|
outubro 31, 2006
Selecionados e premiados 38º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
38º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
Artistas selecionados:
Adriana Encilia Marin - São Paulo -SP
Ana Niski Zveibil - São Paulo - SP
Ana Teresa Armando Zanetti - São Paulo-SP
Antonio Carlos de Almeida Pereira - São Paulo-SP
Antonio Sérgio Firmino - Americana-SP
Caio Jorge Ribeiro dos Santos - São Paulo-SP
Cynthia Ethel Girardengo - São Paulo - SP
Diego Castro Pedroso - Guarulhos - SP
Elisabeth Marques Aires - Curitiba - PR
Fabian Molas Rodrigues - São José do Rio Preto - SP
Felipe Scandelari - Curitiba - PR
Flávia de Andrade Tonelli - Valinhos - SP
Genilson Conceição da Silva (Victor Venas) - Salvador - BA
Gerda Giudice Rocha Thamm - São Paulo - SP
Glayson Arcanjo de Sampaio - Uberlândia - MG
Júlia Barrera Salgueiro - Campinas - SP
Karen Fortunée de Picciotto Kabbani - São Paulo -SP
Leonardo Rodrigues - Ribeirão Preto - SP
Lucas Pantaleão - Mirassol - SP
Luciano Avelar Ribeiro - Sete Lagoas - MG
Luiz Antonio dos Anjos Souza - Ananindeua - PA
Marcela Rebelo Tiboni - São Paulo - SP
Maria Aparecida Lemos - Curitiba - PR
Mônica Soares Tinoco Sanovicz - São Paulo - SP
Natália Fernandes Brescancini - Campinas - SP
Olívia Niemeyer Santos - Campinas- SP
Oswaldo Ferreira de Carvalho - Niterói - RJ
Peter Paulo Vitor de Brito - São Paulo - SP
Regina Ferreira Helon - São Paulo - SP
Roberto Barbi Gabriel - São Paulo -SP
Rodrigo Gugliotti Nucci - Tremembé-RS
Rosali Maria Schumacher Plentz - Porto Alegre- RS
Rosilene Leite Fontes - São Paulo-SP
Sidney Chaves Lacerda - São Paulo-SP
Virgínia Margaret Burtscher Welch - Piracicaba-SP
Yara dos Santos Dewackter - São Paulo -SP
Ynaiá de Paula Souza Barros - Campinas-SP
Artistas premiados:
Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal:
Claudio Hideki Matsuno - São Paulo
Claudio Siqueira Caropreso - São José dos Campos- SP
Zandra Coelho de Miranda Santos - Campinas- SP
Prêmo Aquisitivo Câmara Municipal:
Camila de Carvalho Alvite - São Paulo-SP
André Americano Malinski (Anilina) - Curitiba-PR
Comissão de seleção e premiação: Antonio Peticov, Celso Fioravante, Lygia Arcuri Eluf
Parque Engenho Central Armazém 14
Av Beira Rio s/nº - acesso pela Passarela Pênsil, Piracicaba - SP
38º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba: 27 de outubro a 27 de novembro de 2006
outubro 30, 2006
Inscrições e informações para o artista: Rumos Arte Cibernética 2006
Rumos Arte Cibernética 2006
Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia: Arte computacional, Instalações interativas, Arte em rede, Arte robótica, Arte com videogames, Instalações de música interativa
Apoio à Pesquisa Acadêmica: Linguagem interativa, Metodologias, Poética de sistemas interativos, Estética de sistemas interativos, Ferramentas de desenvolvimento
Inscrições até 14 de dezembro de 2006
Itaú Cultural
Av. Paulista 149, estação Brigadeiro do metrô, São Paulo - SP
11-2126-7521 ou atendimento@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br/rumos2006
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS:
- Serão contemplados até oito projetos na carteira de Apoio à Produção de Obras em Arte e Tecnologia - sendo até cinco projetos no valor de R$ 20 mil e até três projetos no valor de R$ 40 mil -, e até cinco projetos na carteira de Apoio à Pesquisa Acadêmica.
CONTRAPARTIDA PARA INSCRITOS:
- Nenhuma
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- Os materiais abaixo deverão ser remetidos pelo correio - como correspondência registrada e com aviso de recebimento:
Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia: O candidato deverá obrigatoriamente enviar um descritivo da obra inscrita, que contenha: título e conceito; esboço/croqui; especificações técnicas; detalhamento dos materiais e/ou equipamentos; previsão orçamentária; e cronograma de execução. Opcionalmente o candidato poderá enviar juntamente com o descritivo da obra um demonstrativo ("demo"), em suporte de mídia digital (DVD/CD-ROM).
Apoio à Pesquisa Acadêmica: O candidato deverá enviar um resumo do projeto de pesquisa, que contenha os seguintes tópicos: título, objeto, justificativa, quadro teórico de referência, metodologia, sumário de pesquisa e referências bibliográficas
DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS
- Os materiais enviados para inscrição não serão devolvidos, sob qualquer hipótese
DIREITOS
- O Itaú Cultural solicitará 2 (dois) anos de exclusividade para a eventual exibição das obras que forem selecionadas.
