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maio 5, 2019

Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural - Inscrições

Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural - Inscrições

Com fundo de R$ 4 milhões, programa mistura aporte direto do banco com financiamento coletivo (crowdfunding) e vai triplicar a arrecadação de projetos que deixem legado para o patrimônio cultural brasileiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou um programa inovador de financiamento e capacitação para iniciativas voltadas para o Patrimônio Cultural Brasileiro, na manhã de 26 de março, durante evento com especialistas no tema, no Espaço Cultural BNDES, no centro do Rio.

Batizado de Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, o programa é o primeiro do setor público a adotar um modelo de financiamento combinado, unindo o tradicional aporte direto do banco ao financiamento coletivo (crowdfunding), modelo que tem revolucionado a forma de financiar projetos pelo mundo. A cada R$ 1 arrecadado pelos projetos selecionados via edital, o BNDES aportará mais R$ 2, até que a meta mínima de arrecadação seja atingida.

Voltado para campanhas de pequeno e médio porte (entre R$30 mil e R$300 mil de meta mínima), o programa vai selecionar iniciativas que deixem legado para o Patrimônio Cultural Brasileiro, material ou imaterial. Entre 2019 e 2020, serão aplicados até R$ 4 milhões do Fundo Cultural – formado por parte do lucro do BNDES – em projetos apoiados pela sociedade por meio de crowdfunding. No total, os recursos mobilizados poderão ultrapassar R$ 6 milhões, considerando as colaborações do público e de terceiros que se interessem pelas iniciativas selecionadas pelo programa.

Pioneiro no Brasil, este é o maior matchfunding da história e foi coidealizado por três parceiros: a Benfeitoria, plataforma de crowdfunding e matchfunding com a maior taxa de sucesso do país; a SITAWI Finanças do Bem, organização da sociedade civil que atua com vasta experiência em finanças sociais; e o Museu Vivo, consultoria em rede de inovação e sustentabilidade em museus e cultura. O Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural conta, também, com apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma vez que é responsável pela formalização de registro e tombamento dos patrimônios culturais brasileiros, na esfera federal.

“Essa iniciativa é disruptiva e inovadora de diversas maneiras: em termos de financiamento, um dos grandes gargalos para o setor da cultura - não só no Brasil, mas mundialmente - e também como forma de estruturar e testar um mecanismo em que a sociedade participa como parceira do banco, não só como cofinanciadora, mas também dando legitimidade, reconhecimento e capacidade de fiscalização aos projetos”, afirma Eduardo Bizzo, gerente no Departamento de Educação e Cultura do BNDES.

A expectativa é que a iniciativa apoie até 80 projetos selecionados ao longo dos dois anos, por meio de edital. No dia 2 de abril de 2019, serão abertas as inscrições para proposições de todo o país. Os critérios de seleção e outros detalhes da chamada serão divulgados no evento de lançamento, no dia 26, e disponibilizados no canal do projeto na plataforma da Benfeitoria, logo em seguida (www.benfeitoria.com/bndesmais). Durante a etapa de convocação, os interessados receberão treinamento online sobre financiamento coletivo.

A primeira onda de curadoria e seleção de projetos (serão quatro ondas mensais por ano, cada uma indicando até dez projetos) acontecerá entre 15 de maio e 15 de junho, quando serão anunciadas as primeiras iniciativas selecionadas. A partir daí, os contemplados receberão consultoria especial da Benfeitoria para preparar o lançamento das campanhas de arrecadação online, que terão início em julho de 2019. Além desta primeira, o edital prevê a realização de mais três ondas de curadoria e seleção, possibilitando que os beneficiários apresentem projetos, neste ano, até 15 de agosto.

Para efetivamente receber os recursos, as iniciativas deverão atingir suas metas mínimas de arrecadação, além de cumprir critérios mínimos de pulverização de recursos, de modo a garantir que o apoio represente interesse coletivo (sem estar concentrado em poucos doadores). Se a campanha alcançar a meta dentro do prazo estabelecido, o projeto será viabilizado e os colaboradores receberão recompensas. Caso contrário, o dinheiro será estornado. Projetos que baterem a meta mínima antes do prazo final poderão continuar captando, porém sem o aporte adicional (match) do BNDES.

Os projetos financiados serão implementados com acompanhamento da SITAWI e receberão, ainda, uma consultoria especializada em gestão cultural para sustentabilidade. Em 2020, o mesmo processo se repetirá, com mais quatro ondas de curadoria e seleção. Por ser uma iniciativa-piloto muito inovadora, o programa possibilita mudanças para o segundo ano da chamada, a partir dos aprendizados de 2019.

