|
outubro 19, 2012
Situações Brasília : Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 do Distrito FederalF - Premiados
Situações Brasília : Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 do Distrito Federal
Situações Brasília : Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 do Distrito Federal acaba de divulgar os artistas premiados nesta primeira edição. O maior salão de artes visuais da região central do Brasil selecionou quatro artistas, de Minas Gerais e São Paulo, para receber R$ 10 mil como prêmio aquisitivo. Eles também terão suas obras integradas ao acervo do Museu Nacional da República.
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 do Distrito Federal recupera uma iniciativa realizada em Brasília pela última vez em 1998. Naquele ano, aconteceu o Prêmio Brasília de Artes Visuais visando formar acervo para o MAB – Museu de Arte de Brasília. Na ocasião, foram premiados, com prêmio aquisitivo, nomes como Miguel Rio Branco, Nelson Felix, Rosângela Rennó, Arthur Omar, Mário Cravo Neto, hoje artistas de ponta da arte contemporânea brasileira. A valorização do trabalho destes criadores no mercado nacional e internacional de arte inviabilizaria hoje a aquisição destas obras para acervos públicos. SITUAÇÕES BRASÍLIA também aposta em jovens artistas que despontam no cenário da arte contemporânea como promessas.
Premiados:
André Terayama – SP
Título 1: Sem título # 10 da série Esculturas de segundos 2011 62 x 42 cm
Tit 2: Sem título # 9 da série Esculturas de segundos 2011
Tit 3: Sem título # 3 da série Esculturas de segundos – 2011
Ricardo Burgarelli e Luiza Horta – MG
Título: Arquivo de Obras em Acabamento – 2012 - Instalação de fotografias, vídeo, gravura, impressão digital, mesa , bancos, televisão e etc.
Pedro David – MG
Título: Sufocamento – políptico da série Madeira de Lei – 2012 - Fotografia impressão por pigmentos minerais sobre papel off set . 10 imagens de 60 x60 cm em folhas de 85 x 66 cm, com molduras de 90 x 70 cm. Área total de 180 x 350 cm.
O mesmo procedimento será seguido com os outros cinco artistas convidados, que receberão prêmio aquisitivo no valor de R$ 10 mil:
Laura Lima (RJ),
Marcelo Silveira (PE),
Milton Marques (DF),
Paula Trope (RJ)
Pedro Motta (MG).
Situações Brasília : Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 do DF reúne artistas contemporâneos de vários estados brasileiros, escolhidos a partir de edital de seleção e/ou convidados por ter já uma trajetória consolidada. O projeto foi concebido e é coordenado pelo artista plástico, designer gráfico e produtor cultural Evandro Salles. A realização é da produtora Dani Estrella e na curadoria estão também Cristiana Tejo, curadora do Projeto Made in Mirrors, e Wagner Barja, curador e diretor do Museu Nacional da República.