|
agosto 10, 2014
Situações Brasília 2014: Prêmio de Arte Contemporânea do DF - Inscrições
Na edição de 2014, o evento - cuja principal característica é a premiação e aquisição de obras que passarão a fazer parte do acervo do Museu Nacional em Brasília - inaugura uma nova e inédita modalidade: a premiação e publicação de textos teóricos sobre artes visuais. Assim, artistas plásticos e autores de textos sobre as artes visuais residentes no país concorrerão a uma série de prêmios aquisitivos e à publicação de textos no catálogo da exposição, que ocorrerá no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, de 12 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015.
Todos os 20 artistas selecionados receberão R$ 3 mil a título de ajuda de custo para participar da iniciativa. Dentre eles, cinco serão escolhidos e receberão prêmio aquisitivo no valor de R$ 15 mil. Já os cinco artistas convidados serão premiados com prêmio aquisitivo no valor de R$ 20 mil cada um. Para os dois textos escolhidos, prêmio de R$ 5 mil e para o autor convidado R$ 10 mil.
Inscrições abertas até 2 de setembro de 2014
Situações Brasília • Prêmio de Arte Contemporânea do DF
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul, lote 02, 70.070-150, Brasília – DF
www.facebook.com/situacoesbrasilia
Informações: 61-3202-1409, 61-3325-2589 ou premiobrasilia@gmail.com
EDITAL
1. Objetivos
1.1 Situações Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal é uma mostra anual de artes visuais cuja próxima edição será realizada entre 12 de novembro de 2014 e 11 de janeiro de 2015 no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. Objetiva reunir, apresentar e premiar a produção artística contemporânea brasileira, além de expandir e qualificar o acervo do Museu Nacional por meio da doação das obras distinguidas com prêmios aquisitivos. O evento estará aberto também à produção teórica sobre artes visuais por meio da premiação de textos a serem publicados no catálogo, fazendo que o Situações Brasília seja o primeiro evento do gênero a incorporar produção teórica sobre arte em sua formulação. Situações Brasília é realizado por produtores independentes, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal e de patrocinadores privados interessados no desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras.
1.2 A exposição Situações Brasília reunirá um conjunto formado por 5 (cinco) artistas convidados e 20 (vinte) artistas selecionados entre os inscritos, totalizando 25 (vinte e cinco) artistas, além de convidar 1 (um) autor de textos sobre artes visuais e selecionar outros 2 (dois) entre os inscritos no evento. Todos os 3 (três) textos serão publicados no catálogo do evento.
1.3 O Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, localizado na Esplanada dos Ministérios em Brasília, apresenta-se hoje como o principal espaço de artes visuais de todo o Centro-Oeste brasileiro. A escolha do Museu como local de realização da mostra Situações Brasília é objetivo estratégico, pois cumprirá ali sua função maior de evento formador de público e de constituição de acervo público.
2. Da Participação
2.1 A participação de artistas e de autores dar-se-á de duas maneiras complementares: por meio de inscrição e seleção e por meio de convite, ambas coordenadas por um Comitê de Seleção e Premiação. O Comitê de Seleção e Premiação, constituído por 5 (cinco) especialistas, fará a indicação de cinco artistas convidados que possuam significativo papel na produção recente das artes visuais no Brasil e selecionará 20 (vinte) artistas entre os inscritos; convidará também hum autor de texto teórico sobre artes visuais e selecionará outros 2 (dois) entre os inscritos.
2.2 A participação de autores de textos dar-se-á apenas com trabalhos inéditos, inclusive em relação a publicações na internet.
2.3 Poderão participar brasileiros e estrangeiros legalmente residentes no Brasil.
2.4 Não poderão participar servidores vinculados à Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal, efetivos ou comissionados, bem como membros dos Conselhos do GDF.
3. Da Inscrição
3.1 Poderão ser inscritas até cinco obras em qualquer linguagem das artes visuais.
3.2 Os artistas que trabalham com instalação poderão inscrever apenas uma obra.
3.3 Poderão ser inscritos textos críticos e teóricos sobre qualquer tema ligado às artes visuais e suas relações com outras disciplinas. Os textos deverão ter obrigatoriamente entre 20 e 25 laudas ou o correspondente a 10.000 e 12.500 palavras. Textos fora desse padrão não serão considerados.