- Pela adesão ao presente regulamento, todos os participantes do projeto contemplado ficam cientes e concordam em apresentar os documentos pessoais que lhes forem exigidos por ocasião da premiação, e, desde já, autorizam o Itaú Cultural a utilizar suas imagens e seus currículos, podendo, inclusive, autorizar que terceiros utilizem esses dados, para exibição em mídia impressa e internet, exclusivamente para a divulgação do programa Rumos e de sua premiação. A utilização ora prevista não tem limitação temporal ou numérica e é válida para o Brasil e o exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração, a qualquer título.
- O Itaú Cultural poderá divulgar todas as etapas deste programa em qualquer mídia, inclusive internet.
- Os participantes também se comprometem - caso selecionados - a assinar uma Licença de Direitos Autorais para utilização pelo Itaú Cultural da obra ou publicação contemplada para determinadas modalidades de uso, sempre no âmbito do programa Rumos Itaú Cultural, bem como uma Autorização de Uso de suas Imagens e Vozes ao Itaú Cultural, de forma gratuita e por tempo ilimitado.
- Ao inscreverem seu projeto os participantes declaram a inexistência de plágio na obra e/ou projeto de pesquisa inscrito, bem como asseguram a não-utilização indevida de obras de terceiros, assumindo integralmente a autoria das mesmas; respondendo exclusivamente por eventuais acusações de plágio, pleitos ou reivindicações que envolvam direitos autorais de terceiros; e inclusive indenizando o Itaú Cultural regressivamente caso seja acionado e/ou condenado.
EDITAL
Apresentação
O Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética 2006 é a nova edição do programa permanente da instituição relacionado a arte e tecnologia. Tem por objetivo o mapeamento e o apoio à produção de arte cibernética no Brasil.
A seleção de projetos será realizada por uma comissão autônoma de especialistas em duas carteiras: a) Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia, e b) Apoio à Pesquisa Acadêmica.
Serão contemplados até 8 (oito) projetos na carteira de Produção de Obra em Arte e Tecnologia e até 5 (cinco) Pesquisas Acadêmicas.
A carteira Apoio à Pesquisa Acadêmica contemplará dissertações ou teses acadêmicas em produção e vinculadas a uma universidade.
Como nas edições anteriores - Rumos Mídias Interativas, em 1999; Rumos Transmídia, em 2002; e Rumos Pesquisa, em 2002 - , o programa é um importante instrumento de incentivo à produção e à pesquisa em arte e tecnologia do Brasil.
1. Conceituação, foco e abrangência
Arte e Tecnologia é um termo genérico usado para descrever a arte relacionada com tecnologias surgidas a partir da segunda metade do século XX. Entretanto, o conceito de Arte Cibernética é significativamente mais restrito, pois exige a interação constante entre o observador e a obra - e/ou entre os subsistemas da obra - num processo de causalidade circular que pode acarretar mudança de objetivos tanto para o espectador como para a obra. Portanto, o foco do programa são obras que contemplem a interação contínua, cibernética, entre o observador e a obra - e/ou entre os subsistemas da obra - , bem como projetos de pesquisa que discorram sobre ou desenvolvam conceitos relacionados.
Exemplos para a carteira de Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia (não excludentes):
- Arte computacional
- Instalações interativas
- Arte em rede
- Arte robótica
- Arte com videogames
- Instalações de música interativa
A carteira de Apoio à Pesquisa Acadêmica considerará projetos relacionados à conceituação acima. Os seguintes temas são exemplos (não excludentes):
- Linguagem interativa
- Metodologias
- Poética de sistemas interativos
- Estética de sistemas interativos
- Ferramentas de desenvolvimento
2. Requisitos para participação
Para participar do programa Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética 2006, o candidato deve observar os seguintes requisitos:
2.1. A inscrição é gratuita e restrita a pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de 2 (dois) anos.
2.2. Não há limitação etária para a participação.
2.2.1. Na eventualidade de o inscrito ser menor de 16 anos, a inscrição e os demais termos contratuais deverão ser assinados por seu(s) representante(s) legal(is). Os maiores de 16 anos e menores de 18 anos poderão assinar os termos contratuais individualmente somente quando emancipados - caso contrário, deverão assinar em conjunto com seu(s) representante(s) legal(is).
2.3. O candidato poderá inscrever-se em ambas as carteiras, observado o item 2.3.2.
2.3.1. Na hipótese de inscrição de trabalhos realizados em grupo, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição do projeto, e para efeito de inscrição o mesmo será identificado como proponente. Os demais integrantes do grupo serão indicados no formulário de inscrição sob a designação de participantes.
