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fevereiro 25, 2011
Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 - Inscrições e Informações para o artista
Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013
Um número expressivo de pessoas, grupos informais, instituições culturais, museus e organizações do terceiro setor promovem práticas culturais, artísticas e educativas para garantir o desenvolvimento humano e a inclusão sociocultural dos mais diversos públicos (crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes, entre outros).
A terceira edição do programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 pretende apoiar a formação de profissionais que estejam desenvolvendo, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. São trabalhos em que as ideias, as teorias e os desejos são postos em prática para propiciar o crescimento dos participantes como cidadãos e membros de uma comunidade e do mundo.
Serão selecionados até 15 profissionais como forma de reconhecimento, valorização e estímulo aos seus trabalhos. O grupo selecionado pelo programa participa de viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração.
Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações já existentes e a criação de novas práticas de convergência entre cultura, arte e educação.
Inscrições até 8 de julho de 2011
Instituto Itaú Cultural
Rumos Itaú Cultural Educação, Cultura e Arte 2011-2013
Av. Paulista 149 8o andar, Cerqueira César, São Paulo – SP
11-2168-1777 ou rumosartesvisuais@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Público alvo: educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres, mediadores e agentes culturais. Esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidata e não escolar ou acadêmica.
Informações para o profissional sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHO PARA SELECIONADOS:
- Prêmio no valor de R$ 10.000
- Duas a três viagens coletivas formadoras (com período máximo de 10 dias cada) a localidades no Brasil a ser determinadas pelo Itaú Cultural.
- Uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional (pelo período máximo de 7 dias), cuja programação será concebida em parceria com a equipe do Itaú Cultural.
CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
- Difusão de suas experiências em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural;
- Recebimento de kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
- Formulário de inscrição com o relato da experiência desenvolvida, feito pelo próprio profissional em texto, áudio ou vídeo.
- Carta da instituição indicada no relato de experiência que ateste que ela ocorreu naquele contexto, e que o relacionamento do inscrito com o estabelecimento permanece no momento da inscrição. Em caso de grupos informais, três membros da comunidade devidamente identificados (com número dos seus documentos pessoais) devem relatar, por meio de carta, a existência da ação desenvolvida e a participação, ainda presente, do profissional inscrito.
- Os candidatos poderão enviar materiais complementares, como: registros em audiovisual, registros em áudio, registros fotográficos, apresentação em PowerPoint, recortes de jornais e revistas, folhetos e pequenas publicações, livro, produtos resultantes das atividades desenvolvida.
- Os materiais complementares em formato digital podem ser enviados em arquivos do tipo: PDF, DOC, DOCX, ODT, TXT, XLS, PPT, PPS, MP4, MOV, MPG, AVI, MP3, MWA, OGG, WAV, BMP, JPG, PNG, e GIF.
EDITAL
EDITAL RUMOS EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE 2011-2013
1. Apresentação
Um número expressivo de pessoas, grupos informais, instituições culturais, museus e organizações do terceiro setor promovem práticas culturais, artísticas e educativas para garantir o desenvolvimento humano e a inclusão sociocultural dos mais diversos públicos (crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes, entre outros).
A terceira edição do programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 pretende apoiar a formação de profissionais que estejam desenvolvendo, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. São trabalhos em que as ideias, as teorias e os desejos são postos em prática para propiciar o crescimento dos participantes como cidadãos e membros de uma comunidade e do mundo.
Serão selecionados até 15 profissionais como forma de reconhecimento, valorização e estímulo aos seus trabalhos. O grupo selecionado pelo programa participa de viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração.
Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações já existentes e a criação de novas práticas de convergência entre cultura, arte e educação.
2. Inscrições
A inscrição para o programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 é gratuita e individual, destinada somente a pessoas físicas.
2.1 Quem pode se inscrever?
A inscrição é destinada a profissionais que se identificam com as denominações: educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres, mediadores e agentes culturais. Esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidata e não escolar ou acadêmica. Devem estar atuando no Brasil e desenvolver ações fundamentadas em propostas culturais e artísticas junto a grupos informais, associações, cooperativas, instituições culturais ou organizações sociais. Não há necessidade de comprovar qualquer tipo de vínculo empregatício, apenas atestar que a experiência aconteceu junto a algum grupo social, comunidade ou instituição.
2.2 Quando?
O período de inscrições será de 23 de fevereiro a 30 de junho de 2011.
