|
março 24, 2013
Projeto ab nach São Paulo - aos cuidados de Kassel - Inscrições
Projeto promove intercâmbio artístico e cultural entre artistas de diferentes cidades, culturas e países através de um trabalho colaborativo a distância. "Aos cuidados de..." contempla duas exposições simultâneas nas cidades envolvidas em cada edição e também envolve o desenvolvimento de um hotsite e palestras semi-presenciais. Em 2013, participam as cidades de São Paulo e Kassel, na Alemanha, através da colaboração dos espaços de arte independente Coletivo 2e1 (São Paulo) e Tokonoma (Kassel).
Curadoria de Carolina Paz, Monica Rizzoli e Tetyana Zolopuva
Inscrições até 31 de março de 2013, às 23h59
APRESENTAÇÃO
“Aos cuidados de…” trata-se de um projeto que visa promover o intercâmbio artístico e cultural entre artistas de diferentes cidades, culturas e países através de um trabalho colaborativo a distância.
Idealizado por Carolina Paz, Monica Rizzoli e Tetyana Zolopuva este projeto contempla duas exposições simultâneas nas cidades envolvidas em cada edição e também envolve o desenvolvimento de um hotsite e palestras (“bate-papos”) semi-presenciais.
Em 2013, participam da primeira edição as cidades de São Paulo e Kassel, na Alemanha, através da colaboração dos espaços de arte independente Coletivo2E1 (São Paulo) e Tokonoma (Kassel).
Para participar o interessado deve se inscrever em conformidade ao edital. Serão selecionados dez artistas para o projeto, cinco em São Paulo e cinco em Kassel. Esses serão combinados em pares formados por um artista de São Paulo e um artista de Kassel. Cada artista terá um parceiro de trabalho na outra cidade, com o qual desenvolverá colaborativamente o trabalho artístico. O conceito ou o arquivo digital ou o memorial descritivo do trabalho do “artista local” será enviado ao “artista da outra cidade”, o qual será encarregado pelo recebimento, montagem ou execução do mesmo e vice-versa.
CRONOGRAMA
Prazo final para inscrições – 31/03 até 23h59
Resultados – 12/04
Período de colaboração entre artistas: Abril/Maio.
Exposição – de 15/06 até 29/06
SOBRE O COLETIVO 2E1
Nascido em 2010, nos encontros de grupo de estudos, então orientados por Carolina Paz em seu ateliê, o 2e1 era uma ideia, um desejo. Sua vocação, desde o princípio, é a do convívio e a geração de conhecimento relacionados às artes visuais contemporâneas. Em 2012, já em um espaço maior, foram realizados eventos expositivos chamados GetTogether onde vários artistas puderam experimentar suas ideias e compartilhar seus processos criativos. Hoje, o espaço recebe artistas, críticos e curadores de diferentes cidades do Brasil e do mundo. O Ateliê Coletivo 2e1 é um espaço de trabalho, ocupação, convivência e criação de conhecimento em artes visuais. Além da produção artística promove encontros, exposições e cursos.
SOBRE O TOKONOMA
Como uma plataforma para a arte e cultura jovem, TOKONOMA organiza e acolhe palestras, exibições de filmes, exposições e eventos musicais em Kassel. Tokonoma está interessado em refletir sobre temas contemporâneos na arte, cinema e música, bem como incentivar jovens artistas a trabalhar nestas áreas. Na Primavera de 2012 o coletivo TOKONOMA renovou uma velha loja de varejo em uma das vias arteriais Kassel e transformou-a em um espaço multifuncional para eventos: o Apartamento TOKONOMA. Toda terça-feira a noite, um evento tem lugar no apartamento e mensalmente uma nova exposição é aberta na vitrine. Durante a dOCUMENTA (13), no Verão de 2012, TOKONOMA convidou cinco jovens artistas internacionais para seu programa de residências artísticas: "Artists in Residence". TOKONOMA está sendo curada e organizado por oito alunos da Escola de Arte e Design Kassel (Kunsthochschule Kassel).
