|
agosto 4, 2009
Curso de Mestrado em Museologia e Patrimônio / UNIRIO e MAST/MCT - Inscrições
Curso de Mestrado em Museologia e Patrimônio / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCT
Comissão de Seleção: Teresa Cristina Moletta Scheiner, Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, Marcus Granato
Inscrições de 13 de agosto a 13 de setembro de 2009
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais
Av. Pasteur 458, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2542-1283 / 1387
www.unirio.br/cch/ppg-pmus
Segunda a sexta, 10-12 e 16-20h
EDITAL 2010
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO / Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, torna pública a abertura de inscrições para o preenchimento de quinze (15) vagas para o Mestrado, de acordo com a Resolução n.º 2734, de 11 de maio de 2006, que dispõe sobre a implantação do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, em convênio com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), celebrado em 02 de junho de 2005 e publicado em 15 de junho de 2005, no D.O.U. no. 113 Seção 3, pág. 21.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 As inscrições estarão abertas no período de 13 de agosto a 13 de setembro e serão realizadas das seguintes formas:
1.1.1 Diretamente, pelo candidato ou seu procurador oficialmente autorizado, no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), durante os dias úteis do período acima referido, nos seguintes endereço e horário:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais
Av. Pasteur, 458 - Urca
CEP 22290-240 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 55 (xx) 21.2542 12 83 / 2542 13 87
Horário: 10 às 12 e 16 às 20 horas
1.1.2 Por via postal, exclusivamente mediante correspondência Sedex, contendo a documentação exigida, encaminhada ao endereço acima, e postada até o dia 13 de setembro de 2009. O material recebido não será devolvido.
1.2 Poderão inscrever-se no processo seletivo ao Mestrado candidatos diplomados em quaisquer Cursos de Graduação oficialmente reconhecidos pelo MEC, dentro e fora do território brasileiro.
1.3 Documentos exigidos para a inscrição ao Mestrado:
1.3.1 Ficha de inscrição, a ser obtida nos sites do PPG-PMUS-UNIRIO (http://www.unirio.br/cch/ppg-pmus/) e do MAST (www.mast.br) e/ou no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais (Anexo 1), devidamente preenchida;
1.3.2 Cópia autenticada do diploma de Graduação ou declaração atualizada de conclusão de Curso de Graduação plena, reconhecido por órgão competente do Ministério da Educação. Não serão aceitas declarações de conclusão futura. Candidatos diplomados em cursos de Graduação fora do Brasil deverão apresentar o Diploma de Graduação revalidado por instituição nacional, nos termos da legislação vigente;
1.3.3 Histórico escolar do curso de Graduação. Candidatos diplomados em cursos de Graduação fora do Brasil deverão apresentar Histórico Escolar revalidado por instituição nacional, nos termos da legislação vigente;
1.3.4 Curriculum Vitae impresso a partir do sistema Lattes do CNPq (ver Anexo 02), devidamente comprovado, ou seja – para cada informação constante do CV é preciso apresentar documento comprobatório na exata ordem das informações apresentadas no currículo
1.3.5 Cópia da carteira de identidade (passaporte, para os candidatos estrangeiros sem residência no país);
1.3.6 Cópia do CPF;
1.3.7 Cópia do título de eleitor e do(s) comprovante(s) da última votação;
1.3.8 Duas fotografias 3x4, recentes;
1.3.9 Certidão de nascimento ou casamento;
1.3.10 Certificado de Reservista, para candidatos brasileiros do sexo masculino;
1.3.11 Anteprojeto de pesquisa em três vias, no qual o candidato apresente uma reflexão sobre questão de seu interesse, delineando um possível tema de dissertação. O anteprojeto deve indicar clara e obrigatoriamente a linha de pesquisa do programa à qual se vincula (Anexo 3 – Roteiro e Anexo 4 – Ementas das Linhas de Pesquisa). O anteprojeto deverá ter a seguinte formatação:
- Mínimo de doze e máximo de vinte folhas
- Papel formato A4
- Fonte Arial, corpo 11
- Espaço de entrelinha 1,5 cm
- Margens de 3cm, nos quatro lados
- Numeração de páginas no rodapé direito
- Citações (com mais de 4 linhas) em parágrafo isolado, em Arial corpo 10, segundo as normas da ABNT (2002)
- Notas de rodapé em Arial, corpo 10 e segundo as normas da ABNT (2002)
- Referências, em espaço simples e segundo as normas da ABNT (2002).
