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dezembro 18, 2009
61º Salão de Abril - Inscrições e Informações para o artista
Será realizado no período de 16/04 a 30/05/2010, o 61º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?, que pretende com esse tema consolidar o projeto do Salão, através da continuidade das ocupações e mudanças ocorridas desde 2008. Portanto, o circuito expositivo na Praça do Passeio Público, na Rua Major Facundo, na Rua Senador Alencar, no Centro de Referencia do Professor/Galeria Antonio Bandeira e demais localidades da Cidade, permanecerá como percurso expositivo da mostra. A proposta pretende abranger um recorte da produção das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, com uma nova consciência de abertura.
Inscrições: 17 de dezembro de 2009 a 29 de janeiro de 2010
INCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 06 DE FEVEREIRO DE 2010
As inscrições serão feitas em ficha própria ou fotocópia, acompanhada do dossiê do artista. O Edital e a ficha de inscrição poderão ser obtidos no site www.salaodeabrilfortaleza.com.br, www.fortaleza.ce.gov.br ou www.fortaleza.ce.gov.br/cultura. As inscrições deverão ser entregues diretamente na Galeria Antônio Bandeira, 61º Salão de Abril: – Coordenação de Artes Visuais, Rua Conde D’eu, nº. 560, Centro. Cep: 60055070, no horário de funcionamento: segunda a sexta das 9-12h e 14-17h.
Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR
Rua Pereira Filgueiras 04, Centro, Fortaleza - CE
85-31051358 / 1386 ou coordenacao@salaodeabril.ce.gov.br
www.salaodeabrilfortaleza.com.br
Galeria Antônio Bandeira - 61º Salão de Abril:
Rua Conde D’eU 560, Centro, Fortaleza - CE
Segunda a sexta: 9-12h e 14-17h.
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHOS PARA SELECIONADOS:
- A Comissão selecionará 30 artistas, devendo cada selecionado receber um Prêmio no valor de R$ 2.500
- 01 Bolsa de Incentivo à Formação no valor de R$ 10.000, a um artista escolhido entre os trinta selecionados, para desenvolvimento de ações de suporte às atividades de formação e capacitação através de realização de programas de treinamento, residências, trocas de experiências, conhecimentos, vivências educativas, experimentações e investigações processuais, pesquisas estéticas e etc. O artista beneficiado pela bolsa fica livre para realizar a ação em qualquer Cidade dentro do território nacional. A ação deverá ter duração de pelo menos trinta dias.
GANHOS PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
- Poderá o proponente remeter o projeto por serviço de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ETC, com aviso de recebimento AR.
- As inscrições serão feitas em ficha de inscrição própria ou fotocópia, acompanhada do dossiê do artista.
- O artista deverá, obrigatoriamente, apresentar um dossiê, com formato máximo de 21x33 cm (tamanho ofício), que deverá conter currículo resumido, bem como projeto ou fotos, com formato máximo de 20x25cm, com a proposta artística a ser apresentada. O artista poderá anexar textos sobre os mesmos. Todas as fotos deverão conter no verso o nome do artista, dimensões da obra, título, material utilizado e ano de execução. Não serão aceitos slides. Somente serão aceitos DVD’s para inscrição nas categorias: Vídeo Arte e Performance.
- O material de inscrição dos artistas não residentes em Fortaleza e não selecionados somente será devolvido via correio quando acompanhado de envelope selado e sobrescrito com quantia suficiente para a devolução.
- Para a categoria Performance, os artistas deverão apresentar: conceito e memorial descritivo acompanhados de registro e/ou esboço ilustrativo, contando ainda os dias da apresentação da performance especificados.
EDITAL
Edital 61º Salão de Abril
O MUNICÍPIO DE FORTALEZA, através da SECRETARIA DE CULTURA DE FORTALEZA – SECULTFOR torna público o Concurso de Fomento às Manifestações Culturais, destinado a pessoas físicas, nos termos da Lei nº. 8666/93, e nas condições estabelecidas no presente Edital. Será realizado no período de 16/04 a 30/05/2010, o 61º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?, que pretende com esse tema consolidar o projeto do Salão, através da continuidade das ocupações e mudanças ocorridas desde 2008. Portanto, o circuito expositivo na Praça do Passeio Público, na Rua Major Facundo, na Rua Senador Alencar, no Centro de Referencia do Professor/Galeria Antonio Bandeira e demais localidades da Cidade, permanecerá como percurso expositivo da mostra. A proposta pretende abranger um recorte da produção das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, com uma nova consciência de abertura.
1. DA AUTORIZAÇÃO E DOS RECURSOS
1.1 Esta ação está inserida no Programa de Incentivo a Exposições, que direciona recursos do Orçamento da SECULTFOR para o fomento e desenvolvimento dos artistas responsáveis pela produção das artes visuais.
1.2 O Concurso definirá a utilização dos recursos financeiros destinados a projetos que se enquadrem nas condições, critérios e prioridades estabelecidos no presente Edital.
1.3 A proposta do 61º Salão de Abril: QUAL O LUGAR DA ARTE? visa integrar esforços, aproximar poder público, artistas e população na busca por formas mais inclusivas de promover a interseção entre as diferentes vertentes da produção contemporânea no país. O planejamento desta edição prevê ações que vêm pensar as várias possibilidades de uso e função dos espaços, ao experimentar a rua e a galeria para sua exibição e trocas simbólicas. Ao levar arte para as ruas, além de garantir a acessibilidade a um maior número de pessoas, muitas delas alheias à produção artística visual, cria-se uma nova malha urbana que vem demarcar um circuito cultural no centro de Fortaleza, a partir da Galeria Antônio Bandeira.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições serão gratuitas e abertas a artistas brasileiros e estrangeiros legalmente residentes no Brasil há pelo menos 02 (dois) anos, e acontecerão no período de 17 de dezembro de 2009 a 29 de janeiro de 2010.
2.2 As inscrições deverão ser entregues diretamente na Galeria Antônio Bandeira, 61º Salão de Abril: – Coordenação de Artes Visuais, Rua Conde D’eu, nº. 560, Centro. Cep: 60055070, no horário de funcionamento: segunda a sexta das 09: 00 às 12: 00h e 14: 00 às 17:00h.
2.3 Poderá o proponente remeter o projeto por serviço de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos –ETC, com aviso de recebimento AR. Só serão aceitas inscrições postadas até o dia 29 de janeiro, (vale como confirmação o carimbo dos Correios). Não se responsabilizando a Secretaria de Cultura de Fortaleza por qualquer atraso havido na entrega das inscrições.
