|
fevereiro 27, 2013
Prefeitura de João Pessoa dá calote em artistas do XIV SAMAP
Artistas participantes do 14º Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa, SAMAP – Paraíba, solicitam explicações e ações!
Viemos a público declarar os inúmeros problemas que os artistas participantes do 14º SAMAP vêm enfrentando desde o início de sua realização:
1) O edital sofreu uma retificação de datas de inscrição, avaliações do júri, informação aos artistas selecionados e o prazo de entrega de trabalhos para a montagem da exposição. Para os artistas de fora do Estado da Paraíba, foi quase inviável o envio dos trabalhos a tempo ocasionando, inclusive, o cancelamento de prêmio já dado a uma artista cuja obra chegou ao Salão com atraso. Entretanto, e apesar do cancelamento do prêmio, a mesma obra foi exposta no Salão.
2) Solicitações Urgentes do envio de imagens em alta resolução para a confecção do catálogo do Salão além de inúmeros documentos elencados no edital.
3) Após aberto o Salão e sem nenhuma informação recebida, os artistas redigiram uma carta ao Sr. Maurílio Marques Estrela (então coordenador do Salão) solicitando imagens da exposição, bem como o envio do convite eletrônico e/ou impresso e links para possíveis matérias de divulgação. O que conseguimos foi um email com imagens do espaço expositivo enviado pelo Sr. Maurílio.
4) Durante o período expositivo – 14/12/2012 a 02/02/2013 não obtivemos mais contato sendo que as respostas sobre os pagamentos dos pró-labores, dos prêmios e outras eram tentadas pelos artistas através de incontáveis telefonemas locais e interurbanos nos quais éramos transferidos de um numero de telefone a outro, de uma instituição a outra, de um responsável a outro...
5) Passados mais de 20 dias do encerramento da mostra, artistas continuam sem receber os pró-labores, e alguns trabalhos que seriam devolvidos para fora do Estado, não conseguem ser retirados pela equipe de transporte pelos mais variados motivos.
6) O catálogo do Salão não foi feito e nem tão pouco dito quando será.
Como resultado final, fica-nos o imenso descaso e não profissionalismo dos organizadores do Salão para com os artistas que tornaram Possível a sua realização.
* Premiação e Comissão de Seleção estão divulgados no site Paraíba.com.br.
Solicitamos uma posição da Prefeitura Municipal de João Pessoa e da FUNJOPE – Fundação Cultural de João Pessoa de esclarecimento aos artistas nos itens elencados acima e para o qual a Prefeitura e a FUNJOPE se responsabilizaram através de Edital Público.
Sem mais, artistas participantes do 14º SAMAP:
Alessandra Savoy Duarte
Ana Luiza Araújo Santos
André Luiz Costa Souza
Angella Conte
Angela Santos
Antonio Alves de Lima Júnior
Antonio Ferreira Neto
Bertrand Martins
Bruno Vieira de Brito
Francisco Dantas Filho
Clarice Machado Ramos de Almeida
Cristiane Soares e Silva
Cybele Andrade Dantas
Diego Castro Pedroso
Edilson Batista de Lima
Elen Braga Gruber
Elton Lucio dos Santos
Emanuel Silva Oliveira
Fernanda Barros Barreto
Fernando Ancil de Souza Gaede
Gabriel Domingues Petito Vieira
Genildo Barbosa de Lima
Gordana Manic
Isabel Cristina de Lima Gomes
Jaime Lauriano Neto
Kauê Lopes Garcia
Laís Guedes Pereira
Leonardo Cavalcanti de Albuquerque Ayres
Letícia Rita Souza Reis
Luiz Carlos Brughera
Maíra Gouveia Ortins
Marcia Gadioli
Marta Vicente Egrejas
Natália Canto Ferreira
Rafael Passos
Renato de Brito Bezerra de Mello Junior
Ricardo Alvarenga Ribeiro
Silvio De Camillis Borges
Jacinto Diogo Correia Neto
Wagner Falcão Carlos
Fevereiro de 2013
IAE JOÃO PESSOA, FUNJOPE ?? MOSTRA SUA CARA... MAIS E MAIS DESCASOS COM A CULTURA E COM OS ARTISTAS PARTICIPANTES DO SAMAP... E A FUNCIONÁRIA AINDA ME FALOU QUE NÃO TINHA NADA HAVER COM ISTO... EU COMO PESSOENSE ESTOU PROFUNDAMENTE ENVERGONHADA.. TANTAS EXIGÊNCIAS PARA COM OS PRAZOS... E VOCÊS NÃO MANTIVERAM NENHUM DOS PRAZOS PARA CONOSCO... MUITO BONITO... AGORA SIM O SAMAP É RECONHECIDO PELO CANAL CONTEMPORÂNEO DA PIOR FORMA POSSÍVEL.... CRISTINA CARVALHO
Posted by: Cristina at fevereiro 27, 2013 9:47 PMTotal apoio aos artistas. Repúbio absoluto aos organizadores do salão.
Posted by: marcio fonseca at fevereiro 28, 2013 6:53 PMBom saber. Mas é uma pena, pois por uma bobagem dos organizadores, o Salão acaba perdendo toda credibilidade que conquistou durante tanto tempo...
Posted by: José Mianutti at março 3, 2013 5:49 PMInfelizmente boa parte das informações procedem, no tocante a organização do Salão, onde se quer o prefeito e a imprensa local foram avisadas sobre a sua abertura. No entanto é necessário esclarecer que nem todos os artistas participantes do XIV SAMAP, listados acima, não tiveram tantos problemas assim e nem concordaram em terem seus nomes colocados nesta nota, inclusive o meu.
A organização do Salão, de fato, teve sérios problemas operacionais, mas observamos que a gestão atual está tomando todas as providencias cabíveis para sana-las, inclusive já efetuou o pagamento do pró-labore de praticamente todos os artistas, restando apenas aqueles que apresentam,segundo a própria FUNJOPE, pendencias nas respectivas declarações e certidões, como também já fez quase a totalidade da devoluções das obras.
Como artista, entendo a ansiedade de todos pelo desfecho do caso. Lamentei profundamente por todo o infortúnio que ocorreu, mas,como gestor público, compreendo perfeitamente toda a operacionalização dos tramites burocráticos que envolvem a liberação de recursos financeiros e reconhecemos os esforços empenhados pela atual gestão da FUNJOPE, na pessoa do seu Diretor Executivo, o Sr. Maurício Burity e do Coordenador do Casarão 34, o Sr. Sidney Azevedo, este ultimo, responsável por sanar todas as pendencias do XIV SAMAP, deixadas pela gestão anterior.
Continuamos apostando na credibilidade do Salão, que foi construída ao longo de vários anos, e torcemos para que essa nova Gestão devolva sua reputação e seu brilho e resgate seu verdadeiro valor e possa de fato REVELAR OS NOVOS TALENTOS NAS ARTES VISUAIS DO NOSSO PAIS.
Cordialmente
Bertrand Martins
Artista e Gestor Público