|
julho 28, 2011
Desvenda Feira de Arte Contemporânea no SPA das Artes, Recife - Inscrições e informações
Desvenda Feira de Arte Contemporânea no SPA das Artes - Ocupação do Museu Murillo La Greca
A DESVENDA, Feira de Arte Contemporânea surgiu do desejo de um grupo de artistas gaúchos por um espaço específico, onde se pudesse, de forma desburocratizada e sem intermediários, divulgar e comercializar o resultado de suas pesquisas em arte, junto a um público heterogêneo.
A partir do convite da organização do SPA das Artes, Desvenda irá ocupar o Museu Murillo La Grega a partir do dia 11 de setembro, com uma seleção de artistas de todo país, com olhar atento para a produção de Pernambuco.
Inscrições até 26 de agosto de 2011
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim, Recife - PE
81-3355-3127 ou murillolagreca@recife.pe.gov.br
desvenda@gmail.com
http://desvenda.net
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS:
- Participação na exposição
CUSTOS OPERACIONAIS:
- O interessado em participar deve encaminhar, no ato de envio do projeto, todos os dados obrigatórios solicitados no formulário de inscrição.
- Ao inscrever-se, o artista, grupo ou rede autoriza a organização do Desvenda a reproduzir total ou parcialmente o material enviado.
- O único custo que o artista tem é o de transporte (entrega e devolução) de sua obra
O que é a Desvenda?
A DESVENDA, Feira de Arte Contemporânea surgiu do desejo de um grupo de artistas gaúchos por um espaço específico, onde se pudesse, de forma desburocratizada e sem intermediários, divulgar e comercializar o resultado de suas pesquisas em arte, junto a um público heterogêneo.
Acontece todo primeiro domingo de cada mês, ininterruptamente desde dezembro de 2008. Esse intercâmbio, que inicialmente se dava somente entre os artistas locais, rapidamente ganhou outras proporções e a DESVENDA passou a abrigar artistas de outras regiões que, empolgados com o projeto, levaram a feira para suas cidades, criando assim uma inédita rede autônoma de artistas/produtores. Artistas e obras de Salvador/BA, Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Santa Maria/RS, Montenegro/RS, Cachoeirinha/RS, Recife/PE, Fortaleza/CE e São Paulo/SP, já participaram da DESVENDA em feiras especiais de intercâmbio. Hoje participam da feira (em Porto Alegre) mais de 140 artistas de todo país e a cada dia mais pessoas se agregam a esse movimento.
O que pretende a Desvenda no SPA das Artes/2011?
A partir do convite da organização do SPA das Artes, Desvenda irá ocupar o Museu Murillo La Grega a partir do dia 11 de setembro, com uma seleção de artistas de todo país, com olhar atento para a produção de Pernambuco. A Desvenda fica em exposição até 12 outubro, dia da criança.
Como se dará a seleção dos artistas?
Os artistas interessados em participar devem preencher o formulário em http://desvenda.net/inscricoes. Será informado por email no caso de seleção e encaminhado os detalhes para o envio/execução/etc das propostas.
Como é feita a montagem da Desvenda?
A Desvenda se estrutura nos moldes dos gabinetes de curiosidades. Os artistas selecionados são convidados à participar dessa montagem.
Qualquer artista pode participar? Há uma curadoria?
Sim, qualquer artista pode participar. Os critérios de seleção são: originalidade, ter uma produção recente, ter participado, ao menos, de uma exposição coletiva ou individual, ter um blog ou semelhante, estar disposto a dividir espaço e promover uma troca intensa com variadas formas, conceitos e técnicas artísticas.
Que tipo de trabalho pode participar da Desvenda?
A Desvenda não discrimina qualquer tipo de manifestação da cultura: poderão dividir espaço performers, publicações, dançarinos, vídeos, esculturas, cozinheiros, gravuras, músicos, intervenções, desenhos, fotografias, DJs, atores e todo tipo de inspiração. A curadoria terá a responsabilidade de elaborar os critérios que visem garantir a diversidade e representatividade da seleção.
Quanto custa participar da Desvenda?
O único custo que o artista tem é o de transporte (entrega e devolução) de sua obra.
Por que e para que existe a Desvenda?
A Desvenda pretende colaborar com a expansão dos limites geográficos da arte contemporânea, muitas vezes identificado como manifestações exclusivas dos grandes centros urbanos, uma ação inovadora que busca romper com esse paradigma que em nada colabora para o desenvolvimento de uma cultura democrática e inclusiva. Essa iniciativa mostra que o artista pode encontrar o seu papel (e o de seu trabalho) na sociedade e que estes podem construir uma relação sem intervenções de instituições, curadores ou marchants. Com isso, pensamos que a feira colabora na desconstrução da equivocada ideia de que a obra de arte só pode ser consumida e apreciada por um seleto e abastado grupo de colecionadores/especuladores de arte. A organização colaborativa proposta pela DESVENDA demonstra que artistas integrados conseguem chegar ao seu público e que, coletivamente, existe a possibilidade de se propor soluções e ideias para tornar o acesso, a circulação e a produção artística mais justa, democrática e solidária.