2.4 As inscrições serão feitas em ficha própria ou fotocópia, acompanhada do dossiê do artista. É imprescindível o completo preenchimento da ficha datilografada ou em letra de forma, legível. Só serão aceitas fichas de inscrição assinadas pelo próprio artista ou por representante legal, através de procuração com firma reconhecida. O Edital e a ficha de inscrição poderão ser obtidos no site www.salaodeabrilfortaleza.com.br, www.fortaleza.ce.gov.br ou www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.
2.5 O artista deverá, obrigatoriamente, apresentar um dossiê, com formato máximo de 21x33 cm (tamanho ofício), que deverá conter currículo resumido, bem como projeto ou fotos, com formato máximo de 20x25cm, com a proposta artística a ser apresentada. O artista poderá anexar textos sobre os mesmos. Todas as fotos deverão conter no verso o nome do artista, dimensões da obra, título, material utilizado e ano de execução. Não serão aceitos slides. Somente serão aceitos DVD’s para inscrição nas categorias: Vídeo Arte e Performance.
2.6 O material de inscrição dos artistas não residentes em Fortaleza e não selecionados somente será devolvido via correio quando acompanhado de envelope selado e sobrescrito com quantia suficiente para a devolução.
2.6.1 O material de inscrição de todos os artistas inscritos será devolvido na Galeria Antonio Bandeira, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a partir da divulgação dos selecionados. Após esse período, a SECULTFOR não se responsabilizará pelo material mencionado.
2.7 Somente serão aceitas inscrições de obras produzidas a partir de 2008. Serão automaticamente desclassificadas obras que venham a participar de outra mostra até o início da exibição do 61º Salão de Abril, que compreende o período de 16 de abril a 30 de maio de 2010.
2.8 Cada artista somente poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos em qualquer categoria dentro da linguagem das Artes Visuais, devendo o artista informar em qual categoria se enquadra o trabalho enviado. O artista poderá ainda, participar com um trabalho em grupo, além da inscrição individual, caso deseje.
2.8.1. A Comissão de Seleção verificará a técnica utilizada para simples conferência, não fazendo distinção de técnica ou categoria do projeto/obra enviado.
2.9 Para trabalhos realizados em grupo, apenas um representante assinará a ficha de inscrição, devendo os nomes dos demais integrantes constar em anexo.
2.10 Dípticos, trípticos e polípticos são considerados obras únicas.
2.11 Os artistas que inscreverem projetos que compreendam instalação ou obras que somente serão montadas para a abertura da mostra deverão anexar ao dossiê (conforme clausula 2.3 do presente edital) um projeto de montagem das mesmas.
2.12 Os projetos que importem em montagem poderão ser utilizados, também, para reprodução no catálogo em caso de seleção. (conforme item 8.2).
2.13 Para a categoria Performance, os artistas deverão apresentar: conceito e memorial descritivo acompanhados de registro e/ou esboço ilustrativo, contando ainda os dias da apresentação da performance especificados.
2.14 Os vídeos inscritos deverão ter no máximo 10 (dez) minutos de duração e devem estar em looping ou ser repetidos até o final da fita, obrigatoriamente. Quando selecionado, o artista enviará obrigatoriamente, no mínimo, duas (02) cópias do trabalho para apresentação. Ressalte-se que “Performances” deverão ter duração máxima de 15 (quinze) minutos.
2.15 Caso o artista opte por expor em espaços tradicionais, a Secultfor dispõe, no Centro de Referência do Professor e Galeria Antonio Bandeira, das seguintes medidas máximas:
Obras Bidimensionais: 4,00m (quatro metros) de largura e 2,00m (dois metros) de altura para as duas obras inscritas.
Obras Tridimensionais: 1,20m (um metro e vinte centímetros) de largura e de profundidade, por 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) de altura cada peça.
Instalações: 5m² (cinco metros quadrados) de área, com 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) de altura cada instalação.
Instalação de Parede: 4,00m (quatro metros) de largura, por 2,00m (dois metros) de altura.
2.15.1 Obras que excedem às medidas supramencionadas somente serão aceitas caso o artista se responsabilize pela criação de novas estruturas para estes dois espaços específicos.
2.16 O artista deverá, no ato da inscrição, optar por um espaço, dentre os disponibilizados pela Comissão Organizadora do Salão, caso opte por outros espaços públicos na Cidade; se o local for público, será necessária previa autorização da Regional do bairro; se for privado, do proprietário onde serão realizadas as intervenções.
2.17 Em todos os casos de proposta de obra envolvendo o uso de equipamentos eletrônicos ou de caráter especial, estes serão fornecidos pelo Salão, salvo equipamentos que não sejam: dvd, projetor de imagens e tv.
2.18 Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis, que ponham em risco os usuários dos espaços públicos ou danifiquem o Patrimônio.
2.19 Serão designados, através de ato da Secretária de Cultura de Fortaleza, a Comissão Organizadora do 61º Salão de Abril, bem como Comissão de Seleção/Curadoria da presente mostra.
2.20 Não poderão concorrer à seleção da presente mostra os membros da Comissão da Organizadora e Comissão de Seleção/Curadoria, bem como, servidores públicos municipais em atividade, efetivos ou não.
2.21 A Comissão Organizadora do 61° Salão de Abril rejeitará as inscrições que não estejam de acordo com os termos e condições do presente edital.
2.22 O ato da inscrição implica na automática e plena concordância com as normas deste regulamento.
3. DA SELEÇÃO E HABILITAÇÂO
3.1 A seleção dos trabalhos será realizada em etapa única nos dias 08,09 e 10 de fevereiro de 2010, pela Comissão de Seleção/ Curadoria composta por 03 (três) membros.
3.2 A seleção será feita através de análise de propostas (dossiê), como previsto na clausula 2.5 deste Edital.
3.3 A Comissão de Seleção do 61º Salão de Abril selecionará 30 (trinta) Artistas, devendo cada selecionado receber um Prêmio no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
3.3 O resultado da seleção será publicado nos sites www.salaodeabrilfortaleza.com.br, www.fortaleza.ce.gov.br/cultura e www.fortaleza.ce.gov.br, além do Diário Oficial do Município de Fortaleza, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2010. Todos os artistas selecionados serão comunicados nos 02 (dois) primeiros dias úteis após o resultado da seleção. No caso de desistência ou da não localização de um selecionado no prazo de 5 (cinco) dias, a Coordenação e a Comissão Curatorial cancelará a participação do artista.
