|
maio 19, 2019
Pivô Pesquisa 2019 - Chamada aberta para bolsas-residência
O Pivô tem o prazer de anunciar a chamada aberta para duas bolsas-residência durante o terceiro ciclo do programa Pivô Pesquisa 2019. A primeira bolsa-residência é destinada a artistas brasileiros que residam no Brasil, com exceção dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A segunda é destinada a artistas não-brasileiros que sejam nascidos e residam em países da América Latina.
Inscrições até 3 de junho de 2019
As propostas devem ser enviadas para o email editais@pivo.org.br, indicando no campo de assunto PIVÔ PESQUISA – BOLSA-RESIDÊNCIA. Demais dúvidas, queira, por gentileza, entrar em contato por esse mesmo e-mail.
PROGRAMA 2019 DO PIVÔ PESQUISA (English version)
CHAMADA ABERTA PARA ARTISTAS BRASILEIROS, RESIDENTES NO BRASIL
(EXCETO ARTISTAS RESIDENTES NOS ESTADOS DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO)
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO: 3 DE JUNHO DE 2019
RESULTADOS: 27 DE JUNHO DE 2019
DATA DA RESIDÊNCIA: 27 DE AGOSTO A 18 DE NOVEMBRO DE 2019
CHAMADA ABERTA
Esta é uma chamada aberta para propostas de residência destinada a artistas brasileiros, domiciliados no Brasil, com exceção dos artistas domiciliados nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com base nos projetos enviados, o Pivô irá selecionar 1(um) artista para participar de uma residência de 12 semanas de duração, com início previsto para o dia 27 de agosto e término no dia 18 de novembro de 2019.
O artista selecionado irá receber uma bolsa-residência que inclui 1 (uma) passagem de ida e volta, despesas básicas de alimentação e transporte, acesso completo a um espaço individual de trabalho de 16 m2 no Pivô durante o horário de funcionamento da instituição, (de segunda a sexta-feira das 11h às 19h e de sábados das 13h às 19h), e participação em todas as atividades do programa Pivô Pesquisa, conforme descritas abaixo.
SOBRE O PIVÔ
O Pivô é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua como plataforma de experimentação para artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e público em geral.
Desde 2012, o espaço vem se consolidando com um dos principais espaços de exibição e produção de conteúdo em arte contemporânea da cidade.
Situado no icônico edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, o espaço é totalmente aberto, acessível e tem visitação gratuita. No Copan, vivem e trabalham cerca de 5.000 pessoas. Além deste público em potencial, a região em que o edifício se encontra concentra uma grande diversidade de pessoas, que pode acessar o espaço facilmente através de variadas linhas de ônibus e metrô.
SOBRE O PROGRAMA PIVÔ PESQUISA
Pivô Pesquisa é o programa de residências da instituição. Focado principalmente na prática de ateliê e no acompanhamento de projetos, o programa tem como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo dedicado à pesquisa individual é privilegiado ao mesmo tempo em que o diálogo entre artistas, curadores e críticos é estimulado frequentemente.
A experiência de residência de cada artista é particular, desde o espaço físico escolhido até o projeto de trabalho durante o tempo de estadia. No entanto, o programa conta com uma série de atividades que proporcionam interlocuções em diversos níveis: de encontros pontuais ao acompanhamento contínuo, das trocas mais próximas e constantes com os outros residentes, à apresentação de trabalhos para o público em dias de ateliês abertos.
Entre as atividades da residência estão:
Acompanhamento curatorial com a equipe do Pivô
A equipe curatorial do Pivô realiza visitas individuais regulares, incentivando as pesquisas, propondo reflexões e indicando referências para os residentes, bem como propiciando momentos de trocas sobre o processo e o desenvolvimento dos trabalhos.
Conversas no ateliê
Conversas quinzenais em que os artistas residentes, acompanhados pela equipe curatorial apresentam e discutem seu trabalho uns com os outros.
Pivô Pesquisa convida
Artistas e curadores cujas áreas de pesquisa se alinham às da instituição são convidados para conhecer a produção dos residentes em encontros individuais.
Programas públicos
Atividades nas quais o público é convidado a participar, como conversas com convidados, workshops e dias de ateliê aberto.
Pivô Pesquisa visita
Os residentes do Pivô Pesquisa visitam ateliês de outros artistas ou exposições, acompanhados dos curadores do Pivô. Estas visitas são uma forma de se integrar ao circuito local e entrar em contato com os processos de outros artistas e profissionais.
Blog e Canal de Vídeo
Plataformas onde são publicados vídeos, entrevistas, textos, ensaios visuais e escritos produzidos pelos residentes e colaboradores convidados.
REQUISITOS E ELEGIBILIDADE
• Esta é uma chamada aberta para artistas brasileiros, domiciliados no Brasil, com exceção dos artistas domiciliados nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro;
• Ao se candidatar a esta chamada aberta, o artista confirma ser autor e portador exclusivo dos direitos autorais da sua proposta, assim como dos elementos que a constituem, e aceita todas as condições presentes neste documento.
• Não são elegíveis artistas que participaram do programa Pivô Pesquisa nos últimos 2 anos, ou artistas que já realizaram exposições no Pivô nos últimos 5 anos.
• Não são elegíveis coletivos de artistas em uma única inscrição – cada pessoa deve fazer sua inscrição separadamente como um artista individual.
