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agosto 5, 2010
42° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC) - Inscrições e Informações para o artista
Inscrições : 2 de agosto a 03 de setembro de 2010
O objetivo 42° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC), é fomentar e difundir a produção artística contemporânea através de uma programação voltada para artistas, educadores e formação de público. Também propõe o fortalecimento do evento como gerador de um calendário voltado para a arte contemporânea na cidade.
Para enfatizar o SAC como realização da Pinacoteca Municipal “ Miguel Dutra” a exposição volta ao seu prédio, que hoje apresenta condições adequadas para recebê-la e para abrigar uma “Sala Especial” com a obra “O Porco” de Nelson Leirner, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Marco histórico na arte de crítica institucional no Brasil, realizada no mesmo período em que o SAC Piracicaba se iniciou, esta “Sala Especial” será detonadora do trabalho de resgate histórico pelo qual o Salão precisa passar em busca de uma nova discussão de seus aspectos institucionais e seu destino. Neste sentido, no mês anterior a abertura do SAC, a Pinacoteca abrigará uma mostra de trabalhos premiados em edições anteriores e, paralelo a exibição dos trabalhos selecionados neste ano, haverá no centro Cultural Marta Watts, uma mostra de materiais gráficos e documentos produzidos ao longo desses 42 anos.
Sem divisão por categorias, os artistas se inscreverão por meio de um dossiê, e serão selecionados numa única fase concorrendo a prêmios aquisitivos vinculados a uma exposição individual no ano seguinte. Nove prêmios leitura de portfólio foram criados, nesta edição, para enfatizar seu caráter reflexivo e formativo e estreitar relações entre artistas, críticos e a comunidade.
Será oferecido curso de formação aos professores, visitas mediadas no espaço expositivo, aos seus alunos, com ateliê de experimentação e material de apoio. Maiores informações estarão disponíveis no blog http://sac42.blogspot.com
Comissão Organizadora: Alzira Balestero, Flavio Camargo, Lauro Pinoti, Luciana Camuzzo, Gustavo Torrezan.
Comissão de Seleção: Juliana Monachesi, Marcio Harum, Samantha Moreira
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHOS PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
- Produção de dossiê no formato A4, folhas soltas, composto por: a) Ficha de inscrição disponibilizada pela internet no endereço www.piracicaba.sp.gov.br, preenchidadeformalegível,devidamenteassinada; b) Imagens de 05 trabalhos, no tamanho mínimo de 18 x 24 cm cada uma, coladas ou impressas em papel no formato A4 e contendo no verso: - nome do artista, - título, dimensões, - materiais utilizados, - valor, - ano de produção.;
-Os dossiês inscritos não serão devolvidos, passando a fazer parte do arquivo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.
- Para efetuar a inscrição, o interessado deverá acessar a ficha online, e enviar por correio ou pessoalmente.
- Aos selecionados: Cabe ao Artista: produção e execução dos trabalhos, montagem, despesas de cunho pessoal.
Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.
Rua Moraes Barros, 233. Piracicaba-SP.
CEP: 13400-350.
19-3433-4930 / 3402-9601 ou pinacoteca@piracicaba.sp.gov.br
www.piracicaba.sp.gov.br
Ficha de inscrição clique aqui
GANHO PARA SELECIONADOS:
- Dois PRÊMIOS AQUISITIVOS no valor de R$ 11.615,39 (onze mil, seiscentos e quinze reais e trinta e nove centavos) e R$ 7.743,59 (sete mil, setecentos e quarenta e três reais e cinquenta e nove centavos), sendo que os premiados estarão agendados para realizar uma exposição individual/simultânea ou coletiva em setembro de 2011, na Pinacoteca.
- O 42o SAC atribuirá 09 PRÊMIOS LEITURA PÚBLICA E ANÁLISE DE PORTFÓLIOS – Serão selecionados 09 inscritos para leitura e análise pública de portfólio pela comissão julgadora. Destes, 03 serão piracicabanos ou residentes em Piracicaba há mais de 02 anos, que podem ter sido selecionados para a exposição ou não. Justifica esta decisão entendendo o caráter formativo do SAC.
