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julho 13, 2015
Red Bull Basement - Residência Hacker - Inscrições
A Residência Experimental é um projeto que apoia e incentiva desenvolvedores, programadores e hackers. Durante um período de três meses, cinco selecionados terão mentoria da curadora e membros da academia para desenvolvimento de uma ideia. Ficará a disposição dos residentes uma garagem hacker, no porão do Red Bull Station, com todos os equipamentos necessários para prototipagem do projeto.Ao fim da residência temos um dia de apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Programações paralelas acontecerão durante os três meses: conversas, workshops e apresentações de projetos e ideias, voltadas aos residentes e abertas ao público.
Inscrições até 26 de agosto de 2015
Red Bull Station
Praça da Bandeira 137, Centro, São Paulo
Para dúvidas ou mais informações: basement.inscricoes@redbull.com.br
EDITAL
01 — objeto
O que é a Residência Hacker do Red Bull Basement?
_ um programa de residência hacker direcionado a coders, programadores, makers e desenvolvedores (em conjunto, todos referidos como desenvolvedores neste Edital) a acontecer no Red Bull Station, com sede na Praça da Bandeira, nº 137, Centro, São Paulo/SP.
_ uma plataforma de incentivo e fomento à experimentação com as mídias digitais e eletrônicas e produções do tipo ‘faça você mesmo’ através da convergência de ações e pensamentos que amplifiquem a colaboração e trocas de experiências;
_ um espaço de compartilhamento, vivência, experimentação que oferece a infraestrutura para a produção criativa com as mídias digitais.
_ um polo agregador entre o público e os diferentes grupos e coletivos de cultura digital.
02 — descrição
Este edital está aberto para 01 (uma) edição da Residência Hacker do Red Bull Basement, com duração de 12 (doze) semanas corridas.
_ a Residência Hacker contemplará 05 (cinco) desenvolvedores brasileiros.
_ poderão se inscrever desenvolvedores atuantes na area e/ou estudantes.
_ será disponibilizado pela Red Bull a todos os desenvolvedores um “Laboratório Hacker”, conforme item 8 abaixo.
_ cada desenvolvedor disporá de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para produção de seus trabalhos durante todo o período da Residência Hacker, assim como uma verba de suporte de R$ 375,00 (trezentos e setenta e cinco reais) por semana para desenvolvedores residentes na cidade de São Paulo, e de R$ 500,00 (quinhentos reais) por semana para desenvolvedores não residentes na cidade de São Paulo.
_ ao final da Residência Hacker, os desenvolvedores participarão de um “Media Day”, ocasião em que os projetos finais serão apresentados, e que ocorrerá em data a definir, porém em período não superior a 15 (quinze) dias após término da Residência.
_ a Residência Hacker oferecerá também uma programação paralela com encontros, palestras, oficinas, e terá o acompanhamento de um curador.
_ a seleção dos desenvolvedores que participarão da Residência será realizada por um Júri composto por 06 (seis) profissionais da área, escolhidos pela Red Bull. Integrantes da equipe Red Bull participarão da seleção com a finalidade de auxiliar e esclarecer questões específicas dos Termos e Condições aqui estabelecidos.
03 — dos requisitos
_ os desenvolvedores devem estar no início de sua trajetória profissional.
_ os desenvolvedores devem estar abertos a um modo de trabalho onde a experimentação e as trocas de ideias sejam, em primeiro lugar, o estímulo da produção.
_ durante o período da residência, os desenvolvedores devem morar em São Paulo, sendo que as despesas de moradia não serão cobertas pela Residência Hacker.
_ as despesas de transporte para os moradores de fora de São Paulo (ida e volta) serão cobertas pela Residência. Para tanto, será tomada como base a cidade de residência informada na ficha de inscrição.
_ toda a programação da Residência em questão será em português.
04 — da inscrição
_ a 1ª edição da Residência Hacker será realizada de 04/09/2015 a 30/11/2015.
_ as inscrições acontecerão entre 06/07/2015 e 26/08/2015, e o resultado da seleção será publicado em 31/08/2015 no site do Red Bull Station.
_ serão selecionados 05 (cinco) cinco desenvolvedores titulares e 02 (dois) suplentes.
_ a inscrição é válida também para coletivos, que deverão eleger um representante para o grupo. O apoio logístico e financeiro será considerado como equivalente ao de um único desenvolvedor residente, independentemente do número de integrantes do coletivo.
_ a inscrição será online e validada somente mediante apresentação de todos os documentos solicitados, são eles: ficha de inscrição, currículo e portfólio digital.
_ o material deve ser submetido em formato digital através do site www.redbullbasement.com.br e não pode exceder 10MB.
_ serão excluídos do processo seletivo os candidatos que enviarem propostas fora do prazo estabelecido e/ou com documentação incompleta.
_ todos os candidatos serão notificados por e-mail do recebimento da inscrição.
