|
agosto 20, 2012
Bolsa Iberê Camargo 2012 - Vencedores
Bolsa Iberê Camargo 2012
Vencedores: Juliano Ventura e Marina Camargo
Dez artistas ainda foram escolhidos para terem sua história destacada no site da Revista Lugares da Fundação Iberê Camargo.
Dirnei Freire Prates (Porto Alegre/RS), Gabriel Silva Lühmann Santos (Florianópolis/SC), Kátia Fernanda Fiera (São Paulo/SP), Lívia Pasqual Santos (Porto Alegre/RS), Lucas Moura Silva (São Paulo/SP), Maíra Fantin Dietrich (São Paulo/SP), Oliver Mann (Limeira/SP), Otavio Schipper (Rio de Janeiro/RJ), Ricardo Gomes da Silva (São Paulo/SP) e Thiago Augusto Teixeira Barros (Rio de Janeiro/RJ).
Os artistas porto-alegrenses Marina Camargo e Juliano Ventura foram os selecionados para receber a Bolsa Iberê Camargo 2012. Marina vai desenvolver, durante três meses, o projeto “Lost Alps” no Gasworks, em Londres, e Juliano o projeto “Imágenes de Cali”, no lugar a dudas, em Cali, na Colômbia. Ambos foram escolhidos entre mais de 180 inscritos de todas as regiões do país. Juliana Braga Costa, de São Paulo, foi a escolhida pelos jurados para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, projeto da FIC que convida artistas a produzir gravuras em metal com as ferramentas utilizadas pelo pintor Iberê.
A vencedora da Bolsa para Gasworks vai desenvolver o trabalho “Lost Alps”, um estudo do imaginário criado nas décadas de 70 e 80 em torno de uma montanha artificial de resíduos químicos deixados por uma indústria de gás chamada Beckton Alps, que na época serviu como pista de esqui e até como cenário de filmes. Com o “Imágenes de Cali”, o ganhador da bolsa para a Colômbia propõe a elaboração de um arquivo a partir de fotografias retiradas de livros, jornais, revistas, folders, entre outros, que tenham a cidade de Cali como motivo, buscando diferentes representações dos lugares fotografados.