2.3 Como se inscrever?
Os candidatos deverão apresentar:
a) Resposta integral às questões do formulário de inscrição com o relato da experiência desenvolvida, feito pelo próprio profissional em texto, áudio ou vídeo. As perguntas a ser respondidas estão disponíveis em www.itaucultural.org.br/rumos.
b) Carta da instituição indicada no relato de experiência que ateste que ela ocorreu naquele contexto, e que o relacionamento do inscrito com o estabelecimento permanece no momento da inscrição. Em caso de grupos informais, três membros da comunidade devidamente identificados (com número dos seus documentos pessoais) devem relatar, por meio de carta, a existência da ação desenvolvida e a participação, ainda presente, do profissional inscrito. Os modelos de carta para instituições e grupos informais estão disponíveis em www.itaucultural.org.br/rumos.
O formulário de inscrição deverá conter as perguntas indicadas antes de cada resposta, podendo ser:
a) Manuscrito a caneta e com letra legível em até 12 páginas;
b) Digitado e impresso em até 12 páginas;
c) Gravado em áudio ou vídeo por até 20 minutos (nos formatos MP4, MOV, MPG, AVI, MP3, MWA, OGG, WAV).
As cartas de anuência podem ser:
a) Manuscritas a caneta e com letra legível;
b) Impressas, assinadas e/ou digitalizadas (em arquivos do tipo BMP, JPG, PNG, GIF, PDF).
Os candidatos poderão enviar, apenas se desejarem, materiais complementares, conforme as recomendações abaixo:
a) Registros em audiovisual de, no máximo, dez minutos;
b) Registros em áudio de, no máximo, dez minutos;
c) Registros fotográficos com, no máximo, dez imagens impressas;
d) Apresentação em PowerPoint ou equivalente de, no máximo, 30 slides (CD);
e) Recortes de jornais e revistas: três no máximo;
f) Folhetos e pequenas publicações: dois no máximo;
g) Livro: apenas um;
h) Produtos resultantes das atividades desenvolvidas: dois exemplares no máximo.
Os materiais complementares em formato digital podem ser enviados em arquivos do tipo: PDF, DOC, DOCX, ODT, TXT, XLS, PPT, PPS, MP4, MOV, MPG, AVI, MP3, MWA, OGG, WAV, BMP, JPG, PNG, e GIF.
No caso de envio pela internet, através da plataforma específica de inscrição, a somatória dos arquivos não deverá ultrapassar o limite de 50MB.
Todos os documentos devem conter o nome do profissional inscrito e ser encaminhados:
a) pelo correio – como correspondência registrada (ou Sedex) e Aviso de Recebimento (AR) – para o endereço abaixo:
INSTITUTO ITAÚ CULTURAL
A/C Rumos Educação, Cultura e Arte
Av. Paulista, 149 – 6º andar
Cerqueira César CEP 01311-000 São Paulo – SP
b) via internet em plataforma específica para inscrição, que pode ser acessada em www.itaucultural.org.br/rumos
É possível ainda fazer o relato da experiência pela internet e o envio de materiais complementares pelo correio, desde que feito em único envio. Em caso de duplicidade, será considerada apenas a primeira correspondência recebida, sendo descartadas todas as subsequentes.
A data limite de postagem será 30 de junho de 2011. Não serão aceitas correspondências postadas após essa data nem correspondências enviadas por e-mail ou entregues diretamente na sede do Itaú Cultural.
As inscrições poderão ser feitas e finalizadas (inclusive para o envio de arquivos anexos) via internet no site do Itaú Cultural (em plataforma específica disponível em www.itaucultural.org.br/rumos) até as 23h59min do dia 30 de junho de 2011. Cabe ao candidato observar as condições de acesso à internet (inclusive velocidade de conexão) em seu local de residência, considerando possíveis sobrecargas no sistema em dias e horários próximos ao término do prazo.
A falta de alguma das solicitações ou incorreção em qualquer delas ou ainda a inobservância de algum dos critérios estabelecidos implicará a invalidação automática da inscrição.
A título de pesquisa para o Observatório Cultural desenvolvido pelo Itaú Cultural, ao se inscrever, o interessado deverá preencher um questionário – independente da ficha de inscrição – que não será apresentado às Comissões de Seleção e, portanto, seu conteúdo não será quesito para seleção.
As respostas serão totalmente confidenciais e de uso exclusivo dos profissionais do Observatório Itaú Cultural para a elaboração de pesquisas quantitativas sobre o perfil dos inscritos no Programa Rumos.
