|
setembro 13, 2010
Interactivos? '10 BH - Baixa Tecnologia de Ponta - Covocatória Internacional de Projetos - Inscrições e informações para o artista
Regulamento – Convocatória Interncaional de Projetos
Objeto da convocatória
O objetivo deste instrumento de convocação é a seleção de no máximo 8 (oito) projetos para o seu desenvolvimento em um laboratório colaborativo com duração de duas semanas entre os dias 21 de novembro e 8 de dezembro de 2010, no laboratório do Marginalia+Lab na cidade de Belo Horizonte/MG, Brasil.
O evento segue o modelo desenvolvido desde 2006 pelo laboratório espanhol Medialab-Prado, que colabora com a realização desta edição. Sua realização local parte de uma parceria entre o Marginalia+Lab e o projeto Ocupar Espaços.
Inscrições até 30 de setembro de 2010
Marginalia+Lab - Belo Horizonte - MG
http://interactivos.marginalialab.com/
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHOS PARA INSCRITOS: nenhum
GANHOS PARA SELECIONADOS:
- Os projetos selecionados vão ser desenvolvidos com o auxílio de uma equipe internacional de instrutores, além de um grupo de assistentes técnicos e colaboradores
- Auxílio para traslado, hospedagem e alimentação
- De acordo com a necessidade, os artistas selecionados não residentes na região metropolitana de Belo Horizonte receberão traslado, hospedagem e alimentação para o autor ou para 1 (hum) membro do grupo no caso de autoria coletiva.
- O traslado será oferecido sempre em classe econômica.
- A hospedagem oferecida será em albergue local, em quartos coletivos, com 3 (três) a 6 (seis) pessoas por quarto.
- Aos projetos selecionados, serão disponibilizados – dentro dos limites técnicos, logísticos e espaciais do Marginalia+Lab e do evento Interactivos? ’10 BH – os equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento do projeto.
- Serão também disponibilizados recursos técnicos para a documentação dos projetos.
- Durante o laboratório de desenvolvimento, os projetos selecionados contarão com acompanhamento técnico e conceitual de instrutores internacionais, assistentes técnicos e colaboradores e pesquisadores convidados.
- Os projetos integrarão exposição, com pequeno catálogo impresso e ampla divulgação. Sempre que mencionados seus projetos, os autores e colaboradores serão devidamente creditados.
- Os autores também se comprometem no ato da inscrição em ceder as imagens do projeto e de si próprios – produzidas durante o período de realização do laboratório – gratuitamente e sem qualquer ônus, para usos com fins de divulgação institucional e cultural por parte dos realizadores, patrocinadores e apoiadores do evento e seus eventuais programas de fomento à cultura, em qualquer tipo de mídia.
CUSTOS OPERACIONAIS:
- Todas as necessidades do projeto deverão ser descritas em detalhe pelos proponentes no ato da inscrição. Projetos com necessidades técnicas e espaciais claramente especificadas serão avaliados positivamente.
- Todas as outras providências que se façam necessárias para a viagem e entrada no país (como vistos, vacinas e seguro de saúde, entre outros) são de responsabilidade do viajante.
- Os indivíduos ou grupos de autores das propostas selecionadas se comprometem em participar do laboratório e seminário de 21 de novembro a 8 de dezembro de 2010, em Belo Horizonte/MG, Brasil.
- Eles também se comprometem a finalizar e documentar seus projetos – o máximo que possam – e preparar uma apresentação expositiva dos resultados alcançados, para integrar a exposição do evento ao final do laboratório de desenvolvimento.
REGULAMENTO
Os projetos selecionados vão ser desenvolvidos com o auxílio de uma equipe internacional de instrutores, além de um grupo de assistentes técnicos e colaboradores.
A convocatória é direcionada a artistas, designers, músicos, técnicos, engenheiros, arquitetos, programadores, educadores e qualquer outra pessoa ou grupo interessado no tema proposto.
Existem 2 (dois) modos de envolvimento no laboratório:
* 1. Proponente de projeto – coordenador de equipe de desenvolvimento;
* 2. Colaborador em quaisquer dos projetos selecionados;
A presente convocatória se dirige àqueles interessados em participar no primeiro modo de envolvimento (1).
Os colaboradores devem se inscrever em outra convocatória que será aberta em momento posterior à divulgação dos projetos selecionados, entre os dias 20 de outubro e 20 de novembro, através do site http://interactivos.marginalialab.com
Orientação dos projetos
Os projetos deverão se pautar pelo tema proposto: Baixa Tecnologia de Ponta - no desenvolvimento de instalações, objetos, performances, plataformas ou qualquer outro formato.