3.4 Somente serão expostas as obras selecionadas, não sendo permitidas substituições ou modificações das mesmas após a seleção.
4. DO TRANSPORTE
4.1 Os artistas selecionados, não residentes em Fortaleza, deverão enviar suas obras por conta própria, acompanhadas de nota fiscal avulsa (fornecida pela Secretaria da Fazenda de cada Estado) à Secretaria de Cultura de Fortaleza.
4.2 A retirada das obras dos artistas selecionados residentes e não residentes em Fortaleza será de responsabilidade dos mesmos, que deverão retirar os trabalhos no Centro de Referencia do Professor, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o encerramento do Salão. Após tal prazo cabe à Secretaria de Cultura de Fortaleza tomar as devidas providências sobre os trabalhos não retirados, ficando a mesma isenta de qualquer obrigação no que se refere à devolução das obras selecionadas.
4.3 Recomenda-se que as obras selecionadas sejam acondicionadas em embalagens adequadas e resistentes (caixa de madeira, tubo de pvc, ou similares), se necessário, com instruções para reembalagens anexadas, já que sua devolução será feita com reaproveitamento das mesmas embalagens. Caso contrário, a SECULTFOR não se responsabiliza pela integridade das obras. O artista deverá depositar com antecedência o valor equivalente ao frete de retorno da obra à produção do salão, para que seja efetivado o seu retorno.
5. DA MONTAGEM
5.1. Caberá exclusivamente à Comissão de Seleção/ Curadoria o conceito para a montagem do 61º Salão de Abril.
5.2 As obras selecionadas serão montadas pela equipe do 61º Salão de Abril, a partir do planejamento realizado pela Comissão de Seleção, para os espaços da Praça do Passeio Público, passando pelas ruas Major Facundo e Senador Alencar, pelo Centro de Referência do Professor / Galeria Antônio Bandeira e demais localidades da Cidade de Fortaleza que seja conveniente para o projeto do artista, desde que, este, assegure no ato da inscrição autorização prévia do espaço para ocupação durante a exibição da mostra.
I – Equipamento e materiais especiais, necessários à apresentação da obra, serão fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.
II – Obras que eventualmente tenham sido danificadas durante o transporte para o 61º Salão de Abril, somente serão expostas se houver tempo hábil para o restauro, e se a devida cobertura das despesas for efetuada pelo responsável.
5.3 O artista selecionado na categoria instalação poderá acompanhar a montagem no local determinado pela Comissão Organizadora em data a ser comunicada posteriormente.
5.4 Serão de responsabilidade do artista a manutenção e pleno funcionamento da obra durante sua exibição no salão. O artista deverá ainda enviar um manual de instrução (caso necessário) para evitar eventuais problemas de funcionamento. Caso o artista não se responsabilize pela manutenção do equipamento, a Comissão Organizadora retirará a obra da exibição.
6. DAS SELEÇÕES
6.1 A Curadoria de Seleção será constituída por 3 (três) membros, todos de reconhecimento nacional, definidos de acordo com a qualificação profissional ligada às artes visuais. O Salão será composto por uma Comissão de três membros que farão a Coordenação e Curadoria.
6.2 O Salão conferirá 30 (trinta) Prêmios no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), cada, para os artistas selecionados, a serem descontados os devidos impostos.
6.3 O pagamento será realizado até a data de encerramento do 61° Salão de Abril. Todos os Prêmios serão corrigidos pelo INPC, de que trata a Lei Federal, em conformidade com a decisão da Comissão de Seleção e Premiação e com retenção dos impostos obrigatórios.
6.4 Os artistas selecionados informarão à SECULTFOR um banco, onde seja titular de conta corrente ou conjunta, no qual deverá ser depositado o valor referente ao prêmio. Não será aceita conta poupança.
7. DA PREMIAÇÃO
7.1 A premiação será realizada pela Comissão de Seleção e Premiação composta por 03 (três) membros, que serão críticos/curadores de arte de reconhecimento nacional, definidos de acordo com a qualificação profissional ligada às artes visuais. A seleção dos premiados será definida após visita à exposição montada.
7.2 O 61º Salão de Abril conferirá uma (01) Bolsa de Incentivo à Formação no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a um artista escolhido entre os trinta selecionados, para desenvolvimento de ações de suporte às atividades de formação e capacitação através de realização de programas de treinamento, residências, trocas de experiências, conhecimentos, vivências educativas, experimentações e investigações processuais, pesquisas estéticas e etc. O artista beneficiado pela bolsa fica livre para realizar a ação em qualquer Cidade dentro do território nacional. A ação deverá ter duração de pelo menos trinta dias.
7.4 O artista contemplado com a Bolsa de Incentivo à Formação se compromete em entregar um relatório com fotos e cronograma das atividades realizadas durante a bolsa, no prazo de quinze dias após a finalização da ação, sob pena de devolução do recurso já repassado.
7.4.1 O beneficiado com a Bolsa de Incentivo à Formação se obrigará a realizar palestra, curso, artigo ou quaisquer ações que viabilize a divulgação do projeto desenvolvido durante o período da bolsa.
7.5 O valor da Bolsa será pago em duas parcelas: 80% (oitenta por cento) até a data do encerramento do 61º Salão de Abril, e 20% (vinte por cento) ao fim do curso e apresentação de uma atividade mencionada no item 7.4.1 do presente Edital, devendo ser descontados todos os impostos.
7.6 O artista premiado com a Bolsa de Incentivo à Formação receberá o prêmio em qualquer agência bancária no Brasil, onde seja titular de conta corrente ou conjunta. Não será aceita conta poupança.
7.7 Não haverá prêmios específicos para qualquer categoria técnica.
8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 As obras somente serão expostas da forma que foram selecionadas e não poderão ser retiradas antes do encerramento do 61º Salão de Abril, exceto em caso de obras que apresentarem defeitos não solucionados pelo artista.
8.2 Os artistas selecionados licenciam, automaticamente, seus direitos autorais à SECULTFOR, para a reprodução das obras selecionadas e dos projetos de montagem para fins de divulgação, sem fins lucrativos, do 61º Salão de Abril em formato impresso, eletrônico e veiculação das obras nas mídias utilizadas com esse fim.
