|
outubro 11, 2010
Convocatória V::E::R 2011 Encontro de Arte Viva – Terra UNA - Inscrições e Informações
Associamos o termo Arte Viva a obras de arte que abrangem uma variação de disciplinas e discursos que envolvem, de uma maneira ou outra, o corpo, o espaço e o tempo. Falar de Arte Viva é falar de um terreno rugoso, impuro e mestiço, onde linguagens se cruzam e fronteiras se borram. Usar o termo Arte Viva não é tentar definir ou fixar uma prática, mas é uma estratégia para abrir uma paisagem, mapear novas geografias artísticas e imaginar novas maneiras de trabalhar.
O V::E::R 2011 – Encontro de Arte Viva -, pretende ser um espaço propulsor de troca e reflexão em arte contemporânea, além de promover o encontro criativo e questionador entre os profissionais envolvidos. Aproveitando o frutífero espaço da ecovila Terra UNA para abrigar o evento pretendemos congregar por 10 dias algumas dezenas de artistas para vivenciar as possibilidades destes entrecruzamentos que a expressão Arte Viva incita. Localizada na Serra da Mantiqueira desde 2006 Terra UNA vem se firmando como um ponto criativo para muitas linguagens que vão da biologia às artes visuais. O vasto espaço ao ar livre formado por matas, rios e cachoeiras, e os espaços de ateliê e vivências que a ecovila oferece poderão ser explorados por todos os participantes. Iremos também além das porteiras de Terra UNA levando oficinas e mostras de vídeo para a população local de Liberdade, cidade vizinha à ecovila. Com isso colocamos no mundo esta prática da Arte Viva de esgueirar-se entre as fronteiras, passando, costurando e unindo todo e qualquer terreno.
Comissão de Seleção
Articuladores: Alex Cassal, Beartiz Lemos, Domingos Guimaraens , Marcela Levi , Marcus Vinícius , Nadam Guerra
Inscrições até 7 de novembro de 2010
Ecovila Terra UNA
Liberdade - MG
interacoes@terrauna.org.br
Inscrições online: www.terrauna.org.br
Organizar um festival como o V::E::R fora de um grande centro urbano é oportunidade única de colocar artistas em um intenso convívio, que acaba sendo sempre diluído no ambiente da cidade. Esta transposição também propiciará um deslocamento destas potências criativas para matas quase virgens em arte contemporânea. A população do entorno entrará em contato com a atual produção artística e os próprios artistas entrarão em contato com um cenário totalmente distinto do habitual, o que é muito fecundo em todas as direções e sentidos.
A primeira edição do V::E::R aconteceu em 2005 no Parque Lage, na cidade do Rio de Janeiro (http://www.grupoum.art.br/ver/index.html)
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS:
- Os artistas selecionado receberão estadia e alimentação pelos 10 dias do Encontro, e uma bolsa de R$ 1000,00 (Mil Reais).
- Dispomos de 10% da verba do projeto para as despesas dos participantes com transporte. Uma ajuda de custo será paga aos artistas selecionados conforme o estado onde residirem.
- O V::E::R 2011 - Encontro de Arte Viva prevê que os artistas participantes estejam presentes durante toda a duração do evento. Terra UNA disponibilizará aos selecionados acomodações em quartos coletivos e três refeições (ovolactovegetarianas) por dia.
- Terra UNA disponibilizará os espaços para os artistas realizarem seus trabalhos, sendo estes: o Ponto de Cultura e Sustentabilidade em Liberdade (sala de oficinas, sala de aula na escola estadual); as instalações da ecovila: ateliês, áreas de convivência coletiva, 43 hectares de território (sendo 18 destes de mata nativa), e seis quedas d´água; e o equipamentos: projetor de vídeo, tv, computador, aparato básico de som. O uso dos equipamentos de Terra UNA depende de agendamento prévio e está sujeito a confirmação de disponibilidade.