1 SOBRE O SAC 2010
1.1 O 42o Salão de Arte Contemporânea é uma promoção da Prefeitura do Município de Piracicaba, por intermédio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” - concebido por Comissão Organizadora, nomeada pelo Prefeito Municipal de Piracicaba, após indicação da Secretaria Municipal da Ação Cultural através do Conselho Consultivo da Pinacoteca Municipal ”Miguel Dutra” , que trabalha voluntariamente. Sua realização dar-se-á na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” e outros locais previstos em projetos selecionados pela Comissão de Seleção e Premiação, no período de 31 de outubro a 05 de dezembro de 2010, devendo permanecer aberto ao público nos dias úteis das 10h00 às 17h00 e aos sábados, domingos e feriados das 14h00 às 18h00.
1.2 A abertura do 42o SAC será no dia 30 de outubro de 2010 às 20h00, na Pinacoteca.
2 INSCRIÇÃO
2.1 Podem inscrever-se gratuitamente artistas brasileiros, naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou através dos correios, de 02 de agosto a 03 de setembro de 2010, valendo esta última data como limite de postagem para as obras que chegarem à Pinacoteca após este prazo e desde que não exceda a data prevista para a Seleção e Premiação (14/09/2010). O artista poderá inscrever trabalhos de sua autoria e propriedade, produzidos a partir de 2009 e que não tenham participado de outros salões.
2.2 Na inscrição de obras de autoria coletiva deverá constar o nome do Grupo e de cada um dos participantes no currículo anexado ao dossiê, sendo que apenas um responsável preencherá e assinará a ficha de inscrição (assinalar na ficha o item inscrição em grupo) e receberá a premiação, se for o caso. Integrantes do Grupo não estarão impedidos de inscreverem-se por outros grupos ou individualmente.
2.3 A inscrição será feita mediante apresentação de um dossiê no formato A4, folhas soltas, composto por:
a) Ficha de inscrição disponibilizada pela internet no endereço www.piracicaba.sp.gov.br, preenchidadeformalegível,devidamenteassinada;
b) Imagens de 05 trabalhos, no tamanho mínimo de 18 x 24 cm cada uma, coladas ou impressas em papel no formato A4 e contendo no verso: - nome do artista, - título, dimensões, - materiais utilizados, - valor, - ano de produção.
c) Toda manifestação que não puder ser inscrita nos moldes do item b, acima, poderá ser feita mediante apresentação de um projeto único que contenha todas as informações que o artista julgar necessárias para a perfeita compreensão de sua proposta – e desde que contidas num envelope A4 – tais como memorial descritivo escrito (obrigatório), fotos, desenhos, croquis, fotos de maquetes, perspectivas tridimensionais, amostra de materiais, DVDs, CDs, etc
d) Pequeno texto (máximo uma página) sobre a pesquisa/produção;
e) Currículo artístico resumido (máximo de uma página);
f) Termo de doação das obras à Prefeitura Municipal de Piracicaba – preenchido e assinado – para o caso das mesmas, ao término do SAC, não serem retiradas pelo artista no prazo (de 06/12/2010 a 21/01/2011). Os trabalhos não retirados até a data limite passarão a integrar o patrimônio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, inclusive com a cessão definitiva de seus direitos autorais, conforme o termo de doação assinado no ato da inscrição. Tais obras, a menos que tenham sido premiadas e a critério do Conselho Técnico Consultivo da Pinacoteca, NÃO PODERÃO INTEGRAR o acervo da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, cabendo à Secretaria Municipal da Ação Cultural decidir sobre seu destino e utilização.
2.4 Os dossiês inscritos não serão devolvidos, passando a fazer parte do arquivo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.
2.5 A Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura Municipal de Piracicaba não se responsabilizará por danos que possam vir a ocorrer em trabalhos realizados em espaços públicos.