3.4 Cada artista terá direito a uma inscrição individual e uma inscrição em grupo. Nos casos de inscrição em grupo, a ficha será assinada por um representante e os nomes dos demais integrantes deverão constar em documento anexo.
3.5 Cada autor poderá inscrever apenas um texto que deve ser inédito, inclusive em relação a publicação na internet.
3.6 Poderão ser inscritas obras construídas, conceitual ou formalmente, por um conjunto de trabalhos que justifique sua articulação. Nesses casos, os artistas poderão inscrever apenas uma obra. O Comitê de Seleção e Premiação será responsável por sua avaliação.
3.7 É de responsabilidade do Comitê de Seleção e Premiação o trabalho de curadoria na escolha do número de obras de cada artista participante entre as inscritas. Essa escolha deverá considerar o espaço disponível de exposição, o conjunto exposto e sua articulação no contexto da exposição.
3.8 Trabalhos com materiais perecíveis ou que ameacem a segurança das outras obras e do espaço do Museu não serão aceitos.
3.9 Qualquer equipamento necessário para a exposição e viabilização das obras, bem como sua manutenção, será de inteira responsabilidade do artista.
3.10 As inscrições poderão ser feitas impreterivelmente até as 18h do dia 2 de setembro de 2014. Deverão ser enviadas pelo Correio – por meio do sistema SEDEX, com a data limite de postagem de 5 de setembro – ou por entrega pessoal, no endereço do Museu Nacional em Brasília:
Situações Brasília • Prêmio de Arte Contemporânea do DF
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Conjunto Cultural da República - Setor Cultural Sul – lote 02
70 070 -150 – Brasília – DF
3.11 Para a inscrição deverão ser enviados: ficha de inscrição (modelo anexo) assinada e preenchida, portfolio contendo fotos dos trabalhos inscritos acompanhadas de especificação técnica no verso com nome do autor, ano de realização, dimensões e material, ampliadas em tamanho mínimo 18x24 cm e máximo A4; e currículo resumido do artista.
3.12 Para a inscrição de textos deverão ser enviadas 3 (três) cópias impressas e 1 (uma) cópia digitalizada e gravada em CD, em formato Word e pronta para publicação. Anexada a este material, deverá estar a ficha de inscrição assinada e preenchida. Os textos e o CD devem conter o nome de seus autores e o envelope de envio deve conter a palavra TEXTO.
3.13 Todos os inscritos deverão anexar cópias do CPF e da Carteira de Identidade e indicar a forma de envio e devolução das obras que forem selecionadas: se transporte rodoviário, aéreo, via Correios ou se serão retiradas pessoalmente.
3.14 Os organizadores não se responsabilizam pelo extravio de inscrições e não serão aceitas as inscrições que forem enviadas ou entregues depois do prazo estabelecido neste edital.
3.15 Trabalhos de instalação e em três dimensões deverão ser acompanhados de plantas, instruções de montagem, relação de materiais, necessidades técnicas e outras informações necessárias para o entendimento completo da montagem da obra.
3.16 Vídeos e outros trabalhos audiovisuais deverão ser apresentados em duas cópias de DVD com o trabalho em looping. Deverão ser enviados também trechos para divulgação gravados em DVD separado acompanhados de uma sinopse em formato Word.
3.17 Performances deverão conter um descritivo completo do trabalho e, quando possível, imagens de sua realização.
3.18 Em nenhuma hipótese os portfolios dos artistas e os textos enviados serão devolvidos.
3.19 O envio da ficha de inscrição devidamente assinada implica concordância integral com os termos deste edital.
4. Da Seleção e Premiação
4.1 O Comitê de Seleção e Premiação será formado por 5 (cinco) especialistas: 3 (três) serão responsáveis pelo convite, seleção e premiação dos artistas e 2 (dois) pela seleção/premiação dos autores de textos. O Comitê selecionará 20 (vinte) artistas entre os inscritos, indicará outros 5 (cinco) para serem convidados, convidará um autor e escolherá 2 (dois) entre os inscritos que serão premiados e terão seus textos publicados no catálogo do evento.
4.2 Todos os 20 (vinte) artistas selecionados receberão o valor de R$ 3.000,00 reais (três mil reais) cada a título de ajuda de custo, pela participação na mostra.
