|
abril 3, 2012
Convocatória aberta para residência artística Interacciones Urbano_Rural - Inscrições e informações para o artista
Convocatória aberta para residência artística Interacciones Urbano_Rural
Interacciones urbano_rural é a segunda edição de um projecto de colaboração entre os centros de residência Terra UNA (Brasil), Residencia en la Tierra (Colômbia) e CENTRO DE ARTE RURAL (Argentina). Os três espaços têm a distinção de trabalhar em áreas rurais, embora sob condições sócio-geográficas muito diferentes. Nesta edição se soma o CRAC Valparaiso (Chile), que coordena a pesquisa sobre processos de trabalho que ocorrem nestes contextos e em relação aos processos urbanos.
Este projeto integra o residencias_en_red [Iberoamérica], patrocinado pela AECI e Iberescena.
Interacciones urbano_rural prevê períodos de residência em Terra UNA (Brasil), Residencia en la Terra (Colômbia) e RURAL ART CENTER (Argentina). São aceitos projetos autorais, dentro do campo da arte contemporânea, incluindo a transdisciplinaridade entre as linguagens e diferentes áreas de conhecimento (artes visuais, arquitetura, dança, cinema, música, teatro, etc.). A segunda parte da residência será realizada em Valparaíso, CRAC, para sistematização das experiências e o desenvolvimento de uma publicação coletiva.
Interacciones urbano_rural está particularmente interessado nas relações locais. Assim, sugerindo o envolvimento de projetos criativos e contextos específicos, propõe-se a investigar as diversas relações entre urbano e rural. O convite é para investigar como o deslocamento territorial do urbano para o contexto rural nos incita questões sobre as especificidades dos dois territórios. Ou seja, como as práticas artísticas e o pensamento contemporâneo abordam essa dialética, considerando como esses diferentes contextos constroem imaginários, que podem ser compartilhados, e como podem ocorrer outras formas de abordagens criticas desses mesmos contextos.
Depois de concluir uma primeira edição em 2011, que envolveu a concepção de uma proposta colaborativa entre centros de diferentes partes da América do Sul, foram desenvolvidos projetos criativos de artistas e diálogos específicos com ambientes rurais, abrindo um vasto campo interessante para ser compartilhado nesta nova edição. Assim, propomos a seleção de projetos que se concentrem nas infinitas e diversas inter-ações que possam surgir entre o urbano e o rural em todo o processo criativo. Transformando esta especificidade em nosso eixo temático, os contextos rurais e urbanos na espinha dorsal de toda a experiência, alguns assuntos a serem abordados poderiam se referir a: sonoridades, densidades demográficas, modos de deslocamento, ocupações, paisagens, entre tantos outros.
Inscrições até 16 de maio de 2012.
Períodos de residência: 1 a 15 de agosto na Residencia en la Tierra (Colômbia), 18 de setembro a 1 de outubro Terra UNA (Brasil), 8 a 21 de outubro CENTERO RURAL DE ARTE (Argentina), 5 a 18 de novembro CRAC Valparaiso (Chile).
Terra Una - Convocatoria Interacciones Urbano Rural
interaccionesenred@gmail.com
http://www.terrauna.org.br/urbanorural2012/
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHOS PARA INSCRITOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS: Serão oferecidos um total de 9 bolsas COMPLETAS e 12 bolsas PARCIAIS. As bolsas COMPLETAS são divididas em: 3 bolsas para artistas pesquisadores do Chile (um em cada área rural, esses 3 artistas também recebem uma bolsa para a realização de residência em Valparaiso CRAC). 3 bolsas para artistas pesquisadores do país onde ocorre a residência (um em cada área rural). 3 bolsas para artistas (dança, performance e teatro) de Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Uruguai (um em cada área rural). Bolsas COMPLETAS incluem despesas de alojamento, alimentação, transporte aéreo, produção, comunicação e coordenação.
As bolsas parciais: os artistas de todos os países e todas as disciplinas podem se candidatar. Neste caso, Interacciones urbano_rural assume parte do custo da residência, conceitos de seguros, comunicação, produção e coordenação de todo o projeto. Os custos de alojamento e alimentação pelo período de 2 semanas, serão pagos pelo artista. Pagamento por artista: 500 USD (mais frete por Western Union). Esta taxa não inclui passagem aérea ou de transporte terrestre. Data de Pagamento: até 03 julho de 2012 Interacciones urbano_rural oferece aos artistas selecionados cartas de aprovação para que se possa buscar fundos junto a outras instituições.
CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
- Cumprir o prazo para o desenvolvimento do projeto, chegando no dia estipulado e permanecendo durante todo o período de residência.