2.6 O envio da inscrição implica a total aceitação de todas as disposições deste regulamento.
3 SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
3.1 A Comissão de Seleção e Premiação será composta por:
Juliana Monachesi: Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Jornalista especializada em artes visuais, é colaboradora regular do Canal Contemporâneo, além de escrever para revistas e cadernos culturais como Bravo!, Ilustrada, mais! e IstoÉ. Como crítica de arte, trabalha desde o início de 2002 na Temporada de Projetos do Paço das Artes, tendo integrado o grupo de crítica do Centro Universitário Maria Antonia e o corpo editorial da Revista Número; manteve coluna mensal de crítica de arte, entre julho de 2005 e abril de 2007, na revista Bienart. Foi curadora-adjunta do projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003 e realizou as curadorias "afotodissolvida" (2004), no Sesc Pompéia, "Arquiteturas subjetivas" (2003), no Paço das Artes, e "A casa onírica" (2003), na semana de arte contemporânea de São João da Boa Vista, entre outras. Dirigiu, entre 2007 e 2009, o espaço de experimentação - EdEn.
Marcio Harum: Coordena os programas de oficinas 'Experiências Dialógicas' voltado às práticas curatorias no Centro Cultural da Espanha e o Cada 2, orientado aos artistas em formação no SESC Pompéia, ambos em São Paulo. Participou do comitê curatorial do Rumos Artes Visuais 2008/ 2009 do Itaú Cultural e foi assistente curatorial da 27a Bienal de São Paulo em 2006. Integra a equipe de críticos da Temporada de Projetos do Paço das Artes desde 2009. Vive e trabalha em São Paulo.
Samantha Moreira: Formada em Artes Plásticas com espacialização pelo Instituto Lorenzo D' Medici – Firenze/ Itália. Sócia/ fundadoradoAteliêAbertoProduçõesContemporâneas.Curadoradeprojetoscomo:DF-DepoisdasFronteiras-CCBBBrasília; 79>09> 30 anos> artes visuais > Campinas e Ribeirão Preto; AR LIVRE - Paisagens audiovisuais - Pq. Ecológico Campinas. Como artista participou de exposições como: Por um Fio – Paço das Artes e CPFL Cultura; Lord Palace Hotel, SP;Temporada de Projetos, Paço das Artes / USP; Nefelibatas, MAM SP; 25a Salão Nacional de Belo Horizonte. Desde 2004 atua como dj em projetos de live cinema e intervenções audiovisuais.
3.2 A seleção / premiação será feita em uma única etapa através de análise dos dossiês, quando será lavrada a ata onde estarão fundamentados os critérios adotados.
3.3 Os resultados serão enviados aos participantes por internet ou telefone e divulgados pelo site www.piracicaba.sp.gov.br e no blog http://sac42.blogspot.com
4 PRÊMIOS
4.1 O 42o SAC atribuirá dois PRÊMIOS AQUISITIVOS no valor de R$ 11.615,39 (onze mil, seiscentos e quinze reais e trinta e nove centavos) e R$ 7.743,59 (sete mil, setecentos e quarenta e três reais e cinquenta e nove centavos), sendo que os premiados estarão agendados para realizar uma exposição individual/simultânea ou coletiva em setembro de 2011, na Pinacoteca.
4.1.1 Cabe à Pinacoteca: Execução do convite, programação visual da exposição, divulgação, zelo do trabalho durante o período expositivo e equipe para auxílio na montagem.
4.1.2 Cabe ao Artista: produção e execução dos trabalhos, montagem, despesas de cunho pessoal.
4.2 O 42o SAC atribuirá 09 PRÊMIOS LEITURA PÚBLICA E ANÁLISE DE PORTFÓLIOS – Serão selecionados 09 inscritos para leitura e análise pública de portfólio pela comissão julgadora. Destes, 03 serão piracicabanos ou residentes em Piracicaba há mais de 02 anos, que podem ter sido selecionados para a exposição ou não. Justifica esta decisão entendendo o caráter formativo do SAC.
5 ENVIO D0S TRABALHOS E PORTFÓLIOS
5.1 Os trabalhos selecionados para exposição deverão ser entregues na Pinacoteca de 15 de setembro a 08 de outubro de 2010.