2.3.2. Na condição de proponente só será permitida uma única inscrição em cada carteira por candidato, sendo impugnadas todas as inscrições efetuadas pelo candidato na hipótese do não-atendimento desse requisito. O candidato poderá, no entanto, figurar, em trabalhos realizados em grupo, como participante (não proponente).
2.3.3. Caso o grupo seja selecionado, tanto o proponente como os participantes deverão assinar a documentação descrita no item 8 deste regulamento.
2.4. Artistas que tenham sido premiados nas edições anteriores do programa ligadas a arte e tecnologia (Mídias Interativas, Transmídia e Rumos Pesquisa) não poderão inscrever-se com as mesmas obras ou projetos premiados.
3. Impedimentos
É vedada a participação no programa de funcionários e estagiários do Itaú Cultural e de seus cônjuges, companheiros, parentes até segundo grau, afins e dependentes.
Ex-funcionários e ex-estagiários poderão inscrever-se somente se estiverem desligados da instituição no mínimo há um ano da data de publicação deste regulamento: 18 de julho de 2006.
Ficam também vedadas as inscrições de cônjuges, companheiros, parentes até segundo grau, inclusive afins e dependentes, dos membros da Comissão de Seleção.
Em todos os casos deste item as inscrições serão invalidadas.
4. Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas de 18 de julho a 18 de novembro de 2006.
4.1. Formulário de inscrição e obtenção do número de cadastro
As inscrições poderão ser efetuadas somente pela internet, exclusivamente pelo site do Itaú Cultural, no endereço www.itaucultural.org.br/rumos2006.
Ao acessar o site, o interessado encontrará um formulário de inscrição que deverá ser integralmente preenchido. Concluído o preenchimento do formulário, a inscrição será automaticamente confirmada e será gerado um número de cadastro.
O número de cadastro é necessário para a utilização - de modo visível e destacado - em todos os materiais enviados pelo correio.
4.2. Materiais a serem enviados pelo correio
Efetuada a inscrição via internet, os materiais solicitados a seguir deverão ser encaminhados via correio ao Itaú Cultural, juntamente com o número de cadastro de inscrição.
4.2.1. Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia
- Apoio de até R$ 20.000,00
O candidato deverá obrigatoriamente enviar um descritivo da obra inscrita, que contenha: título e conceito; esboço/croqui; especificações técnicas; detalhamento dos materiais e/ou equipamentos; previsão orçamentária; e cronograma de execução.
Os custos para a produção da obra não poderão ultrapassar o limite de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), e o cronograma de execução deverá observar a duração máxima de 12 (doze) meses.
Opcionalmente o candidato poderá enviar juntamente com o descritivo da obra um demonstrativo ("demo"), em suporte de mídia digital (DVD/CD-ROM).
- Apoio de até R$ 40.000,00
O candidato deverá obrigatoriamente enviar um demonstrativo ("demo") da obra inscrita, em suporte de mídia digital (DVD/CD-ROM), tal como animação digital em 3D, vídeo digital ou ambiente virtual.
O candidato também deverá enviar - obrigatoriamente - descritivo da obra inscrita, que contenha: título e conceito; esboço/croqui; especificações técnicas; detalhamento dos materiais e/ou equipamentos; previsão orçamentária; e cronograma de execução.
Os custos para a produção da obra não poderão ultrapassar o limite de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), e o cronograma de execução deverá observar a duração máxima de 12 (doze) meses.
4.2.2. Apoio à Pesquisa Acadêmica
O candidato deverá enviar um resumo do projeto de pesquisa, que contenha os seguintes tópicos: título, objeto, justificativa, quadro teórico de referência, metodologia, sumário de pesquisa e referências bibliográficas.
4.3. Forma de remessa
Os materiais solicitados no item 4.2 deverão ser remetidos pelo correio - como correspondência registrada e com aviso de recebimento (AR) - para o endereço abaixo:
Instituto Itaú Cultural
A/C Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética 2006
Avenida Paulista 149 - 6º andar - CEP 01311 000
Cerqueira César - São Paulo SP
A data-limite de postagem é 18 de novembro de 2006. Não serão aceitas correspondências postadas após essa data. Também não serão admitidos materiais ou correspondências enviados pela internet ou entregues diretamente na sede do Itaú Cultural.
Importante: os materiais - assim como a parte exterior da correspondência - deverão estar identificados unicamente com o número de cadastro da inscrição (ver item 4.2) e a carteira em que o candidato se inscreveu. Não deverão apresentar quaisquer dados pessoais (nome artístico, endereço, currículo etc.) do candidato.
A falta do número de cadastro de inscrição, a presença de dados que identifiquem o candidato ou, ainda, a inobservância de algum dos critérios estabelecidos implicará a invalidação automática da inscrição efetuada. A ausência de qualquer material solicitado neste regulamento desclassifica automaticamente o projeto.
Os materiais enviados para inscrição não serão devolvidos, sob qualquer hipótese.
