|
julho 8, 2011
Chamada de trabalhos - V!RUS 06 - Inscrições e informações para o artista
Chamada de trabalhos - V!RUS 06
A edição número 06 da revista V!RUS pretende discutir processos de criação compreendidos em um amplo contexto de formulação, desenvolvimento, exploração e compartilhamento da experiência criativa. Pretende abordar tais processos também como lugares de encontro e sinergia capazes de abrigar interlocução entre diferentes áreas do conhecimento.
Envio de trabalhos até 7 de agosto de 2011
As contribuições serão recebidas através do site da revista, segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.mission.php
Sobre o tema
O tema "criação em processo+s" envolve as noções de processo e de criação. Por um lado, busca-se enfatizar o sentido de processo ao invés do de produto, ou seja, um interesse que se situa mais nas qualidades de ações continuadas ou em andamento, dos modos de fazer, dos métodos e dos procedimentos, e menos em traços ou propriedades isoladas de um resultado propriamente dito. Por outro, assume-se a noção de criação a partir do seu caráter semântico, ou seja, de ação ligada ao conceber, ao inventar, ao gerar, ao dar existência, ao produzir, ao aperfeiçoar, ao elaborar. Propõe-se, assim, um tema que abriga três leituras: a criação em processo, ou seja, em andamento; a ideia de criar examinada através do estudo de diferentes processos; e, finalmente, o plural adcionado enfatizando o caráter coletivo do ato de criar e de seus desdobramentos.
Não é objetivo desta edição tratar de processos solitários nos quais a designação autoral tenha um papel central. Nesse sentido, esse sexto número da revista V!RUS se propõe investigar processos de criação tecidos conjuntamente, que possibilitem o envolvimento de várias pessoas, priorizando-se processos criativos cujos resultados somente se completem com a participação de diferentes atores, com pluralidade de aportes e, consequentemente, de resultados. Quer-se, ainda, abordar entendimentos da criação como meio de fazer surgir o novo, o inédito, tanto em termos de produtos quanto do próprio processo, permitindo emergências, prevendo a ocorrência do indeterminado.
Interessam-nos contribuições que envolvam estudos de processos de criação advindos das ciências naturais, das ciências da terra e do universo, ciências sociais e biológicas, das artes e do artesanato, da música, do teatro e da literatura, da computação e da moda, das engenharias, da publicidade e propaganda, além dos processos próprios à arquitetura, ao urbanismo e ao design. São bem-vindas preocupações relacionadas à sustentabilidade sócio-ambiental, ao planejamento e à construção do espaço urbano, à formulação e aplicação de políticas públicas, ao uso de meios digitais em construções coletivas de conhecimento, inclusive através de redes sociais. Estimulam-se também trabalhos sobre a preparação, a análise, a descrição, a revisão e a revisitação de experiências ligadas a expressões culturais de comunidades e grupos, ou que tragam à contemporaneidade saberes tradicionais, ou ainda que produzam e estimulem conexões entre culturas, desenvolvendo e ampliando práticas artísticas ditas de rua.
O foco dessa edição são trabalhos científicos, tecnológicos e artísticos que se dediquem à exploração e à descrição de processos de criação, suas linguagens, meios, métodos, ferramentas e atores envolvidos. Reflexões teóricas relacionadas com o tema serão bem-vindas, assim como textos, imagens fixas, peças musicais, vídeos e filmes curtos, apresentações de slides, animações, entrevistas, projetos de arquitetura, urbanismo e design, depoimentos em arquivos de áudio, dado o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso de meios digitais para divulgação científica. Relatos de processos de criação deverão ser acompanhados de reflexão crítica sobre suas concepções, visto o caráter específico dessa edição.
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS: trabalho publicado na revista
DIRETRIZES PARA AUTORES
01 DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 A V!RUS aceita para publicação artigos nos formatos de textos, imagens fixas, peças musicais, vídeos, apresentações de slides, animações, entrevistas, projetos de arquitetura, urbanismo e design, depoimentos em arquivos de áudio, que podem ser enviados nos formatos doc, rtf, txt, avi, jpeg, mp3, ppt. Para envio de outros formatos, é obrigatória a consulta à Coordenação Editorial.
1.2 Cada trabalho é avaliado pelo processo de revisão cega por pares, por três revisores: um, externo, convidado a opinar sobre a qualidade acadêmica do trabalho; e outro, do Nomads.usp, encarregado de identificar e avaliar relações do conteúdo apresentado com o tema da edição e com pesquisas do Núcleo, além de um revisor, encarregado de fazer correções de texto e sugestões de estrutura.
1.3 Nem os autores, nem a revista V!RUS são remunerados pela publicação de trabalhos aceitos. Toda publicação tem fins unicamente acadêmicos, sem nenhum interesse comercial.
1.4 A revista encarrega-se da tradução dos textos para o inglês ou para o português, conforme o caso. A revisão das traduções para o inglês deverá ser realizada pelos autores.
