|
dezembro 18, 2017
Edital de ocupação da Galeria Espaço Piloto da UnB - Inscrições
A Galeria Espaço Piloto, um equipamento cultural do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, apresenta Edital de Ocupação para seus espaços, com o objetivo de promover a circulação e a difusão da produção contemporânea de artes visuais em Brasília – DF, contribuir para a formação de estudantes de artes e para a formação de público.
Inscrições PRORROGADAS até 28 de janeiro de 2018 18 de fevereiro de 2018
Galeria Espaço Piloto
Edifício de Oficinas Especiais de Artes Cênicas, Bloco A, AT-11
Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília, DF
EDITAL DE OCUPAÇÃO DA GALERIA ESPAÇO PILOTO 2018
A GALERIA ESPAÇO PILOTO, um equipamento cultural do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, apresenta Edital de Ocupação para seus espaços, com o objetivo de promover a circulação e a difusão da produção contemporânea de artes visuais em Brasília – DF, contribuir para a formação de estudantes de artes e para a formação de público. Serão selecionadas obras para compor a programação de exposições temporárias individuais, coletivas, projetos curatoriais e projetos de grupos/coletivos. A Galeria Espaço Piloto está localizada no prédio de Artes Cênicas no Edifício de Oficinas Especiais, Bloco A, AT-11, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte – Brasília – DF, CEP 70910-900.
1. QUEM PODE PARTICIPAR
Podem ser proponentes estudantes e professores (as) de todos os cursos oferecidos pelo Departamento de Artes Visuais da UnB, incluindo os (as) estudantes artistas-pesquisadores (as) vinculados (as) ao PPG-Arte; artistas e curadores (as) brasileiros (as) natos (as) ou naturalizados (as) e estrangeiros (as) que tenham visto de permanência definitiva há mais de três anos e Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), de acordo com a Lei Federal 6.815/80.
Menores de 18 anos devem ter autorização de seus pais ou responsáveis legais.
É vedada a participação da coordenadora da Galeria, bem como dos membros do Conselho Curatorial, e de estagiários (as) e/ou bolsistas da Galeria com contrato em andamento, ou contratados após o início das inscrições.
2. OBJETOS DA SELEÇÃO
Constituem objetos da seleção deste Edital exposições de artes nas categorias: exposições individuais, exposições coletivas, projetos curatoriais e projetos de grupos/coletivos, nas áreas de artes visuais e em suas diferentes linguagens, abrangendo as modalidades: arte-tecnologia; desenho, escultura, fotografia, gravura; instalação; intervenção; livro (livro de artista, livro-objeto, fotolivro); objeto; performance; pintura; videoarte.
Exposições individuais são aquelas compostas por obras de um(a) único(a) artista; Exposições coletivas são aquelas compostas por obras de vários artistas; Projetos curatoriais são aqueles propostos por curadores(as); Projetos de grupos/coletivos são aqueles propostos por um(a) representante de grupo/coletivo.
2. COMO SE INSCREVER
As inscrições são gratuitas e estão abertas no período de 15 de dezembro de 2017 até às 23h59 do dia 28 de janeiro de 2018.
Não será admitida, sob qualquer pretexto, inscrição realizada fora do prazo estipulado, nem a inclusão de documentos após o envio da inscrição.
O ato de inscrição no processo seletivo implica aos (às) proponentes aceitar todas as condições deste Edital.
Cada proponente pode enviar apenas uma inscrição. Caso seja enviada mais de uma, será considerada apenas a primeira que tiver sido envida. As demais serão descartadas.
Um(a) artista pode enviar inscrição como proponente nas categorias exposições individuais ou exposições coletivas e integrar mais um projeto curatorial ou um projeto de grupos/coletivos inscritos por outro(a) proponente.
Os formulários para inscrição estarão disponíveis no site da Galeria Espaço Piloto http://espacopiloto.wixsite.com/galeriaespacopiloto, a partir de 15 de dezembro.