5. Seleção
A escolha dos projetos a serem contemplados é de responsabilidade exclusiva da Comissão de Seleção, coordenada pela equipe organizadora do programa Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética.
A Comissão de Seleção será autônoma, formada por 4 (quatro) profissionais da área, de reconhecida atuação e notório saber, e 1 (um) representante do Itaú Cultural.
As decisões da Comissão de Seleção serão tomadas considerando-se todos os requisitos deste regulamento e, em especial, os critérios a seguir, e serão soberanas, não passíveis de questionamentos ou recursos.
Os projetos serão avaliados especialmente quanto aos critérios:
Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia
a. nível de interatividade (cibernética)
b. uso criativo do meio
c. inovação
d. viabilidade técnica e orçamentária
Apoio à Pesquisa Acadêmica
a. pertinência ao tema
b. metodologia da proposta
c. inovação
A seleção dos projetos - em ambas as carteiras - será realizada no período de 18 de novembro de 2006 a 18 de fevereiro de 2007.
Serão contemplados até 8 (oito) projetos na carteira de Apoio à Produção de Obras em Arte e Tecnologia - sendo até 5 (cinco) projetos no valor de R$ 20.000,00 e até 3 (três) projetos no valor de R$ 40.000,00 - , e até 5 (cinco) projetos na carteira de Apoio à Pesquisa Acadêmica.
6. Divulgação dos resultados
O resultado da seleção será comunicado por correspondência aos contemplados, até o dia 18 de março de 2007.
Nessa data, os resultados também serão divulgados pela imprensa e pela internet, no site www.itaucultural.org.br/rumos2006.
Por ocasião da divulgação dos resultados, os premiados serão informados das condições para o recebimento de seus prêmios.
7. Premiação
Os candidatos contemplados receberão as seguintes premiações:
- Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia
Apoio no valor integral líquido de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para cada projeto contemplado - destinado a projetos que tenham sido orçados até esse limite.
Apoio no valor integral líquido de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) para cada projeto contemplado - destinado a projetos que tenham sido orçados até esse limite.
Fica estabelecido que o valor de premiação previsto acima, nos termos deste regulamento, representa a integralidade do aporte financeiro que o Itaú Cultural oferecerá como apoio aos projetos contemplados.
O pagamento do valor previsto em apoio ficará condicionado ao cumprimento do cronograma de execução da obra, a ser definido contratualmente entre as partes, e que terá prazo máximo de 12 (doze) meses para conclusão.
- Apoio à Pesquisa Acadêmica
Apoio no valor integral líquido de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada pesquisa contemplada.
O pagamento do valor previsto em apoio ficará condicionado ao atendimento das etapas de realização da pesquisa, a serem estabelecidas contratualmente entre as partes, e que terão prazo máximo de 2 (dois) anos para conclusão.
Em ambas as carteiras, os prêmios são intransferíveis - e o direito de recebimento dos mesmos expirará em 30 dias a contar da data do comunicado oficial de premiação - , sendo vedada a indicação pelo titular do prêmio de substituto(a) para recebê-lo(a), ou a tentativa de reverter os prêmios para quaisquer outros destinatários que não o contemplado, bem como não será permitida a troca da premiação prevista por algo diverso.
Para projetos realizados em grupo o prêmio será entregue ao proponente do projeto, que ficará, integral e exclusivamente, responsável por eventual repasse de valores aos demais participantes.
8. Direitos
Para que o Itaú Cultural possa empreender todas as ações previstas neste programa, inclusive a difusão de imagens, obras, textos, currículos e biografias, é necessário que todos os direitos autorais e os demais direitos dos inscritos sejam respeitados. Por isso solicitamos a leitura atenciosa deste item.
Pela adesão ao presente regulamento, todos os participantes do projeto contemplado ficam cientes e concordam em apresentar os documentos pessoais que lhes forem exigidos por ocasião da premiação, e, desde já, autorizam o Itaú Cultural a utilizar suas imagens e seus currículos, podendo, inclusive, autorizar que terceiros utilizem esses dados, para exibição em mídia impressa e internet, exclusivamente para a divulgação do programa Rumos e de sua premiação. A utilização ora prevista não tem limitação temporal ou numérica e é válida para o Brasil e o exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração, a qualquer título.
Os contemplados terão prazo de 20 (vinte) dias para a apresentação da documentação - contados com base no contato a ser efetuado pela equipe do Itaú Cultural, por meio de telefone, e-mail ou correspondência - , sob pena de inviabilizar sua participação no programa Rumos Itaú Cultural, sem direito a recurso.
O Itaú Cultural poderá divulgar todas as etapas deste programa em qualquer mídia, inclusive internet.
Os participantes também se comprometem - caso selecionados - a assinar uma Licença de Direitos Autorais para utilização pelo Itaú Cultural da obra ou publicação contemplada para determinadas modalidades de uso, sempre no âmbito do programa Rumos Itaú Cultural, bem como uma Autorização de Uso de suas Imagens e Vozes ao Itaú Cultural, de forma gratuita e por tempo ilimitado.
