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As últimas:
 

janeiro 5, 2010

Curso de Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais - Inscrições

Inscrições de 01 a 18 de fevereiro de 2010, 8h30-11h30 e de 14-17h (presencial)
na Secretaria do Programa, e até 15 de feveiro de 2010 via sedex10.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE ARTES, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE MESTRADO EM ARTES
Av. João Naves de Ávila 2121, Bairro Santa Mônica, Bloco 1V
CEP 38408-100 Uberlândia – Minas Gerais
www.posgrad.art.fafcs.ufu.br
posartes@fafcs.ufu.br ou 34-3239-4522
Prof. Dr. Luiz Humberto Martins Arantes
Coordenador do programa de Pós-Graduação em Artes
Curso de Mestrado em Artes


Edital 2010

EDITAL DE SELEÇÃO - 003/2009 - TURMA 2010-1. A Coordenação do Programa de Pósgraduação
em Artes - Mestrado, da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais - Universidade Federal
de Uberlândia, no uso de suas atribuições que lhe confere o Estatuto da Universidade, faz saber a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem que serão abertos a inscrição e o processo de seleção para a Turma 2010-1, com ingresso em março de 2010 e defesa de dissertação até fevereiro de 2012. O Colegiado também classificará, de acordo com o nível de aproveitamento obtido no processo seletivo e o número de vagas disponíveis, alunos especiais por um período máximo de 12 meses, a partir da data de divulgação dos resultados.

I – DA CARACTERIZAÇÃO
O Curso de Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, de caráter integral, foi aprovado pela Resolução 01/2008, de 18/01/2008, do Conselho Universitário. Em julho de 2008 foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC, que lhe atribuiu NOTA 3 (três).
O Programa de Pós-graduação em Artes – Curso de Mestrado encontra-se estruturado na área de
concentração intitulada Artes, contemplando pesquisas que visam a promover o desenvolvimento dos
estudos artístico-científicos em geral e de suas aplicações, contribuindo para a qualidade do ensino e para o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional e nacional, no campo das Artes Visuais, da Música e do Teatro/Artes Cênicas.
Os estudos desenvolvidos no Mestrado em Artes estruturam-se nas duas linhas de pesquisa, assim descritas: I – Práticas e Processos em Artes; e II – Fundamentos e Reflexões em Artes.