5.2 A Secretaria Municipal da Ação Cultural e a Comissão Organizadora não se responsabilizam por danos ou extravios no transporte dos trabalhos e por danos acidentais que porventura ocorram com os trabalhos durante a exposição, devendo cada artista providenciar o seguro de seu trabalho caso julgue necessário.
5.3 Os equipamentos e acessórios necessários para montagem e exibição dos trabalhos deverão ser fornecidos pelo artista. Para projetos, a montagem e desmontagem são de responsabilidade do artista, mediante contato antecipado com a Pinacoteca.
5.4 Ocorrendo falhas técnicas, não eliminadas em 24 (vinte e quatro) horas pelo artista ou seu representante, e que impeça o funcionamento normal do trabalho, esse será retirado da exposição, não podendo vir a ser remontado.
5.5 Os 09 selecionados para os PRÊMIOS LEITURA E ANÁLISE DE PORTFÓLIOS deverão enviar os portfólios à Pinacoteca de 15 de setembro a 08 de outubro de 2010. Cabe ao artista o envio do portfólio a ser analisado e despesas de cunho pessoal.
6 DEVOLUÇÃODOSTRABALHOS
6.1 Os trabalhos deverão ser retirados na Pinacoteca Municipal de 06 de dezembro de 2010 até o dia 21 de janeiro de 2011, de segunda a sexta feira no horário comercial.
6.2 Nenhum trabalho poderá ser retirado antes do encerramento do SAC.
6.3 Os trabalhos não retirados pessoalmente somente serão devolvidos mediante prévio contato do artista com a transportadora da sua escolha, para que a mesma retire os trabalhos no local, dentro do prazo estipulado, com o frete já pago pelo artista, ou a cobrar do mesmo, no ato do recebimento da devolução.
6.4 Os artistas selecionados para o PRÊMIO LEITURA E ANÁLISE DE PORTFÓLIO, terão a devolução de seu material em mãos na data da leitura
6.5 Cessa a responsabilidade do órgão promotor no momento em que os trabalhos forem entregues aos artistas, aos transportadores ou ao correio. 6.6 A responsabilidade e as despesas da remessa e retirada dos trabalhos ocorrerão por conta do artista.
7 DISPOSIÇÕES GERAIS
7.2 Obras que exijam montagens especiais só serão exibidas de acordo com a disponibilidade técnica da Pinacoteca.
7.3 Ocorrendo falhas técnicas, não eliminadas em 24 (vinte e quatro) horas pelo artista ou seu representante, e que impeça o funcionamento normal do trabalho, esse será retirado da exposição, não podendo vir a ser remontado. (Isto está no item 5.6)
7.4 Serão irretratáveis e irrecorríveis todas as decisões da Comissão de Seleção e Premiação e da Comissão Organizadora, que exercerão suas funções desde sua formação até que sejam lavradas e assinadas as respectivas atas. Possíveis problemas ocorridos após a extinção destas comissões serão resolvidos pelo Conselho Consultivo da Pinacoteca.
8 CRONOGRAMA
INSCRIÇÕES de 02 de agosto a 03 de setembro de 2010, na Pinacoteca “Miguel Dutra”.
SELEÇAO E PREMIAÇAO:(dia tirar) 14 de setembro de 2010.
RECEBIMENTO DOS TRABALHOS E PORTFOLIOS SELECIONADOS: de 15 de setembro a 08 de outubro de 2010 na Pinacoteca “Miguel Dutra”.
ABERTURA E PREMIAÇÃO: dia 30 de outubro de 2010, às 20h00. VISITAÇÃO: de 31 de outubro a 05 de dezembro de 2010.
DEVOLUÇÃO DE TRABALHOS: De 06 de dezembro de 2010 até 21 de janeiro de 2011, na Pinacoteca Municipal.
LOCAL PARA INSCRIÇÃO E EXPOSIÇÃO: Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”. Rua Moraes Barros, 233. CEP: 13400-350. Informações: Telefax: (19) 3433-4930 / 3402-9601. Piracicaba-SP.
pinacoteca@piracicaba.sp.gov.br / www.piracicaba.sp.gov.br