O Itaú Cultural solicitará 2 (dois) anos de exclusividade para a eventual exibição das obras que forem selecionadas.
A não-concordância com a formalização dos termos mencionados implicará a desqualificação do candidato para participar no programa Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética.
9. Declarações
Ao inscreverem seu projeto os participantes declaram a inexistência de plágio na obra e/ou projeto de pesquisa inscrito, bem como asseguram a não-utilização indevida de obras de terceiros, assumindo integralmente a autoria das mesmas; respondendo exclusivamente por eventuais acusações de plágio, pleitos ou reivindicações que envolvam direitos autorais de terceiros; e inclusive indenizando o Itaú Cultural regressivamente caso seja acionado e/ou condenado.
A omissão de quaisquer informações pertinentes a titulares de direitos de autor ou propriedade responsabilizará quem prestou a informação, de forma exclusiva e integral, por danos e/ou reclamações sofridos pelo Itaú Cultural em decorrência da omissão, além de desclassificar o candidato contemplado.
10. Outras informações
O Itaú Cultural não se responsabiliza pelo recebimento de materiais originais ou exemplares únicos.
Os selecionados se comprometem a não divulgar informações, pormenores ou materiais sigilosos a que venham eventualmente ter acesso em decorrência da participação neste programa.
Questões não-previstas no presente regulamento serão avaliadas e decididas sob exclusivo critério da Comissão Rumos Itaú Cultural.
O ato de inscrição implica a automática e plena concordância com os termos deste regulamento.
Quaisquer dúvidas adicionais podem ser esclarecidas por meio do site www.itaucultural.org.br/rumos2006.
outubro 26, 2006
Inscrições e informações para o artista: Experiência Imersiva Ambiental - EIA 2006, São Paulo
Experiência Imersiva Ambiental 2006
Inscrições até 8 de novembro de 2006
EIA (a/c Esmeralda Verde)
Rua Dr. Samuel de Castro Neves 148 apto 123, São Paulo-SP, 04726-240
imersaoambiental@gmail.com
Mapeamentos do EIA: http://mapeia.blogspot.com
As zonas de ação para o EIA 06: Centro de São Paulo, Diadema, Jardim Irene, Zona Norte
EIA 2006: 2 a 10 de dezembro de novembro de 2006
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS: a exposição
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- Os projetos devem ser enviados pelo correio , descrevendo sua forma de execução, materiais a serem utilizados (custeado pelo proponente), um parágrafo síntese do projeto e em qual das regiões ele deve ser realizado. O projeto pode conter imagens, textos, ilustrações, fotos, etc.
DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS:
- Os projetos não serão devolvidos.
EXPOSIÇÃO
- Serão executados 50 projetos. Os projetos serão selecionados conforme as seguintes prioridades: Ordem de chegada dos projetos; Afinidade com as zonas de ação apresentadas; Presença física na semana de imersão; Viabilidade de execução;
PASSAGEM, HOSPEDAGEM, MONTAGEM
- Devido ao caráter independente do evento, não arcaremos com despesas de passagem ou alimentação, mas estamos buscando alternativas para hospedar os interessados em montar o próprio trabalho e/ou ajudar na montagem dos demais. Os participantes que desejam vir para São Paulo deverão manifestar seu interesse em seu projeto.
Edital EIA - Experiência Imersiva Ambiental 2006
de 02 a 10 de dezembro
Apresentação
O EIA abre suas inscrições para a terceira edição da Experiência Imersiva Ambiental. A proposta da Experiência Imersiva Ambiental é realizar projetos de arte pública enviados por residentes do Brasil e do mundo, que possam ser executados facilmente no espaço público.
Durante os dias da experiência, os participantes formam um grupo que age na cidade. A força desse coletivo inicia-se nos meses que antecedem o encontro por meio das discussões no blog e do Ciclo de Debates. Essas reuniões prévias possibilitam a formação de uma inteligência híbrida, criada dentro das relações de trabalho, festa, descontração e contestação, que contribui para aumentar o potencial transformador das ações.
Nos encontros anteriores nos propusemos a reunir e viabilizar projetos de arte pública, dando voz a uma demanda apurada entre coletivos de artistas. Nesta terceira edição, modificações estão sendo propostas a fim de aprofundar ainda mais a relação com a cidade e transformar o espaço público em laboratório de vivências sócio política e ambientais.
Ruas: Um espaço possível
Poderá se inscrever qualquer artista, grupo ou cidadão.
A partir de vivências e discussões experimentadas no EIA, apresentamos aos interessados contextos específicos mapeados. Ao apresentar os contextos, reforçamos a intenção de aprofundar a ação coletiva urbana, potencializar a intensidade do encontro, além de estabelecer laços com projetos já em andamento em regiões específicas repensando nossa prática na cidade. Não nos interessa pensá-la como mero suporte para ações artísticas, mas sim construir uma nova relação com este espaço.