II - DAS INSCRIÇÕES

1. Condições necessárias para as inscrições
a)Poderão se inscrever portadores de diploma de curso superior de longa duração (graduação plena) na área de Artes, devidamente reconhecido pelo MEC.
b) O colegiado poderá autorizar as inscrições de portadores de diploma de curso superior de graduação plena reconhecido pelo MEC de outras áreas tendo em vista a questão interdisciplinar. Neste caso o candidato deverá anexar justificativa detalhada da solicitação em um requerimento anexado à inscrição.
c) As inscrições estarão abertas no período compreendido entre 01/02/10 a 18/02/2010, de 8h30min às 11h30min e de 14h às 17h (presencial) na Secretaria do Programa, e até 15/02/10 via sedex10. A ficha de inscrição estará no site: www.posgrad.art.fafcs.ufu.br, desde que ativo e on-line.
d) Serão aceitas as inscrições de portadores de atestados ou certidões de conclusão de cursos de graduação, desde que a referida conclusão tenha se dado, ou se dê, até a véspera designada para matrícula no programa.
e) Os candidatos que efetuarem inscrição via internet poderão enviar a documentação exigida, via SEDEX10 desde que observada a data de postagem até 15/02/2010. Documentos, em parte ou no todo, não poderão ser postados e nem entregues na Secretaria do Programa após as datas aqui estabelecidas.
f) As inscrições somente serão deferidas após análise da documentação recebida pela Secretaria,
observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a
documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.
g) A falta de comprovação de qualquer um dos documentos exigidos para a inscrição, não cumprimento da data de postagem ou qualquer irregularidade na documentação implicará o indeferimento automático da inscrição.
h)Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria do Programa até
31/04/2010. Após esta data, serão descartados.
2. Documentos necessários para a inscrição ao processo seletivo
a) CERTIFICADO PROFLIN de proficiência em espanhol, francês ou inglês, com certificação válida a partir de 01/01/2008, que é realizado pelo Instituto de Letras e Lingüística da UFU, ao longo do ano, nos termos e datas definidos conforme os editais específicos do PROFLIN-ILEEL-UFU (entre em
http://www.ileel.ufu.br/proflin para inscrições). Também serão aceitos Certificados de Exame de Proficiência em língua estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês) com certificação válida a partir de 01/01/08, emitidos por Instituições de ensino superior Federais/Estaduais e/ou Programas de Pós-Graduação de Instituições de ensino superior Federais/Estaduais. O candidato poderá, como alternativa, apresentar comprovação em pelo menos um dos exames oficiais listados a seguir e desde que a certificação esteja dentro do prazo de validade:
a) Diversos exames Cambridge, a partir do nível intermediário; (ii) Michigan; (iii) TOEFL, com o mínimo
de 500 pontos na prova impressa ou 230 na prova eletrônica; (iii) D.E.L.F/D.A.L.F. ou outros exames
equivalentes emitidos por Universidades Francesas; (iv) D.E.L.E. (Diploma Espanhol como Língua
Estrangeira) da Universidade de Salamanca. Especificamente para candidatos estrangeiros, ou
naturalizados, também será obrigatório, em caráter complementar e eliminatório, a apresentação de
certificado de aprovação no PROFLIN – língua portuguesa do ILEEL-UFU ou o Certificado CELPE –
Bras (http://www.mec.gov.br/sesu/celp.shtm), observados as mesmas condições e os mesmos prazos de validade das demais certificações de proficiência aqui descritas.
ATENÇÃO para os prazos de validade destes Exames de Proficiência. Para os exames em que não
consta nenhum prazo de validade, será considerado o período máximo de 3 anos, a partir da
realização do mesmo.
b) Preenchimento de requerimento de inscrição, disponível na Secretaria do Curso e/ou no site:
www.posgrad.art.fafcs.ufu.br, desde que ativo e on-line, no qual indicará a língua estrangeira (francês, espanhol ou inglês) em que comprovará proficiência e selecionará uma linha de pesquisa e um tema de
orientação específico, em sintonia com o projeto a ser apresentado no ato da inscrição.
c) Histórico escolar do curso de graduação de longa duração concluído;
