|
maio 19, 2013
Labmovel ganha Menção Honrosa em Digital Communities no Ars Electronica, por Lucas Bambozzi
LABMOVEL 2012 from Labmovel on Vimeo.
Texto de Lucas Bambozzi originalmente publicado no Facebook em 16 de maio de 2013.
A menção honrosa do Ars Electronica ao Labmovel foi uma grande surpresa. De verdade, pois não era esperada, não era um propósito. Muitas vezes investimos na visibilidade de algo que acaba ficando muito aquém do esperado. O Labmovel foi mais uma necessidade, uma vontade de ter uma estrutura mínima (uma plataforma, dizem) para dar conta de projetos culturais que não se encaixam em formatos padronizados. Foi para contrabalançar os atropelos que surgem por conta de alguns locais serem muito saturados de ofertas (cursos, oficinas, projetos experimentais) e outros não terem nada. Foi motivado por uma pensamento que considera a mobilidade não um modismo mas um conflito, uma necessidade de deslocamento diante das coisas emperradas, uma mescla de possibilidades, envolvendo sim os veículos tradicionais (como a Kombi 1982 que é a base do Labmovel) mas também alguns meios atuais, tecnologias sim, mas para além do fetiche.
É um projeto simples (porisso inclusive surpreende o reconhecimento internacional) mas que acho bastante pertinente, ousado em vários aspectos, e que demanda muita disposição e bom funcionamento de equipe. É movido por uma força meio juvenil, um pouco como foi também o Onibus Hacker, como foi também o projeto Kinotrem, o Cubo coletivo, como foram vários outros projetos inspiradores, em vários tempos, numa linha entre a estrada e as urgências urbanas. O Labmovel foi desde o início coordenado por várias mãos, cabeças, visões e participações. Do plano inicial pensado por Gisela Domschke + eu, foi abraçado com entusiasmo pelos meus parceiros no arte.mov Aluizer Malab e Rodrigo Minelli, foi estimulado e induzido por Annette Wolfsberger, Annet Dekker, as Aaaas, lá da Holanda – através do NimK, que já se foi, infelizmente e teve participação inicial de Marcus Bastos
Somos todos muito agradecidos aos artistas que no final das contas deram mesmo vida ao projeto: Radamés Ajna e Thiago Hersan, Mateus Knelsen, Ricardo Palmieri, Cristiano Panetone Rosa.
E aos que se juntarão a nós logo agora em junho: Lea Van Steen e Raquel Kogan, Denise Agassi, Vanessa de Michelis, Paloma Oliveira. E outro(a)s logo mais, espera-se: Paola Barreto, Moana Mayall VC, Fabi Borges, Claudio Bueno, Fernando Velazquez e outros e outras.
Segue uma breve ficha de trabalho pra que fiquem registrados alguns agradecimentos mais:
Coordenação: Lucas Bambozzi e Gisela Domschke
Idealização: Annette Wolfsberger, Annet Dekker, Gisela Domschke, Lucas Bambozzi, Aluizer Malab, Marina Purri
Equipe: Andrea Armentano, Carola Beresi González, Luciana Tognon e Paloma Oliveira
Vídeo e documentação: Lucas Gervilla
Administração: Diphusa Midia Digital e Arte Ltda
Parceria: Arte.mov group (Aluizer Malab, Rodrigo Minelli e Lucas Bambozzi) e Aaaan.Net (Annette Wolfsberger and Annet Dekker - NL) e Nimk NL
Apoio: Fundação Telefonica
Apoio atual: Prince Claus Foundation
Muito obrigado ainda Lia Rangel, Fernanda Martins e Rodrigo Savazoni pelo acompanhamento bacana.
Durante a Virada o Labmovel vai dar um suporte a minha instalação Multidão, sob o viaduto do chá, no Anhangabaú. Entre 19h e 22h faremos uma gravação com cerca de 150 pessoas, interagindo com outras multidões. Vamos lá e celebramos! essas e outras. Beijos!
Lucas Bambozzi