- Prover materiais, ferramentas e/ou equipamentos necessários para implementar seu próprio projeto.
- Se for o caso, uma atividade de interação (experiência, oficinas, palestras, exposições, criação conjunta, etc) à comunidade local.
- Fornecer obras ou registro de trabalhos para publicação no site, blog, publicação impressa e/ou exposição se houver.
- Conceder o uso de sua imagem e registros de vídeo, fotografia e texto do trabalho produzido durante Interacciones urbano_rural para uso educacional ou divulgação das atividades da Terra UNA, CENTRO RURAL DE ARTE, Residencias en la Tierra e CRAC Valparaiso.
- Todos os projetos inscritos na bolsa COMPLETA devem ter como contrapartida uma proposta de interação com a comunidade local (experiência, oficinas, palestras, exposições, criação conjunta, etc.). Para as bolsas PARCIAIS a atividade de interação é opcional.
- Os projetos nos espaços rurais devem ser concebidos de forma a respeitar o ecossistema local, sem contaminar a área e seus arredores. Projectos que gerem objetos ou instalações permanentes (que excedam o tempo de residência) estão sujeitos à avaliação e aprovação dos organizadores.
EDITAL
CONVOCATÓRIA
INSCRIÇÃO
1.1 A inscrição é feita através do preenchimento do formulário on-line disponível em www.terrauna.org.br/urbanorural2012 de 2 abril a 15 maio de 2012.
1.2 Na inscrição, os artistas, os pesquisadores devem escolher o centro no qual você deseja se inscrever: Residencia en la Tierra, Terra UNA ou CENTRO RURAL DE ARTE.
1.3 São aceitos projetos autorais ou de pesquisa no campo da arte contemporânea, considerando a transdisciplinaridade entre as linguagens e disciplinas (artes visuais, arquitetura, dança, cinema, música, teatro, pedagogia, história, poesia, etc.). Interacciones urbano_rural está particularmente interessado nas relações locais. Propor projectos criativos que se liguem a contextos específicos.
1.4 Para bolsas COMPLETAS o perfil de cada candidato deve ser:
A. Pesquisadores locais - pesquisadores nativos ou residentes há mais de dois anos no país ao qual se inscreve. Destinado a artistas e pesquisadores que possam contribuir para a experiência coletiva com metodologias e dispositivos que geram conteúdo e sistematização desenvolvidos como um grupo em cada área rural. A ideia é pensar sobre os processos criativos em residência, fortalecendo os espaços de trabalho e redes de colaboração que são tecidos na experiência de relação com o local. Ou seja, como a experiência do lugar afeta o processo criativo e dá singularidades que estão localizadas em áreas com histórias específicas e memórias.
B. Pesquisadores chilenos – pesquisadores nativos ou residentes há mais de dois anos no Chile. Destinado a artistas e pesquisadores que possam contribuir para a experiência coletiva com metodologias e dispositivos que geram conteúdo e sistematização desenvolvidos como um grupo em cada área rural. A idéia é pensar sobre os processos criativos em residência, fortalecendo os espaços de trabalho e redes de colaboração que são tecidos na experiência de relação com o local. Ou seja, como a experiência do lugar afeta o processo criativo e dá singularidades que estão localizados em áreas com histórias específicas e memórias. Estas pessoas também faram parte do grupo que residirá em CRAC durante 2 semanas em Valparaiso para a organização da experiência total e que irá resultar em uma publicação.
C. Cênicos - artistas cênicos e pesquisadores (dança, performance e teatro) da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Uruguai, cujos projetos estejam dentro do tema principal da convocatória.
1.5 Para bolsas PARCIAIS podem candidatar-se artistas de todos os países e todas as disciplinas cujos projetos estejam dentro do tema principal da convocatória.
1.6 Para a inscrição os participantes devem enviar por formulário on-line: Descrição do projeto a ser desenvolvido (500 a 1500 caracteres), um curriculum vitae (500 a 1500 caracteres) uma experiência de oficina a ser oferecida para a comunidade local (de 300 a 1000 caracteres) e entre 1 e 4 imagens. jpg (700 x 525 pxl). Você também pode enviar o link de sites pessoais e/ou vídeos postados na internet.
1.7 Todos os projetos são publicados em uma plataforma online para qualquer um possa ler os projetos inscritos.
1.8 A inscrição pode ser realizada em Português, Espanhol ou Inglês.
1.9 Cada candidato pode se inscrever em apenas um espaço rural de um país.
1.10 Todos os projetos inscritos na bolsa COMPLETA devem ter como contrapartida uma proposta de interação com a comunidade local (experiência, oficinas, palestras, exposições, criação conjunta, etc.). Para as bolsas PARCIAIS a atividade de interação é opcional.
