|
julho 7, 2009
Convocatória I Encontro Urbano de Dança e Performance de Goiânia - Festival Diagnóstico da Dança 2009 - Inscrições e informações para o artista
O Festival Diagnóstico da Dança 2009 lança convocatória para o I Encontro Urbano de Dança e Performance de Goiânia/Brasil, com o objetivo de possibilitar inserção da dança e performance em espaços urbanos da cidade (casas, prédios, ruas, monumentos e em parques públicos), e a troca de experiências com artistas e grupos locais. O evento será de 11 a 20 de setembro de 2009 em Goiânia. O I Encontro Urbano de Dança e Performance acontecerá dentro do Festival Diagnóstico da Dança que contará também com espetáculos, oficinas, residências, mesas de debates, mostra de vídeodança.
Poderão se inscrever artistas e/ou grupos de diferentes linguagens (dança e performance) de toda a América do Sul com no máximo dois trabalhos sendo que os trabalhos deverão ter no máximo 20 minutos para dança e máximo de duas horas para performances e instalações. Com este projeto, o Festival Diagnóstico inicia sua trajetória na sua função de um espaço de difusão, produção e formação de uma dança mais ampla em Goiás/Goiânia e no Brasil.
Comissão Julgadora:
Kleber Damaso , bailarino, coreógrafo. Já dançou em companhias como a Quasar Cia de Dança e hoje desenvolve um trabalho solo. É professor da Universidade Federal de Goiás - Artes Cênicas. (a confirmar)
Ana Behatriz Azevedo - Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, trabalha com performance há 5 anos.
Sacha Witkowski - Diretor do Festival Diagnóstico da Dança. Produtor Cultural e coreógrafo.
Inscrições até 20 de julho de 2009
Festival Diagnóstico da Dança – Encontro Urbano de Dança e Performance
Rua 04, Caixa Postal 10.008, Setor Central, Goiânia – Goiás
CEP: 74025-970
62-3207-4960 / 8432-1465 (Sacha Witkowski) ou festivaldiagnostico@gmail.com
www.festivaldiagnostico.blogspot.com
Segunda a sexta, 8-12h e 14-17h
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS: NENHUM
CONTRAPARTIDA PARA PREMIADOS: O Festival arcará com alimentação e hospedagem. Cada participante receberá DVD e Fotos de sua apresentação no Festival Diagnóstico.
Ganho para inscritos: NENHUM
CUSTOS OPERACIONAIS - INSCRIÇÃO:
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 01 a 20 de julho de 2009 através do email festivaldiagnostico@gmail.com ,além de envio de material postado dentro do período de inscrição:
Dvd: Na íntegra ou mínimo de 15 minutos.
Fotos: Três fotos em alta resolusão do trabalho enviado
Sinopse: Com objetivo e sinopse do trabalho.
Dados do artista ou grupo: Currículo do artista ou grupo, bem como email e necessidades técnicas.
CUSTOS OPERACIONAIS - EXPOSIÇÃO:
A estrutura de apresentação será disponibilizada pelo I Encontro Urbano de Dança e Performance 2009, assim como os custos de instalação.
CUSTOS OPERACIONAIS - TRANSPORTE:
O Festival Diagnóstico da Dança não dispõe de verba de cachê e transporte para os participantes, ficando os mesmos de responsabilidade de cada participante.
DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS: As cópias enviadas para a seleção não serão devolvidas e deverão integrar o acervo do Festival Diagnóstico da Dança.
Regulamento
I. CATEGORIAS
Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:
I.I – Intervenção Urbana com Dança
Serão selecionados cinco trabalhos de dança voltados para espaços urbanos – Dança e Cidade: casas e prédios (parte externa), ruas e calçadas, monumentos (intervenção e/ou interação em monumentos). Trabalhos de no máximo 20 minutos. A estrutura de apresentação será disponibilizada pelo I Encontro Urbano de Dança e Performance 2009, assim como os custos de instalação.
I.II – Intervenção Urbana com Performance
Esta categoria é dividida em duas sub-categorias (serão selecionados seis trabalhos)
1) Apresentação de performance, em espaços urbanos: casas e prédios (parte externa), ruas e calçadas, monumentos (intervenção e/ou interação em monumentos) e parques públicos. Limite máximo de 02 horas para cada trabalho. A estrutura de apresentação será disponibilizada pelo I Encontro Urbano de Dança e Performance 2009,assim como os custos de instalação.
2) Intalações, Exposição de trabalhos que explorem o espaço instalativo tensionando a relação corpo e cidade. Limite máximo de 02 horas por trabalho. A estrutura de apresentação será disponibilizada pelo I Encontro Urbano de Dança e Performance 2009, assim como os custos de instalação.
II. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
II.I - A Convocatória é aberta para qualquer pessoa (América do Sul) e maiores de 18 anos. Está vetada a participação de pessoas ligadas por grau de parentesco aos membros da Comissão de Seleção, bem como seus cônjuges. Ficam também impossibilitados de se inscrever trabalhos que tenham participação direta dos membros da Comissão.
II.II – O Festival Diagnóstico da Dança não dispõe de verba de cachê e transporte para os participantes, ficando os mesmos de responsabilidade de cada participante. O Festival arcará com alimentação e hospedagem.
III. INSCRIÇÕES E PRAZOS
III.I - As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 01 a 20 de julho de 2009 através do email festivaldiagnostico@gmail.com ,além de envio de material postado dentro do período de inscrição:
DVD: Na íntegra ou mínimo de 15 minutos.