8.3 As decisões das Comissões de Seleção serão irretratáveis e irrecorríveis.
8.4 Ficará a cargo da Comissão Organizadora qualquer deliberação posterior à extinção da Comissão de Seleção, que se dará logo após a abertura da exposição oficial do Salão, que tem início no dia 16 de abril.
8.5 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR.
CRONOGRAMA
Inscrições: 17 de dezembro de 2009 a 29 de janeiro de 2010.
Seleção: 08, 09 e 10 de fevereiro de 2010.
Resultado da seleção: 11 e 12 de fevereiro de 2010.
Recepção da obras: 18 de fevereiro a 31 de março de 2010.
Exposição: 16 de abril a 30 de maio de 2010.
Maria de Fátima Mesquita da Silva
Secretária de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR
Realeses Salão de Abril
61º Salão de Abril abre com performances e intervenções pelas ruas do centro
A cidade de Fortaleza ganha mais um presente, no mês em que comemora seus 284 anos: o 61º Salão de Abril, que será aberto no dia 16, às 19h, na Galeria Antônio Bandeira (Centro de Referência do Professor), ocupando, em paralelo, espaços não-convencionais de fruição artística, como o Passeio Público e as ruas Senador Alencar e Major Facundo. Na abertura, os destaques são as performances de alguns artistas selecionados (programação abaixo). No dia seguinte à abertura, os três curadores da mostra - Suely Rolnik, Ivo Mesquita e Jaqueline Medeiros -, se reunirão para decidir o nome do artista que irá receber da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), uma bolsa de formação no valor de R$ 10 mil. “De abrangência nacional e cada vez mais descentralizado, o Salão de Abril, na verdade, é um convite para que a arte possa estar em todos os lugares de convivência e invenção”, disse a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita.
Pela primeira vez em sua história, a 61ª edição do Salão de Abril dá continuidade ao tema da edição anterior “Qual o lugar da arte?”, atendendo aos apelos da classe artística. “A busca por um projeto que demonstre o cerne de todas as edições anteriores e a compreensão do papel deste salão para nossa sociedade são as características mais marcantes desta edição. Assim como nos dois últimos anos, o salão permanece ocupando os espaços de rua, numa busca constante por outras formas de se apresentar e organizar os espaços expositivos. Mais do que inovar, buscamos aprofundar as questões complexas que permeiam a existência e a permanência de um salão com mais de 60 anos de existência”, afirma Maíra Ortins, Coordenadora de Artes Visuais da Secultfor e organizadora do 61º Salão de Abril.
Este ano, o Salão confirma sua legitimidade perante à classe artística local e nacional: foram mais de 400 obras inscritas, de 19 estados brasileiros, sendo São Paulo o estado com maior participação (123 inscritos). Em seguida, o Ceará, com 77 trabalhos inscritos, e o Rio de Janeiro, 53. Entre os 30 selecionados, estão pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos. Todos os selecionados receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5mil. Além do caráter contemporâneo, as obras possuem alto nível técnico e trazem idéias inovadoras, que instigam o espectador.
O carioca Pedro Meyer, que participa pela primeira vez da mostra, já está em Fortaleza, trabalhando em sua “Pintura Expandida”: “Já comecei o projeto e a expectativa é grande. Minha linha de pesquisa no doutorado da UFRJ é em Linguagens Visuais na arte contemporânea e a possibilidade de continuar meus estudos é maravilhosa. É muito bom participar do Salão de Abril”, diz. O grupo cearense Acidum, selecionado com a intervenção “ProPagando”, ao contrário, participa do Salão desde 2007:”Os dois últimos salões quebraram essa história de exposição fechada da arte e foram para a rua. Os assuntos são cada vez mais debatidos e há uma consciência maior da importância da formação artística. Ainda falta muita coisa, mas já é um começo”, acredita.
SERVIÇO:
61º SALÃO DE ABRIL
Abertura: 16 de abril, 19h
Local: Galeria Antônio Bandeira
(Centro de Referencia do Professor, Rua Conde D’Eu, 560,
antigo Mercado Central)
Exposição: 16 de abril a 31 de maio
Circuito Expositivo:
Passeio Público –Rua Dr. João Moreira, s/n,.
(ao lado da Santa Casa de Misericórdia) – Centro
Centro de Referência do Professor, Rua Conde D’Eu, 560,
antigo Mercado Central
Mais Informações:
Site do 61° Salão de Abril: www.salaodeabrilfortaleza.com.br
Maíra Ortins – Coordenadora Geral /Coord. Artes Visuais- Secultfor: 31051358/88912870
Ana Karla Dubiela – Assessoria de Imprensa - 86088036
PROGRAMAÇÃO DAS PERFORMANCES
Referência no circuito das artes visuais, o 61º Salão de Abril traz um conjunto de obras em várias modalidades, como pintura, fotografia, instalação, intervenção urbana, escultura, desenho, performance e vídeoarte. As performances ganham uma programação à parte, pois são realizadas em datas específicas. Confira o resumo dos trabalhos e as datas das apresentações:
Dia 16 - “Lygia”
Performance de Jussara Correia (Ce) tem como intenção transmitir as sensações da artista na relação entre o seu mundo e o mundo dos animais. Horário: 16h30min. Local: Coreto do Passeio Público.
“A pessoa busca seu lugar” – Performance da artista Luciana Guidorzi (SP) convida o público à interação. Uma personagem em aberto, que através de questionamentos ao seu respeito, gera reflexões no público. Horário: 17h. Local: Passeio Público.
“Mesa de Luz – Cotidiano”- Performance de abertura do Salão de Abril. No trabalho, os artistas do grupo Mesa e Luz (DF) executam todos os sons e imagens da obra. Os artistas desenvolveram uma história baseada nas ações cotidianas de um personagem fictício. Horário: 20h:30min. Local:Centro de Referência do Professor.
Dia 22 – “Desvenda: feira de arte contemporânea”- Obra de Rodrigo Lourenço (RS), que conta com a participação de35 artistas de diversos do país. Através de uma ocupação coletiva do espaço, Rodrigo Lourenço tem a intenção de expandir o debate que a “Desvenda”propõe através da reflexão sobre a autonomia do artista e sua permanente busca por um público para o seu trabalho. Horário: 18h. Local: Mercado dos Pinhões.
Serviço:
Passeio Público – Rua Dr. João Moreira, s/n,. (ao lado da Santa Casa de Misericórdia) – Centro
Centro de Referência do Professor - Rua Conde D’Eu, 560, antigo Mercado Central
Mercado dos Pinhões – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro.