3. Critérios de participação
Os critérios são requisitos obrigatórios para efetivação da inscrição do participante no programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013, conforme segue:
3.1 Requisitos para o profissional
a) Ser maior de 18 anos até a data da inscrição. Menores de 18 anos poderão inscrever-se somente se emancipados, mediante apresentação da documentação que comprove a emancipação;
c) Ser brasileiro nato ou naturalizado;
d) Ter no momento da inscrição um relacionamento (que não implica em vínculo trabalhista), com o grupo informal, a instituição ou a organização onde a ação se desenvolve(u).
3.2 Requisitos para a experiência
a) As experiências devem caracterizar-se como ações de educação não formal tendo como bases a arte e a cultura. Para fins deste regulamento, é considerada educação não formal toda atividade educativa que acontece fora do contexto escolar;
b) Poderá ser apresentada apenas uma experiência por inscrição, apresentada por um único profissional. Cada um poderá inscrever-se uma única vez, impugnando-se todas as inscrições efetuadas na hipótese de não atendimento deste requisito;
c) Poderá ser apresentada mais de uma experiência desenvolvida pelo mesmo grupo informal, instituição ou organização, desde que distintas e relatadas por profissionais diferentes, sob pena de desclassificação de todos os profissionais inscritos quando não observado este item;
d) A experiência apresentada deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011;
e) Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, experiências exclusivamente de eventos, shows e apresentações, concepção e montagem de exposições, pesquisas e propostas de publicações;
f) Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, experiências com conteúdos político-partidários;
g) Não serão aceitas também experiências que tenham como objetivo e/ou conteúdo preponderante ou exclusivo a educação para a saúde, o esporte, a ciência ou qualquer abordagem que não priorize linguagens artísticas ou referenciais culturais.
3.3 Requisitos para o grupo informal, a organização ou instituição ao qual o profissional é vinculado e onde a ação se desenvolve
a) O grupo informal, a instituição ou organização deve existir há, no mínimo, dois anos. Poderá ser solicitado o estatuto social ou documento de constituição equivalente (no caso das instituições legalmente constituídas) ou testemunhos orais, declarações escritas ou materiais impressos, em áudio e/ou vídeo das atividades promovidas pelos grupos informais;
b) A organização, quando legalmente constituída, deve ser pública ou privada sem fins lucrativos, nacional e desenvolver projetos fundamentados em propostas educacionais, culturais e artísticas;
c) A organização, quando legalmente constituída, não deve ser partido político, sindicato ou entidade da administração direta, exceto se a ação se desenvolve em parceria com uma dessas organizações;
d) A organização, quando legalmente constituída, não deve ser instituição de ensino regular fundamental, médio ou superior, exceto se a ação se desenvolve em parceria com uma dessas organizações;
e) A organização, quando legalmente constituída, não deve apresentar restrições legais de nenhuma ordem, e juridicamente pode ser:
• uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos ou cooperativa;
• um museu ou uma instituição cultural ou social pública da administração direta ou indireta;
• um museu ou uma instituição cultural ou social privada sem fins lucrativos.
4. Impedimentos
É vedada a participação de profissionais e organizações selecionados nas edições anteriores do programa Rumos Educação, Cultura e Arte.
É vedada a participação de funcionários e estagiários do Itaú Cultural e de seus cônjuges, companheiros, parentes até terceiro grau, afins e dependentes.
Funcionários do Itaú Unibanco ou pessoas que trabalhem em entidades relacionadas também estão impedidas de se inscrever.
Ex-funcionários e ex-estagiários poderão inscrever-se desde que estejam desligados do Itaú Cultural há, no mínimo, um ano da data da publicação deste regulamento (fevereiro de 2011).
Ficam também vedadas inscrições de cônjuges, companheiros, parentes até terceiro grau, inclusive afins e dependentes, ligados aos membros do Comitê de Seleção.
Ficam vedadas inscrições de experiências desenvolvidas nos grupos informais, organizações ou instituições aos quais os membros do Comitê de Seleção sejam vinculados.
A inscrição efetivada por quaisquer pessoas acima listadas poderá ser impugnada em qualquer fase do concurso.
5. Seleção
A seleção das experiências é de responsabilidade exclusiva do Comitê de Seleção e é coordenada pela equipe organizadora do Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013.
O Comitê de Seleção independente e autônomo será formado por profissionais tais como: educadores, agentes do campo da cultura, técnicos, artistas e especialistas em educação, cultura e arte.
As decisões do Comitê de Seleção seguirão o regulamento previamente estipulado e serão soberanas, não sendo passíveis de questionamentos ou recursos.
5.1 Critérios de seleção
As decisões do Comitê de Seleção serão tomadas considerando-se todos os requisitos previstos neste regulamento.
