|
julho 14, 2010
Convocatória para publicação de textos para a revista Panorama Crítico - Inscrições e informações para o profissional
A revista eletrônica Panorama Crítico (www.panoramacritico.com) abre convocatória para envio de textos, artigos e/ou entrevistas referentes ao campo da produção contemporânea em Artes Visuais para publicação na próxima edição, de nº 07, a ser lançada no final de Agosto.
Inscrições até 6 de agosto de 2010
Mais informações podem ser obtidas no site da revista:
www.panoramacritico.com
Para informações mais detalhadas, contate-nos:
contanto@panoramacritico.com
Para envio de textos e/ou artigos:
editoria@panoramacritico.com
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões e Prêmios.
GANHO PARA INSCRITOS
Nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS
Publicação do texto na revista
CUSTO OPERACIONAIS
Os textos devem ser enviados em formato WORD/DOC para editoria@panoramacritico.com, e deverá conter no campo "assunto/subject" o título e a categoria (panorama, artigo, entrevista, ensaio, traduções, resenha ou relato) na qual se enquadra. No corpo do email deverá conter o nome completo, telefones e email alternativo (quando houver) para contato;
Os textos enviados devem conter os seguintes números máximo de laudas:
até 10 laudas quando entrevistas (já transcritas, editadas e revisadas);
até 10 laudas para artigos;
de 2 a 6 laudas para o panorama;
de 1 a 5 laudas para resenhas, ensaios ou relatos
Artigos acadêmicos, especificamente, devem:
ser enviados em formato.DOC, junto de um breve resumo do artigo e palavras chave;
ser acompanhado de uma pequena biografia acadêmica do(s) autor(es) em, no máximo, 6 linhas;
notas de página, quando houver, deverão estar numeradas seqüencialmente e em pé de página. As notas devem ser sucintas, empregadas apenas para informações complementares e não devem conter referências bibliográficas.
ter a bibliografia (ou referências bibliográficas) editada pelas normas da ABNT, e deverão estar no final do texto
Termos de Uso da revista para o envio de conteúdo:
Os textos publicados no site PANORAMACRITICO.COM são enviados por leitores e pessoas ligadas a produção artística contemporânea (sendo os mesmos responsáveis pelo conteúdo apresentado) e tem como objetivo principal, manter o foco de interesse comum: a discussão da produção artística e crítica da arte contemporânea que engloba todas as áreas do campo das artes plásticas e visuais.
O foco do site PANORAMACRITICO.COM é arte contemporânea, seus circuitos e sistemas, sendo esses alternativos ou não, assim como a reflexão gerada pelos mesmos em diversos meios. Conforme isso, os critérios de avaliação do site se baseiam no interesse dos trabalhos, profissionais, espaços, e organismos realizadores de atividades em relação a este mesmo foco.
Todos os textos recebidos pela equipe do site, podendo ser inéditos ou não, passarão pelo conselho editorial, sendo este uma “comissão avaliadora” compostas por profissionais atuantes da área, professores universitários e artistas convidados pelo site para atuarem como colaboradores durante as seleções. Os colaboradores serão alternados para possibilitar uma variedade maior de qualidade de juízo na seleção.
- Envio de conteúdo:
Para que o conteúdo enviado ao PANORAMACRITICO.COM possa fazer parte do site, ele deve estar de acordo com algumas normas e regras do mesmo, como forma. É essencial que o material recebido atenda nossos critérios para que possam ser repassados aos nossos profissionais colaboradores, a fim de possibilitar uma maior rapidez e profissionalismo no processo seletivo. O conselho editorial reserva-se o direito de propor modificações no texto, conforme a necessidade de adequá-lo ao padrão editorial, quando se demonstrar necessário.
- Na pré-seleção, as normas a serem obedecidas são:
1. 1. Os textos devem ser enviados em formato WORD/DOC para editoria@panoramacritico.com, e deverá conter no campo "assunto/subject" o título e a categoria (panorama, artigo, entrevista, ensaio, traduções*, resenha ou relato) na qual se enquadra. No corpo do email deverá conter o nome completo, telefones e email alternativo (quando houver) para contato;
2. Os textos enviados devem conter os seguintes números máximo de laudas:
* até 10 laudas quando entrevistas (já transcritas, editadas e revisadas);
* até 10 laudas para artigos;
* de 2 a 6 laudas para o panorama;
* de 1 a 5 laudas para resenhas, ensaios ou relatos
Obs.: Traduções de textos estarão sujeitas às mesmas regras, adequando-se ao tipo de fonte de referência acima. Sendo publicadas sob mediante autorização dos detentores do direito de COPYRIGHT. Casos especiais que possam fugir as estas regras, serão submetidos a análise.
Artigos acadêmicos, especificamente, devem:
* ser enviados em formato.DOC, junto de um breve resumo do artigo e palavras chave;
* ser acompanhado de uma pequena biografia acadêmica do(s) autor(es) em, no máximo, 6 linhas;
* notas de página, quando houver, deverão estar numeradas seqüencialmente e em pé de página. As notas devem ser sucintas, empregadas apenas para informações complementares e não devem conter referências bibliográficas.