Release 2 Salão de Abril
61 anos: o Salão conta sua história e recria a memória de Fortaleza
O Salão Histórico dá continuidade à mostra da edição anterior, abrangendo o período de 1980 até 2010. A exposição será de 01 a 30 de setembro, no Centro cultural do BNB
No percurso de seus 61 anos, o Salão de Abril consegue abrir espaços e expandir seu olhar sobre a própria história, ao mesmo que entrelaça presente, passado e futuro da cidade, que se forma e se transforma por suas múltiplas linguagens artísticas. Em 2009, ano da sexagésima edição do Salão de Abril, a mostra histórica expôs desde seus antecedentes até a sua trigésima edição. Este ano, dando continuidade à mostra, o período retratado começa em 1980 e segue até 2010. Será este o recorte da exposição histórica, que acontece de 01 a 30 de setembro, no espaço térreo do Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB). Seu desafio é o de revelar como, ao longo dos últimos 30 anos, o Salão delineou-se como espaço social estratégico da criação de valores e conceitos que espelham o processo de transformação cultural de Fortaleza.
O artista plástico Herbert Rolim, que já participou diversas vezes do Salão e que fez parte da bem sucedida geração de oitenta, foi escolhido como responsável pela curadoria da mostra histórica, pesquisa e organização do livro que será publicado durante a exposição. O livro, que faz um resgate das 61 edições do Salão de Abril, é o resultado de um esforço de uma equipe de pesquisadores que se debruçou sobre o assunto durante seis meses. Além do registro histórico, a publicação traz entrevistas com críticos locais e nacionais, que revisitam a arte contemporânea e seus múltiplos matizes, entre 1980 e 2010.“Gradativamente, o salão define mais claramente seu conceito, no que resulta em um discurso mais sólido. Neste sentido, resolvemos, desde o ano passado, retomar a Historia do Salão, através de uma exposição e pesquisa que compreendia os anos de 1943 até 1980, além de editar e publicar a segunda edição de um livro do Estrigas sobre o Salão de Abril. Este ano, continuamos a pesquisa, focando nos últimos 30 anos do Salão, num passeio que remonta a evolução das artes em Fortaleza e no Brasil”, explica Maíra Ortins, a coordenadora geral do 61º Salão de Abril.
Origem do Salão
Surgido em 1943, como iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes – UEE – o Salão de Abril foi encampado em seguida pelos artistas que atuavam na Fortaleza nos anos 40. Assim, foi a partir da segunda edição do Salão, em 1946, que a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) assumiu a sua realização, tornando-se a entidade responsável por sua continuidade até 1958. Com a dissolução da Sociedade que congregou artistas tais como Baratta, Bandeira, Aldemir, Barrica, Chabloz e muitos outros, o Salão de Abril conheceu um segundo hiato em sua existência. Somente em 1964 houve o retorno às atividades, quando a administração municipal ratificou publicamente a importância do trabalho consubstanciado pela SCAP e tomou para si a tarefa da realização anual desse Salão. A partir de então ele assume seu papel, como eixo da vida cultural da capital cearense e se converte em Salão oficial, sendo até os dias de hoje realizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Atualmente, o Salão de Abril está inserido na política municipal para as artes visuais traçada em 2008, que contempla uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade, aproximando poder público, artistas e população na busca de formas mais inclusivas de promover o encontro entre as diferentes camadas da produção cultural da cidade. A proposta é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil, instituindo novos espaços para a arte, inseridos em lugares de valor afetivo e histórico para a cidade.
Serviço
Salão Histórico
Data: De 01 a 30 de setembro
Local: Espaço térreo do Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB (Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro).
Mais informações: Maíra Ortins – Coordenadora Geral do 61º Salão de Abril - 31051358/96220036
Release 3 Salão de Abril/Fortaleza
Todas as cores de abril: um encontro da arte brasileira
A placa com os dizeres “Centro de Esportes de Mesa” tem como companhia, na parede pintada em xadrez, um travesti nu, um par de sandálias usadas e algumas referências à história da arte, da interatividade de Lygia Clark a Duchamp, o jogador de xadrez. Paira por ali também uma forte relação com a arquitetura. Um universo em quadrado, num canto vizinho a uma sala de computadores e entre mesas divididas entre os adeptos de jogos de salão. Em meio à diversidade de elementos, trabalha o artista carioca Pedro Meyer, 31, um dos selecionados do 61º Salão de Abril. Com a sua Pintura Expandida, constrói novas significações em um lugar de troca permanente:“Em Recife, trabalhei o espaço de um apartamento, em Amsterdã, um banheiro, e em Fortaleza, esse espaço de jogo, onde há uma troca entre as pessoas que estão jogando, o público do Salão, a travesti, o artista“, diz Pedro, que está em Fortaleza pela primeira vez.
Alguns elementos trazidos na bagagem se misturam a outros, com a cor local: “Saí para comprar sandálias usadas e nessa busca visitei o Beco da Poeira, a Praça da Lagoinha, e o intercâmbio é riquíssimo. Na Holanda, fui a uma das mais completas lojas de pintura que conheço. Em cada lugar, o intercâmbio é único, enriquecedor”, diz ele. Depois de “pronta”, a Pintura expandida ganha novos personagens: artistas, críticos e estudiosos da arte, populares, jogadores de damas, gamão e xadrez, que, cada qual a sua maneira, interagem com autônomo travesti, “trepantes” e “bichos” de Clark. Depois de participar da Bienal de Amsterdã, Arte Pará, SPA das Artes em Recife e uma mostra mineira, Meyer diz que opta por eventos de exposição coletiva, pois a troca com artistas de outros lugares é fundamental: “Desde que cheguei, conheci artistas da cidade e isso sempre é muito bom. Também tive o prazer de me surpreender com a produção da mostra, com o catálogo e esse lugar no qual estou trabalhando, que é perfeito, e tem um papel diferenciado em trabalhos de pintura de local específico”, explica.
