|
dezembro 6, 2012
Convocatória Nova Fotografia 2012 - Selecionados
MIS divulga selecionados da convocatória Nova Fotografia 2013
Entre mais de 250 inscritos, o MIS divulga a lista dos seis selecionados para o Programa Nova Fotografia 2013. Os vencedores receberão mostras individuais ao longo do ano. O programa, busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação de seu trabalho.
O MIS, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, já tem a lista de aprovados na Convocatória Nova Fotografia 2013. Ao todo, seis artistas, que apresentam obras inéditas com diferentes temas e técnicas, foram escolhidos e vão receber exposições individuais no MIS em 2013. Para esta segunda edição, além dos seis projetos fotográficos, três suplentes foram selecionados. Cada artista vai realizar uma exposição distinta, pelo período de 45 dias, no espaço denominado “Nicho”, localizado no MIS.
Confira os finalistas e as sinopses de seus projetos:
Francesco Di Tillo
Jonas Tucci
Jorge Sato
Luiz Maximiano
Nati Canto
Rafael M. Milani
Francesco Di Tillo, estudou e especializou-se em Bologna, Berlim e Nova York. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo. O fotógrafo apresenta o projeto Falecimentos, realizado em eventos comerciais conhecidos como Família Vende Tudo. O processo de compra e venda ocorre em casas paulistanas de pessoas que faleceram, esvaziando memórias que são desmontadas, embaladas, precificadas. Identidades e histórias à venda.
Jonas Tucci colabora no mercado editorial com seus ensaios e retratos de celebridades e apresenta o projeto Street shot no qual documenta indivíduos e situações de perto. O artista preza pelo estudo de seus personagens aponto de até persegui-los na rua, o que gera certo estranhamento que, para ele é considerado como um estudo de conflitos interpessoais.
Jorge Sato se formou na ESPM e iniciou sua carreira na publicidade. Após trabalhar com Claudio Edinger, decidiu focar em projetos autorais e artísticos. Em São Paulo Neo Noir, no qual o fotógrafo busca referências no passado para recriar uma possível imagem sobre o futuro, usando metáforas do "Neo Noir" como base de estilo estético e uma câmera lomográfica como ferramenta.
Nascido em Assis Chateaubriand, Paraná, Luiz Maximiano, estudou Comunicação Social na ESPM, em São Paulo, e em sua estadia em Amsterdã, Holanda, aprendeu a fotografia. O artista traz o projeto Paquistão – um país, diversas guerras no qual retrata uma população de maioria laica, o país se vê numa encruzilhada entre os interesses dos EUA em sua guerra anti-terror, e uma minoria fundamentalista que pressiona por um Islamismo medieval.
Representada pela Zipper Galeria desde 2010, Nati Canto apresenta o projeto A Neve, o Sal, a Chuva – Lembranças Particulares e Coletivas. Com uma câmera digital e uma lente caseira, unidas à superexposição da luz, a artista busca refletir sobre o insconsciente coletivo e a memória de momentos e lugares que pertencem a todos e, singularmente, a cada um de nós.
Rafael M. Milani estudou fotografia na Escola Panamericana e no MAM, entre outros e apresenta o ensaio Encontros Encantos no qual imagens de animais e árvores são enriquecidas com associações de fantasia e memória, dando forma e materialidade a um mundo particular. São paisagens internas, de um universo onde reinam a incerteza, o sonho e o encantamento.