“Essa inovadora parceria popular-público-privada é um sistema alternativo de financiamento sem precedentes, que gera riquezas para o país ao investir em traços da nossa cultura que precisam ser cuidados formalmente pelo poder público e pela sociedade civil. Não se trata apenas de um financiamento coletivo, esse projeto revolucionário é sobre engajamento e construção identitária”, afirma a CEO da Benfeitoria, Tati Leite.

Tipos de legado que o programa contempla:

- Promoção e Inclusão: ações de promoção de um patrimônio e transmissão de conhecimentos tradicionais a um novo público; benfeitorias ou ações de inclusão que tornem o patrimônio mais acessível e democrático; ações de impacto perene voltadas à promoção do turismo ligado ao Patrimônio Cultural Brasileiro

- Inovação e Tecnologia: instalações, aplicativos e jogos digitais, novas tecnologias ou conteúdos que melhorem a experiência e o engajamento do público com o patrimônio ou que o torne ainda mais atraente, contemporâneo e/ou com mais valor turístico.

- Educação e Inspiração: cursos, oficinas e/ou eventos de formação (online ou presencial) de profissionais que trabalhem com patrimônio; ações e conteúdos educativos que promovam o engajamento do público com o patrimônio.

- Preservação e Memória: restauros, reformas, ações de conservação e cuidado do patrimônio; iniciativas de registro e reconhecimento que preservem a memória do patrimônio, como documentários, prêmios, cartografias.

Mais sobre matchfunding

O conceito consiste na combinação de aporte direto com financiamento coletivo, no qual um agente de fomento dobra ou triplica a arrecadação de um projeto em crowdfunding, fazendo o “match” a cada real investido pelo público. O “Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural” é a primeira iniciativa de matchfunding do setor público com a sociedade civil. A iniciativa sugere uma nova alternativa para financiamento de projetos de natureza cultural alinhada diretamente com interesses dos cidadãos.

Sobre o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES é um empresa pública federal dotada de personalidade jurídica de direito privado que aposta na rica diversidade cultural brasileira para impulsionar o desenvolvimento do país. Suas variadas manifestações movimentam cadeias produtivas que geram trabalho, emprego e renda e promovem inclusão social. Para apoiar o setor, o Banco dispõe de diversos instrumentos, como financiamento, recursos não reembolsáveis e fundos de investimento. Maiores informações podem ser obtidas no endereço:
www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/cultura-e-economia-criativa/

Sobre os coidealizadores

SITAWI Finanças do Bem
A SITAWI é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social. Em mais de 10 anos de história, mobilizou R$26 milhões, apoiando mais de 100 organizações e negócios de impacto que alcançaram mais de 650 mil pessoas. É o investidor de impacto mais ativo do Brasil, com 40 deals em forma de empréstimo, dívida conversível, empréstimo coletivo e equity. Entre seus parceiros estratégicos, encontram-se agências internacionais (como a USAID), grandes empresas nacionais e internacionais (Natura, Coca Cola, IBM), além de fundações/institutos (Fundação BMW, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Fundação Lemann, Instituto EDP, Instituto Sabin, Oi Futuro).

Benfeitoria
Lançada em 2011, a Benfeitoria é a plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) mais inovadora e eficiente do Brasil. Com a maior taxa de sucesso do Brasil desde o lançamento, já mobilizou mais de R$36 milhões de 270 mil colaboradores para dar vida a mais de 2mil projetos. Foi a primeira plataforma do mundo a não cobrar comissão obrigatória de quem arrecada, a primeira do Brasil a lançar crowdfunding recorrente, e a única a trabalhar com editais de grande porte via Matchfunding. Entre seus principais parceiros de fomento, estão ONU Mulheres, Sebrae, Natura, Coca-Cola, Ambev, Youse e Itaú.

Museu Vivo
Museu Vivo é uma consultoria em rede para inovação e sustentabilidade econômica de museus e instituições culturais. Realiza planejamento e gestão sócio-cultural com Laboratórios de Inovação, curadoria de seminários, festivais, disseminação de conteúdos online e capacitação em projetos que integram cultura, museus, novas economias e regeneração. Cataliza inovação no setor cultural com estratégias de engajamento de públicos, sustentabilidade financeira e integração com causas sociais. Projetos recentes com Museu da Língua Portuguesa, Museu Villa Lobos, Oi Futuro, Museu do Amanhã, Museu das TeleComunicações, MAR e Festival ColaborAmerica.

Posted by Patricia Canetti at 5:02 PM