Espera-se que os projetos façam uso criativo de tecnologias acessíveis em metodologias abertas e compartilhadas.
A abordagem do tema é livre, porém, recomenda-se a leitura da abordagem conceitual e as referências levantadas pelos instrutores e pelos pesquisadores convidados, bem como buscar conhecer a plataforma geral do Interactivos?.
Projetos poderão se voltar para desdobramentos artísticos ou funcionais, devendo sempre ter como foco a abordagem cultural das tecnologias.
Inscrições
As inscrições estarão abertas a partir de 1º de setembro até as 23h59min do dia 30 de setembro de 2010, horário local (GMT-3), e devem ser feitas exclusivamente através do formulário online.
Projetos podem ser apresentados por indivíduos ou grupos, sem qualquer restrição ao número de projetos apresentados. Inscrições de grupo deverão ser feitas em nome de um representante individual.
Prazos
Convocatória para projetos: 30 de setembro de 2010
Convocatória de colaboradores: 20 de outubro a 20 de novembro de 2010
Menores de idade
Em nenhuma hipótese os menores de 18 anos poderão ser proponentes individuais ou os responsáveis pela inscrição de projetos em grupo, nem poderão ser os beneficiários individuais dos auxílios oferecidos.
Sua participação como membro da equipe proponente será permitida, desde que autorizada expressamente por seu responsável legal.
Seleção
Comissão de seleção
A comissão será composta pelos instrutores, pela equipe de realização e pelos pesquisadores convidados. Informações a respeito da composição destes grupos podem ser obtidas nas seções ‘Instrutores’ e ‘Créditos’ do site do evento.
- Fernando Rabelo, Kiko Mayorga, Arturo Castro
Critérios de avaliação
Os projetos inscritos serão julgados segundo os seguintes critérios:
* Qualidade do projeto;
* Adequação ao propósito geral da plataforma Interactivos? e aos objetivos desta convocatória de projetos;
* Abordagem pertinente ao tema proposto;
* Viabilidade técnica e logística;
* Clareza na apresentação;
* Interdisciplinaridade;
* Abertura à colaboração com outros participantes no desenvolvimento do projeto;
* Uso de ferramentas e licenças adequadas aos objetivos da proposta e do laboratório;
Poderão ser selecionados projetos de quaisquer países, entretanto o processo de seleção buscará garantir a participação de projetos locais e nacionais, como forma de potencializar a relevância regional de sua realização.
Divulgação de resultados
A divulgação da lista de projetos selecionados está prevista para o dia 20 de outubro de 2010, com publicação no site do evento: http://interactivos.marginalialab.com. Os projetos selecionados receberão um comunicado por email, no endereço informado no ato da inscrição.
Benefícios oferecidos aos projetos selecionados
Auxílio para traslado, hospedagem e alimentação
De acordo com a necessidade, os artistas selecionados não residentes na região metropolitana de Belo Horizonte receberão traslado, hospedagem e alimentação para o autor ou para 1 (hum) membro do grupo – no caso de autoria coletiva.
O traslado será oferecido sempre em classe econômica.
A hospedagem oferecida será em albergue local, em quartos coletivos, com 3 (três) a 6 (seis) pessoas por quarto.
Infra-estrutura para desenvolvimento
Aos projetos selecionados, serão disponibilizados – dentro dos limites técnicos, logísticos e espaciais do Marginalia+Lab e do evento Interactivos? ’10 BH – os equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento do projeto.
Serão também disponibilizados recursos técnicos para a documentação dos projetos.
O uso de toda a estrutura oferecida será restrito ao período de realização do laboratório e exposição e será regido por regras estabelecidas pela equipe de realização a serem detalhadas aos integrantes das equipes dos projetos selecionados.
Todas as necessidades do projeto deverão ser descritas em detalhe pelos proponentes no ato da inscrição. Projetos com necessidades técnicas e espaciais claramente especificadas serão avaliados positivamente.
Acompanhamento técnico e conceitual
Durante o laboratório de desenvolvimento, os projetos selecionados contarão com acompanhamento técnico e conceitual de instrutores internacionais, assistentes técnicos e colaboradores e pesquisadores convidados.
Difusão do projeto desenvolvido
Os projetos integrarão exposição, com pequeno catálogo impresso e ampla divulgação. Sempre que mencionados seus projetos, os autores e colaboradores serão devidamente creditados.
Observações importantes
Todas as outras providências que se façam necessárias para a viagem e entrada no país (como vistos, vacinas e seguro de saúde, entre outros) são de responsabilidade do viajante.