Sugerimos zonas de ação para que os proponentes tenham mais informações para elaborarem projetos que fomentem a participação coletiva e o fortalecimento do espaço público. Estes mapeamentos e informações das zonas de ação poderão ser obtidos no blog http://mapeia.blogspot.com /. Esses contextos devem ser levados em consideração na elaboração dos projetos. Cada participante determina o local onde quer agir.
O diálogo com o ambiente pode-se dar através de ações, performances, sons, apropriações, interferências, ativismo, instaurações, pirações, objetos, situacionismo, materiais em suporte gráfico e intervenções.
As zonas de ação para o EIA 06
* Centro de São Paulo
* Diadema
* Jardim Irene
* Zona Norte
Quando?
De 02 a 10 de dezembro de 2006.
Como participar?
Mande um projeto, com data de postagem até dia 08 de novembro, descrevendo qual é o trabalho, sua forma de execução, materiais a serem utilizados (custeado pelo proponente), um parágrafo síntese do projeto e em qual das regiões ele deve ser realizado.
Inclua seu nome, telefone, celular e endereço eletrônico.
Todos os detalhes da montagem devem ser especificados no projeto.
O projeto pode conter imagens, textos, ilustrações, fotos, etc.
O projeto pode ser individual ou em grupo, especificando um responsável.
Os projetos não serão devolvidos.
Os projetos devem ser enviados pelo correio.
Endereço de recebimento dos projetos:
EIA (a/c Esmeralda Verde)
Rua Dr. Samuel de Castro Neves, 148, apto 123 Cep 04726- 240 São Paulo-SP
Envio e seleção:
Os projetos serão analisados pela organização da Experiência Imersiva Ambiental. Serão executados 50 projetos. Os projetos serão selecionados conforme as seguintes prioridades:
* Ordem de chegada dos projetos;
* Afinidade com as zonas de ação apresentadas;
* Presença física na semana de imersão;
* Viabilidade de execução;
O local do trabalho poderá ser modificado pelo EIA, desde que acordado com o proponente, caso ocorra desequilíbrio na quantidade de trabalhos enviados por região. As imagens de trabalhos realizados durante a Experiência Imersiva Ambiental poderão ser usadas pelo EIA, para divulgação ou projetos futuros. Os selecionados serão avisados por e-mail e a lista com os participantes será publicada no dia 13 de novembro no seguinte endereço: http://mapeia.blogspot.com
Os trabalhos selecionados deverão ser recebidos até o dia 28 de novembro no endereço de Esmeralda Verde ou trazidos pelo proponente durante a semana de imersão. Não nos responsabilizamos com gastos no envio do material, acondicionamento ou transporte indevido. Os trabalhos não serão devolvidos.
Etc
A execução dos trabalhos tem apoio logístico do EIA e pode ser realizado coletivamente ou pelo artista. Devido ao caráter independente do evento, não arcaremos com despesas de passagem ou alimentação, mas estamos buscando alternativas para hospedar os interessados em montar o próprio trabalho e/ou ajudar na montagem dos demais. Os participantes que desejam vir para São Paulo deverão manifestar seu interesse em seu projeto.
outubro 16, 2006
Selecionados 9º Salão Nacional Victor Meirelles no MASC, Florianópolis
Selecionados 9º Salão Nacional Victor Meirelles
Alice Shintani - São Paulo/SP
Aline Dias - Florianópolis/SC
Ana Lúcia Milhomens - Rio de Janeiro/RJ
Ana Paula Oliveira - São Paulo/SP
Betina Vaz Guimarães - São Paulo/SP
Bianca Tomaselli - Florianópolis/SC
Bruno Vieira - Recife/PE
Camila Mello - Porto Alegre/RS
Charles Klitzke - Curitiba/PR
Cláudio Matsuno - São Paulo/SP
Gisele Waetge - Porto Alegre/RS
Glaucis de Morais - Porto Alegre/RS
Laerte Ramos - São Paulo/SP
Leila Danziger - Rio de Janeiro/RJ
Luciano Zanette - Porto Alegre/RS
Luiz Roque Filho - Porto Alegre/RS
Marcelo Moscheta - Campinas/SP
Mariana Silva da Silva - Porto Alegre/RS
Marlon de Azambuja - Madri/Espanha
Milena Travassos - Fortaleza/CE
Paulo Gaiad - Florianópolis/SC
Pedro David - Belo Horizonte/MG
Raquel Stolf - Florianópolis/SC
Raquel Vendruscolo - São Paulo/SP
Renata Patrão - Florianópolis/SC
Roberto Freitas - Florianópolis/SC
Rodrigo Braga - Recife/PE
Stela Terra - Pelotas/RS
Tereza Neuma - Recife/PE
Zé Antonio Lacerda - Jundiaí/SP
Comissão de seleção: Charles Narloch (SC), Fernando Bini (PR), Maria Amélia Bulhões (RS), Márcio Doctors (RJ), Olívio Tavares de Araújo (SP)
Museu de Arte de Santa Catarina - MASC
Av. Gov. Irineu Bornhausen 5600, Agronômica, Florianópolis - SC
9º Salão Nacional Victor Meirelles: 19 de dezembro de 2006 a 4 de março de 2007
Trinta artistas participarão da exposição que abre no dia 19 de dezembro, no MASC. Todos receberão pró-labores no valor de R$ 3 mil.