Numa outra linguagem, a performática, imagem, som, projeção e manipulação de objetos se unem no trabalho do Grupo Mesa de Luz, do Distrito Federal.São quatro ações simultâneas que dividem olhar do público: um integrante do grupo faz edição de vídeo ao vivo, outro edita som ao mesmo tempo que toca um instrumento, e um terceiro manipula objetos e materiais, enquanto um telão projeta as imagens. “É um cinema ao vivo, que se faz enquanto as pessoas assistem. As pessoas se envolvem e os resultados são surpreendentes. Estamos participando pela primeira vez do Salão de Abril, que já está no mapa das artes, e é uma experiência importante para o grupo”, diz Marta Mencarini, artista plástica, graduada pela Universidade de Brasília e mestre em Arte e Tecnologia. Dividem a cena com ela, Hyeronimus do Vale, artista plástico (Artes Plásticas/UNB) e Tomás Seferin (Especialização em Engenharia de Áudio em Paris). A performance “Mesa de Luz: Cotidiano” está na abertura do 61º Salão de Arte, na próxima sexta-feira, 19h (Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor).
No mais aglutinador dos espaços urbanos, a rua, o Grupo Acidum (CE), desenvolve sua intervenção urbana “ProPagando”: “A ideia é questionar a propaganda de tinta látex nos muros da cidade e ao mesmo tempo brincar com nosso próprio trabalho e discutir a arte urbana. O centro da cidade, onde é maior o encontro das pessoas e o foco de poluição visual, além de ser o espaço principal do Salão, é o melhor local para fazer isso”, dizem os integrantes do Grupo. Multiplicando questionamentos e evitando juízos de valor, o ProPagando discute a tendência de comunicar-se através dos muros, que cresce cada dia mais, especialmente nas metrópolis nordestinas: “Essa cultura quebra um pouco o uso de banners, outdoors, é menos suja, mas nossa intenção é expor tudo isso, o negativo e o positivo do látex, lado a lado, para que as pessoas manifestem sua posição a respeito”, afirma o grupo.
Entre a fotografia, um objeto, pintura, performance e intervenção, impressão digital ou vídeo-arte, instalação ou escultura, expostos na galeria ou em espaços públicos de valor afetivo e histórico para Fortaleza, o Salão de Abril expande e diversifica seu sentimento de arte, discutindo e recriando a arte contemporânea nacional. Um convite ao deleite, à participação, à identificação e ao estranhamento, a interagir com a arte de:
(selecionados para o 61º Salão de Abril)
1) ALICE LARA/DF – “Esperando para mais delícias” e “Sutileza Lasciva” – PINTURA
2) ANA BEATRIZ ELORZA / SP- “Por isso” – FOTOGRAFIA
3) ANNE CARTAULT d´OLIVE / SP-“Bóias” – INSTALAÇÃO
4) ARQUIVO VIVO (ÍTALO RODRIGUES)/CE- “Mapas do medo” – INTERVENÇÃO URBANA
5) BETH DA MATTA/ PE- “Judith- Últimos dias” – INTERVENÇÃO/ INSTALAÇÃO
6) CLARA URBINATTI / SP-“Volumes táticos: objeto nº1-interditador” e “Programa pela sabotagem construtiva” – ESCULTURA E INTERVENÇÃO URBANA
7) CLARICE LIMA / SP – “Saia #2” – FOTOGRAFIA
8) DIEGO SANTOS/ CE – “S/Titulo I e II, da série a tanto tempo do chão”- DESENHO
9) EDUARDO JORGE / MG – “ Aula 1 (sopro) e 2(resíduo) “ – PERFORMANCE
10) EGON PACHECO/ PA- “Riscos” e “Caixa em caixa II” - INSTALAÇÃO
11) ELCICLEI ARAÚJO / PA-“O céu não é o limite I” e “II”- DESENHO
12) ERICA FERRARI / SP-“ Série ‘passagem/contenção:travessia’” – OBJETO
13) FLÁVIO CERQUEIRA/ SP- “Ex Corde” – ESCULTURA
14) ÍRIS HELENA- PB- “Notas Públicas” – FOTO/INSTALAÇÃO
15) JÚNIOR PIMENTA / CE – “Maquiagem de fronte” – INTERVENÇÃO URBANA
16) JARED COMÍCIO / CE – “Arquivo de Horizontes” –IMPRESSÃO DIGITAL
17) JUSSARA CORREIA / CE – “Lygia” – PERFORMANCE
18) GILIO MIALICHI / SP- “Sintoma” – INTERVENÇÃO URBANA
19) GRUPO ACIDUM / CE –“Propagando” – INTERVENÇÃO URBANA
20) GRUPO MESA DE LUZ /DF –“ Mesa de Luz:cotidiano” – PERFORMANCE
21) LUCIANA GUIDORZI / SP- “A pessoa busca seu lugar” – PERFORMANCE
22) MAURICIO ADINOLTI/ SP – “S/ Titulo IV e VII” – PINTURA
23) PEDRO MEYER / RJ – “Pintura Expandida” – PINTURA SITE SPECIFIC
24) RAFAEL RG / SP – “Em 20 minutos” e “Sem Titulo” – INTERVENÇÃO URBANA
25) RICARDO E. MACHADO/ PR – “Elevando” e “Aquela Vaga” – VIDEOARTE
26) ROBERTO BERNARDO / SP – “Things ain´t what they used to be (Oscar Peterson and Jon Faddis)” e “Rockin chair (Joe Wilder)” – PINTURA
27) RODRIGO LOURENÇO DA SILVA / RS“ Desvenda : Feira de Arte Contemporânea”- INSTALAÇÃO
28) SERGIO ALLEVATO / RJ – “ Alcantarea Imperialis – série Rio de Janeiro” e “ Órgãos reprodutivos Alcantarea Imperiais – série Rio de Janeiro “ – PINTURA
29) TATUMÉIA / DF – “Caixa de Fósforo” – VIDEO ARTE
30) THIAGO PRIMO/ RJ –“ Capela Piscina” – FOTOGRAFIA
três curadores do 61° Salão de Abril escolheram, entre os 30 selecionados da mostra, o nome do artista plástico cearense Jared Domício (“Arquivo de Horizontes" – Impressão Digital), que irá receber da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), uma bolsa de formação no valor de R$ 10 mil. Pelo alto nível técnico dos trabalhos, Suely Rolnik, Ivo Mesquita e Jacqueline Medeiros, concederam ainda menções honrosas a: Elciclei Araújo (PA) - Desenho – “O céu não é o limite 1 e 2”; Íris Helena (PB)- Foto/instalação – “Notas Públicas” e Thiago Primo (RJ)– Fotografia – Capela Piscina.
