|
julho 19, 2012
Prêmio Videobrasil Contexto - Vencedores
Prêmio Videobrasil Contexto
A Associação Cultural Videobrasil, em parceria com a Casa Tomada (SP) e Delfina Foundation (Londres), anuncia os dois vencedores do Prêmio Videobrasil Contexto, edital de residência artística que irá acontecer por três meses entre São Paulo e Londres.
Vencedores: Claudio Bueno e Mahmoud Khaled
A iniciativa dá prosseguimento à política do Videobrasil de promover e dar visibilidade à arte produzida no Sul geopolítico do mundo, bem como ao compromisso da Casa Tomada e da Delfina Foundation de fomentar o desenvolvimento artístico. A residência acontece no contexto dos trinta anos do Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil e chama a atenção para a importância do acervo de videoarte e performance, construído ao longo das últimas décadas.
Os dois artistas irão, ao longo de três meses de residência em São Paulo e Londres, desenvolver obras a partir de intensa pesquisa sobre o Acervo Videobrasil. Obras cujo processo de criação e resultados serão apresentados nas duas cidades, além de incorporadas ao acervo e a uma publicação online.
"O diferencial deste programa em relação a outras residências que o Videobrasil já promoveu é a abordagem inovadora do acervo. É, ao mesmo tempo, um comissionamento de obra e uma oportunidade de pesquisa sobre memória, estratégia e procedimentos. Esse é mais um desdobramento do trabalho que temos realizado a partir de nosso acervo, ativando sua potência geradora de questionamento e experimentação.", complementa Solange Farkas, curadora geral e diretora do Videobrasil.
Claudio Bueno é artista multimídia e PHD em artes visuais pela USP. Em 2011 recebeu Menção de Honra de Artes Interativas do Prix Ars Electronica, o prêmio Transitio_MX na cidade do México, nomeado para o prêmio Sergio Motta e residente do La Chambre Blanche, na cidade de Quebec, no Canadá. Anos antes fora selecionado pelo projeto Rumos do Instituto Itaú Cultural e Festival Arte. Mov. Foi residente no MIS e no Reb Bull House of Art. Seu trabalho se articula sobre performances e instalações, focado em conceitos sobre o corpo, espaço e informação.
Mahmoud Khaled traz em seu trabalho um processo multidisciplinar, com produção em vídeo, fotografia, texto e instalações, sempre na fronteira do pessoal, político, histórico e domínio social. Seus projetos tendem a examinar os códigos das poderosas trajetórias políticas do cotidiano.
Natural de Alexandria, Khaled é bacharelado em Artes Plásticas pela Alexandria University e está completando o Homework Space Programme em Beirut. Seus trabalhos solos e exibições em grupo foram apresentados em diferentes espaços de artes e centros da Europa e do Oriente Médio, incluindo BALTIC Center for Contemporary Art, Gateshead, UK; Stedelijk Museum Bureau Amsterdam (SMBA), na Holanda; Bonner Kunstverein, Bonn, na Alemanha; UKS, Oslo, Noruega; Townhouse Gallery and Contemporary Image Collective/CiC, Cairo, Egito; Makan, Amman, Jordânia; Salzburger Kunstverein, Salzburg, Áustria; Sfeir-Semler Gallery, Beirut, Líbano; AAS/SM, Izmir, Turquia; and Art Dubai 2010, UAE. Seus projetos já foram apresentados em diversas bienais como a Manifesta 8: European Biennale for Contemporary Art; Biacs 3, Seville Biennale, Espanha e 1st Canary Islands Biennale, Espabga. Atualmente vive entre Beirut e Alexandria.