|
maio 15, 2018
Convocatória para a Residência do Instituto Adelina, São Paulo
O Instituto Adelina irá receber quatro artistas neste segundo semestre, sendo dois deles brasileiros, para residência artística na cidade de São Paulo
Até 10 de junho de 2018, o Instituto Adelina recebe para análise portfólios de artistas que nasceram e/ou residem na América Latina e estejam interessados em participar de sua residência artística. A Residência Adelina para América Latina irá contemplar dois ciclos, que acontecem no segundo semestre deste ano, recebendo dois artistas por vez, sendo dois deles brasileiros.
A seleção dos artistas será realizada por um júri composto por Josué Mattos, diretor artístico do Instituto Adelina – que também assume a curadoria da residência – e por seis curadores e artistas com experiência e atuação no circuito latino-americano. São eles: Camila Bechelany, Galciani Neves, Julia Lima, Vitor Cesar e Renata Cruz.
Os artistas selecionados, terão hospedagem, ajuda de custo e verba de produção para a realização do projeto de pesquisa inscritos. Os artistas também poderão fazer uso do ateliê (localizado no prédio do Instituto Adelina, em Perdizes) e contarão com programas públicos realizado pelo Instituto Adelina, assim como momentos de ateliê aberto, para exibição de seus processos e obras.
“A ideia da Residência Adelina é reunir artistas de diferentes atuações em campos distintos da arte contemporânea e estar completamente em linha com a proposta da Adelina Galeria, de buscar um diálogo artístico com a América Latina. Além disso, nos interessa muito a troca de experiência e vivência no ambiente em que estamos inseridos. Começamos com o processo de residência em abril de 2017 e essa será a primeira edição com esse modelo de convocatória. Já recebemos artistas Alemanha, Argentina, Ilhas Canárias e de algumas cidades brasileiras”, explica Fabio Luchetti
A convocatória e a ficha de inscrição da Residência Adelina para América Latina estão disponíveis no site www.institutoadelina.org.br. As propostas com o portfólio e o projeto de pesquisa deverão ser enviadas até 10 de junho para o seguinte e-mail: residencia@institutoadelina.org.br.
SOBRE O INSTITUTO ADELINA
O Instituto Adelina desenvolve projetos de pesquisa, produção e compartilhamento de conhecimento em arte contemporânea. Situado no bairro de Perdizes, em São Paulo, o Instituto Adelina promove encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições e ações extramuros. Integra um amplo projeto, que inclui a Adelina Galeria, além de uma residência destinada a artistas de fora de São Paulo , situadas no mesmo bairro. O instituto favorece intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte, de maneira a tornar viáveis a formação livre e a aproximação da arte e educação, participando ativamente da formação de públicos variados, entre os quais professores da rede de ensino público, estudantes, crianças e adolescentes – contemplados com programação específica –, idosos, profissionais liberais e o público em geral. Com programação transdisciplinar, o Instituto Adelina pretende firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte, em suas variadas linguagens.