- Poderá ser realizada posteriormente uma exposição com registros e obras produzidas durante a residência. A curadoria da exposição será feita por profissionais designados por Terra UNA, que escolherão, junto com os artistas, o material que será exposto
CUSTOS OPERACIONAIS:
- Na inscrição o artista deverá enviar pelo formulário on-line resumo curricular (de 300 até 1000 caracteres), de uma a quatro imagens jpg (700 x 525 pxl) e a descrição da atividade a ser realizada, que deve se enquadrar em uma das categorias.
- Cada artista deverá providenciar seu próprio transporte até Terra UNA. A ecovila está localizada no município de Liberdade (MG): dista 17 km do centro desta, e 10 km de Bocaina de Minas. De carro, a ecovila está a cerca de 4 horas do Rio de Janeiro, 6 horas de São Paulo e 5 horas de Belo Horizonte.
- Providenciar materiais, ferramentas e/ou equipamentos necessários para a execução de seu projeto.
- Disponibilizar obras ou o registro de trabalhos para página na internet, blog, publicação impressa e/ou exposição quando houver
CONVOCATÓRIA
Das Inscrições
1.1. Podem inscrever-se artistas, pesquisadores e críticos de arte de qualquer nacionalidade.
1.2. As inscrições deverão ser enviadas via formulário on-line do site www.terrauna.org.br entre os dias 01/10/2010 a 7/11/2010
1.3. Serão aceitos projetos compreendidos no campo da “arte viva” (performance, instalação, site specific video ação, e meios afins) considerando ainda, quando houver, a transdisciplinariedade entre linguagens e áreas do conhecimento.
1.4. Na inscrição o artista deverá enviar pelo formulário on-line resumo curricular (de 300 até 1000 caracteres), de uma a quatro imagens jpg (700 x 525 pxl) e a descrição da atividade a ser realizada, que deve se enquadrar em uma das categorias:
A. instalados: obras vivas, sites specifics e instalações – trabalhos instalados na sede do evento durante o período do festival;
B. instantâneos: performances, espetáculos e ações artísticas - trabalhos a serem apresentados em local fechado, ao ar livre ou itinerantes na sede do evento;
C. fala: palestra ou proposta de debate para os participantes do evento;
D. oficina no Ponto de Cultura e Sustentabilidade para jovens da cidade de Liberdade;
E. vivência para os outros participantes do encontro.
Os textos deverão ter de 300 até 1000 caracteres por atividade. Também será possível enviar link para site próprio e/ou vídeo postado na internet.
1.5. Ao se inscrever o participante poderá encaminhar propostas em uma ou mais atividades (instalados, instantâneos, fala, oficina)
1.6. Os projetos deverão ser concebidos de forma a respeitar o ecossistema local, não poluindo o espaço e arredores. Projetos que geram objetos ou instalações de caráter permanente (que ultrapassam o tempo do evento) estão sujeitos à avaliação e aprovação por parte da Associação Terra UNA.
Da Seleção
2.1. A seleção será realizada por uma comissão formada por 7 articuladores artistas/críticos/curadores/etc.
2.2. Os membros da comissão de seleção são responsáveis por escolher as propostas de atividades de até 25 artistas e montar uma grade com todas as atividades.
2.3. O resultado final apurado será publicado na página www.terrauna.org.br. Os artistas selecionado receberão estadia e alimentação pelos 10 dias do Encontro, e uma bolsa de R$ 1000,00 (Mil Reais).
Do transporte
3.1. Cada artista deverá providenciar seu próprio transporte até Terra UNA. A ecovila está localizada no município de Liberdade (MG): dista 17 km do centro desta, e 10 km de Bocaina de Minas. De carro, a ecovila está a cerca de 4 horas do Rio de Janeiro, 6 horas de São Paulo e 5 horas de Belo Horizonte.
3.2. Dispomos de 10% da verba do projeto para as despesas dos participantes com transporte. Uma ajuda de custo será paga aos artistas selecionados conforme o estado onde residirem. Faremos a distribuição desse dinheiro no intuito de cobrir a totalidade ou a maior parcela possível das passagens de todos os artistas. Caso o total geral das despesas com dos quais dispomos, dividiremos esta verba proporcionalmente aos gastos com transporte dos participantes e o que faltar deverá ser coberto pelo próprio participante. A organização do Encontro responsabiliza-se por dar as indicações e prestar apoio para que todos os participantes cheguem em Terra UNA conforme o cronograma do projeto.