Documentos necessários para inscrição (enviar arquivos em pdf tamanho máximo 2MB) :
- Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo(a) artista, curador(a) ou representante de coletivo. Indicar a categoria e a modalidade da inscrição. Indicar se integra projeto inscrito por outro(a) proponente;
- Cópia simples de documentos pessoais de identificação em um único arquivo pdf: RG e CPF ou RNE (para estrangeiros);
- Currículo resumido do(a) artista, curador(a), ou do coletivo. Incluir formação, principais atividades artísticas, culturais, curatoriais, conforme o caso, e as principais exposições realizadas (se houver);
- Resumo da obra que pretende expor. Incluir informações sobre: o número e a dimensão das obras (quando for o caso); duração total de vídeos (quando for o caso); especificações sobre técnicas e materiais utilizados; condições para montagem (se houver); nome dos artistas participantes (no caso das categorias projetos curatoriais e projetos de grupos/coletivos); informações sobre a classificação indicativa das obras;
- Imagens das obras que pretende expor:
modalidade da inscrição: imagens das obras
arte-tecnologia: enviar um único pdf tamanho máximo 10 MB, contendo fotos da(s) obra(s) montada(s) e/ou links para o vídeo da obra.
escultura, objeto: enviar um único pdf tamanho máximo 10 MB, contendo fotografia da(s) obra(s), tomadas em ângulos que permitam identificar a tridimensionalidade dos trabalhos.
desenho, fotografia, gravura, pintura: enviar um único pdf tamanho máximo 10 MB, contendo reprodução da(s) obra(s).
instalação: enviar um único pdf tamanho máximo 10 MB, contendo diagramas, esquemas e/ou fotografias das obras.
intervenção: enviar um único pdf tamanho máximo 10 MB, contendo fotografias ou frames de vídeo e indicação do link para o vídeo do trabalho (se houver) na plataforma online www.vimeo.com, devendo ficar habilitada a opção de “baixar o vídeo” disponível até 20 de fevereiro de 2018. Especificações: duração máxima 5 min, resolução 1920 x 1080 full HD compactado em h264. Em caso de link privado, indicar a senha de acesso.
livro (livro de artista, livro-objeto, fotolivro): enviar um único pdf tamanho máximo 10 MB, contendo o livro diagramado.
performance: enviar um único pdf tamanho máximo 10MB contendo frames de vídeo e indicação do link para o vídeo do trabalho na plataforma online www.vimeo.com, devendo ficar habilitada a opção de “baixar o vídeo” disponível até 20 de fevereiro de 2018.
videoarte: Especificações: duração máxima 5 min, resolução 1920 x 1080 full HD compactado em h264. Em caso de link privado, indicar a senha de acesso.
Para a categoria projetos curatoriais e projetos de grupos/coletivos, enviar 50% das imagens das obras que integrarão o projeto, seguindo as especificações para cada modalidade, conforme o caso.
3. COMO ENVIAR A INSCRIÇÃO
Todos documentos devem ser enviados para o email, edital.espacopiloto@gmail.com, em formato pdf (no máximo 2MB cada um; veja no quadro as especificações para o envio de imagens das obras), em uma única entrega.
Identificar cada arquivo com o nome do(a) proponente acompanhado de um sobrenome e da identificação do tipo de arquivo. É vedado o uso de caracteres especiais.
Exemplos:
NomeSobrenome_ficha;
NomeSobrenome_documentospessoais;
NomeSobrenome_curriculo;
NomeSobrenome_resumo;
NomeSobrenome_imagens;
NomeSobrenome_video.
4. COMO É O PROCESSO SELETIVO
As inscrições serão homologadas após a conferência de todo o material enviado para inscrição. Os (as) proponentes receberão um e-mail da Galeria Espaço Piloto informando sua habilitação.
A seleção das obras será realizada pelo Conselho Curatorial que é formado pelos professores do Departamento de Artes Visuais: Émerson Dionísio Gomes de Oliveira, Luiz Carlos Pinheiro Ferreira, Suzete Venturelli e Cinara Barbosa (curadora, representante da comunidade artística) e presidido pela coordenadora da Galeria.
