|
agosto 21, 2018
Laboratório de Projetos Feministas na Residência Adelina, São Paulo
A artista argentina Natalia Forcada, foi uma dos quatro selecionados pela 1ª Residência Adelina, programa focado em promover uma troca com artistas da América Latina. Entre as atividades que irá desenvolver na sua permanência no Brasil, está o Laboratório de Projetos Feministas de "¿Artista, Contemporanea, Emergente? edición Sao Paulo”, que irá receber até o dia 31 de agosto inscrições de artistas interessados em participar da atividade.
A proposta do ateliê é trabalhar projetos feministas de arte contemporânea (de diferentes disciplinas) e aberto para artistas de qualquer gênero que trabalhem o tema em sua pesquisa. A atividade irá selecionar um total de 10 propostas e a programação, que durará três dias (10, 17 e 22 de setembro), será dividida da seguinte maneira: nos dois primeiros dias, os participante irão desenvolver serão dedicados ao desenvolvimento dos projetos selecionados pela artista bem como o intercâmbio entre os participantes e avanço das obras. No último dia será realizada uma mostra dos trabalhos no ateliê da artista no Instituto Adelina.
Para se inscrever, os interessados devem enviar um resumo do projeto, justificativa e relação com a prática feminista e um breve currículo do artista, grupo ou coletivo, além de imagens de referência para o trabalho para o e-mail residencia@institutoadelina.org.br.
CRONOGRAMA - LABORATÓRIO DE PROJETOS FEMINISTAS
Envio de projetos: até 31 de agosto.
Divulgação dos projetos selecionados: 5 de setembro.
Desenvolvimento dos projetos selecionados: 10 e 17 de setembro (segundas), das 19h às 22h.
Mostra dos trabalhos: 22 de setembro (sábado), das 10h às 17h.
Local e endereço: Instituto Adelina (Rua Cardoso de Almeida, 1372, Perdizes).
Atividade gratuita. Vagas limitadas!
Envio de projeto exclusivamente pelo e-mail: residencia@institutoadelina.org.br
Regras para envio: As/os artistas (*) devem enviar em um único PDF (no máximo 5MB) com o nome do arquivo e assunto do e-mail “LABORATÓRIO DE PROJETOS FEMINISTAS + NOME COMPLETO” por e-mail, contendo as seguintes informações:
1. Um breve resumo de seu projeto feminista (10 linhas);
2. Justificativa conceitual de seu projeto e a relação com as práticas feministas (10 linhas);
3. Breve currículo (10 linhas);
4. Dados pessoais (nome completo, e-mail, número de telefone, redes sociais e/ou site);
5. De uma (01) a três (03) imagens de referência ou do projeto (inseridas no mesmo PDF).
(*) em caso de projetos de coletivos, por questões de espaço, só poderá participar um/uma artista por grupo.
SOBRE A ARTISTA
Natalia Forcada (Argentina, 1981) é cineasta, artista visual e cênica. Licenciatura e docência em Direção de Cinema – Universidad del Cine. Foi jurada e palestrante na Espanha e Argentina. Expôs e realizou residências na Itália, Espanha, Colômbia, Equador, Uruguai e Argentina. Recebeu distinções como finalista no Prêmio ITAU 2018, seleção Bienal PerfoArtNet 2018 Colômbia, Seleção Festival Anima Mundi - Veneza 2017, Finalista Talent Contemporains - Fundação François Schneider 2016, Hors Pistes - Centro Pompidou Paris em Rosario 2014, entre outros.
SOBRE A RESIDÊNCIA ADELINA
O Instituto Adelina promove em 2018 a 1ª edição de seu programa de residência exclusivamente para artistas residentes em países da América Latina. Dividida em duas etapas contínuas, a Residência Adelina recebe um(a) artista brasileiro(a) e um(a) artista estrangeiro(a) por ciclo, totalizando quatro artistas contemplados, entre as etapas de agosto-setembro e outubro-novembro. Com o objetivo de reunir artistas de diferentes gerações, atuantes em campos distintos da arte contemporânea, a convocatória acolheu projetos de pesquisa de linguagens as mais variadas, a ser realizados durante dois meses de residência artística na cidade de São Paulo, Brasil.