A participação no evento é gratuita e não dá direito a remuneração ou cachê aos autores e/ou integrantes do grupo autor das propostas selecionadas nem aos colaboradores.
Obrigações dos selecionados
Participação e desenvolvimento das propostas
Os indivíduos ou grupos de autores das propostas selecionadas se comprometem em participar do laboratório e seminário de 21 de novembro a 8 de dezembro de 2010, em Belo Horizonte/MG, Brasil.
Eles também se comprometem a finalizar e documentar seus projetos – o máximo que possam – e preparar uma apresentação expositiva dos resultados alcançados, para integrar a exposição do evento ao final do laboratório de desenvolvimento.
Necessidades não previstas ou aprovadas
Os autores das propostas selecionadas se comprometem em arcar com quaisquer despesas decorrentes de demandas não previamente solicitadas pelos proponentes e/ou não aprovadas pela equipe de realização.
Creditação
A autoria dos projetos desenvolvidos será de seus proponentes, mas, em qualquer ocasião em que eles venham a ser expostos em festivais ou exposições e em qualquer ocasião que imagens destes projetos sejam reproduzidas em catálogos ou websites, sua relação com o evento Interactivos? ’10 BH e os nomes dos colaboradores envolvidos obrigatoriamente devem ser citados.
Uso de imagem
Os autores também se comprometem no ato da inscrição em ceder as imagens do projeto e de si próprios – produzidas durante o período de realização do laboratório – gratuitamente e sem qualquer ônus, para usos com fins de divulgação institucional e cultural por parte dos realizadores, patrocinadores e apoiadores do evento e seus eventuais programas de fomento à cultura, em qualquer tipo de mídia.
Sobre o laboratório
Metodologia
O laboratório pretende ser uma plataforma coletiva para pesquisa, produção e aprendizado, oferecendo suporte ao desenvolvimento dos projetos. As propostas serão conduzidas em grupos interdisciplinares formados pelo(s) autor(es) e colaboradores interessados, com assessoria técnica e conceitual da equipe de instrutores e assistentes.
Durante o laboratório, várias atividades serão programadas, como conversas, apresentações, seminários ou mini-workshops sobre temas específicos.
Os dias de trabalho serão adaptados às necessidades específicas dos projetos, de acordo com as atividades organizadas para o seminário e com as regras do Marginalia+Lab e do evento Interactivos? ’10 BH para todas as questões, inclusive medidas de segurança e horário de funcionamento.
Como um dos objetivos principais da plataforma Interactivos? é fomentar o desenvolvimento, distribuição e livre acesso a novas abordagens e novas ferramentas tecnológicas, os participantes serão estimulados a preparar uma boa documentação dos projetos desenvolvidos, tanto durante quanto depois do laboratório, e a publicar os resultados e código-fonte em licenças que permitam acesso e distribuição do conhecimento produzido durante o workshop.
Espaços de trabalho e exposição
Os projetos serão desenvolvidos no espaço do Marginalia+Lab, em espaço amplo, localizado em um antigo edifício da cidade de Belo Horizonte/MG, capaz de abrigar até 50 pessoas trabalhando. O espaço é dotado de diversos ambientes fechados, mas com boa ventilação, em bairro tradicional da cidade.
A exposição dos trabalhos ocorrerá em um espaço cultural da cidade, ainda por confirmar. Assim, na concepção do projeto deve ser considerada a necessidade de transporte dos trabalhos finais para este espaço ou a sua montagem final já no espaço expositivo nos dois últimos dias do laboratório.
Idioma
O laboratório e atividades correlatas terão o português, o inglês e o espanhol como idiomas de trabalho.
A participação independe do domínio de todos os idiomas, mas não haverá tradução em todas as atividades. Devido a limitações do evento, quando houver, a tradução irá priorizar os idiomas português e inglês, tendo em vista o idioma falado no local de realização do evento e o idioma mais falado em um contexto internacional mais amplo.
Apresentação final dos projetos
Os projetos finalizados serão apresentados ao público por sua equipe de desenvolvimento no dia da abertura da exposição – último dia do laboratório de desenvolvimento.
A exposição dos projetos irá permanecer montada em um espaço cultural de Belo Horizonte por uma semana após o fim do laboratório.
De forma complementar, os projetos e/ou documentação relacionada serão publicados no site do Marginalia+Lab e do evento.
Ao inscrever, pressupõe-se que o autor da proposta, ou representante do grupo, leu e concorda com todos os termos deste regulamento.
A decisão final e o julgamento de casos omissos cabem à equipe organizadora do evento, sem possibilidade de recurso.
Belo Horizonte, 1º de setembro de 2010