|
maio 25, 2009
Mostra Projetáveis da 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul - Inscrições e informações para o artista
7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Grito e Escuta - mostra Projetáveis
Convidamos a artistas de todo o mundo a apresentar projetos para a mostra Projetáveis, uma das sete exposições da 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/ Brasil, entre os dias 16 de outubro e 29 de novembro de 2009. A exposição será apresentada no Santander Cultural, instituição que patrocina a Bienal do Mercosul e atua na área da cultura contemporânea, das artes visuais, da música, do cinema, da educação e da reflexão. O Santander Cultural apóia ativamente a 7ª Bienal, cujas bases estão em sintonia com a sua prática de integrar e difundir a diversidade de linguagens e de conteúdos artístico-culturais.
Comissão de seleção: Artur Lescher (Brasil), Bernardo Ortiz (Colômbia), Camilo Yáñez (Chile), Erick Beltrán (México), Laura Lima (Brasil), Lenora de Barros (Brasil), Marina De Caro (Argentina), Mario Navarro (Chile), Roberto Jacoby (Argentina) e Victoria Noorthoorn (Argentina)
Inscrições até 10 de julho de 2009
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
51-3254-7500 ou projetaveis@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br/projetaveis/
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
GANHO PARA SELECIONADOS: exibição do trabalho na mostra Projetáveis, sem pagamento de honorários
CONTRAPARTIDAS PARA SELECIONADOS:
Produção e Montagem: A curadoria e a equipe de produção da 7ª Bienal do Mercosul, através da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, serão responsáveis pela produção, execução, montagem, exibição, segurança e desmontagem dos projetos selecionados a serem apresentados durante a 7ª Bienal do Mercosul.
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
Ficha de inscrição devidamente preenchida pelo artista ou artistas, no caso de coletivo; texto de com no máximo 350 palavras; ficha técnica que enumere detalhadamente os recursos necessários para a sua realização; planta museografica com as características espaciais e de montagem, se a obra assim o requerer; máximo de seis (06) imagens do projeto em formato JPEG (mínimo de 600x1080 pixels verticais), ou quatro (04) minutos de material audiovisual com qualidade de DVD em formatos MPEG ou AVI, ou quatro (04) minutos de material sonoro em formato MP3, que permitam ao júri de seleção avaliar adequadamente o projeto; informações sobre três (03) obras anteriores, realizadas nos últimos cinco (05) anos, especificando seus detalhes de conceituação e ambientação: três (03) imagens em JPEG e texto de até 150 palavras sobre cada obra; texto breve de curriculum vitae do artista ou artistas, no caso de coletivo, incluindo também histórico do grupo.
Sobre a mostra Projetáveis
Esta seção da 7ª Bienal, concebida pelo curador adjunto e artista Roberto Jacoby, se propõe a explorar a materialização e localização específica dos projetos que utilizam a WWW como canal além das fronteiras geográficas ou de suportes finais.
Os Projetáveis são peças bytes + atoms, formas híbridas que viajarão pela internet para, em seguida, integrar a exposição da 7ª Bienal do Mercosul.
Os projetos apresentados podem ser visuais (fotografias, imagens, slide shows, sombras, vídeos, filmes de curta, media ou longa metragem, animações, vídeo-instalações, flashes), sonoros ou performáticos (VJ e DJ, performances, conferências), ou outros meios (páginas web e jogos interativos), etc.
Os projetos devem ser "projetáveis" em monitores, telas ou objetos, em contextos específicos concebidos como parte do projeto.
Devem ser transmissíveis via Internet, através de download, ou ser expostos em tempo real, via streaming.
Devem ser projetos que possam andar pelo mundo sem bagagem, para em seguida adquirir sua forma local definitiva, a serem instalados dentro ou no entorno do Santander Cultural.