Para os curadores, um dos principais critérios de escolha foi a trajetória que Jared Domício vem construindo ao longo de sua historia como artista: “Ele tem um grande refinamento de sensibilidade e consegue dar corpo, com rigor e delicadeza, ao desenho da paisagem pictórica, restaurada por grandes figuras da história da arte. E o mais interessante ainda é que ele desloca essa história, criando uma nova paisagem”, disse a curadora Suely Rolnik. Jacqueline Medeiros reitera que o trabalho de Domício, além da qualidade técnica, “é bastante pertinente às questões presentes na arte contemporânea”. Contudo, a comissão decidiu agraciar com Menção Honrosa a quatro selecionados:”O 61° Salão de Abril recebeu obras da produção emergente brasileira, que demonstram, em sua maioria, um pensamento sobre o corpo, questões da história da arte e da cidade”, conclui Jacqueline Medeiros.
Jared Domício, um dos participantes mais assíduos do Salão de Abril, diz que sua trajetória se confunde um pouco com as mudanças, questionamentos e adequações pelas quais o Salão vem passando. “Mesmo assim fiquei bastante surpreso. Meu trabalho não é muito convencional, é efêmero, e também não pega facilmente o público pela estética. Mas sei que faço uma pesquisa coerente que, com esse prêmio, vou ter condições de aprofundar. Quem sabe, desenvolver o trabalho com linhas do horizonte in loco, em vários lugares do Brasil... isso ainda é um projeto”, diz Domício.
O “Arquivo de horizontes”, reúne linhas do horizonte de 65 artistas consagrados como Da Vinci, Di Cavalcante e Leonilson. O artista imprime a sequência de obras, retirando muitos dos seus elementos e mantendo apenas as linhas de horizonte, o contorno, que variam de acordo com o período e a concepção de espaço de cada artista. Mesmo selecionada na categoria “impressão digital”, a obra desafia a classificação tradicional. “Meu trabalho não se amarra em categorias e sim em questões, como o uso da galeria como o lugar da arte e a história da arte. Sua principal característica é a precisão: eliminando os excessos, mergulho na essência de determinadas questões”, define.
O trabalho de Jared Domício
Jared Domício nasceu em Fortaleza, em 1973. Em 2003, ganhou a Bolsa Pampulha e criou, junto com os artistas Cristina Ribas e Paulo Nenflidio, o projeto Casa de Passagem, em Belo Horizonte.
1995 - Participa de cursos de história da arte e xilogravura no galpão de arte. Fortaleza/Ce
1996 - Participa de cursos de monitor de exposição, pintura, desenho no Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura. Fortaleza/Ce
1998 - Trabalha no Núcleo de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira.
1999 - Participa do curso de Fotografia do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Grupo Estudos de Arte “Bila”.
2001 - Gradua-se em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Participa do Grupo de Estudos de Artes Visuais do Alpendre – Casa de Arte, pesquisa e produção.
2003 - É selecionado para a Bolsa Pampulha. Belo Horizonte/MG e funda, com os artistas paulo Nenflidio e Cristina Ribas, o projeto da Casa de Passagem, Belo Horizonte/MG mg
Exposições Individuais
2005 - Artista invasor:“meio amargo”, MAC - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
2004 - “ In calço ” - Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo ()
2003 - “Área de insegurança” - Museu de Arte da Pampulha/ Belo Horizonte/MG
2001 - “Manual prático de reconstrução vital” - Galeria Van Gogh.- Fortaleza/Ce
2000 - “Marca d’água” - Galeria de arte do Sesc - Fortaleza/Ce
1999 - “Orgânica” - Centro Cultural do Abolição. Fortaleza /Ce
Exposições coletivas
2006 - Centrocidades - Centro Cultural BNB.
2006 - Designu/desdobramentos. Centro Dragão do mar de arte e cultura.
2006 - “Vizinhos” - Museum Quartier - Viena.
2005 - Salão Nacional de Arte Contemporânea do Paraná. MAC, Curitiba/Pr
2005 - “Abre alas”. Galeria Gentil Carioca – Rio de Janeiro/RJ
2004 - Coletiva do Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo .
2003 - “Storage and display” - Programa Art Center.- México.
2002 - “Rumos da nova arte contemporânea brasileira”. Palácio das Artes - Belo Horizonte/MG; “Vertentes da produção contemporânea” - Instituto Itaú Cultural - São paulo/SP; 53° Salão de Abril - Fundação Cultural de Fortaleza/Ce; “Só fachada”, base da transição listrada. Fortaleza/Ce; “Poéticas da atitude: o transitório e o precário” - Fundação Joaquim Nabuco – Recife/Pe; Bienal Ceará América-de Ponta Cabeça. - Curadoria Jan Hoet e Phillipe van Cauteren - Fortaleza/Ce
2001 - Salão de Sobral - Casa de Cultura de Sobral
2000 - IX Salão Paulista de Arte Contemporânea - Secretaria do Estado da Cultura de SP; 26º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte/MG
1999 - “Inserção plural” grupo Bila - Museu do Ceará. Fortaleza/Ce
1998 - 4° Salão Normam Rockwell do Desenho e da Gravura - Ibeu Art Gallery – Fortaleza/Ce; 20° Salão dos Novos - Fundação Cultural de Fortaleza/Ce; 1° Salão de Abril de Sobral - Casa de Cultura. Sobral/Ce
1997 - 48° Salão de Abril - Fundação Cultural de Fortaleza/Ce; 3° Salão Normam Rockwell do Desenho e da Gravura / Ibeu Art Gallery - Fortaleza/Ce
1996 - 4° Salão Universitário - Museu de Arte da UFC; 20° Salão dos Novos - Fundação Cultural de Fortaleza; ”Talento 96” -Espaço Cultural da Teleceará
. 47° Salão de Abril - Fundação Cultural de Fortaleza; “Presença” - Espaço Cultural do Estoril; “Jared Domício e Eurico Bivar” - Espaço Cultural da Teleceará.
1994 - 3° Salão Universitário - Museu de Arte da Ufc;18° Salão dos Novos - Fundação Cultural de Fortaleza
1993- 2° Salão Universitário - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC.
Serviço:
Centro de Referência do Professor - Rua Conde D’Eu, 560, antigo Mercado Central
Aberto à visitação até 31/05, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 17h.