1.11 Os projetos nos espaços rurais devem ser concebidos de forma a respeitar o ecossistema local, sem contaminar a área e seus arredores. Projectos que gerem objetos ou instalações permanentes (que excedam o tempo de residência) estão sujeitos à avaliação e aprovação dos organizadores.
1.12 Não podem se inscrever para as bolsas COMPLETAS artistas ganhadores do Prêmio Interações Florestais Terra UNA 2011 e Interacciones_florestales_en_red.
1.13 A inscrição implica na aceitação de todas as bases estabelecidas nesta convocatória.
SELEÇÃO
2.1 O processo de seleção dos projetos será realizado por uma comissão composta por representantes dos quatro centros de residência.
2.2 Se a comissão não encontar participantes aptos para alguma das bolsas COMPLETAS, a organização do Interacciones urbano_ rural poderá designar outra pessoa que considere oportuna para preencher as vagas restantes.
2.3 Os critérios de avaliação
Aqui alguns critérios que podem ser tomadas em conta na inscrição e formulação de projetos.
Qualidade: os textos e imagens apresentar a proposta com objetividade, clareza e consistência. Viabilidade: a proposta épossível de se realizar considerando o tempo de 14 dias tempo e os recursos disponíveis. Relevância: o projeto leva em conta o contexto cultural específico e geográfico ao qual a chamada é direcionada. Experimental: a proposta apresenta formas de trabalho experimental de acordo com uma busca de alternativas criativas coletivas. Diversidade: os grupos de residência têm pessoas de diferentes origens, disciplinas, etc.
2.3 Os candidatos selecionados serão informados por e-mail. O resultado final será publicado no site e site residencias_en_red_iberoamerica em 15 de junho de 2012.
2.4 Após a seleções, o centro de residências CRAC vai assumir a coordenação das equipes de pesquisadores para colocar em relação cada projeto para uma articulação comum.
RESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES
3.1 Cumprir o prazo para o desenvolvimento do projeto, chegando no dia estipulado e permanecendo durante todo o período de residência.
3.2. Prover materiais, ferramentas e/ou equipamentos necessários para implementar seu próprio projeto.
3.3 Se for o caso, uma atividade de interação (experiência, oficinas, palestras, exposições, criação conjunta, etc) à comunidade local.
3.4 Fornecer obras ou registro de trabalhos para publicação no site, blog, publicação impressa e/ou exposição se houver.
3.5 Conceder o uso de sua imagem e registros de vídeo, fotografia e texto do trabalho produzido durante Interacciones urbano_rural para uso educacional ou divulgação das atividades da Terra UNA, CENTRO RURAL DE ARTE, Residencias en la Tierra e CRAC Valparaiso.
RESPONSABILIDADE DOS CENTROS DE RESIDÊNCIA
4.1. Brindar infraestructura (de alojamiento y área de trabajo) y proporcionar alimentación durante el período de residencia.
4.3 Avaliar e decidir sobre a implementação e/ou permanência de projetos não-efêmeros.
4.4 Comprar passagens aéreas para os participantes que recebem bolsa COMPLETA e orientação sobre o transporte terreste para o local de residência.
4.5 Decidir em casos omissos.
INFORMAÇÃO SOBRE OS CENTROS DE RESIDÊNCIA
TERRA UNA
Considerando que esta é uma residência coletiva, os participantes devem ser integrados em atividades domésticas, como a manutenção preparação de alimentos e limpeza. Ampliando a experiência coletiva do espaço da Ecovila, os artistas participam no dia-a-dia experimentando a vida comunitária e podendo ajudar no manejo de hortas, árvores frutíferas e sistemas agroflorestais, entre outras atividades.
Terra UNA disponibiliza suas instalações para que os artistas executem seus trabalhos, a saber: o Ponto de Cultura e Sustentabilidade na cidade de Liberdade, as instalações da Ecovila: ateliês, áreas de vivência coletiva, 43 hectares de terra (18 dos quais em floresta nativa) e seis cachoeiras. Não oferece, no entanto, materiais e outras ferramentas ou equipamentos para a execução de projetos, que são da responsabilidade dos artistas.
Na área da Ecovila não é permitido álcool ou carne. O fumo é tolerado ao ar livre, longe das áreas de convivência.
No final do período de residência na Ecovila haverá uma atividade aberta ao público.
CENTRO RURAL PARA A ARTE
O Centro Rural de Arte funciona de modo eventual e nômade e busca para cada atividade de um localidade particular. O interacciones Urbano_rural será desenvolvido na cidade de Achupallas Party (Alberti, Província de Buenos Aires), localizada 190 quilômetros da cidade de Buenos Aires.