1.4 A inscrição do candidato está condicionada à adequação do anteprojeto à temática da linha de pesquisa escolhida, ao perfil dos docentes a ela vinculados e aos projetos de pesquisa dos docentes. A atribuição de orientação acadêmica é de responsabilidade do Colegiado do Curso. O candidato deve consultar a documentação anexa a este edital, especialmente a relativa às ementas das linhas de pesquisa e às ementas dos projetos em andamento (Anexo 4), sob a responsabilidade dos professores orientadores do Mestrado.
1.5 Serão aceitas inscrições por procuração, com firma reconhecida. O procurador deverá estar habilitado e portar carteira de identidade e/ou passaporte, bem como toda a documentação exigida, referente ao candidato.
1.6 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no documento e no ato da inscrição.
1.7 Não serão aceitas inscrições via Internet.
1.8 Os candidatos estrangeiros concorrerão, em igualdade de condições, às vagas oferecidas aos brasileiros. Alunos estrangeiros cujo idioma nativo não seja o português deverão demonstrar capacidade de compreensão escrita e oral em língua portuguesa, submetendo-se a prova de compreensão de textos em língua estrangeira (português).
1.9 O não atendimento de qualquer um desses itens resultará no indeferimento da inscrição do candidato.
2. DA SELEÇÃO
O processo de seleção para o Curso de Mestrado em Museologia e Patrimônio compreenderá cinco (05) etapas, realizadas na seguinte ordem: exame da documentação enviada e do anteprojeto de pesquisa; prova dissertativa sobre temática do Programa; avaliação do anteprojeto; prova de língua estrangeira (inglês, francês, espanhol – para candidatos lusófonos - ou português – para os demais candidatos); prova oral (sobre o anteprojeto de pesquisa e temáticas relacionadas) e exame do Curriculum Vitae do candidato.
2.1 A primeira, a segunda, a terceira e a quinta etapas são eliminatórias; a prova de língua estrangeira tem caráter classificatório. Serão aceitos no programa os candidatos que forem aprovados nas 4 etapas eliminatórias do processo de seleção e classificados nas primeiras 15 posições.
2.2 Primeira etapa - Exame da documentação enviada e do anteprojeto. Nesta etapa, será feita a verificação da entrega de todos os documentos exigidos no Edital. A ausência de qualquer documento exigido implicará no indeferimento da inscrição do candidato e sua conseqüente eliminação do processo seletivo. Também será verificado se o anteprojeto é pertinente à proposta do Programa.
2.3 Segunda etapa – Prova Dissertativa. A prova dissertativa terá a duração de 03 (três) horas, sem consulta, e versará sobre tema pertinente ao campo da Museologia e do Patrimônio, com base na bibliografia sugerida (Anexo 5). A prova é anônima e eliminatória, sendo exigido que o candidato obtenha nota mínima de 7,0 (sete) para ser aprovado. O candidato que não obtiver nota mínima será eliminado do processo seletivo.
2.4 Terceira etapa – Avaliação do Anteprojeto de pesquisa. Esta etapa é eliminatória, sendo exigido que o candidato, para ser aprovado, obtenha nota mínima sete (7,0). A aprovação do anteprojeto está condicionada, nesta ordem:
4.1 à adequação à proposta do Programa;
2.4.2 à qualidade acadêmica;
2.4.3 aos projetos de pesquisa desenvolvidos no PPG-PMUS;
2.4.4 à disponibilidade de orientação por parte do corpo docente.