Mais Informações:
Maíra Ortins - Coodenadora Geral do 61° Salão de Abril - 88912870
Ana Karla Dubiela - Assessora de Imprensa do 61° Salão de Abril- 86088036
Jared Domício - 99613377
três curadores do 61° Salão de Abril escolheram, entre os 30 selecionados da mostra, o nome do artista plástico cearense Jared Domício (“Arquivo de Horizontes" – Impressão Digital), que irá receber da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), uma bolsa de formação no valor de R$ 10 mil. Pelo alto nível técnico dos trabalhos, Suely Rolnik, Ivo Mesquita e Jacqueline Medeiros, concederam ainda menções honrosas a: Elciclei Araújo (PA) - Desenho – “O céu não é o limite 1 e 2”; Íris Helena (PB)- Foto/instalação – “Notas Públicas” e Thiago Primo (RJ)– Fotografia – Capela Piscina.
Para os curadores, um dos principais critérios de escolha foi a trajetória que Jared Domício vem construindo ao longo de sua historia como artista: “Ele tem um grande refinamento de sensibilidade e consegue dar corpo, com rigor e delicadeza, ao desenho da paisagem pictórica, restaurada por grandes figuras da história da arte. E o mais interessante ainda é que ele desloca essa história, criando uma nova paisagem”, disse a curadora Suely Rolnik. Jacqueline Medeiros reitera que o trabalho de Domício, além da qualidade técnica, “é bastante pertinente às questões presentes na arte contemporânea”. Contudo, a comissão decidiu agraciar com Menção Honrosa a quatro selecionados:”O 61° Salão de Abril recebeu obras da produção emergente brasileira, que demonstram, em sua maioria, um pensamento sobre o corpo, questões da história da arte e da cidade”, conclui Jacqueline Medeiros.
Jared Domício, um dos participantes mais assíduos do Salão de Abril, diz que sua trajetória se confunde um pouco com as mudanças, questionamentos e adequações pelas quais o Salão vem passando. “Mesmo assim fiquei bastante surpreso. Meu trabalho não é muito convencional, é efêmero, e também não pega facilmente o público pela estética. Mas sei que faço uma pesquisa coerente que, com esse prêmio, vou ter condições de aprofundar. Quem sabe, desenvolver o trabalho com linhas do horizonte in loco, em vários lugares do Brasil... isso ainda é um projeto”, diz Domício.
O “Arquivo de horizontes”, reúne linhas do horizonte de 65 artistas consagrados como Da Vinci, Di Cavalcante e Leonilson. O artista imprime a sequência de obras, retirando muitos dos seus elementos e mantendo apenas as linhas de horizonte, o contorno, que variam de acordo com o período e a concepção de espaço de cada artista. Mesmo selecionada na categoria “impressão digital”, a obra desafia a classificação tradicional. “Meu trabalho não se amarra em categorias e sim em questões, como o uso da galeria como o lugar da arte e a história da arte. Sua principal característica é a precisão: eliminando os excessos, mergulho na essência de determinadas questões”, define.
O trabalho de Jared Domício
Jared Domício nasceu em Fortaleza, em 1973. Em 2003, ganhou a Bolsa Pampulha e criou, junto com os artistas Cristina Ribas e Paulo Nenflidio, o projeto Casa de Passagem, em Belo Horizonte.
Exposições Individuais
2005 - Artista invasor:“meio amargo”, MAC - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
2004 - “ In calço ” - Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo ()
2003 - “Área de insegurança” - Museu de Arte da Pampulha/ Belo Horizonte/MG
2001 - “Manual prático de reconstrução vital” - Galeria Van Gogh.- Fortaleza/Ce
2000 - “Marca d’água” - Galeria de arte do Sesc - Fortaleza/Ce
1999 - “Orgânica” - Centro Cultural do Abolição. Fortaleza /Ce
Exposições coletivas
2006 - Centrocidades - Centro Cultural BNB.
2006 - Designu/desdobramentos. Centro Dragão do mar de arte e cultura.
2006 - “Vizinhos” - Museum Quartier - Viena.
2005 - Salão Nacional de Arte Contemporânea do Paraná. MAC, Curitiba/Pr
2005 - “Abre alas”. Galeria Gentil Carioca – Rio de Janeiro/RJ
2004 - Coletiva do Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo .
2003 - “Storage and display” - Programa Art Center.- México.
2002 - “Rumos da nova arte contemporânea brasileira”. Palácio das Artes - Belo Horizonte/MG; “Vertentes da produção contemporânea” - Instituto Itaú Cultural - São paulo/SP; 53° Salão de Abril - Fundação Cultural de Fortaleza/Ce; “Só fachada”, base da transição listrada. Fortaleza/Ce; “Poéticas da atitude: o transitório e o precário” - Fundação Joaquim Nabuco – Recife/Pe; Bienal Ceará América-de Ponta Cabeça. - Curadoria Jan Hoet e Phillipe van Cauteren - Fortaleza/Ce
2001 - Salão de Sobral - Casa de Cultura de Sobral
2000 - IX Salão Paulista de Arte Contemporânea - Secretaria do Estado da Cultura de SP; 26º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte/MG
1999 - “Inserção plural” grupo Bila - Museu do Ceará. Fortaleza/Ce
1998 - 4° Salão Normam Rockwell do Desenho e da Gravura - Ibeu Art Gallery – Fortaleza/Ce; 20° Salão dos Novos - Fundação Cultural de Fortaleza/Ce; 1° Salão de Abril de Sobral - Casa de Cultura. Sobral/Ce
1997 - 48° Salão de Abril - Fundação Cultural de Fortaleza/Ce; 3° Salão Normam Rockwell do Desenho e da Gravura / Ibeu Art Gallery - Fortaleza/Ce
1996 - 4° Salão Universitário - Museu de Arte da UFC; 20° Salão dos Novos - Fundação Cultural de Fortaleza; ”Talento 96” -Espaço Cultural da Teleceará
. 47° Salão de Abril - Fundação Cultural de Fortaleza; “Presença” - Espaço Cultural do Estoril; “Jared Domício e Eurico Bivar” - Espaço Cultural da Teleceará.
1994 - 3° Salão Universitário - Museu de Arte da Ufc;18° Salão dos Novos - Fundação Cultural de Fortaleza
1993- 2° Salão Universitário - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC.
Serviço:
Centro de Referência do Professor - Rua Conde D’Eu, 560, antigo Mercado Central
Aberto à visitação até 31/05, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 17h.
Mais Informações:
Maíra Ortins - Coodenadora Geral do 61° Salão de Abril - 88912870
Ana Karla Dubiela - Assessora de Imprensa do 61° Salão de Abril- 86088036
Jared Domício - 99613377