* ter a bibliografia (ou referências bibliográficas) editada pelas normas da ABNT, e deverão estar no final do texto;
2. 3. Os textos enviados em formato .DOC, não sofrerão modificações no conteúdo do texto, apenas na sua formatação. Esta medida serve para facilitar a diagramação do texto online. Obs.: É sugestão da equipe que estes textos venham já formatados na diagramação desejada(s) pelo(s) seu(s) autor(es) para a publicação. A equipe do site não se responsabiliza em casos do(s) texto(s) que não contenham nenhuma diagramação, na adaptação dos mesmos não corresponder(em) aos desejo(s) e anseio(s) do(s) seu(s) autor(es)
3. 4. Imagens que acompanhem e/ou ilustrem textos, entrevistas, artigos, ensaios, relatos e resenhas devem ser enviadas em arquivo com terminação JPG, colorida ou preto e branco, com resolução de 72 dpis e no máximo 480 pixels de largura e 360 de altura. No máximo 5 (cinco) imagens para cada texto. Imagens que não estejam nestes padrões serão reajustadas para se adequar ao formato técnico web/internet. A equipe do site não se responsabiliza caso haja perda de qualidade das imagens neste reajuste.Obs.: Textos e/ou imagens que saiam dos padrões estabelecidos acima não serão aceitos e inseridos no site. Entretanto, casos específicos e devidamente justificados, poderão ser aceitos, após análise minuciosa do conselho e da equipe do site.
4. Os textos deverão ser enviados até a data estipulada na seção envie seu texto. Textos que sejam recebidos posteriormente a esta data serão publicados na edição seguinte. Os textos poderão ser publicados posteriormente à edição que este foi enviado;
5. Não serão aceitos portfólios para publicação ou material de divulgação. A revista organiza-se exclusivamente, neste momento, dentro da produção e veiculação textual crítica do campo das artes plásticas/visuais. Tais materiais devem ser destinados ao blog da revista (http://panoramacriticoblog.blogspot.com).
6. Os textos publicados, assim como as imagens que os acompanham, são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. A revista não se responsabiliza por quaisquer possíveis danos decorrentes que venham a ocorrer devido ao conteúdo dos textos. Críticas, artigos, ensaios e opinião não refletem, necessariamente, a opinião da revista, dos editores e do seu conselho editorial.
*A equipe da revista se dá ao direito de, se for necessário, entrar em contato com o autor por e-mail antes de decidir pela publicação ou não do texto para tirar alguma dúvida que porventura surja. Não há premiação ou pró-labore para os textos selecionados.
(pré-seleçao de textos)
Editores
Alexandre Nicolodi
Artista plástico, vive e atua em Porto Alegre. Graduando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na ênfase em escultura. Percorreu o caminho da arquitetura antes de chegar às artes e descobrir o potencial dessa para explorar as relações humanas com a cidade.
Denis Nicola
Artista Plástico, Publicitário e Fotógrafo, vive e atua em Porto Alegre. Graduado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela PUCRS e em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na ênfase em fotografia. Atuou na 5ª Bienal do Mercosul, monitoria do atelier de gravura do Instituto de Artes e bolsista BIC/UFRGS do Centro de Documentação e Pesquisa em Arte Contemporânea do PPGAV-IA/UFRGS.
(seleção final de textos para publicação)
Conselho Editorial
Maria Ivone dos Santos
Artista plástica, doutorada em Artes Plásticas na Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne em 2003. É professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS e integra o Grupo de Pesquisa: Veículos da Arte. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária do DAV Formas de Pensar a escultura – Perdidos no espaço. Vive em Porto Alegre.
Paula Viviane Ramos
Jornalista, crítica de arte e pesquisadora. Mestre e Doutora em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS, 2007). É professora junto ao Centro Universitário Ritter dos Reis e à UFRGS. Desenvolve pesquisa sobre arte moderna, arte contemporânea e artes gráficas. Vive em Porto Alegre.
Paulo Gomes
Artista plástico, curador independente e professor no Uniritter. Mestre e Doutor em Artes Visuais – História Teoria e Crítica pela UFRGS. Gerente Artístico da Galeria ECARTA. Desenvolve pesquisa na área de Poéticas Visuais, sobre arte contemporânea e arte no Rio Grande do Sul. Tem textos publicados em livros, revistas e jornais. Vive em Porto Alegre.
Neiva Maria Fonseca Bohns
Professora adjunta do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Mestre e Doutora em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica de arte pela UFRGS. Professora de Arte Contemporânea, História da Arte no Brasil, História da Arte no Rio Grande do Sul e Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Desenvolve pesquisa sobre arte contemporânea no Brasil e arte no Rio Grande do Sul. Atua como crítica de arte e curadora de exposições de arte contemporânea. Membro do Conselho Curatorial da Fundação Vera Chaves Barcellos. Tem textos publicados em livros, revistas e outros veículos especializados.
PANORAMA CRÍTICO 2010