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abril 10, 2017
Prêmio seLecT de Arte e Educação - Pré-selecionados
Da diversidade às adversidades: Membros do júri falam sobre particularidades das inscrições e chegam a 60 pré-selecionados Confira a lista!
Por Paula Alzugaray e Giselle Beiguelman
Entre os 513 inscritos na primeira edição do Prêmio seLecT de Arte e Educação houve boas surpresas e a confirmação de tristes realidades.
Entre as boas surpresas destaca-se o arco de abrangência das inscrições tanto do ponto de vista territorial, de Norte a Sul do Brasil, como temático.
Na categoria Artista, o Prêmio atingiu 44 cidades de 21 estados brasileiros. Na categoria Formador, constata-se uma diversidade ainda maior: 104 cidades de 18 estados. Escapando à previsibilidade das capitais e dos grandes centros urbanos, a edição inaugural contou com uma significativa presença de projetos de artistas vindos de cidades como Tangará da Serra (MT); Ipatinga (MG); São Gonçalo (RJ), Vassouras (RJ); Marechal Rondon (PR); Orleans (SC), Criciúma (SC), Itajaí (SC); Cabedelos (PB); Petrolina (PE), Lagoa dos Gatos (PE), Itambé (PE) e Aparecida de Goiania (DF), além de vários projetos do interior do Paraná e Manaus (AM).
Do ponto de vista temático, nota-se uma emergente e bem-vinda presença de projetos desenvolvidos, nos últimos dois anos, a partir da demanda e da necessidade do debate das questões das relações raciais e de gênero, a fim de dar legitimidade às Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no país.
É notável, também, o crescimento de ações e projetos criados em comunidades e nas periferias, fora dos circuitos tradicionais de arte e das instituições educacionais, que trazem abordagens artísticas inovadoras e outras potências para o campo da educação.
A presença de projetos pedagógicos integradores, relacionando a cidade, o meio ambiente, o patrimônio histórico e cultural e projetos voltados para a integração de minorias e deficientes também foram recorrentes.
Percebe-se, ainda, que o audiovisual e as artes do corpo estão hoje incorporadas às metodologias pedagógicas e difundidas entre escolas municipais e estaduais brasileiras.
A multiplicidade institucional das inscrições é outro ponto a destacar. Na categoria Formador, recebemos projetos provenientes de pequenas escolas municipais do interior do Brasil, de núcleos de pesquisa de importantes universidades do país, como a USP e UFF, e chegando até instituições de arte brasileiras internacionalmente reconhecidas, como o Instituto Inhotim e a Fundação Bienal de São Paulo.
Nas duas categorias, apareceram projetos de diversas escalas, voltadas para a mobilização de comunidades inteiras ou de uma sala de aula. Na sua diversidade, mostrando “muita vontade de conexão”, como aponta o educador Paulo Portella, integrante do júri de seleção.
Chamou a atenção, também, que há uma tendência à formação de redes e de equipes multidisciplinares para projetos colaborativos e de co-autoria, na interseção entre diferentes áreas do saber, fomentando múltiplos pontos de vista.
Entre as citações mais constantes, sobre o trabalho em arte e educação, a abordagem triangular (fazer, ler e contextualizar) de Ana Mae Barbosa e textos do filósofo francês Jacques Rancière são as referências centrais.
Triste realidade
Em muitos casos, o escopo dos projetos evidencia que a arte ainda é vista como forma de diversão ou desenvolvimento de auto-estima.
Salta à vista a coragem e a quantidade de iniciativas pessoais em ambientes de descaso. Elas evidenciam a dimensão de desvalorização da disciplina de artes pelo Estado e a carência de políticas públicas nas áreas de arte e educação.
O Prêmio seLecT de Arte e Educação é uma iniciativa da revista seLecT com o patrocínio da Minalba, da galeria Almeida e Dale e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Confira a lista dos proponentes pré-selecionados:
Artistas
André Feliciano
Annamaria Noêmia Lopes Xavier
Bruno Moreschi
Camila Rocha Campos
Charles Oliveira
Cristiana Gimenes Parada dos Santos
Daniel ChuekeJablonski
Daniel Rodriguez Caballero
Dudu Tsuda
Fabrício da Silva Teixeira Carvalho
Felipe Augusto Martinez Brait
Felipe Carnevalli De Brot
Gustavo von Ha
Isabela Sales Prado
Ivan Bernardelli de Mattos
Jorge Mascarenhas Menna Barreto
Luisa Cavalieri Puterman
Marcela Rosenburg Figueiredo
Marcos Marcelo Soler
Maria Carolina Goncalves da Silva
Maria Lúcia Gonçalves Leite Rosa
Michel Groisman
Mônica Rolim Zarattini
Patricia Andrea Soto Osses
Regina Helena Pereira Johas
Renata Cilene Martins
Sheilla Patrícia Dias de Souza
Thiago Briguet Navas
Vânia Medeiros Moreira
Virginia Sousa de Medeiros
Formadores
Andréia Menezes de Bernardi
Arthur Zobaran Pugliese
Artur Simões Rozenstraten
Bruno Vilela de Oliveira
Carlos Renato Hees
Claudio Pereira Bueno
Daina Leyton
Danilo Aparecido de Oliveira Gomes
Escola Entrópica
Felipe Aguiar Chimicatti
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Francisco Rider Pereira da Silva
Graziela Kunsch
Helena Ruschel
Jayse Antonio da Silva Ferreira
João Epifânio Regis Lima
Leno Ricardo de Freitas
Lilian KiesslichFraiji
Lisette Lagnado
Luiz Adriano Daminello
Martin Grossmann
Paulo Fernando von Poser
Philippe Nothomb
Priscila Almeida Cunha Arantes
Valquiria Prates e JochenVolz
Valquiria Prates e Paulo Miyada
Vãnia Leite Leal Machado
Vera Império Hamburger
Wellington Neri da Silva
Yara Castanheira