d) Versão impressa do Curriculum vitae gerado na plataforma eletrônica LATTES – http://www.cnpq.br e devidamente atualizado, acompanhado de todos os demais documentos comprobatórios impressos, com o nome do candidato destacado. Tendo em vista que o lançamento dos dados na Plataforma Eletrônica
LATTES demanda tempo e domínio da tecnologia e que o subseqüente registro pelo CNPq pode ocorrer em até 72 horas após o envio pelo usuário, o candidato deve providenciar o seu currículo LATTES com AMPLA antecedência para que evite transtornos de última hora e eventuais indeferimentos de suas inscrições;
e) Cópia xerográfica de:
(i) diploma de curso superior de longa duração, atestado ou certidão de conclusão do curso, emitida pela Instituição de origem; (ii) certidão de nascimento ou casamento; (iii) carteira de identidade; (iv) título de eleitor com comprovação de regularidade junto à Justiça Eleitoral; (v) certificado de reservista, se do sexo
masculino; (vi) cadastro de pessoa física e (vii) no caso de estrangeiro comprovante de situação regular no país e apresentação de diploma devidamente reconhecido ou de protocolo de encaminhamento de acordo com as normas brasileiras; viii) Comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) em boletos obtidos eletronicamente por meio do site http://www.gru.ufu.br/ (no link serviços educacionais) ou https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp; ix) 4 (quatro) cópias do projeto de pesquisa na área de Artes – Artes Visuais, Música ou Teatro –, contendo no mínimo 8 e no máximo 12 páginas, de capa à capa, totalmente preenchidas, com margens de 3 cm à esquerda e superior e de 2 cm à direita e inferior, digitadas na fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1,5. O projeto deverá ter relação com uma das linhas de pesquisa i) Práticas e Processos em Artes ou ii) Fundamentos e Reflexões em Artes, e em consonância com os temas para orientação pretendidos, conforme divulgado no edital.
f) O Projeto de pesquisa, que deverá conter PELO MENOS:
CAPA: registrar nome completo do autor do projeto, título, local e data;
FOLHA DE ROSTO: identificar o projeto, indicando autoria, título, subtítulo (se houver), instituição à qual se destina (contendo a área de concentração, linha de pesquisa, tema para orientação e sugestão de nome deorientador pretendido), local e data;
SUMÁRIO: listar divisões, sessões e outras partes do projeto;
TÍTULO: escolher um título informativo, dando destaque ao tema de pesquisa de seu projeto;
INTRODUÇÃO: o texto de apresentação do projeto deverá conter justificativa, indicando “por quê” realizar a pesquisa, com delimitação clara do tema a ser estudado e referência à bibliografia fundamental relacionada ao tema proposto, situando o problema abordado, com a formulação de perguntas de pesquisa ou de hipóteses de trabalho;
OBJETIVOS: apresentar os objetivos e/ou resultados pretendidos com a pesquisa, claramente definidos, e, se necessário, distinguidos entre gerais e específicos;
REFERENCIAL TEÓRICO: apresentar a perspectiva teórica e crítica que poderá fornecer sustentação
para a investigação pretendida.
METODOLOGIA: Apresentar os procedimentos e as etapas metodológicas de execução do projeto;
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: apresentar cronograma, prevendo períodos para a execução de cada
etapa da pesquisa e observando o prazo máximo de 24 meses para a defesa da dissertação;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: listar as referências bibliográficas citadas no texto do projeto,
conforme as normas da ABNT.
Os candidatos deverão seguir as normas ABNT atualizadas em diversos manuais disponíveis no mercado.
Referendamos o manual publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (SILVA, Ângela
Maria; FREITAS, Nara Eugênia de; PINHEIRO, Maria Salete de. Guia para normalização de trabalhos
técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses. 4 ed. Bem. Uberlândia: EDUFU, 2004. 158 p.)
g) Portfólio (tamanho A4), contendo de 6 a 15 fotografias no formato 15 x 21 cm e/ou DVD de trabalhos
recentes ou relacionados ao projeto contendo as seguintes informações: título, técnica, data; tempo de
duração e ficha técnica para performances (e uma descrição concisa quando necessário). Exclusivo para os candidatos à linha 1 (Práticas e Processos em Artes) que apresentarem projetos para a sub-área de Artes Visuais.

