|
junho 12, 2012
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 - Atos Visuais Funarte Brasília, Selecionados
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 - Atos Visuais Funarte Brasília
A Comissão foi composta pelos seguintes membros: José Benedito Fonteles, Suzete Venturelli, Wagner Pacheco Barja, Sob coordenação de Iara Barbosa Martorelli, Coordenadora de Artes Visuais da Funarte Brasília, na condição de representante da Funarte.
Relação de Selecionados – sem ordem de classificação
GALERIA FAYGA OSTROWER
Brígida Moura Campbell Paes – MG
“Guia afetivo do centro”
Inscrição nº: 187
Jair Correia – SP
“Ícones – Outras Palavras”
Inscrição nº: 091
Karina e Silva Dias – DF
“Ser, paisagem”
Inscrição nº: 056
MARQUISE
Cirilo de Albernaz Quartim – DF
“Enguias (Prosa do Observatório II)”
Inscrição nº: 169
Daniel Nogueira de Lima – SP
“Trans Por(ta)”
Inscrição nº: 025
Rogério Francisco Sanchotene Severo – RS
“Linhas e Lugares à Espera”
Inscrição nº: 123
Os projetos com inscrição validada foram analisados por uma comissão de seleção independente, composta por quatro membros. Um deles é representante da Funarte; os demais foram convidados, por notório e amplo conhecimento da produção nacional na área de abrangência do edital. A Funarte apenas acompanha e preside os trabalhos das comissões de seleção de seus editais, não influenciando no resultado final. A partir das diretrizes norteadoras descritas no Edital, a Comissão de Seleção acrescentou os seguintes critérios para avaliação das propostas:
Contemplar a excelência dos projetos, no que se refere aos conceitos: de inventividade; de experimentação; de ousadia; das diversidades; do trânsito de linguagens; da interação com o público e com os dois espaços expositivos da Funarte. A comissão também levou em conta normas para a preservação patrimonial, para a viabilidade física, para a segurança e para a acessibilidade pública dos projetos.
Foram avaliados os 207 projetos inscritos e selecionados, em conformidade com o edital, o total de seis projetos. Cada um receberá o prêmio no valor de R$ 70 mil reais (deduzidos os descontos legais). Válido para todo o Brasil, o edital seleciona projetos de exposições a serem programadas na Funarte Brasília – delas devem na Galeria Fayga Ostrower e três na área externa Marquise.
O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público. Entre os resultados planejados nas propostas, devem ser previstas as possíveis contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Na elaboração do projeto, devem também ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização dos resultados à sociedade, e ainda a adequação à arquitetura e às especificidades dos espaços da Funarte Brasília.
Conforme o edital, eram habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais, ou representantes de coletivos de artistas. O participante poderia, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica.
Maiores informações no link:
http://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-de-arte-contemporanea-2012/