CENTRO RURAL DE ARTE irá fornecer alojamento em espaços de trabalho compartilhados e alimentação. Os participantes devem ser integrados em atividades domésticas, como a manutenção preparação de alimentos e limpeza. Não oferece, no entanto, materiais e outras ferramentas ou equipamentos para a execução de projetos, que são da responsabilidade dos artistas.
CENTRO RURAL DE ARTE, está particularmente interessado nas relações locais dos projetos de arte, tendo em conta as especificidades de cada área. Neste sentido, o CENTRO RURAL DE ARTE fará a coordenação com organizações locais para coordenar ações conjuntas com os artistas.
No final do período de residência haverá um dia aberto para partilhar as interações de trabalho do processo urbano_rural. Além dos projetos pessoais se espera que os artistas se engagem coletivamente nos possíveis formatos desta mostra.
Durante o período de residência de outras acções iniciada pelo centro rural da Arte podem ocorrer em paralelo.
RESIDENCIAS EN LA TIERRA
Criado em 2009 para fornecer um cenário para a criação e estimulação da produção de arte contemporânea, Residencias en la Tierra é visitada por artistas, escritores, pesquisadores, gestores culturais, curadores e pessoas interessadas em arte, qualquer que seja sua disciplina, para desenvolver um trabalho artístico ou projeto de construção, e ao mesmo tempo, estabelecer um contato com outros artistas para tornar possível um diálogo entre diferentes disciplinas artísticas, culturas e gerações.
Até agora, realizamos mais de cinqüenta oficinas que giram em torno de diversas disciplinas artísticas contemporâneas, para as quais vieram pessoas de todo o mundo e em cujas atividades se envolvem os habitantes da região.
A Residencias en la Tierra está localizado 1.200 metros acima do nível do mar no município de Montenegro, Quindio, região cafeeira da Colômbia, conhecido como o segundo destino turístico por seu valor paisagístico. A temperatura média é de 21 graus Celsius durante todo o ano. Ele está localizado a 25 minutos de Armênia, capital do departamento.
Os residentes participam das atividades diárias de Residencia en la Tierra, de acordo com seus interesses e as necessidades do lugar. Entre as atividades a desenvolver estão o laboratório de reciclagem, a compostagem, as tarefas domésticas, trabalho no Centro de Documentação, do cuidado do gramado, entre outros.
Os residentes podem fazer o seu trabalho nos espaços oferecidos pelo Residence na Terra, o ateliê aranha, casa e oficina, salão principal, área da piscina e espaço aberto sob as regras do lugar. Materiais e ferramentas para desenvolvimento do projeto é da responsabilidade dos residentes.
Algumas recomendações para a permanência na Residencia en la Tierra são fazer bom uso de mobiliário e livros e documentos do Centro de Documentação. É permitido fumar em áreas abertas, mas não deve jogar o cigarro nos corredores ou jardim. Cada residente é responsável pela manutenção da ordem em seus pertences pessoais, rádios e gravadores devem ser usado com o volume baixo de modo a não interferir com o trabalho dos outros.
Residencia en la Tierra é um lugar aberto e inclusivo de modo que, durante o período de residência, podem haver outros artistas e pessoas interessadas nos projetos que são desenvolvidos em simultâneo, dado que a residência está isolada o acesso a internet é limitado.
CRAC VALPARAÍSO
CRAC Valparaiso é uma plataforma colaborativa sem fins lucrativos sobre as diferentes produções sócio-artísticas sobre a cidade de Valparaiso, Chile. Nossa idéia é baseada em uma abordagem transdisciplinar para a arte, a esfera pública, a cidade eo território, que funciona como uma rede de conexões e associações sobre as experiências socio-urbanas. Nos interessa repensar a arte pública a partir de uma cidade latinoamericana em conexão com a produção de outras cidades.
CRAC Valparaiso é um projeto independente que tem sido sustentado desde 2007 a partir de um modelo de gestão flexível e autônoma. Temos colaborado com várias plataformas, grupos, artistas e pesquisadores, promovendo redes de colaboração descentralizada.
Os projectos no CRAC baseiam-se em residências artísticas nas quais são realizados processos de trabalho temporário com base em aspectos afetivos no contexto da cidade. Junto com as residências propomos sistematicamente um projeto de arquivo comunidade e um de publicações.
As residências artísticas desenvolvidas no CRAC estão compreendidos em uma teia de práticas de cidadania, que usam difersos métodos de oficinas e apresentações públicas que ao mesmo tempo ativam o nosso arquivo e memória material em uma plataforma de vida baseado no capital cultural de partilha de conhecimentos.