outubro 11, 2006
Vencedores Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2006 - Artes Visuais Funarte MINC
Vencedores Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2006 - Artes Visuais Funarte MINC
Categoria Fomento / Pesquisa: Bené Fonteles (PA/DF), Frederico Câmara (MG), Mariana Manhães (RJ), Milton Marques (DF) e Ronald Duarte (RJ).
Categoria Conjunto da Obra: Nelson Felix (RJ)
Categoria Monografia: Fernanda Cardoso Lopes (RJ)
Comissão de Seleção: Jailton Moreira, artista e professor de arte e criador do espaço Torreão (Porto Alegre, RS); Lídia de Souza, curadora, produtora (Belém, PA); e Wagner Barja, artista visual, curador e coordenador Pedagógico da Casa de Cultura da América Latina - CAL - DEx / UnB. (Brasília, DF)
Comissão de Pré-Seleção com Adolfo Montejo Navas, artista, curador (Espanha/ RJ); Alberto Saraiva, artista, curador de artes visuais do Centro Cultural Telemar (Rio de Janeiro, RJ); e Maria do Carmo de Siqueira Nino, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE)
Comissão de Monografia: Glória Ferreira, crítica de arte, curadora independente e professora da Escola de Belas Artes/UFRJ; Marisa Flórido, crítica e curadora (RJ) e Paulo Sérgio Duarte, professor de História da Arte (UCAM), crítico e curador (RJ)
Centro de Artes Visuais/FUNARTE
Rua da Imprensa 16 13º andar sala 1303, Castelo, Rio de Janeiro - RJ 20030-120
21-2279-8092 / 8090
www.funarte.gov.br
Vencedores Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2006 - Artes Visuais Funarte MINC
Na CATEGORIA FOMENTO / PESQUISA os cinco contemplados são: Bené Fonteles (PA/DF), Frederico Câmara (MG), Mariana Manhães (RJ), Milton Marques (DF) e Ronald Duarte (RJ). Já na CATEGORIA CONJUNTO DA OBRA o vencedor é Nelson Felix (RJ). Cada um ganhará uma bolsa no valor de R$30.000,00. O prêmio para monografia vai para Fernanda Cardoso Lopes (RJ), com bolsa de R$35.000,00.
Este é a primeira edição do Premio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça - Artes Visuais/ Funarte/ MINC, que será realizado todos os anos por ter sido aprovado por lei. O objetivo é estimular a difusão da recente produção artística brasileira na área das artes visuais, já que o prêmio abrange todo o território nacional.
A Comissão de Seleção foi formada por Jailton Moreira, artista e professor de arte e criador do espaço Torreão (Porto Alegre, RS); Lídia de Souza, curadora, produtora (Belém, PA); e Wagner Barja, artista visual, curador e coordenador Pedagógico da Casa de Cultura da América Latina - CAL - DEx / UnB. (Brasília, DF). O processo seletivo contou também com uma Comissão de Pré-Seleção com Adolfo Montejo Navas, artista, curador (Espanha/ RJ); Alberto Saraiva, artista, curador de artes visuais do Centro Cultural Telemar (Rio de Janeiro, RJ); e Maria do Carmo de Siqueira Nino, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE). A Comissão contemplou artistas de gerações e linguagens diferentes, como Mariana Manhães, jovem artista que já possui acervo na coleção de Gilberto Chateaubriand, e foi a ganhadora do Salão de Goiás e Ronald Duarte, um dos fundadores do Imaginário Periférico.
A Comissão de Monografia foi integrada por Glória Ferreira, crítica de arte, curadora independente e professora da Escola de Belas Artes/UFRJ; Marisa Flórido, crítica e curadora (RJ) e Paulo Sérgio Duarte, professor de História da Arte (UCAM), crítico e curador (RJ). A vencedora, Fernanda Cardoso Lopes, fez uma análise da formação e atuação do Grupo Rex no contexto da arte brasileira na segunda metade dos anos 1960, marcado no campo sócio-político pela ditadura militar a partir de 1964 e, no campo artístico, pelas discussões estruturadas a partir do movimento de Nova Figuração. Realiza também um levantamento das referências nacionais, centradas nas figuras de Oswald de Andrade e Flávio de Carvalho, e estrangeiras, em especial Marcel Duchamp e a Arte Pop, das quais o Grupo Rex se apropria e a partir das quais fundamenta a sua atuação.