3.3. No caso do participante resida no exterior, a organização não se responsabiliza pela passagem aérea. Apenas pelo transporte do Rio de Janeiro ou de São Paulo até a Terra UNA.
Do Encontro
4.1. O V::E::R 2011 - Encontro de Arte Viva prevê que os artistas participantes estejam presentes durante toda a duração do evento. Terra UNA disponibilizará aos selecionados acomodações em quartos coletivos e três refeições (ovolactovegetarianas) por dia.
4.2. Os focos principais do Encontro são promover a troca criativa entre os participantes, a convivência coletiva e a participação nas atividades programadas (apresentações de trabalhos, conversas, oficinas e vivências).
4.3. Considerando que esta é um encontro com residência coletiva, os participantes deverão integrar-se em atividades cotidianas, como o preparo do alimento, manutenção e limpeza do local.
4.4. Ampliando a vivência coletiva no espaço da ecovila, os artistas poderão participar do dia-a-dia da mesma experimentando a vida comunitária podendo ajudar no manejo das hortas, pomar e sistemas agroflorestais, entra outras atividades.
4.5. Terra UNA disponibilizará os espaços para os artistas realizarem seus trabalhos, sendo estes: o Ponto de Cultura e Sustentabilidade em Liberdade (sala de oficinas, sala de aula na escola estadual); as instalações da ecovila: ateliês, áreas de convivência coletiva, 43 hectares de território (sendo 18 destes de mata nativa), e seis quedas d´água; e o equipamentos: projetor de vídeo, tv, computador, aparato básico de som. O uso dos equipamentos de Terra UNA depende de agendamento prévio e está sujeito a confirmação de disponibilidade. Qualquer equipamento, material ou ferramenta para execução dos projetos é de responsabilidade de cada participante. Na ecovila não dispomos de internet. A energia é 110 volts.
4.6. Não é permitido na área da Ecovila o consumo de carne e álcool. O fumo do tabaco é tolerado apenas ao ar livre e fora das áreas de convivência.
Das atividades abertas ao público interessado
5.1. A Ecovila Terra UNA abrirá suas porteiras ao público no último final de semana Encontro para a visita e exposição dos trabalhos artísticos realizados e convivência com os participantes
5.2. Poderá ser realizada posteriormente uma exposição com registros e obras produzidas durante a residência. A curadoria da exposição será feita por profissionais designados por Terra UNA, que escolherão, junto com os artistas, o material que será exposto.
Responsabilidades dos participantes
6.1. Deslocar-se para a Terra UNA utilizando meios de transporte próprios ou contratados no período acordado de acordo com o Cronograma do projeto.
6.2. Cumprir o prazo de desenvolvimento do projeto, chegando no dia estipulado e permanecendo durante todo o período da residência na Ecovila Terra UNA.
6.3. Providenciar materiais, ferramentas e/ou equipamentos necessários para a execução de seu projeto.
6.4. Disponibilizar obras ou o registro de trabalhos para página na internet, blog, publicação impressa e/ou exposição quando houver.
6.5. Ceder o uso de sua imagem e trabalhos produzidos assim como o uso de registros em foto, vídeos, áudio e textos para o uso educativo ou para divulgação das atividades de Terra UNA e do Ponto de Cultura e Sustentabilidade.
Responsabilidades de Terra UNA
7.1. Disponibilizar infra-estrutura de alojamento e área de trabalho, e fornecer alimentação durante o período do Encontro.
7.2. Pagar a bolsa a cada selecionado.
7.3. Avaliar e decidir sobre a realização e/ou permanência de projetos de caráter não-efêmero.
7.4 Pagar a ajuda de custo para o transporte (conforme item 3.2).
7.5. Decidir sobre casos omissos.
Cronograma V::E::R 2011:
Inscrições: 01/10/2010 a 30/10/2010
Resultado da seleção: 22/11/2010
V::E::R: 22/01/2011 a 30/01/2011
Informações: www.terrauna.org.br
interacoes@terrauna.org.br