III – DAS LINHAS DE PESQUISA

DESCRIÇÃO:
a)Práticas e Processos em Artes: Pesquisas ligadas à visualidade, à plástica, ao corpo, à atuação, ao texto e à musica, articulando reflexão, processos de criação, ensino e aprendizagem.
b)Fundamentos e reflexões em Artes: Pesquisas ligadas à visualidade, à plástica, ao corpo, à atuação, ao
texto e a música, abordadas através da história, da crítica e da teoria.
Observação: Maiores informações sobre linhas, docentes e seus respectivos projetos de pesquisa acessar
www.posgrad.art.fafcs.ufu.br

IV - DAS AVALIAÇÕES
ETAPAS, CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
Todas as etapas do processo seletivo acontecerão nas dependências da Universidade, no Campus Santa
Mônica, em salas do Bloco 3M. As etapas serão avaliadas por comitê avaliativo composto por professores de cada linha de pesquisa, tomando como referência os projetos e temas para orientação especificados no edital, sendo membro(s) natura(is) o(s) docente(s) das respectivas linhas de pesquisa, nomeados para tal fim, por meio de Ordem de Serviço emitida pela Coordenação do Programa. A seleção será realizada por meio de 2 (duas) etapas ELIMINATÓRIAS e 1 (uma) etapa CLASSIFICATÓRIA, assim descritas:
1 – AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA, CURRÍCULO E PORTFÓLIO.
(De 20/02/10 a 22/02/2010)
a) Os projetos de pesquisa dos candidatos serão apreciados por membros do comitê avaliativo, que atribuirão notas de 0 a 10 correspondentes aos conceitos EXCELENTE, BOM, SATISFATÓRIO ou FRACO,
conforme a seguinte equivalência: (i) entre 9 e 10 = EXCELENTE; (ii) entre 8 e 9 = BOM; (iii) entre 7 e 8 =
SATISFATÓRIO; (iv) inferior a 7 = FRACO (Candidato NÃO recomendado). As notas serão atribuídas
conforme os seguintes parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações: (i) pertinência da proposta e adequação do projeto ao universo das Artes, à linha de pesquisa e ao tema pretendido. Assim, serão selecionados projetos claramente relacionados com as linhas de pesquisa e com os temas para orientação do docente, que apresentem domínio da bibliografia referente ao assunto enfocado e à capacidade do candidato em delimitar um problema na área de Artes e de formular hipóteses sobre ele – até 6,0 pontos; (ii) qualidade da redação – até 2,0 pontos; (iii) viabilidade de execução em até 24 meses – até 1,0 ponto; (iv) entre 8 e 12 páginas, formatadas e adequadas às normas vigentes da ABNT – até 1,0 ponto.
b) Projetos deslocados da linha de pesquisa ou dos temas para orientação não serão avaliados.
c) Tabela de pontuação de currículo (Anexo I).
d) Critérios de avaliação e pontuação para portfólio: i) Relação da produção com a linha de pesquisa; ii)
Aspectos visuais e plásticos; iii) Aspectos conceituais; iv) Constância na produção artística / conjunto; v)
Cada item de avaliação terá o valor de 2,5 (dois e meio) pontos perfazendo um total de 10,0 (dez) pontos,
distribuídos individualmente por cada membro da comissão a cada portfólio. A classificação geral de
portfólio(s) se fará pela média aritmética das notas atribuídas individualmente por cada membro da comissão.
A apresentação de Portfólio e sua respectiva avaliação será obrigatória apenas para os candidatos da linha de
pesquisa Práticas e Processos em Artes, sub-área Artes Visuais.
e) Adotar-se-á como critério de emissão dos resultados das análises dos projetos de pesquisa, currículo e
portfólio a média das notas atribuídas pelos examinadores, considerando os parâmetros acima mencionados.
Serão classificados nesta etapa, de acordo com a disposição de vagas estabelecidas no edital, os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete). As notas serão divulgadas ao candidato, no site do programa ou em mural específico.
2 – PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
a) Será realizada no dia: 26 de fevereiro de 2010, às 08:30 horas – Bloco 3M, Sala 01 – A prova, com
duração de três horas, constará de questões de natureza teórica, analítica e interpretativa, baseadas nos itens da bibliografia listada, por área (Artes Visuais, Música e Teatro/Artes Cênicas).
b) O Comitê Avaliativo orientar-se-á pelo gabarito oficial da prova escrita. Às provas serão atribuídas notas
de 0 (zero) a 10 (dez), conforme os seguintes parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações: (i) o candidato deverá demonstrar capacidade de reconhecer conceitos, princípios e noções relacionadas às teorias das artes e aos procedimentos de investigação nas modalidades Artes Visuais, Música ou Teatro, bem como de construir argumentos em torno de aspectos específicos acerca de teóricos referentes a essas áreas – até 6,0 pontos; (ii) o candidato deve demonstrar competência lingüística e um bom desempenho na redação da prova – até 4,0 pontos. Adotar-se-á como critério de emissão dos resultados da Prova Escrita a média das notas atribuídas pelos examinadores para as questões respondidas, considerando os parâmetros acima mencionados.
c) Serão classificados nesta etapa, de acordo com a disposição de vagas estabelecidas no edital, os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete). As notas serão divulgadas ao candidato, no site do programa ou em mural específico.
3 – AVALIAÇÃO ORAL: Dia: 05/03/2010 – a partir de 14:00 horas - Bloco 3M - Sala 01
a)Trata-se de uma discussão do projeto de pesquisa apresentado no ato da inscrição, observados o currículo do candidato e seu plano de intenções profissionais e acadêmicas. As avaliações orais dos candidatos serão apreciadas por membros do comitê avaliativo, que atribuirão notas de 0 a 10 correspondentes aos conceitos:
EXCELENTE, BOM, SATISFATÓRIO, conforme a seguinte equivalência: (i) entre 9 e 10 = EXCELENTE;
(ii) entre 7 e 9 = BOM; (iii) inferior a 7 = SATISFATÓRIO.
b)As notas serão atribuídas conforme os seguintes parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações: (i)
Domínio dos aspectos teóricos abordados no projeto de pesquisa – até 5,0 pontos; (ii) Clareza e desenvoltura na apresentação oral do projeto – até 5,0 pontos.