_ o ato da inscrição implica automática e plena concordância com o Regulamento e os Termos e Condições da Residência Hacker, estabelecidos neste edital.
_ os portfólios digitais passarão a fazer parte do banco de dados da Residência Hacker e não serão devolvidos.
05 — da seleção e do júri
_ a seleção dos inscritos será realizada mediante análise da ficha de inscrição, currículo e portfólio digital, além de entrevista presencial ou via Skype.
_ a decisão do Júri é inquestionável e irrecorrível.
TERMOS E CONDIÇÕES DA RESIDÊNCIA HACKER DO RED BULL BASEMENT
06_1 — dos desenvolvedores
_ será obrigatória para os desenvolvedores selecionados a assinatura de contrato com a Red Bull, no qual se comprometem a aceitar o Regulamento e os Termos e Condições da Residência Hacker . A não assinatura implica no cancelamento da participação deste na Residência Hacker.
_ é de responsabilidade do residente selecionado o desenvolvimento de seu processo de criação durante o período da Residência, com o acompanhamento do curador.
_ o desenvolvedor deverá apresentar uma palestra sobre o processo criativo desenvolvido durante a Residência, assim como organizar uma oficina com foco na sua pesquisa em espaço externo, durante a programação paralela ou na apresentação final no Media Day.
_ o desenvolvedor deverá doar um dos projetos desenvolvidos durante a Residência Hacker para o acervo da Red Bull. A escolha do projeto a ser doado será tomada em conjunto com o curador em exercício. O desenvolvedor deverá assinar o documento necessário para a cessão de direitos de uso de imagem do projeto doado para fins de divulgação, sendo que tal documento será fornecido pela Red Bull. O projeto doado deverá estar acompanhado de ficha técnica devidamente assinada e datada pelo desenvolvedor.
_ o desenvolvedor deverá assinar contrato adequado, a ser fornecido pela Red Bull, cedendo direito de uso de sua imagem em eventos realizados durante o período da edição da Residência Hacker e em que ele participe.
_ os projetos desenvolvidos no período da Residência em questão devem ser inéditos e exclusivos para a apresentação final no Media Day, enquanto durar o período da mesma.
_ o desenvolvedor se compromete a estar presente nas programações e nos encontros previamente agendados com o curador, acadêmicos, palestrantes e/ou público, e qualquer outra solicitação de conteúdo ou divulgação organizados pela Residência Hacker.
_ a presença no Laboratório Hacker deve ser constante. Ausências prolongadas deverão ser previamente notificadas ou justificadas, assim como viagens para fora da cidade. Não comparecimentos acima de 25% do período total da Residência serão considerados como não cumprimento dos Termos e Condições da Residência e estarão sujeitos às sanções pertinentes.
_ é de responsabilidade do desenvolvedor seguir as normas dos Termos e Condições da Residência, não colocar em risco o seu bem-estar ou dos demais desenvolvedores residentes, bem como o do público e de todas as pessoas envolvidas no projeto. Também é responsabilidade do desenvolvedor a preservação do espaço físico do Laboratório Hacker e dos bens que ali se encontrarem.
_ o desenvolvedor deverá assinar documentos, a serem fornecidos pela Red Bull, de cessão de uso de imagem, e de autorização de registro do processo para fins de divulgação e documentação durante a Residência Hacker.
_ o desenvolvedor deverá colaborar com as atividades do núcleo educativo da Residência em eventos com curadores, instituições, público em geral e escolas públicas e privadas.
_ a desistência do programa, infrações ao presente regulamento ou normas legais, assim como todo e qualquer comportamento que perturbe a ordem, sujeitarão os desenvolvedores residentes a sanções determinadas pela Residência Hacker, incluindo exclusão.
06_2 — da residência experimental
É de responsabilidade da Residência Hacker:
_ abrir um edital de inscrição para a Residência Hacker.
_ selecionar, convidar e contratar profissionais da área que formarão o Júri.
_ convidar e contratar profissional para desenvolver o trabalho de Curadoria.
_ proporcionar aos desenvolvedores selecionados um Laboratório Hacker durante 12 (doze) semanas.
_ desenvolvedores residentes na cidade de São Paulo receberão apoio financeiro de R$ 375,00 (trezentos e setenta e cinco reais) por semana.
_ desenvolvedores moradores de fora da cidade de São Paulo receberão apoio financeiro de R$ 500,00 (quinhentos reais) por semana e terão as despesas de transporte (ida e volta) pagas pela Residência Hacker. A comprovação deve ser feita através de comprovante de residência nominal.
