|
julho 23, 2014
Prêmio de Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo 2014 - Selecionados
Anunciados os selecionados do Prêmio Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo
Foram anunciados os três artistas selecionados para o Prêmio Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo – que recebeu 146 inscrições de 14 estados brasileiros, mais as inscrições de um artista argentino e de um colombiano, ambos residentes no Brasil.
Júri: Efrain de Almeida, Elisa Bracher e Malu Fatorelli
Artistas selecionados: João Oliveira (da Bahia), Marcelo Oliveira (do Rio de Janeiro) e Mariana Abasolo (de São Paulo)
Do fim de julho a agosto, os três artistas participam das Oficinas de Imagem Gráfica da EAV, no Rio de Janeiro, onde produzirão um projeto de gravura inédito, que estará em exposição no Parque Lage. No fim de agosto, o júri se reúne novamente para escolher um dos trabalhos realizados na Escola, e premiar seu autor com uma bolsa para residência artística de 15 dias, em outubro, na Scuola Internazionale di Grafica, em Veneza, Itália.
“O resultado foi além das nossas expectativas, uma vez que os jovens artistas têm uma tendência de buscar linguagens mais contemporâneas, como a performance, o vídeo ou a fotografia, por exemplo. Ter este retorno de inscrições para um prêmio de gravura e ver que os três selecionados têm menos de 30 anos foi uma grata surpresa. Esta também é a função de uma escola: valorizar técnicas como a gravura, trazê-la para o foco dos jovens. E é isso que o prêmio, em parceria com a Mul.ti.plo, proporcionou”, diz Cláudia Saldanha, diretora da EAV Parque Lage.
O Prêmio Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo é promovido pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e pela galeria carioca Mul.ti.plo Espaço Arte. Esta é a terceira parceria entre a galeria e a escola. A primeira foi com a edição 2013 do projeto Artista visitante, da EAV: Antonio Dias produziu uma gravura na Escola especialmente para a exposição que a Mul.ti.plo realizou com o artista.
A segunda parceria foi um projeto vitorioso: o estande EAV + Mul.ti.plo, na ArtRio 2013, na verdade um ateliê de gravura em plena feira. Especialmente para o evento, Iole de Freitas, Cabelo e Carlos Vergara criaram uma gravura em metal; e Daniel Senise e Victor Arruda, uma serigrafia. Os artistas estiveram no estande assinando as obras e conversando com o público, e ainda houve demonstração, para o público, de diferentes linguagens da gravura (gravura em metal, serigrafia, monotipia, xilogravura) por professores da EAV. O sucesso foi tão grande que a parceria será repetida na ArtRio deste ano, com obras (e a presença) de Barrão, Luiz Zerbini, Angelo Venosa, Célia Euvaldo e Marcos Chaves.