|
junho 7, 2019
Motorhome [PPPP] - Atividades
Motorhome [PPPP] é um programa de performance realizado em trânsito, através do deslocamento de artistas pelo interior do Estado do Rio Grande do Sul ao longo de um mês a bordo de um motorhome, espécie de casa-veículo-espaço de trabalho que nos permite tanto a experiência do deslocamento, como da convivência, da troca e do aprender coletivo e em contexto. Este projeto está sendo realizado com recursos dos Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei n° 13.490/10.
Motorhome acontece em movimento, pelo interior do Rio Grande do Sul, com paradas para ações performativas, conversas e oficinas em 4 cidades do estado (Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre). Ao todo, conta com 4 artistas participantes com pesquisas e poéticas voltadas para a reflexão dos corpos dissidentes, corpos periféricos, fronteiras e diversidade, com forte reflexão política e social a partir dos seus lugares de vida que foram selecionadas através de convocatória pública. Trata-se de uma residência em deslocamento na qual, em cada parada uma artista pega carona no motorhome onde encontra outra artista começando ali sua prática em colaboração. Ao chegar em outra parada, a dupla de artistas em colaboração realiza uma ação pública podendo tomar formas variadas – conversa, performance, caminhada, reflexão, texto e/ou oficina com a comunidade local.
A artista Andressa Cantergiani é a curadora do projeto e acompanha todas as viagens e as atividades do Motorhome [PPPP] ao lado das artistas selecionadas. Além disso, durante o programa, as artistas selecionadas terão o acompanhamento curatorial e teórico das pesquisadoras e curadoras Gabriela Motta, Michelle Sommer e Mônica Hoff.
Serão 4 residências ao total, constituídas a partir da formação de 4 duplas de artistas-pesquisadores que em rede construirão as suas práticas. O projeto terá o encerramento em Porto Alegre, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) com a exibição do vídeo-doc dirigido por Vini Guerra e produzido durante as residências e uma conversa aberta ao público compartilhando a experiência.
CRONOGRAMA DE VIAGENS
● Saída POA/Caxias do Sul 19 de maio
Residência Caxias do Sul 20, 21, 22 e 23 de Maio - ARTISTA: Jessica Porciuncula
● Saída Caxias do Sul/ Santa Maria 24 de Maio
Residência Santa Maria 25, 26, 27 e 28 de Maio - ARTISTA: Bruna Kury
● Saída Santa Maria/ Pelotas 29 de Maio
Residência Pelotas 30, 31 de Maio e 01, 02 de Junho - ARTISTA: Bianca Bernardo
● Saída Pelotas/ Porto Alegre 3 de Junho
Residência Porto Alegre 04, 05, 06 e 07 de Junho - ARTISTA: Charlene Bicalho
Tempo de Duração de cada cidade: 1 semana para cada artista
Tempo total das residencies como um todo: 4 semanas (1 mês)
MAIS SOBRE O PROJETO
O PPPP [Programa Público de Performance Península] tornou pública a chamada de artistas para a segunda edição de residências artísticas comissionadas através do edital Procultura FAC RS juntospelacultura#2. Trata-se do desdobramento do Programa Público de Performance Península [PPPP], realizado em 2016/2017 no espaço Galeria Península em Porto Alegre, que fomenta as práticas performativas e efêmeras e tem como objetivo ativar trocas entre artistas locais, nacionais e internacionais através de residências artísticas, oficinas e um grupo de estudos.
MOTORHOME [PPPP] surge do desejo de propor um novo formato para a continuidade do PPPP – mais móvel, que possa abrir espaço para novos intercâmbios e circulações, bem como formas de produzir conhecimento e maneiras de pensar as práticas performativas e efêmeras. A forma encontrada é a de um motorhome, espécie de casa-veículo-espaço de trabalho que nos permite tanto a experiência do deslocamento, como da convivência, da troca e do aprender coletivo e em contexto.
“Como podemos transformar a experiência do deslocamento em uma grande performance de longa duração onde a instabilidade intrínseca da estrada e suas paisagens, a vivência em um motorhome e em alguns acampamentos podem desestabilizar a própria prática da performance? Como é ter uma base de trabalho em constante mudança e movimento? Como a paisagem em constante mudança pela estrada afeta a prática contemporânea de artistas-pesquisadores? Como este lugar em trânsito é afetado pela passagem de artistas a cada novo lugar e a cada novo trajeto?” Essas são algumas das questões que movem o projeto - comenta Andressa Cantergiani curadora do projeto.
O projeto está interessado na potência da mobilidade, do deslocamento, no mover-se como proposição, no espaço de eterna fronteira e heterotopia do movimento, no fluxo que é o próprio corpo e na estrada como ponto de partida para trocas e criação. Neste sentido, o motorhome não é só o veículo que nos possibilita tal deslocamento de maneira mais integral, mas um corpo performático.
O TransLAB.URB desenvolveu um inflável efêmero que servirá de casa-atelie-ponto de encontros para o projeto que poderá ser montado onde for necessário durante o projeto e em todas as cidades. O TransLAB.URB é um coletivo autônomo que desenvolve projetos no campo da experimentação e prática em inovação social urbana, divididos em 3 categorias: Cocriação & Participação, Pedagogia Urbana e Ativação Urbana. É um grupo heterogêneo e transdisciplinar que atua em projetos ligados ao urbanismo a partir de tecnologias sociais, recursos tecnológicos e da conexão entre arte e ativismo. Entre diferentes técnicas utilizamos abordagens oriundas do Urbanismo Tático, Placemaking, Urbanismo Hacker, Sociologia, Psicologia, Pedagogia, Etnografias, Cartografias, Mapeamentos e desenhos de processos cívicos.