OBS: A atribuição de orientação acadêmica é de exclusiva responsabilidade e escolha do Colegiado do Mestrado
2.5 Quarta etapa – Prova de compreensão de Língua Estrangeira. A prova de compreensão de língua estrangeira é classificatória e avaliará a competência na compreensão de texto escrito. O candidato poderá escolher fazer a prova de língua inglesa, francesa, espanhola ou portuguesa (esta última, para os candidatos estrangeiros). Será permitida consulta a dicionário. A duração será de 02 (duas) horas.
2.5.1 O candidato aprovado no processo seletivo e que tiver obtido nota abaixo de sete (7,0) na prova de conhecimento de língua estrangeira deverá realizar outra prova da mesma língua, no prazo máximo de seis meses.
2.6 Quinta Etapa - Prova Oral (sobre o anteprojeto de pesquisa e temas correlatos). A prova oral é eliminatória.
2.6.1 O candidato aprovado nas três etapas eliminatórias anteriores fará uma prova oral com a Banca de Seleção, devendo estar preparado para responder, entre outras, a questões referentes a: (a) fundamentos teóricos do seu anteprojeto de pesquisa; (b) vinculação do anteprojeto aos objetivos e proposta do Programa;
2.6.2 Cada candidato deverá comparecer ao local da prova oral com trinta (30) minutos de antecedência do horário determinado, munido de sua carteira de identidade. A data da prova oral consta do calendário de seleção ao Programa; o local e horário da prova oral serão indicados no dia da divulgação da lista de aprovados na prova dissertativa;
2.7 Sexta etapa - Exame do Curriculum Vitae do candidato. Esta etapa é classificatória
2.7.1 Os critérios para pontuação do Curriculum Vitae constam do Anexo 02.
2.8 Não será permitida a entrada de candidatos após o início das provas dissertativa, oral e de língua estrangeira.
2.9 A ausência do candidato em qualquer uma das etapas o elimina do processo.
2.10 O calendário do processo seletivo será o seguinte:
- Inscrição dos candidatos – 13 de agosto a 13 de setembro de 2009;
- Análise dos documentos e homologação das inscrições – dia 14 de setembro de 2009.
- Prova dissertativa dia 17 de setembro de 2009, das quatorze às dezessete horas (14 às 17h);
- Análise do anteprojeto de pesquisa – 24 e 25 de setembro de 2009.
- Prova de compreensão de textos em Língua Estrangeira (inglês, francês, espanhol e português) dia 28 de setembro de 2009, das quatorze às dezesseis horas (14 às 16h);
- Prova Oral com os candidatos aprovados na 3a. etapa (análise de anteprojetos), entre os dias 01 e 02 de outubro de 2009 (10 às 12h e 14 às 18h);
- Exame do Curriculum Vitae dos candidatos – dia 05 de outubro de 2009
Todas as provas serão realizadas no prédio do CCH da UNIRIO.
2.11 Divulgação dos resultados:
- Lista dos candidatos aprovados na 1a etapa (documentação e pertinência do anteprojeto às linhas de pesquisa do Programa): 14 de setembro de 2009, a partir das dezoito horas (18h);
- Lista de candidatos aprovados na 2a etapa (prova dissertativa): 21 de setembro 2009, a partir das dezoito horas (18h);
- Lista dos candidatos aprovados na 3ª. etapa (análise do anteprojeto) 25 de setembro de 2009, a partir das dezoito horas (18h);
- Divulgação do resultado da prova oral: 02 de outubro de 2009, a partir das dezoito horas (18h).
- Divulgação do resultado final do processo seletivo: 08 de outubro de 2009, a partir das dezoito horas (18h).
Os resultados de todas as etapas do processo seletivo ao Mestrado em Museologia e Patrimônio serão divulgados na Secretaria do PPG-PMUS (Av. Pasteur, 458, 4o andar, sala 410) e nas páginas da UNIRIO, do PPG-PMUS e do MAST. Não haverá comunicação pessoal aos candidatos (telefonema, carta, telegrama ou e-mail). Recomenda-se que os candidatos consultem os locais acima especificados para informar-se acerca do andamento e do resultado final do processo seletivo.