V – DO PERFIL DO CANDIDATO
Os candidatos selecionados deverão demonstrar capacidade para: a) leitura em língua estrangeira com
fluência, especialmente em francês, espanhol ou inglês; b) redação em língua portuguesa formal,
demonstrando domínio da linguagem do texto acadêmico; c) clareza e desenvoltura na apresentação sobre o seu projeto e tema de pesquisa, tanto na modalidade oral quanto na escrita; d) conhecimento das pesquisas em andamento, particularmente no que se refere a seu tema de interesse, apresentando domínio do conteúdo e leitura na área de Artes, com conhecimento das referências teóricas fundamentais; e) conhecimento sobre os recursos de informática disponíveis, necessários para a vida acadêmica; f) disponibilidade de tempo semanal para dedicação ao Curso, além da carga horária destinada ao cumprimento dos créditos, para: sessões de orientação; apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos, locais, nacionais ou internacionais;
participação efetiva nos Seminários de Pesquisa e em comissões organizadoras de eventos promovidos pelo Programa; consultas a bases de dados e aos acervos bibliográficos físicos e virtuais; reuniões obrigatórias de caráter acadêmico-administrativo, tais como as assembléias do Programa; assistir a defesas de dissertações; envolver-se em grupos de pesquisa; acessar o sistema eletrônico do Programa e acompanhar o serviço de mensagens eletrônicas institucionais, bem como tempo para cumprir todas as demais atividades relevantes definidas pelo Colegiado e pela Coordenação do Programa.
VI – DA APROVAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO
a) Serão aprovados, no MÁXIMO, 14 (quatorze) alunos regulares, de acordo com a disposição de vagas
estabelecidas no edital. Assim, os candidatos que obtiverem na avaliação do Projeto/Currículo/Portfólio, nota igual ou superior a 7,0 (sete), na Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, nota igual ou superior a 7,0 (sete) e que obtiverem as melhores classificações na Avaliação Oral, dentro do limite de vagas estabelecido para alunos regulares e especiais poderão se matricular como tais.
b) Levando-se em conta os resultados obtidos nas etapas eliminatórias e na etapa classificatória deste
processo seletivo, o número de alunos especiais não excederá o percentual de 50% do número total de alunos regulares matriculados. Os alunos especiais serão classificados de acordo com o nível de aproveitamento obtido no processo seletivo e o número de vagas disponíveis de acordo com este ıtem do edital.
c) Após o período de matrícula, estabelecido em calendário acadêmico, havendo desistência e/ou
impedimento de algum aprovado como aluno regular em efetivar sua matrícula, os alunos especiais serão
convocados para a respectiva vaga, sempre observando número de vagas ofertado em edital, linha de
pesquisa, tema de orientação e orientador sugerido no ato da inscrição do processo seletivo.
d) Os alunos selecionados na categoria de especiais serão listados de acordo com sua média final. Os alunos especiais selecionados somente poderão cursar disciplinas, por um período máximo de 12 meses, a partir da data de divulgação dos resultados.
e) DESEMPATE: Em caso de empate, o comitê avaliativo tomará como parâmetros os seguintes critérios,
nesta ordem: (i) nota na prova de conhecimentos específicos; (ii) nota do projeto de
pesquisa/currículo/portfólio; (iii) desempenho apresentado na avaliação oral.

