|
novembro 21, 2014
III Concurso de Residências Artísticas da Fundação Joaquim Nabuco - Selecionados
Nos dias 11 e 12 de novembro, a Comissão de Seleção formada para avaliar e escolher os seis artistas que irão realizar as residências em 2015 reuniu-se na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Jacqueline Medeiros, representante do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), parceiro da Fundaj nessa ação, acompanhou todo o julgamento. Foram selecionadas seis, dentre as 78 propostas inscritas. Cada artista selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 15.000,00.
Comissão de Seleção: Bruna Pedrosa, Cristiana Tejo, Daniela Labra, Moacir dos Anjos
De acordo com a decisão da Comissão de Seleção, integrarão o programa Residências Artísticas 2015 as propostas dos artistas listados abaixo:
Na Fundação Joaquim Nabuco
Clarissa Tossin (Distrito Federal)
Flávia Mattar (Rio de Janeiro)
Lucas Dupin (Minas Gerais)
No CCBNB
Carlos Melo (Pernambuco)
Mabe Bethônico (Minas Gerais)
Sara Lambranho (Pernambuco)
A Comissão tomou como critério, para essas escolhas, o ineditismo; a qualidade; o compromisso com processos educativos e formadores; e a viabilidade de execução em relação ao tempo disponível para sua realização e em relação ao valor da premiação estabelecido no edital.
Por meio desse projeto, a Fundaj e o CCBNB estimulam não somente a difusão, mas também a produção das artes visuais no país, consolidando-se como agentes institucionais de experimentação e de inovação na produção visual contemporânea. Os seis artistas selecionados farão residências de criação, exposição e formação em Artes Visuais, sendo três delas no Recife, e três divididas entre Fortaleza (CE), região do Cariri (CE) e Souza, no Sertão paraibano.
A Comissão foi composta pelos especialistas em artes visuais Moacir dos Anjos, pesquisador e curador de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Cristiana Tejo, curadora e jornalista; e Daniela Labra, crítica de arte. Bruna Pedrosa, Coordenadora de Artes Visuais da Fundaj (Coart), presidiu a reunião.