FOTOS: Três fotos em alta resolusão do trabalho enviado
SINOPSE: Com objetivo e sinopse do trabalho.
DADOS DO ARTISTA OU GRUPO: Currículo do artista ou grupo, bem como email e necessidades técnicas.
III.II - Endereço para envio do material:
Festival Diagnóstico da Dança – ENCONTRO URBANO DE DANÇA E PERFORMANCE
Endereço: Rua 04 – Caixa Postal 10.008
Bairro: Setor Central CEP: 74025-970
Goiânia – Goiás – Brasil
Telefone de contato: 55 62 8432 1465 (Sacha Witkowski)
II.III - As cópias enviadas para a seleção não serão devolvidas e deverão integrar o acervo do Festival Diagnóstico da Dança.
IV. SELEÇÃO
IV.I. A Comissão de Seleção é formada por três pessoas, sendo duas representantes de diferentes áreas e linguagens artísticas e um representante do Festival Diagnóstico da Dança. Serão disponibilizados no site os nomes dos convidados para a Comissão de Seleção.
IV.II. A seleção será realizada a partir do material enviado tendo como critérios o grau de pertinência da obra em relação à temática desta 1ª edição, sua qualidade artística e sua adequação à categoria escolhida.
IV.III. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto, pelo site do Festival Diagnóstico da Dança 2009, no endereço eletrônico www.festivaldiagnostico.wordpress.com, e enviado por e-mail aos selecionados.
IV.IV. As decisões da comissão são soberanas, definitivas e irrecorríveis. Assim, os proponentes desde já concordam que não cabem quaisquer reclamações, recursos ou pedidos de reconsideração em nenhum momento durante ou após o processo seletivo.
V. ESPAÇOS EXPOSITIVOS E MONTAGEM
V.I - Intervenção Urbana com Dança
Os trabalhos selecionados serão comunicados e em conjunto com a produção escolherá o local da cidade disponível para sua apresentação. Esta etapa será realizada através de fotos e vídeos enviados para o participante convidado e será fiel a proposta do proponente.
V.II - Intervenção Urbana com Performance e Instalação
Os projetos de performance devem apresentar uma proposta de espaço, cabendo à Comissão de Seleção, juntamente com a produção do evento, entrar em contato com os artistas para estudar a viabilidade do trabalho e sua montagem final. A produção do Festival enviará fotos e vídeos para os participantes convidados.
VI. DAS CONDIÇÕES GERAIS
VI.I. O proponente declara que o argumento ou roteiro do vídeo apresentado a esta convocatória não viola direitos de terceiros, notadamente no que concerne a direitos de Propriedade Intelectual, razão pela qual se obriga a manter o Festival Diagnóstico da Dança 2009, assim como seus respectivos empregados, prepostos, diretores e representantes, livres de qualquer demanda ou qualquer reclamação ou imputação de violação a direitos de terceiros, inclusive no que tange a indenizações e compensações de qualquer natureza, responsabilizando-se desde já a excluir imediatamente o Festival Diagnóstico de qualquer lide. Na hipótese de pleitos, reivindicações e/ou demandas judiciais promovidas por terceiros em face do Festival Diagnóstico – bem como de seus respectivos empregados, prepostos, diretores –, fundamentadas em violação a direitos de terceiros, notadamente relativos à Propriedade Intelectual, o proponente ficará obrigado a arcar com todos os custos e ônus de compensações e indenizações que porventura venham a ser determinadas, inclusive honorários advocatícios.
VI.II. Os proponentes efetivamente selecionados por meio desta convocatória e regulamento para participação na primeira edição do Encontro Urbano de Dança e Performance, promovido pelo Festival Diagnóstico da Dança – 2009, na cidade de Goiânia, autorizam, desde já, a utilização de seus nomes, sua imagem e voz, assim como o título dos vídeos, trabalhos apresentados e demais dados e informações relevantes para fins de divulgação deste Encontro, bem como de ações institucionais do Festival Diagnóstico da Dança, em toda e qualquer mídia, incluindo televisão de qualquer espécie, Internet, e demais mídias eletrônicas e impressas, por tempo determinado de cinco anos (5 anos), a partir da data da inscrição dos proponentes para este processo seletivo.
VI.III. Os esclarecimentos referentes a esta Convocatória e ao Regulamento serão prestados pelo telefone (55+62) 3207-4960 e 8423-1465, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail festivaldiagnóstico@gmail.com
DISPOSIÇÕES FINAIS
1. A exibição dos trabalhos selecionados não será remunerada;
2. Cada participante receberá DVD e Fotos de sua apresentação no Festival Diagnóstico.
3. As cópias dos vídeos enviados dos trabalhos selecionados não serão devolvidas;
4. Os projetos enviados e não selecionados ficarão na sede da Festival Diagnóstico da Dança até uma semana antes do evento para retirada pelos responsáveis;
5. A coordenação do Festival Diagnóstico não se responsabiliza por extravio de materiais e só reconhecerá como trabalho inscrito aquele que chegar no endereço de envio até uma semana depois da data limite para postagem (20 de julho). Trabalhos que não chegarem por qualquer motivo até esta data estarão automaticamente desclassificados;
6. Qualquer mudança de data será informada no site do Festival Diagnóstico da Dança (www.festivaldiagnostico.blogspot.com).