_ o desenvolvedor poderá comprometer despesas no valor de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para execução de seus projetos, incluindo a produção do trabalho que será apresentado no Media Day , utilizados em materiais de consumo e serviços a serem contratados diretamente pela produção da Residência Hacker e pagos mediante apresentação de notas fiscais. Estes recursos serão disponibilizados através de adiantamentos de no máximo R$ 500,00 (quinhentos reais) a cada retirada, com solicitação realizada com pelo menos 02 (dois) dias de antecedência. Para nova retirada, o desenvolvedor deverá apresentar notas fiscais referentes ao adiantamento de verba anterior. Retiradas acima de R$ 500,00 (quinhentos reais) devem ser avaliadas e aprovadas junto à equipe de produção da Residência. Os pagamentos serão depositados em conta corrente mediante assinatura em recibo padrão da Red Bull, em que deverá fornecer os seguintes dados: nome completo; endereço completo; telefone; RG; CPF; banco e agência.
_ caso seja selecionado um coletivo, o apoio financeiro é considerado como equivalente ao de um desenvolvedor residente, independentemente do número de integrantes do coletivo;
_ dar suporte/orientação profissional (realizada pelo curador em exercício da edição) sobre seu projeto;
_ elaborar, através do curador, texto de apresentação e texto crítico sobre a produção do desenvolvedor;
_ divulgar a Residência Hacker, os eventos, mostras e exposições realizadas durante as edições.
_ disponibilizar o suporte de uma equipe de produção presente diariamente no espaço.
_ promover encontros/palestras com profissionais de interesse.
_ realizar um Media Day, no término da Residência Hacker, acompanhada de texto escrito pelo curador em exercício.
_ registrar, digitalizar e arquivar os registros de ideias e processos, como também publicá-los em redes sociais e no site do Red Bull Station.
_ administrar casos de desistência ou de quebra de contrato.
DOS PROFISSIONAIS CONTRATADOS PARA SELEÇÃO / ORIENTAÇÃO DOS DESENVOLVEDORES DA RESIDÊNCIA
07_1 — do júri
O Júri será composto por Gisela Domschke (curadora em exercício), Andrei Speridião, Gabriel Laet, Lucas Dupin, Pedro Fonseca e Thiago Avancini. O Júri deverá apresentar ata referente ao processo seletivo.
07_2 — do curador
_ após o processo de seleção, caberá ao curador acompanhar o período de Residência, preparar a agenda de atividades, selecionar o projeto a ser doado pelo residente, e escrever os textos de apresentação e de acompanhamento dos desenvolvedores, bem como do Media Day.
_ estar presente em todas as atividades programadas pela Residência Hacker, como: orientações, conversas individuais com o desenvolvedor, palestras, encontros, montagens e mostras temporárias e Media Day final.
08 — regras da residência hacker
da ocupação do espaço comum
_ o Red Bull Station está aberto ao público de terça à sexta das 11h às 20h e sábados das 11h às 19h, salvo em eventos especiais agendados pela equipe de coordenação. O público tem acesso a todos os andares do espaço, o que significa que os desenvolvedores conviverão com o público.
_ o acesso dos desenvolvedores ao Red Bull Station é de segunda a sábado, das 9h às 22h. O acesso fora desse horário deve ser feito com prévia autorização da equipe de produção da Residência Hacker.
_ é também de responsabilidade dos desenvolvedores zelar pelos materiais e equipamentos do Red Bull Station.
_ o mobiliário do espaço Red Bull Station deverá ser mantido em seu devido lugar. É vetado ao desenvolvedor levar para o laboratório mobiliário de uso comum.
_ é vetado o uso de drogas ilícitas em toda e qualquer dependência do Red Bull Station.
_ de acordo com a Lei Estadual n° 13.541/09, é proibido fumar nas dependências do Red Bull Station.
da ocupação e uso dos espaços individuais e coletivos
Laboratório Hacker
_ o Laboratório Hacker é dotado de bancadas, que devem permanecer desocupadas quando o desenvolvedor não estiver trabalhando.
_ o Laboratório Hacker destina-se a múltiplas utilidades, sendo vetado seu uso como depósito.
_ todo material ali presente (ferramentas, equipamentos, etc.) destina-se ao uso coletivo e deve ser mantido em boas condições e devolvido ao lugar de origem. Este só pode ser utilizado dentro das dependências do Red Bull Station.
_ danos ou perda dos equipamentos do Laboratório Hacker implicam na obrigação do reembolso integral por parte do desenvolvedor ao Red Bull Station.
do convívio comum
_ o Red Bull Station é um espaço de uso comum. Regras de convívio devem ser respeitadas, onde comportamentos e atitudes que atrapalham o andamento e o bom relacionamento do grupo não serão admitidos.
da monitoria
_ os monitores têm como principal atividade receber e apresentar o espaço ao público. Não é de responsabilidade dos monitores dar assistência ao trabalho individual de cada desenvolvedor.
Qualquer assunto não considerado no regulamento acima será resolvido em conjunto pela Residência Hacker e residentes.
Fonte: Red Bull Basement