VII – DO NÚMERO DE VAGAS E DOS TEMAS PARA ORIENTAÇÃO
a) Será selecionado o MÁXIMO de 14 (quatorze) alunos regulares para a Turma 2010-1, de acordo com as
vagas específicas oferecidas pelo corpo docente do Programa. Considerando que o amadurecimento
acadêmico do candidato é condição necessária para seu ingresso no Programa e para a conclusão do curso em até 24 meses, o número de aprovados dependerá do desempenho apresentado nas diversas etapas do processo seletivo e, portanto, poderá, eventualmente, ser inferior ao número máximo de vagas ofertadas.
b) O candidato inscrever-se-á exclusivamente para um do(s) tema(s) para orientação, em sintonia com o seu projeto apresentado no ato da inscrição, conforme o quadro de oferta de vagas a seguir. O número de
alunos especiais selecionados obedecerá ao disposto neste edital no item DA
APROVAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO.
Linhas de Pesquisa
ORIENTADORES TEMAS PARA ORIENTAÇÃO Vagas
Daniel Luis Barreiro a) Criação, performance e análise musical com o
uso de dispositivos tecnológicos. 01
Fernando Manoel Aleixo a) Processos, práticas e poéticas vocais.
b) Dramaturgia do corpo: processos de criação
cênica. 01
Luciana Mourão Arslan a) Arte- educação e interculturalidade; Criação
poética visual e interculturalidade; Produções Visuais fronteiriças.
b) Relação arte e público; Arte educação em
museus, instituições culturais e ensino não –
formal. 01
Narciso Laranjeira Telles da Silva
a) Processos de criação e (trans)-formação em Teatro.
b) Teatro de rua: poéticas e práticas 01
Paulo Ricardo Merísio a) Melodrama e/ ou Circo-teatro
b) Teatro infanto-juvenil 01
Práticas e Processos em Artes
Renata Bittencourt Meira
a) Processos de criação em dança
b) Artes cênicas e culturas populares 02
Sônia Tereza da Silva Ribeiro
a) Práticas e processos de aprendizagens musicais.
b) Formação inicial e continuada de professores de música. 01
Flávio Cardoso Carvalho b) História, métodos, técnicas e interpretação do
canto erudito brasileiro.
b) Musicologia histórica brasileira 01
Irlei Margarete Cruz Machado
c) O texto e a cena
d) Dramaturgia em cena 01
Isaac Antônio Camargo a) Investigação e análise de textos críticos em Arte que foquem a produção artística e medie a sua apreciação.
e) Produção e difusão de textos em Teoria e
Crítica de arte tomando por referência a Arte Contemporânea 01
Luiz Humberto Martins Arantes
a) Dramaturgia e cena teatral.
b) Memória do teatro e cultura 01
Maria do Perpétuo Socorro Calixto Marques
a) Dramaturgia, Cultura e Memória 01
Fundamentos e Reflexões Em Artes
Renato Palumbo Dória a) Imaginários periféricos: deslocamentos,
anacronismos, desvios e singularidades. 01


VIII – BIBLIOGRAFIA:
ATENÇÃO: É necessário que o candidato leia os itens bibliográficos relacionados à linha de pesquisa (ver
quadro abaixo) para a qual apresentou seu projeto no ato da inscrição, observando o(s) tema(s) de orientação do orientador sugerido, conforme indicados no quadro de oferta de vagas.
LINHA I LINHA II
SUB-ÁREA PRÁTICAS E PROCESSOS EM ARTES FUNDAMENTOS E REFLEXÕES EM ARTES
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
GOLDBERG, Rose Lee. A Arte da performance. Ed. Martins Fontes, 2006.
CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.
MELIM, Regina. Performance nas Artes Visuais. Zahar, 2008.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: CosacNaify, 2006, 320p.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. Ed. Martins Fontes, 2002.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
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MÚSICA
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UBERSFELD, Anne. Ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
TEATRO/ ARTES CÊNICAS

IX – CRONOGRAMA:
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 01/02/10 a 18/02/2010, de 8h30min às 11h30min e de 14h às 17h.
(presencial) e de 01/02/10 e 15/02/10 (via Sedex10)
Deferimento das inscrições: 19/02/2010
1ª ETAPA (Eliminatória)
Análise, pela comissão de seleção, dos
PROJETOS DE PESQUISA/
CURRÍCULO/PORTFÓLIO
De 20/02/10 a 22/02/2010
Divulgação do Resultado da 1ª Etapa 23/02/2010

