|
maio 3, 2021
Editora Estrondo prorroga o edital para artistas mulheres do DF e das 30 cidades que compõem o RIDE-DF
A Editora Estrondo, primeira editora brasileira de fotolivros e livros de artista dedicada a publicar mulheres no Brasil, prorrogou o prazo de inscrição para o edital que selecionará até cinco projetos de fotolivros e livros de artista, feitos por mulheres, que trabalham com a fotografia como linguagem principal. Até as 23h59 do dia 24 de maio de 2021, artistas mulheres e coletivos de mulheres residentes no Distrito Federal ou nas cidades do Entorno podem inscrever até dois projetos inéditos nos formatos fotolivro, livro de artista ou livro-objeto. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no linktree da editora https://linktr.ee/editoraestrondo. Os trabalhos serão selecionados pelo corpo curatorial formado pela fotógrafa e artista visual Ana Lira (PE), a curadora Cinara Barbosa (DF) e a fotógrafa Elza Lima (PA) e a coordenação editorial é de Michelle Bastos, também criadora de Editora Estrondo. Cada projeto selecionado receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$3.000,00 (três mil reais) e será editado, impresso e publicado pela Editora Estrondo.
Podem se inscrever no edital toda e qualquer pessoa autodeclarada mulher ou que se identifique com o gênero feminino, incluindo as cisgênero e transgênero, que morem no Distrito Federal ou em uma das 30 cidades que compõem o RIDE-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). As proponentes devem apresentar projetos inéditos, ainda não publicados em formatos de fotolivro, livro de artista ou livro-objeto, sendo permitida a publicação anterior em sites, redes sociais, catálogos, revistas e exposições. Para mais informações ou dúvidas, a editora disponibiliza o e-mail contato@estrondo.com.br.
Segundo a coordenadora do Estrondo, Michelle Bastos, a prorrogação do prazo se deve à continuação da pandemia, que afeta ainda a gestão do tempo das mulheres. Os trabalhos já inscritos seguem com as inscrições válidas. Quem desejar aproveitar o tempo para alterar o projeto enviado e reinscrever o trabalho, basta fazer uma nova inscrição. Somente a segunda inscrição será considerada. Para auxiliar as artistas a formatar seus projetos e inscrevê-los, serão realizadas uma oficina sobre o edital da Estrondo e uma oficina formativa sobre fotolivro. As datas e horários das oficinas serão divulgadas nas redes sociais da editora Instagram @editoraestrondo e Facebook @EstrondoMulheresArtista.
Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura - FAC/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, a Editora Estrondo lançou em 2020 dez títulos, entre fotolivros e livro-objeto, de mulheres e coletivos de mulheres atuantes no DF. “O objetivo das publicações é confrontar o machismo predominante nas publicações editoriais da fotografia, promovendo o trabalho de mulheres no contexto das artes visuais contemporâneas”, afirma Michelle Bastos.