1.5 Antes de iniciar o processo de submissão, todo autor deve CADASTRAR-SE, fornecendo informações sobre todos os autores do trabalho, suas filiações acadêmicas e biografias resumidas com até 50 palavras.
02 INSTRUÇÕES SOBRE O MATERIAL A SER SUBMETIDO
2.1 Trabalhos textuais com imagens inseridas
2.1.1 Os trabalhos cujo formato principal seja de texto devem respeitar o limite mínimo de 3500 palavras e máximo de 5000 palavras. Artigos fora desses limites só serão aceitos em casos excepcionais, com autorização da Coordenação Editorial.
2.1.2 Os textos podem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, e devem ser acompanhados de resumo (máximo de 200 palavras) na mesma língua do texto principal, e de três a cinco palavras-chave.
2.1.3 As imagens devem ser inseridas nos textos E TAMBÉM enviadas separadamente em arquivos de imagem (jpg, png, gif). A definição da imagem deve situar-se entre 100 e 300 dpi. Cada imagem deve conter legenda explicativa, com numeração e fonte.
2.1.4 As imagens devem ser de autoria dos autores do artigo. Caso contrário, é necessário fornecer uma autorização por escrito dos autores das imagens ou do detentor do copyright,juntamente com a versão final do artigo, antes da publicação.
2.1.5 Nos textos escritos em português as referências devem ser colocadas no final do artigo, segundo a norma NBR-6023/2002 (ABNT). Nos textos escritos em inglês ou espanhol as referências devem ser colocadas no final do artigo, segundo a norma Harvard System of Referencing.
2.1.6 Nos textos escritos em português, inglês e espanhol, toda citação, direta ou indireta, deve estar indicada através de apresentações ao longo do texto, e não em notas de rodapé ou notas de fim.
2.1.7 Todas as citações e menções no texto que possam identificar sua autoria, incluindo a menção a instituições e projetos de pesquisa dos autores, devem ser MANTIDAS NO TEXTO e assinaladas em vermelho.
2.2 Trabalhos de imagem e/ou som com texto de acompanhamento
2.2.1 Trabalhos em que o texto não seja o principal suporte (projetos, filmes, fotos, depoimentos em áudio etc.) podem também ser submetidos à revista, e deverão obedecer regras específicas.
2.2.2 Os trabalhos cujo suporte principal não for textual devem, ainda assim, ser acompanhados de um texto (em arquivo separado) que os relacione claramente com o tema central da edição, explicitando referências teóricas e/ou projetuais e artísticas, e fundamentando teoricamente seu processo de produção e os resultados obtidos. Referências (bibliográficas, projetuais, artísticas etc.) deverão ser incluídas.
2.2.3 Esse texto de acompanhamento deve ser escrito em português, inglês ou espanhol e ter no mínimo 700 palavras e no máximo 2000 palavras. Textos de acompanhamento fora desses limites só serão aceitos em casos excepcionais, com autorização da Coordenação Editorial.
2.2.4 Os nomes dos colaboradores dos projetos ou obras deverão ser explicitados, mesmo que não sejam autores secundários do trabalho submetido. Para obras de arquitetura construídas, deverão ser fornecidas informações sobre sua localização.
03 RESPONSABILIDADES DOS AUTORES
3.1 Ao submeter seu trabalho à revista V!RUS, o(s) autor(es) reafirma(m) a autenticidade do trabalho submetido, e assumem inteira responsabilidade sobre as ideias nele expressas.
3.2 O(s) autor(es) declara(m) que o conteúdo do trabalho é inédito e nunca foi publicado em nenhum outro periódico acadêmico com arbitragem, seja em meio impresso ou eletrônico.
3.3 A exposição das pessoas que eventualmente apareçam em imagens fornecidas na submissão é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
3.4 As imagens devem ser de autoria dos autores do artigo ou autorizadas por seus autores. Nesse caso, é necessário fornecer uma autorização por escrito dos autores das imagens ou do detentor do copyright,juntamente com a versão final do artigo, antes da publicação.
04 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Os autores que publicam na revista V!RUS CONCORDAM com os seguintes termos:
4.1 Os autores mantém os direitos autorais de seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é, assim, simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC BY-NC 3.0, que permite seu compartilhamento com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial na V!RUS.
4.2 Os autores autorizam a tradução do artigo original para o inglês ou português e sua publicação na revista, através de documento impresso e assinado a ser enviado à Coordenação Editorial antes da publicação.
4.3 Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nessa revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de publicação inicial na V!RUS, e com hyperlink ativo para a publicação na revista V!RUS, em caso de publicação online.
05 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
5.1 Os nomes e endereços informados ao cadastrar-se na V!RUS serão usados exclusivamente para auxiliar a comunicação entre a revista, o Nomads.usp e os autores, na presente edição ou em edições futuras, não sendo disponibilizados, em nenhuma hipótese, para outras finalidades ou a terceiros.
Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: vnomads@sc.usp.br