno fizer parte de um projeto real e isso estiver previsto na proposta do projeto. Apenas um pagamento será feito para o mesmo projeto.
Que tipo de apoio a equipe do Artist Links oferece?
A equipe do Artist Links e sua rede possuem um conhecimento profundo sobre o contexto das artes em ambos os países. O programa não foi criado apenas para custear o projeto, mas acompanhá-lo e apoiá-lo ao longo de certo período de tempo, de forma a contribuir para um contexto de mobilização cultural cruzada entre o Brasil e a Inglaterra. Portanto, em muitos aspectos, o programa atua como um produtor criativo no desenvolvimento de idéias e na implementação de projetos. O Artist Links mantém negociações estreitas com as organizações com quem mantém parcerias, para assegurar que as necessidades diárias estejam sendo atendidas. Tradutores, guias e outras formas de auxílio podem ser organizados para os artistas ao longo de toda a duração do projeto. A Equipe também permanece como constante ponto de contato para os artistas, caso queiram discutir o desenvolvimento do trabalho de seu projeto durante sua estadia no Brasil ou na Inglaterra.
O quê se espera dos artistas?
Espera-se que os artistas sejam bastante ativos na busca de sua própria pesquisa, com antecedência, e tenham total responsabilidade sobre seu trabalho, necessidades e relacionamentos, enquanto estiverem no Brasil ou na Inglaterra. Espera-se que os artistas estejam cientes de que são sua própria voz num contínuo diálogo cultural cruzado e, portanto, espera-se que usem sua posição de maneira significativa e responsável. Em termos práticos, apesar da oferta de largo apoio, espera-se que, em geral, os artistas sejam razoavelmente independentes. Por exemplo, que eles procurem seus próprios bilhetes de passagens internacionais, providenciem seus próprios vistos e programem a forma como irão despender seu próprio tempo.
Terei que organizar um espetáculo ou exposição?
Sim, na maioria dos casos, uma mostra informal de algum tipo será necessária. Isso ajuda os anfitriões e redes locais de artistas a entenderem a prática do artista visitante. Também é muito útil na apresentação dos artistas a futuros colaboradores e amigos. A natureza da mostra irá variar de uma forma de arte para outra e pode compreender tudo, desde uma exposição em galeria, uma apresentação, uma leitura, a um simples bate-papo com o público interessado.
E depois do projeto inicial, o que acontece?
O Artist Links pode gerar muitas oportunidades em termos de acesso, informação e intercâmbio. A Equipe tenta permanecer muita atenta ao desenvolvimento futuro do trabalho do artista e, se possível, facilitar esse trabalho. Por exemplo, nós mantemos uma rede ativa com parceiros potenciais para futuras produções ou turnês, mas não podemos oferecer produção de escala total. Naturalmente, isso também depende do comprometimento ativo dos próprios artistas.
Selecionados 14º Salão da Bahia
Selecionados 14º Salão da Bahia
Adriana Marin e Daniela Marin (São Paulo - SP)
Alessandra Cestac (São Paulo - SP)
Andrés Rúbio (Salvador - BA)
Carlos Franzoi (Joinville - SC)
Casa de Marimbondo (Paulista - PE)
Chico Togni e Antonio Ewbank (São Paulo - SP)
Cláudia Vieira (Porto Alegre - RS)
Dacio Bicudo (São Paulo - SP)
Dália Rosenthal (São Paulo - SP)
Dirceu Maués (Belém - PA)
Elisa de Magalhães (Rio de Janeiro - RJ)
Eneida Sanches Salvador BA
Evelyn Tannus (São Paulo - SP)
Felipe Cohen (São Paulo - SP)
Fernanda Figueiredo e Eduardo Matos (São Paulo - SP)
Fernanda Goulart (Belo Horizonte - MG)
Gaio Matos (Salvador - BA)
Joacélio Batista (Belo Horizonte - MG)
João Angelini (Planatina - DF)
João Castilho Belo Horizonte MG
João Penoni (Rio de Janeiro - RJ)
Junko Tokeshi (Fortaleza - CE)
Leonardo Costa Braga (Belo Horizonte - MG)
Luiz Braga (Belém - PA)
Marcondes Dourado (Salvador - BA)
Matheus Rocha Pitta (Rio de Janeiro - RJ)
Maurício Brandão (São Paulo - SP)
Micheline Torres (Rio de Janeiro - RJ)
Monica Piloni Nunes (São Paulo - SP)
Naiah Mendonça (São Paulo - SP)
Pedro Motta (Belo Horizonte - MG)
Rodrigo Araújo (São Paulo - SP)
Rogério Pinto (São Paulo - SP)
Sérgio Allevato (Rio de Janeiro - RJ)
Sérgio Vasconcelos (Recife - PE)
Simone Cupello (Rio de Janeiro - RJ)
Tamara Andrade (São Paulo - SP)
Taty Blass (São Paulo - SP)
Tiago Judas (São Paulo - SP)
Tonico Portela (Salvador - BA)
Wagner Morales (São Paulo - SP)
Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. Contorno s/nº, Solar do Unhão, Salvador - BA
71-3117-6065 ou salao@mam.ba.gov.br
www.mam.ba.gov.br
14º Salão da Bahia: 17 dezembro 2007 a 17 fevereiro 2008