2.12 Serão utilizados os seguintes critérios de avaliação:
2.12.1 - avaliação de mérito dos anteprojetos, sendo considerados: pertinência do tema ao campo da Museologia e do Patrimônio; clareza de objetivos e da justificativa; capacidade de propor ou formular uma questão sobre temas relativos ao campo da Museologia e do Patrimônio, apresentando argumentos consistentes e coerentes com a análise e a metodologia propostas; adequação das referencias ao conteúdo e ao tema; clareza, coesão e correção de escrita; viabilidade e compatibilidade com uma das linhas de pesquisa do Programa;
2.12.2- atribuição de nota, de zero a dez, para cada avaliação (prova dissertativa, anteprojeto, prova oral, avaliação de currículo e prova de língua estrangeira);
2.13 A média final será calculada da seguinte maneira:
- nota da prova dissertativa: vinte e cinco por cento da nota final
- nota do anteprojeto: vinte e cinco por cento da nota final
- nota da prova oral: vinte e cinco por cento da nota final
- nota de avaliação do currículo: quinze por cento da nota final
- nota da prova de compreensão de língua estrangeira: dez por cento da nota final
2.14 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete).
3. DA CLASSIFICAÇÃO
3.1 A classificação será feita por média, até o limite das vagas oferecidas.
3.2 Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente da média final.
3.3 Em caso de empate, a classificação do candidato será decidida com base nos resultados na ordem a seguir: prova dissertativa, anteprojeto, prova oral, curriculum vitae e prova de língua estrangeira.
4. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS
4.1 O número máximo de vagas a ser preenchido será distribuído da seguinte forma, sendo possível, a critério da banca, o remanejamento de vagas entre as Linhas de Pesquisa, no caso de uma das linhas não completar o número de vagas:
Linha de Pesquisa 1 – Museu e Museologia - 07 vagas
Linha de Pesquisa 2 – Museologia, Patrimônio Integral e Desenvolvimento - 08 vagas
O Programa se reserva o direito de não preencher todas as vagas previstas neste Edital.
4.3 Será considerado desistente o candidato selecionado que não efetuar a pré-matrícula no período determinado.
4.4 A pré-matrícula dos candidatos selecionados para a turma de 2010 ocorrerá no dia 22 de fevereiro de 2010, na sala 410 do CCH.
5. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
5.1 O anteprojeto que não obedecer aos limites de páginas e às normas contidas neste Edital não será avaliado.
5.2 Recursos sobre os resultados de quaisquer das etapas poderão ser impetrados à Coordenação do PPG-PMUS em até 48h, apresentando-se de forma objetiva as razões para tal. A solicitação formal deve dar entrada no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), nos seguintes endereço e horário:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais
Av. Pasteur, 458 - Urca
Rio de Janeiro – RJ
Horário: 10 às 12 e 16 às 20 horas.
5.3 A aprovação do candidato no processo de seleção não implicará em obtenção de bolsa.
5.4 Caberá à Banca Examinadora, aprovada e credenciada pelo Colegiado do PPG-PMUS, composta por professores doutores representantes das linhas de pesquisa do Programa, e portanto, com competência para o processo seletivo em Museologia e Patrimônio, avaliar as provas e decidir sobre as questões não previstas no presente Edital, conforme o disposto no Regimento Geral de Pós-Graduação da UNIRIO.
5.5 Outras informações poderão ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelos endereços eletrônicos secretariappg-pmus@unirio.br e museologiaepatrimonio@gmail.com ou no seguinte endereço: Avenida Pasteur, 458, Urca – Rio de Janeiro (prédio do CCH) sala 410; ou pelo telefone (21) 2542 10 31, de 10 às 12 e das 13 às 17 horas.
5.6 Este Edital de Seleção terá ampla divulgação, sendo publicado pelo Diário Oficial da União e disponibilizado, a partir do dia 13 de julho de 2009, nas páginas eletrônicas da UNIRIO, do PPG-PMUS e do MAST.
Rio de Janeiro, 13 de julho de 2009