|
abril 17, 2013
Prêmio ABCA 2012 - Indicados
Prêmio ABCA anuncia os vencedores de 2012 no dia 22 de abril
O tradicional prêmio nacional das artes visuais é dedicado a artistas, críticos, curadores, exposições e instituições, em dez categorias; entre os indicados estão representantes de SP, RJ, PR, MS, PB, ES, SC e MG
No dia 22 de abril, segunda-feira, a Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA - divulga à imprensa os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2012, segundo avaliação de seus membros.
A abertura dos envelopes lacrados contendo os votos será realizada no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura - em São Paulo. Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação de cerca de 150 associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade (realizada, nesta edição, em 13 de março). A votação é feita por cédula rubricada com as indicações aprovadas e a apuração dos resultados é realizada por uma comissão de associados, com a participação da diretoria.
Atualmente, o prêmio contempla dez categorias (veja lista dos indicados abaixo). O troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos, será entregue aos premiados no dia 28 de maio, às 20h, em cerimônia no SESC Vila Mariana. A ABCA põe em evidência personalidades por meio de homenagens e aponta destaques no cenário das artes plásticas.
A Associação foi criada em 1949 e o sistema de premiação em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais. A ABCA entrou para a história por sua presença significativa nos eventos artísticos desde a década de 1950 e teve papel na resistência ao regime militar, sob a liderança de Mario Pedrosa. Hoje é presidida por Lisbeth Rebollo Gonçalves.
INDICAÇÕES
Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano - filiado)
Ângela Âncora da Luz (RJ)
Dyógenes Chaves (PB)
Lygia Roussenq Neves (SC)
Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada)
Almerinda da Silva Lopes pela publicação de Artes Plásticas no Espírito Santo: 1940-1969. Ensino, produção, instituições e crítica. Vitória: Editora UFES, 2012.
Luiz Eugênio Teixeira Leite e Nelson Pôrto Ribeiro pela publicação de O Rio que o Rio não vê. Os símbolos e seus significados na arquitetura civil da cidade do Rio de Janeiro. São Paulo: AORI Produções Culturais, 2012.
Sandra Makowiecky pela publicação de A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2012.
Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória)
Aline Figueiredo (MS)
Fernando Cocchiarale (RJ)
Paulo Herkenhoff (RJ)
Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea)
Adriana Varejão (RJ)
Dora Longo Bahia (SP)
Valdir Rocha (SP)
Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante na área)
Bernardo Paz (MG)
Heitor Martins (SP)
Ricardo Ohtake (SP)
Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória)
Angelo Venosa (SP)
Eduardo Sued (RJ)
Regina Silveira (SP)
Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição)
Felipe Scovino e Paulo Sergio Duarte pela exposição Lygia Clark, uma retrospectiva, Itaú Cultural, São Paulo;
Olívio Tavares de Araújo pela exposição Di Cavalcanti: Brasil e Modernismo, Museu Oscar Niemeyer, MON, Curitiba;
Paulo Venâncio pela exposição Oswaldo Goeldi: sombria luz, Museu de Arte Moderna, MAM, São Paulo.
Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição)
ALBERTO GIACOMETTI, apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre 24 de março e 17 de junho de 2012.
GUERRA E PAZ, de Portinari apresentada no Memorial da América Latina, entre 07 de fevereiro e 21 de abril de 2012.
IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE, Obras-Primas do Museu d´Orsay, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, entre 04 de agosto e 07 de outubro de 2012, e Rio de Janeiro, entre 23 de outubro a 13 de janeiro de 2013.
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação)
Caixa Cultural (pela atuação nacional)
Instituto Moreira Salles (SP, RJ)
Museu Lasar Segall (SP)
Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia)
Revista Arte e Cultura da América Latina
Revista Piauí
Revista da USP
ABCA
Criada em 1949, a ABCA é a mais antiga associação brasileira de profissionais das artes visuais. Sua fundação, no Rio de Janeiro, foi liderada pelos críticos Sérgio Milliet, seu primeiro presidente, Mário Barata, Antonio Bento e Mário Pedrosa, entre outros.
Sua finalidade é reunir os críticos, incluindo os profissionais da crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil. Para isso, a ABCA realiza periodicamente seminários regionais, nacionais e internacionais, edita o Jornal da ABCA, e mantém o Arquivo e Laboratório de Crítica de Arte, onde trabalha a documentação da produção dos críticos de arte, desenvolve o estudo da história da entidade, debate a história e a prática da crítica de arte e a arte contemporânea. A associação colabora, ainda, com os poderes públicos e a iniciativa privada, por meio da participação em ações e realizações culturais de utilidade social e cultural que visam despertar e intensificar o interesse do público pela arte.
Diretoria da ABCA (2010-2013)
Presidente: Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves
Primeiro Vice-Presidente: Ana Cristina de Carvalho
Segundo Vice-Presidente: Ângela Ancora da Luz
Secretária Geral: Cláudia Fazzolari
Segunda Secretária: Neide Marcondes
Tesoureiro: Carlos Souliê do Amaral
Segunda Tesoureira: Daisy Peccinini
Vice-Presidentes Regionais:
Raul Córdula – Norte, Nordeste
Maria Adélia Menegazzo – Centro Oeste
Nadja Lamas – Sul
Marília Andrés Ribeiro - Sudeste
Conselho Fiscal Titulares: José Armando Pereira da Silva; Jacob Klintowitz; Ricardo Viveiros; Suplentes: Giovanna Bartucci; Mariza Bertoli; Oscar D´Ambrosio
Comissão de Credenciais: César Romero, Maria Amélia Bulhões, Elvira Vernaschi
Comissão de Ética: Almerinda Lopes, Carlos Perktold, Percival Tirapeli