INSCRIÇÃO, DOCUMENTOS E PRAZOS
Os artistas devem enviar sua proposta até o dia 3 de junho de 2019 para o email editais@pivo.org.br, indicando no campo de assunto “PIVÔ PESQUISA – BOLSA-RESIDÊNCIA, incluindo:
1. Formulário de inscrição preenchido (disponível no link http://bit.ly/pivobolsa2019);
2. Currículo atualizado, portfólio e qualquer material adicional que o artista julgue pertinente (e.g.: clippings de mídia, ensaios críticos, cartas de recomendação, release de exposição, publicações, etc) contendo não mais do que 25 páginas, em formato PDF, com até 10MB;
3. Uma cópia do RG e CPF.
Todos os itens acima são obrigatórios. A falta de 1(um) ou mais itens, assim como o preenchimento incompleto do formulário, implicará na desqualificação do proponente.
Os artistas são inteiramente responsáveis pelas informações e dados apresentados em sua inscrição, assim como pelas obrigações assumidas.
Todos os arquivos devem ser diretamente anexados ao e-mail. Não é permitido enviar arquivos por mecanismos de compartilhamento (Dropbox, WeTransfer, etc)
Cada artista deve enviar apenas uma proposta de residência.
O Pivô não se responsabilizará por possíveis falhas na transmissão de e-mails devido ao excesso de informação enviadas pelos proponentes.
O Pivô se compromete a enviar uma confirmação de inscrição através do e-mail informado no formulário, em até 72 (setenta e duas) horas.
SELEÇÃO
O processo de seleção será feito pelo Pivô, a seu livre e exclusivo critério, e será dividido em duas partes:
1. A equipe curatorial do Pivô irá pré-selecionar 3(três) artistas de acordo com a relevância e coerência do conjunto de sua obra e de acordo com a originalidade;
2. Os 3 artistas pré-selecionados serão submetidos a uma entrevista via chamada de vídeo com a equipe curatorial do Pivô, a qual irá analisar a viabilidade da proposta.
Caso algum dos pré-selecionados não responda ao convite de entrevista em até 2(dois) dias úteis após a primeira tentativa de contato por e-mail ou telefone, ele será automaticamente desqualificado.
NOTIFICAÇÃO DO RESULTADO
O resultado final da chamada aberta será anunciado no dia 27 de junho de 2019 no site do Pivô.
O artista selecionado será contactado via e-mail ou ligação telefônica, a partir das informações fornecidas no formulário de inscrição.
O artista selecionado autoriza ter seu nome anunciado nos canais de comunicação e no site do Pivô (www.pivo.org.br).
Caso o artista não responda ao contato do Pivô para confirmar sua participação no programa em até 3(três) dias úteis após a primeira tentativa de contato, ele será automaticamente desqualificado e substituído pelo primeiro candidato da lista de suplentes.
A BOLSA-RESIDÊNCIA
A bolsa-residência concedida pelo Pivô inclui:
1. 1 (uma) passagem de ida e volta, em horário e data a serem acordadas entre as partes;
2. Hospedagem em um quarto privativo dentro de um apartamento compartilhado, a uma distância curta do Pivô, a ser determinado por este;
3. R$ 3.6000,00 para cobrir custos com alimentação e transporte durante todo o período de residência;
4. Estúdio de 16 m2 no Pivô, com funcionamento das 11h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira e sábados das 13h às 19h;
5. Acesso aos espaços do Pivô Pesquisa: biblioteca, marcenaria, cozinha e banheiro;
6. Participação em todas as atividades do Pivô Pesquisa;
A soma dos valores estabelecidos nos itens (1) e (2), como descritos acima, será administrada pela equipe do Pivô, e a ajuda de custo básico de vida, mencionada no item (3), será transferida ao artista selecionado após a assinatura do contrato, no primeiro dia da residência.
A bolsa-residência não inclui custo de materiais ou de produção do artista.
RESPONSABILIDADES DO ARTISTA
Os artistas declaram que, caso selecionados para a Bolsa-Residência – Pivô Pesquisa, estão cientes e de acordo com as obrigações abaixo:
1. Comparecer regularmente ao espaço de estúdio proporcionado pelo Pivô e se envolver nas atividades do programa durante o período de residência;
2. Assinar um contrato com o Pivô que estabeleça os termos e condições de uso do espaço e do programa de residência;
3. Respeitar o regulamento interno do Pivô Pesquisa;
4. Ao fim do período de residência, desocupar o espaço do estúdio utilizado no Pivô e remover todos os materiais e obras que podem eventualmente ter sido instalados no período da residência;
5. Ao fim do período de residência, desocupar o quarto de hospedagem em que estiver morando durante sua estadia, e entregá-lo nas mesmas condições em que foi recebido. O artista selecionado será responsável por quaisquer danos causados ao espaço;
6. Ceder ao Pivô os direitos de uso relacionados às imagens dos trabalhos, e à imagem e voz do artista, realizadas durante o período de residência. A cessão é total, definitiva e por tempo ilimitado;
ACEITE DOS TERMOS DA CHAMADA ABERTA
O envio do formulário de inscrição implica no total consentimento e acordo com os termos desta chamada aberta. Quaisquer casos de ocorrências não mencionadas, eventos não previstos, ou possíveis dúvidas e questões, serão analisados individualmente pelo Pivô.
Para mais informações, escreva para editais@pivo.org.br.