|
junho 21, 2015
Concurso C.LAB para curadoria na Blau Projects - Selecionados
Promovido pela Blau Projects, o C.LAB, edital voltado à curadoria, chega a sua segunda edição, desta vez aumentando seu espectro de atuação e abrindo as inscrições para projetos da América Latina - recebeu 26 inscrições de projetos de curadores de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, México e Uruguai.
Comissão de seleção: Alfons Hug, Marta Mestre e Rafael Fonseca
Os dois projetos selecionados
Território, Povoação, de Juliana Gontijo e Gabriel Bogossian;
Na Eminência, de Carolina Soares.
Blau Projects divulga selecionados do edital C.LAB: Galeria promove segunda edição de edital voltado à curadoria. Seleção foi feita por comissão de curadores
Promovido pela Blau Projects, o C.LAB, edital voltado à curadoria, chega a sua segunda edição, desta vez aumentando seu espectro de atuação e abrindo as inscrições para projetos da América Latina. Após receber 26 inscrições de projetos de curadores de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, México e Uruguai, a comissão seleção, formada por curadores de diversos países - um alemão, uma portuguesa e um brasileiro-, escolheu os dois projetos: Território, Povoação, de Juliana Gontijo e Gabriel Bogossian e Na Eminência, de Carolina Soares.
A escolha dos projetos foi feita pela comissão de seleção formada por Alfons Hug, diretor do Goethe Institut e curador do Pavilhão Latino Americano na Bienal de Veneza 2015; Marta Mestre, curadora adjunta do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Rafael Fonseca, curador adjunto da Bienal do Mercosul 2015. Os critérios de seleção incluem relevância no panorama da produção artística contemporânea, conexões e intercâmbios entre artistas que vivem e/ou trabalham na América Latina, objetividade, viabilidade, originalidade e ineditismo.
A iniciativa independente tem o objetivo de promover conexões entre curadores e artistas de toda a América latina, garantindo apoio financeiro de R$ 15 mil para cada projeto coletivo a ser exposto no espaço da galeria. A primeira exposição, do projeto Na Eminência, de Carolina Soares, tem abertura marcada para dia 27 de junho, e a segunda, do projeto Território, Povoação, de Juliana Gontijo e Gabriel Bogossian, acontecerá entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016.
Projetos
Em Território, Povoação, a dupla de curadores Gabriel Bogossian e Juliana Gontijo apresenta cinco artistas latino-americanos que tratam de um tema comum a todo o continente, que é o território e suas questões de ocupação, colonização, disputas em torno da terra nos contextos agrários, ambientais ou étnicos. O nome do projeto é uma referência ao título de um conjunto de aulas que o francês Michel Foucault ministrou na França, nos anos 1970, investigando a relação entre as transformações das formas de governo e as mudanças na compreensão do território.
Os artistas escolhidos são a peruana Ximena Garrido-Lecca, com o vídeo Contornos, de 2014; o argentino Julián D´Angiolillo, com a instalação Antropolis, de 2011; o colombiano Carlos Guzmán, com o vídeo Colheita, de 2015, o boliviano Andrés Bedoya com os vídeos Rio Adentro (2014) e Rio Negro (2014) e o brasileiro Vítor Leguy com obras da série Uma reflexão sobre ciclos irregulares.
Em Na Eminência, da curadora Carolina Soares, foram selecionados seis artistas, dentre os quais, três colombianos: Ana Karina Moreno, com a fotografia digital Clausurado (da série Bolivar Bolos Club), de 2010; Camila Echeverría Martínez, com a fotografia Bogotá Fragmentada, de 2014 e Camilo Ordóñez Robayo, com a instalação Memoria Colonial, de 2010. Dentre os brasileiros, pode se destacar a escolha pela instalação em todos os trabalhos dos artistas; Haroldo Saboia, com Como Construir um Diagrama, de 2014; Jaime Lauriano, com A História se Encerra em Mim, de 2013 e Reginaldo Pereira, com o trabalho Sem Título, de 2015.
Neste projeto curatorial, a busca é pela falha como condição necessária para novas tentativas e recomeços. O objetivo do projeto é reunir artistas brasileiros e colombianos para pensar de que modo os trabalhos refletem sobre a contemporaneidade.
Sobre o C.LAB
Concebido como projeto independente do programa regular de exposições da Blau Projects, o concurso anual C.LAB seleciona e apóia projetos de curadores e artistas independentes para exposição no espaço da galeria, reforçando seu papel de incubadora e difusora da arte contemporânea. A primeira edição, realizada em 2014, resultou na produção e exibição do projeto individual Ampulheta, do curador Douglas Negrisolli, que contemplou a obra do artista Andrei Thomaz, e do projeto coletivo (...) pegaríamos as coisas onde elas crescem, pelo meio (...), da curadora Galciani Neves, com trabalhos de Ana Dias Batista, Fabio Morais, Laura Gorski, Jimson Vilela, Jorge Menna Barreto e Thiago Honório.
Sobre a Blau Projects
Com foco nas diversas linguagens como pintura, fotografia, vídeo, desenho, performance e o tridimensional, a galeria está situada no bairro da Vila Madalena (São Paulo). Desde a sua fundação em agosto de 2013, vem se estabelecendo como um espaço de convivência e trocas entre artistas, colecionadores, estudiosos da arte e afins. A galeria tem como missão apoiar e estimular artistas emergentes, bem como explorar e promover múltiplas formas de expressão artística, e representa os artistas Andrey Zignnatto, Marcone Moreira, Renata Cruz, Vitor Mizael, Éder Oliveira e Bruno Drolshagen.