4.3 Dos 20 artistas selecionados, 5 (cinco) serão distinguidos com prêmio aquisitivo no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) cada, referentes à aquisição de uma das obras selecionadas. Todas as obras premiadas serão doadas ao Museu Nacional da República, de cujo acervo passarão a fazer parte. Todos os cinco artistas convidados também serão agraciados com prêmio aquisitivo de 20.000,00 (vinte mil reais) cada e também terão suas obras doadas ao Museu. Os 2 (dois) textos escolhidos entre os inscritos serão premiados com o valor de 5.000,00 (cinco mil reais) cada e o texto do autor convidado será premiado com o valor de 10.000,00 (dez mil reais).
4.4 Do valor bruto de cada prêmio serão descontados os valores referentes aos impostos, de acordo com a legislação vigente.
4.5 Os valores de premiação, descontados os impostos, serão depositados nas contas fornecidas pelos artistas e autores na ficha de inscrição em até 15 (quinze) dias após a abertura do evento.
4.6 Não poderão ser realizados pagamentos em contas de terceiros. Em caso de inexistência de conta em nome do artista/autor inscrito, a premiação será cancelada, cabendo ao Comitê de Premiação e Seleção a indicação de outro participante para recebimento do prêmio.
4.7 Os valores correspondentes à ajuda de custo serão depositados nas contas dos artistas selecionados em até 10 (dez) dias úteis após o recebimento das obras enviadas, seguindo as mesmas determinações do item 4.6.
4.8 As obras selecionadas deverão ser recebidas impreterivelmente em Brasília, no endereço indicado no item 3.10 deste edital, nos dias 30 e 31 de outubro e 3, 4 e 5 de novembro de 2014.
5. Do Transporte
5.1 As despesas de transporte com o envio e o retorno das obras selecionadas serão de inteira responsabilidade dos próprios artistas selecionados.
5.2 As obras não adquiridas serão devolvidas com frete a cobrar aos endereços constantes na ficha de inscrição, por meio do sistema de transporte indicado pelo artista.
5.3 Os artistas que desejarem retirar suas obras pessoalmente, terão 5 (cinco) dias úteis de prazo, depois do último dia de exposição (de 12 a 16 de janeiro de 2015), para proceder à retirada de suas obras. Essa opção deverá ser indicada na ficha de inscrição junto ao endereço fornecido. Depois desses cinco dias os organizadores não se responsabilizarão pela guarda das obras.
5.4 O seguro das obras, se desejado pelo artista, deverá ser contrato e pago pelo próprio artista. A organização da mostra não se responsabiliza por eventuais danos às obras decorrentes de transporte, sinistros e outros acontecimentos imprevistos.
5.5 As obras enviadas devem ser acondicionadas em embalagens apropriadas e resistentes, acompanhadas das respectivas instruções de reembalagem, uma vez que sua devolução será feita nas mesmas condições.
5.6 Após o término da exposição, a devolução das obras dos artistas selecionados residentes fora de Distrito Federal será feita com frete a cobrar no endereço designado na ficha de inscrição, sendo o pagamento do frete de responsabilidade exclusiva do artista. O agendamento da coleta deverá ser feito pelo artista e comunicado à organização deste Prêmio.
6. Disposições Finais
6.1 Os casos omissos serão julgados e resolvidos pelo Comitê de Seleção e Premiação, que é soberano em suas decisões, não cabendo recursos.
6.2 Equipamentos eletrônicos e quaisquer outros materiais especiais necessários para a apresentação de obras deverão ser providenciados pelos artistas, assim como sua manutenção. A voltagem em Brasília é de 220 volts.
6.3 As obras selecionadas não poderão ser retiradas ou modificadas até o fim da exibição.
7. Cronograma
Inscrições: de 4 de agosto a 2 de setembro de 2014
Divulgação do resultado da seleção dos artistas participantes: até 12 de setembro de 2014
Recebimento das obras selecionadas: dias 30 e 31 de outubro e 3, 4 e 5 de novembro de 2014
Abertura da mostra e divulgação dos artistas selecionados premiados e dos textos premiados: dia 12 de novembro de 2014, às 19:30h.
Visita Guiada: Uma visita guiada, com os curadores, artistas presentes, imprensa e convidados, será realizada antes da abertura no dia 11 de novembro às 17h.
Exposição: de 12 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015
Retirada das obras: de 13 a 18 de janeiro de 2015
Fonte: Situações Brasília