2ª ETAPA (Eliminatória)
PROVA ESCRITA de conhecimentos específicos
26 de fevereiro de 2010, às 08:30 horas – Bloco 3M, Sala 01
Divulgação do Resultado da 2ª Etapa e
agendamento para a prova oral 01/03/2010
3ª ETAPA (Classificatória)
AVALIAÇÃO ORAL e discussão do
projeto de pesquisa apresentado no ato
da inscrição, observados o
currículo/portfólio e as intenções
profissionais do candidato.
05/03/2010 - a partir de 14:00 horas - Bloco 3M - Sala 01
Divulgação do Resultado final 08/03/2010
OBSERVAÇÃO: O corpo de docentes/orientadores, seus currículos e seus respectivos projetos de
pesquisa constam da página do programa e podem ser acessados no endereço:
www.posgrad.art.fafcs.ufu.br

X – DO RESULTADO E DOS RECURSOS
Os resultados do processo de seleção serão divulgados por meio de listagem, em ordem de classificação e
com as respectivas médias, divulgada em quadro de avisos da Coordenação e, ainda, na homepage
www.posgrad.art.fafcs.ufu.br. Eventuais recursos deverão ser interpostos, na ordem, ao Colegiado do
Programa e aos Conselhos da Unidade e de Pesquisa e Pós-graduação, em até 02 (dois) dias após a
publicação dos resultados ou dos pareceres, para cada instância em grau sucessivo, por meio de requerimento específico protocolado junto às Secretarias respectivas.

XI – DA MATRÍCULA, DOS PRAZOS E DA TITULAÇÃO:
Após a aprovação no processo seletivo, o candidato selecionado deverá apresentar os seguintes documentos
para a formalização de sua matrícula como aluno regular do Programa:
a) Certidão de nascimento ou casamento;
b) Cópia de diploma de curso superior de longa duração e para estrangeiros permanentes, prova de
revalidação do diploma de graduação ou equivalente emitido por instituição credenciada de acordo com a
legislação brasileira;
c) Titulo de eleitor com comprovação de regularidade junto à Justiça Eleitoral;
d) Certificado de reservista (se do sexo masculino);
e) Cadastro de pessoa física;
f) Duas fotos 3x4 atuais, com nome no verso.
Será conferido o título de Mestre em Artes - Área de Concentração Artes, ao aluno(a) que:
I – matricular-se em todos os semestres;
II – completar mínimo de dezesseis créditos em componentes curriculares (8 obrigatórios e 8 optativos), mais quatro créditos em Seminário de Orientação, mais vinte créditos na Defesa da Dissertação de Mestrado;
III – solicitar aproveitamento de eventuais disciplinas cursadas isoladamente, desde que os estudos sejam
realizados em outros Programas de Pós-graduação na UFU, ou instituições nacionais ou estrangeiras
devidamente reconhecidas, credenciadas ou recomendadas pela CAPES, fazendo sem trancamento de sua matrícula no Programa.
IV – protocolar 5 cópias do relatório de qualificação - até o 16º. mês após início do semestre como aluno
regular;
V – ser aprovado no exame de qualificação – por banca examinadora definida pelo Colegiado, até o 16º. mês após início do primeiro semestre como aluno regular;
VI – matricular-se em Dissertação de Mestrado - após conclusão dos 18 créditos e da formalização do projeto de pesquisa e do orientador;
VII – protocolar versão eletrônica e 5 cópias impressas da versão final da dissertação - até 45 dias antes do término do prazo regulamentar para conclusão do Curso;
VIII – defender dissertação, com aprovação - após definição de banca pelo Colegiado e até o 24º. mês após início do primeiro semestre como aluno regular, obtendo os vinte créditos correspondentes;
IX – cumprir todos os prazos regulamentares; o período mínimo para obtenção do título é de 12 (doze) meses o máximo é de 24 (vinte e quatro) meses, incluindo a defesa da dissertação;
X – satisfizer as demais exigências do Colegiado e do Regulamento do Programa, assim como das normas
gerais de funcionamento dos cursos de pós-graduação da UFU, concluindo todos os requisitos, inclusive a
defesa de dissertação, com aprovação da Banca Examinadora, até fevereiro de 2012.
XI – apresentar diploma de curso de graduação de longa duração devidamente registrado e reconhecido pelo MEC.

O aluno aprovado deverá, ainda, participar de eventos científicos, publicar textos completos em periódicos ou anais e envolver-se em atividades acadêmicas promovidas pelo Programa ou definidas pelo orientador.
Apresentar anualmente, quando solicitado a produção discente do referido período. Não há, no entanto,
garantia de bolsa de estudos ou de apoio financeiro para as participações decorrentes de seu ingresso no
Programa.