O Comitê de Seleção irá selecionar os profissionais por meio de seus relatos de experiência, considerando-se os seguintes critérios:
• Modo de utilização das linguagens artísticas e referenciais culturais;
• Pertinência e adequação da experiência considerando-se o perfil do público;
• Adequação ao contexto em que a experiência esteja inserida.
5.2 Selecionados
Serão escolhidos até 15 profissionais que recebam as melhores avaliações entre os trabalhos apresentados, de acordo com a avaliação do Comitê de Seleção.
6. Premiação
A premiação Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 compreende um conjunto de ações formadoras e de difusão que contribuam para o estabelecimento de rede de socialização e informação dos selecionados.
Os profissionais contemplados terão como premiação:
a) De duas a três viagens coletivas formadoras (com período máximo de 10 dias cada) a localidades no Brasil a ser determinadas pelo Itaú Cultural com a finalidade de colaborar para que o profissional possa conhecer outros colegas e experiências do campo da arte, cultura e educação;
b) Uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional (pelo período máximo de 7 dias), cuja programação será concebida em parceria com a equipe do Itaú Cultural. O objetivo é garantir o conhecimento e o relacionamento com pessoas e experiências e o aprofundamento de temas e interesses específicos de cada profissional selecionado;
c) Difusão de suas experiências em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural;
d) Pagamento de prêmio no valor de 10 mil reais;
e) Recebimento de kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural.
Os prêmios em dinheiro serão entregues aos contemplados até o fim do 2º. Semestre de 2012, em data a ser definida, mediante contrato celebrado entre selecionado e Itaú Cultural.
Os prêmios são intransferíveis. Apenas os profissionais contemplados poderão receber as premiações acima referidas, sendo vedada a indicação, pelo contemplado, de substituto para recebê-las, ou a tentativa de reverter os prêmios para quaisquer outros destinatários não contemplados, bem como não será permitida a troca de prêmios por algo diverso do previsto neste regulamento.
7. Divulgação dos resultados
A divulgação dos resultados será feita a partir de 15 de dezembro de 2011 no site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br/rumos. Os selecionados receberão carta comunicando a premiação.
8. Deveres dos selecionados
Todo e qualquer selecionado fica ciente de seu compromisso em participar de todas as etapas da formação. Deve assumir o compromisso perante o Itaú Cultural e formalizar os termos contratuais necessários para que o instituto possa empreender todas as ações previstas neste programa; do contrário, terá sua inscrição impugnada. Por isso, solicitamos a leitura atenta deste item.
O Itaú Cultural poderá divulgar todas as etapas deste programa através de qualquer mídia, inclusive internet.
Desde já, o selecionado autoriza o Itaú Cultural a registrar e utilizar sua imagem na mídia impressa, internet e em materiais institucionais, exclusivamente para divulgação do programa Rumos Educação, Cultura e Arte e de seus contemplados, podendo o instituto, inclusive, autorizar que terceiros utilizem as imagens para a mesma finalidade. A utilização ora prevista não tem limitação temporal ou numérica e é válida para o Brasil e o exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração a este título.
Para viabilizar o recebimento do prêmio financeiro referido no item 6 deste regulamento, o selecionado deverá assinar um contrato com o Itaú Cultural, em que serão estipuladas as condições de recebimento da premiação.
Constará do contrato a previsão de licenciamento da experiência contemplada para uso exclusivamente na difusão do programa Rumos Educação, Cultura e Arte e na divulgação em publicação a ser produzida pelo instituto reunindo todas as experiências vencedoras, além de outros textos.
A assinatura de contrato exigirá a apresentação prévia dos seguintes documentos (cópias simples): RG, CPF, comprovante de residência e inscrição no INSS ou PIS/Pasep.
O contemplado responderá, de forma exclusiva e integral, por eventuais acusações ou reclamações de plágio ou violação de propriedade, inclusive pela omissão de informações, assegurando o ressarcimento por prejuízos sofridos pelo Itaú Cultural a este título.
Os contemplados se comprometem a não divulgar sem autorização do Itaú Cultural quaisquer informações, dados, documentos, materiais ou marcas a que tenham acesso em decorrência da participação neste programa.
9. Outras informações
O Itaú Cultural não se responsabiliza por documentos originais recebidos.
Questões não previstas neste regulamento serão avaliadas pela equipe de organização do Rumos Educação, Cultura e Arte, do Itaú Cultural.
O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste regulamento.
O não cumprimento de qualquer um dos itens solicitados na inscrição desclassifica automaticamente o proponente.
Os documentos, formulários de inscrição e anexos recebidos não serão devolvidos em nenhuma hipótese.
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas em www.itaucultural.org.br ou pelo e-mail rumoseducacao@itaucultural.org.br.