REGULAMENTO
Open Call "Ab nach São Paulo - aos cuidados de Kassel"
O projeto „ab nach São Paulo - aos cuidados de Kassel“, promovido pelos espaços independentes de arte Coletivo2E1 (São Paulo, Brasil) e TOKONOMA (Kassel, Alemanha), convoca artistas para participarem de um intercâmbio cultural e duas exposições simultâneas em ambas cidades.
O projeto tem como objetivo promover a troca entre duas diferentes culturas e, principalmente, incentivar a produção de trabalhos artísticos através da colaboração a distância.
Dez artistas serão selecionados para o projeto, cinco em São Paulo e cinco em Kassel. Esses serão combinados em pares formados por um artista de São Paulo e um artista de Kassel. Cada artista terá um parceiro de trabalho na outra cidade. O conceito ou o arquivo digital ou o memorial descritivo do trabalho do “artista local” será enviado ao “artista da outra cidade”, o qual será encarregado pelo recebimento, montagem ou execução do mesmo e vice versa.
As exposições acontecerão, entre 15 de junho e 29 de junho 2013, simultaneamente nas duas cidades. Durante a abertura haverá um „live stream“ conectando os dois espaços expositivos.
Os artistas participantes poderão ser convidados para apresentar seu trabaho em palestras e terão um perfil na Home Page do projeto, no qual poderão publicar suas impressões antes e durante as exposições.
Sobre a inscrição
O envio dos documentos, abaixo listados, deve ser realizado exclusivamente por e-mail:
a) portifólio contendo de 5 a 10 imagens. As imagens devem incluir ficha técnica e uma breve descrição (caso necessário). Vídeos devem ser submetidos através de link de serviços como Vimeo ou YouTube. Não anexe arquivos de vídeo.
b) CV resumido.
c) Carta de Motivação (no máximo 1 lauda).
As inscrições devem ser efetuadas em arquivos PDF e todos os documentos combinados não devem exceder 5 MB.
Sobre os inscritos
a) Falar inglês fluente ou alemão e português.
b) Residir em São Paulo ou Kassel.
c) Os canditatos de São Paulo devem enviar seu material para o email aoscuidadosde@doiseum.com
As inscrições devem ser enviadas até o dia 31 de março de 2013.
O resultado será divulgado em meados de Abril.
O projeto tem concepção e curadoria de Carolina Paz, Monica Rizzolli e Tetyana Zolotopuva.
Para mais informações, visite o site do projeto:
www.saopaulo-kassel.info
www.supertokonoma.de
www.doiseum.com
Pelo que li, acima, sobre o projeto, mais uma vez vai por água abaixo o plano de descentralização da arte brasileira. Ironicamente financiado por um dos maiores bancos do país (com as devidas isenções fiscais e maquiagem na imagem que recebe, obviamente, o Rumos Visuais Itaú Cultural já vem atuando no mapeamento e, consequentemente, na tentativa de afrouxar o eixo da arte arroxado entre São Paulo/Rio, por uns 15 anos. No entanto, vamos adentrando a segunda década do século 21 e as políticas culturais resistem. Permanecem grudadas no dito eixo. Este seria um post ingênuo se eu não reconhecesse que arte, dinheiro e poder são simbióticos. Porém, a globalização, no seu aspecto positivo, demanda a pluralidade, a visibilidade das singularidades de regiões onde está o diferente. Temos que encontrar caminhos para mudar este pobre panorama das artes no país. Precisamos dar um basta no êxodo do artista para estes grandes centros. Já temos a seca, também politicamente manipulada, que expulsa os jovens do seio de suas famílias, do aconchego da terra natal. Precisamos pensar uma arte continente como continental é o Brasil. Basta de região como nação. Basta de Brasis na arte.
Posted by: MÁRIO SIMÕES at março 26, 2013 6:03 AMpelo menos esse edital é mais franco, fala logo que é só para São Paulo e ponto final.
Honestidade ainda vale mais que muita lenga-lenga pseudo democrática.