Após essa fase os (as) proponentes receberão um e-mail da Galeria Espaço Piloto informando sua seleção, o prazo para entrega dos documentos Termo de Compromisso e Termo de Cessão de Direitos de Imagem e Som, Anuências (para as categorias projetos curatoriais e projetos de grupos/coletivos), e receberão as orientações para a cessão do espaço, contendo o cronograma de montagem e a data prevista para cada exposição.
Eventuais preferências dos(as) proponentes por datas para as exposições poderão ser consideradas, resguardando-se ao Conselho Curatorial a decisão sobre a programação final.
As decisões do Conselho Curatorial serão soberanas e irrecorríveis. Os critérios adotados pelo Conselho Curatorial serão definidos em reunião específica, tendo sua fundamentação registrada em ata e publicada no site da Galeria durante o processo de seleção.
Os resultados da seleção serão divulgados em março de 2018. A programação das exposições selecionadas pelo Edital tem início previsto para abril de 2018.
5. QUAIS AS OBRIGAÇÕES DOS (AS) PROPONENTES SELECIONADOS (AS)
Assinar os Termos de Compromisso e de Cessão de Direitos de Imagem com a Galeria Espaço Piloto, confirmando sua participação;
Expor a proposta selecionada conforme a inscrição, cumprindo rigorosamente o cronograma acordado e as orientações para cessão dos espaços;
Providenciar as obras e arcar com os custos relativos a embalagem, transporte, montagem da exposição e seguro das obras, se o desejar;
Providenciar os materiais e equipamentos específicos necessários para a montagem da exposição proposta, caso não sejam disponíveis na Galeria Espaço Piloto;
Conceder à Galeria Espaço Piloto o direito de uso das imagens documentadas/capturadas durante as atividades de montagem, abertura e visitação da exposição, para divulgação impressa e digital;
Autorizar a reprodução total ou parcial de imagens e informações sobre as obras e currículo para utilização na divulgação das exposições na imprensa e no site da Galeria Espaço Piloto;
Ressarcir, imediatamente e integralmente, eventuais danos causados à Galeria e ao patrimônio da Universidade de Brasília decorrentes da exposição.
6. QUAIS AS OBRIGAÇÕES DA GALERIA ESPAÇO PILOTO
Supervisionar todas as etapas de realização das exposições;
Divulgar as exposições, mediante o envio de material preparado pelos(as) selecionados(as);
Auxiliar na execução de montagem e desmontagem de exposição, consideradas as habilidades dos(as) estagiários(as) e os horários de funcionamento da Galeria;
Disponibilizar o espaço físico, materiais e equipamentos disponíveis, nas fases de montagem, visitação, atividades complementares e desmontagem, conforme cronograma detalhado a cada selecionado(a);
Zelar pela transparência do certame.
7. INFORMAÇÕES GERAIS
Ao se inscrever e assinar a ficha de inscrição (a) artista, curador(a), representante de grupos/coletivos declaram ciência a este Edital e concordância com suas regras;
A equipe da Galeria Espaço Piloto não se responsabiliza por inscrições que, eventualmente, não sejam completadas em decorrência de queda de energia elétrica e falhas tecnológicas, tais como problemas no computador do usuário, na transmissão de dados, em provedores de acesso dos usuários ou por lentidão causada pelo excesso de mensagens no prazo final das inscrições.
É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do(a) artista, curador(a) ou representante de coletivo a veracidade das informações prestadas no ato de inscrição, bem como todas as responsabilidades decorrentes de infrações à Lei de Direito Autoral ou uso de imagem de terceiros.
Os casos omissos neste Edital serão apreciados pelo Conselho Curatorial.
8. DÚVIDAS?
Escreva para edital.espacopiloto@gmail.com.
No assunto da mensagem indique Edital 2018 – dúvidas e informações.
Brasília, 04 de dezembro de 2017.