outubro 9, 2006
Premiados 25ª edição do Arte Pará
Premiados 25ª edição do Arte Pará
Grande Prêmio: Adrianna Rabelo Alves e Chang Chi Chai
Segundo Grande Prêmio: Elieni Tenório
Terceiro Grande Prêmio: Bruno Vieira
Comissão de seleção: Evelyn Ioschpe (RS) - Presidente da Fundação Ioschpe; Fabize Muinhoz (PA) - Diretora do MABE - Museu de Arte de Belém; Lídia Souza (PA) - Curadora; Milton Guran (RJ) - Fotógrafo, jornalista e antropólogo, doutor em Antropologia e mestre em Comunicação Social; Paulo Herkenhorff (RJ) - Curador do Arte Pará 2006
Museu do Estado do Pará - MEP
Praça D. Pedro II s/n, C.Velha, Belém - PA
91-3219-1138 / 1139
Terça a sexta, 10-18h; sábados, domingos e feriados, 9-13h
Museu de Arte de Belém - MABE
Praça D. Pedro II s/n, C.Velha, Belém - PA
91-3241-1398
www.fumbel.com.br/museu.htm
Terça a sexta, 10-18h; sábados, domingos e feriados, 10-13h
Realização: Fundação Romulo Maiorana
Patrocínio: Companhia Vale do Rio Doce, Big Ben, Unimed, Marko Engenharia e Supermercados Nazaré
25ª edição do Arte Pará: 5 de outubro a 30 de novembro de 2006
Arte Pará 2006
Museu do Estado do Pará
Sala Poeira
Selecionado: Pedro David
Convidados: Michel Pinho, Ezeny Bayma, Paula Sampaio, Grupo Urucum (AP), Edmilson, Gomes (Marabá), Jorge Eiró, Izer Campos, Marcone Moreira
Curadoria de Emanoel Franco
Sala Palavra
Selecionados: Nazareno Alves, Leila Lamper, Valéria Coelho, Ana Glafira
Convidados: Hélio Oiticica, Arnaldo Antunes
Sala de Vídeo
CyríacoLopes, Marcio Botner, Carlos Melo e Renata Pinheiro, Naiah Mendonça, Alessandra Vaghi, Graziela Baena
Sala Corpo e Fisionomia
Otávio Brito, Eliene Tenório, Walquíria Fagundes, José dos Santos, Nailana Thiely, Flávia Metzler, Adrianna Rabelo, Poliana Freire, Milena Travassos, Pedro Barreto, Vitória Barros, Felipe Cama
Convidado: Paula Trope
Sala Cor
Anita Lima, Guy Veloso, Alice Shitari, Andrés Valentin, Júlio César Leite Imperiano, Roberto Menezes ,Tiago Souza
Sala Memória
Daniel Cruz, Jorge Lobato, Nina Moraes
Convidado: Orlando Maneschy
Sala Desenho e Pintura
Bruno Vieira, Chang Chi Chai, Pedro Varela, Stela Barbieri, André Malinsky, Charles Klitzke, Betina Vaz, Kátia Eliana, Mariana Palma
Convidados: Osmar Pinheiro, Dina Oliveira
Sala Paisagem
Marcos Freitas, Luiz Carlos Felizardo, Camila Alviter, Lisa Mangussi
Sala Visualidade Popular
Eder Oliveira, Maria José Batista, Manoel de Jesus, Iraíldes Mascarenhas, Ruma, Frederico Dalton, Rodrigo Albert
Museu de Arte de Belém
Sala Xilogravura
Rubem Grilo (RJ)
Sala Gráfica e Transmissão de Imagem
Junior Tutyia, Glauce Santos, Jean Leitão, Claúdio Assunção, Daniel Fernandes, Fernando Vilela
Convidados: Armando Sobral, Marcelo Grassman
Galeria da Residência - Quilombo
Artur Omar (RJ), Paul Donker (Holanda), Paula Sampaio, Alexandre Sequeira, Raimundo Viana, Luiz Trimano, Margalho Açu
VER-O-PESO
Mercado de Peixe
Luiz Braga, Miguel Chikaoka, Geraldo Teixeira, Armando Sobral, Armando Queiroz, Octávio Cardoso, Karol Khaled, Mariano Klautau
Mercado de Carne
Adriana Varejão (RJ), Miguel Rio Branco (RJ), Rodrigo Braga (Pernambuco), Karin Lambrecht (RS), Neka Menna Barreto, Nina Moraes e Rochelle Costi 'Projeto Comestíveis' (SP), Elaine Tedesco (Porto Alegre), Rochelle Costi (SP), Clemente Padini (Uruguai), Luiz Braga, Berna Reale, Octávio Cardoso, Emanuel Nassar
Barracas (Feira)
Lúcia Gomes, Marinaldo Santos, Nato, Jocatos, Arthur Leandro e Grupo Aparelho, Walda Marques, Paula Sampaio, Dirceu Maués, Jair Júnior