XII – DO CORPO DOCENTE
1) PERMANENTE
Beatriz Basile da Silva Rauscher
Daniel Luis Barreiro
Fernando Manoel Aleixo
Flávio Cardoso de Carvalho
Heliana Ometto Nardin
Irlei Margarete Cruz Machado
Isaac Antonio Camargo
Lília Neves Gonçalves
Luiz Humberto Martins Arantes
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
Margarete Arroyo
Maria do Perpétuo Socorro Calixto Marques
Narciso Larangeira da Silva Telles
Renata Bittencourt Meira
Renato Palumbo Dória
Sônia Tereza da Silva Ribeiro
2) COLABORADOR
Luciana Mourão Arslan
Luciene Lehmkulh
Paulo Ricardo Merísio

XIII – DAS INFORMAÇÕES E LOCAL DE INSCRIÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Pós-Graduação em Artes
Curso de Mestrado em Artes
Campus Santa Mônica – Bloco 1V
Av. João Naves de Ávila 2121
Uberlândia- Minas Gerais – Brasil
CEP 38408-100
Telefax: 34.3239.4522/3239-4424
Homepage: www.posgrad.art.fafcs.ufu.br
E-mail: posartes@fafcs.ufu.br
Prof. Dr. Luiz Humberto Martins Arantes
Coordenador do programa de Pós-Graduação em Artes
Curso de Mestrado em Artes

ANEXO I
MESTRADO EM ARTES/UFU
DIRETRIZES DE PONTUAÇÃO DE CURRÍCULO
Pontuação Máxima 10,0 pontos
I - Titulação Pontuação Mínima Pontuação Obtida
Máxima (1,0 ponto)
Mestrado 0.20
Especialização 0.10
Graduação na área 0.30
Outros cursos de Graduação 0.10
Formação complementar 0,05
II-Experiência Profissional Pontuação Mínima Pontuação Obtida
Máxima (2,5) pontos)
Atividade Docente em Graduação 0.50
Atividade Docente no ensino fundamental ou médio 0.30
Outras atividades docentes 0.10
Orientação de Alunos 0.10
Participação em projeto de pesquisa (coordenador) 0.20
Participação em projeto de pesquisa (membro) 0.10
Bolsa de pesquisa, estágio profissional ou monitoria 0.10
Aprovação em concurso para docente universitário 0.10
Outras atividades profissionais 0.10
III - Produção Intelectual e Artística
Pontuação Mínima Pontuação Obtida
Máxima (6,5) pontos)
Livro publicado por editora com corpo editorial 0.50
Capítulo de livro publicado por editora com corpo editorial 0.20
Publicação em revista nacional ou internacional com comissão editorial, capítulo de livro, organização de livro 0.20
Artigo completo em anais de congresso, simpósio e outros eventos científicos/artísticos 0.20
Resumo em anais congresso 0.10
Projeto de pesquisa aprovado pelas 0.10
instâncias competentes das instituições ou agências de fomento
Dissertação de mestrado 0.30
Monografia de especialização/ aperfeiçoamento/graduação 0.10
Premiações em concursos de excelência artística ou acadêmica 0.10
Participação em eventos/congressos 0,10

Para Artes Visuais
Exposição artística nacional individual. 0.20
Exposição artística nacional coletiva 0.10
Exposição artística internacional individual. 0.30
Exposição artística internacional coletiva. 0.20
Direção de vídeos e filmes. 0.20
Restauração de obras artísticas 0.20
Para Música 0.20
Apresentação/Interpretação de obra musical 0.20
Composição de obra musical 0.20
Arranjo de obra musical 0.20
Regência 0.20
Publicação de Partitura 0.20
Registro Fonográfico 0.20

Para Teatro/Artes Cênicas
Apresentação/Interpretação de espetáculo 0.20
Direção de espetáculo 0.20
Cenografia e/ou figurino e/ou iluminação de espetáculo 0.20
Performance e/ou Intervenção cênica 0.10
Publicação de texto cênico 0.20
Registro audiovisual cênico 0.20

Posted by Marília Sales at 4:51 PM