O termo “projeto” (projetar, projeção, projétil) impregna o discurso contemporâneo. Sua etimologia estrita, “atirar à distância, lançar longe, arremessar”, ilumina um vasto campo de significados e sentidos que vão orientar as propostas, que por sua vez devem:
- Planejar, figurar, imaginar, desenhar, conceber uma idéia, estimar um futuro;
- Transferir de um domínio a outro, atribuir a alguém as características de outro, estender no espaço, no tempo e na sociedade;
- Representar um corpo em um plano, mapear;
- Irradiar um sentimento, fazer-se ouvir, comunicar vivamente, dar-se a conhecer;
- Refletir uma imagem sobre uma superfície, enviar raios de luz sobre algo, tornar visível a uma figura pela luz.
- A seleção dos trabalhos será organizada pela equipe curatorial da 7ª Bienal do Mercosul.
Projetáveis
Convocatória aberta a artistas - Bases de inscrição
Introdução
A Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e a equipe curatorial da 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, que será inaugurada em 16 de outubro de 2009, lançam convocatória aberta para uma de suas sete exposições, Projetáveis, concebida pelo curador adjunto e artista Roberto Jacoby. A exposição será apresentada no Santander Cultural, instituição que apóia ativamente a 7ª Bienal, cujas bases estão em sintonia com a sua prática de integrar e difundir a diversidade de linguagens e de conteúdos artístico-culturais.
Sobre os participantes
Poderão participar artistas individuais e coletivos artísticos multidisciplinares de todas as nacionalidades e idades.
Das condições de inscrição
- Os projetos inscritos podem ser visuais – imagens, slide shows, textos, vídeos, vídeo-clipes, filmes de curta, media ou longa metragem, animações, vídeo-instalações, sonoros ou performáticos - performances, conferências, ou outros meios - páginas web e jogos interativos, etc.
- Todos os projetos devem ter como condição serem “projetáveis” em monitores, telas e outras superfícies, através da internet, em salas de exibição, ou no espaço público. Devem contemplar a possibilidade de serem transmitidos online: baseados em arquivos digitais, devem ser possíveis de serem descarregados através de download ou de serem expostos ao vivo via streaming digital.
- Os projetos devem conter especificações sobre as condições ideais – disposição, forma, tamanho, materiais utilizados, espaço, localização, contexto, concepção da transmissão ao público – de exibição na 7ª Bienal do Mercosul.
- Os artistas interessados devem atender aos prazos e fornecer os documentos para inscrição descritos abaixo.
Do espaço de exposição
Convida-se o artista a propor sua própria idéia de espacialidade, temporalidade e visualização.
Os projetos selecionados serão expostos em uma das seguintes instâncias:
1. No website de Projetáveis – http://www.bienalmercosul.art.br/projetaveis
2. Na 7ª Bienal do Mercosul. A instituição que apresentará a exposição Projetáveis é o Santander Cultural (http://www.santandercultral.com.br), em cujos espaços internos ou externos o artista poderá sugerir a montagem de sua obra. O artista pode indicar, por exemplo, se o projeto deve estar localizado dentro do espaço expositivo do Santander Cultural, ou em locais próximos, como praças, estacionamentos, salas de cinema e teatro, parques etc. Esta informação será útil no momento de seleção dos projetos a serem ambientados. A localização final da obra será estabelecida em comum acordo entre a curadoria e o artista selecionado.
3. Em outras instituições culturais nacionais ou estrangeiras que se interessem em expor o projeto, simultaneamente ou posteriormente à 7ª Bienal do Mercosul, em prévio acordo com o artista.
Da seleção dos projetos
Haverá duas instâncias de seleção dos projetos:
1. Uma quantidade de projetos a ser determinada, será selecionada para exibição através do hotsite Projetáveis – http://www.bienalmercosul.art.br/projetaveis
2. Uma quantidade de projetos a ser determinada, será selecionada para ser exposta na 7ª Bienal do Mercosul, nas condições de exibição acordadas entre os artistas e a curadoria e, oportunamente, em outras instituições culturais nacionais e estrangeiras. Oito (08) artistas dentre os selecionados serão convidados a viajar para Porto Alegre, para participar da montagem da sua obra e da inauguração da 7ª Bienal do Mercosul.
A Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul se compromete em preservar a autoria e reserva dos projetos não selecionados, eliminando-os de seus arquivos.
Projetáveis – conceitos
O que são projetáveis?
São peças que questionam as seguintes noções inter-relacionadas:
- A noção de “projeto” como o imaginado, o planejamento, o lançamento do inexistente ao existente, da fantasia à concretização
- A noção de “projeto” como aquele que evolui
- A noção de “projeção” no sentido de ampla difusão e visibilidade, de fazer-se conhecer, de lançar-se a outra escala, de criar novos públicos
- A noção de “projeção” no sentido próprio da cartografia: o processo que leva do terreno ao mapa e do mapa ao terreno
- A noção de “projeção” no sentido psicanalítico: a projeção de um vínculo sobre outro, a transposição das representações
O termo “projeto” (projetar, projeção, projétil) impregna o discurso contemporâneo. Sua etimologia estrita, “atirar à distância, lançar longe, arremessar”, ilumina um vasto campo de significados e sentidos que vão orientar as propostas, que por sua vez devem:
- Planejar, figurar, imaginar, desenhar, conceber uma idéia, estimar um futuro;
- Transferir de um domínio a outro, atribuir a alguém as características de outro, estender no espaço, no tempo e na sociedade;
- Representar um corpo em um plano, mapear;
- Irradiar um sentimento, fazer-se ouvir, comunicar vivamente, dar-se a conhecer;
- Refletir uma imagem sobre uma superfície, enviar raios de luz sobre algo, tornar visível a uma figura pela luz.
Projetáveis no tempo - Este projeto transcende os limites físicos e temporais da 7ª Bienal do Mercosul, pois tem a capacidade de “viajar pelo mundo sem bagagem”. Para a sua exibição, somente é necessária a existência do projeto e de suas possibilidades técnicas de projeção. Desta maneira, tanto a exposição como as obras que a integram podem ser apresentadas simultaneamente em Porto Alegre e em diversas cidades do mundo. Mesmo após o encerramento da 7ª Bienal do Mercosul, os efeitos deste projeto perduram, pois será possível acessar informações sobre uma ampla seleção dos artistas inscritos na convocatória através do website Projetáveis.
Inscrição
A inscrição deve ser realizada através do website Projetáveis – http://www.bienalmercosul.art.br/projetaveis, entre os dias 22 de maio e 10 de julho de 2009. Só serão aceitas inscrições até às 23h59min do último dia de inscrição, horário de Brasília, e que estejam acompanhadas dos documentos referidos abaixo (redigidos em português, espanhol ou inglês):
1. Ficha de inscrição - http://www.bienalmercosul.art.br/projetaveis/node/add/pry-registracion - devidamente preenchida, contendo informações de referência dos artistas: nome, documento de identidade, idade, nacionalidade, e-mail, telefone, endereço, país de residência. No caso de tratar-se de um coletivo de artistas, incluir os dados de cada um dos participantes e indicar qual dos participantes será o proponente do projeto e responsável em nome da equipe.
2. Texto de, no máximo, 350 palavras que contenha o título da obra e um memorial descritivo-conceitual do projeto. Se o projeto não é inédito, é necessário informar a data e o local de exposição anterior.
3. Ficha técnica que enumere detalhadamente os recursos necessários para a sua realização: materiais, ferramentas, suportes, equipamentos eletrônicos, audiovisuais e de iluminação, equipe de trabalho estimada, tempo estimado de montagem e toda a informação necessária para a execução do projeto, indicação de montagem ou ambientação ideal, além de considerações a respeito de como o projeto deve ser visualizado pelo público.
Observação: se o trabalho for selecionado, as especificações para a montagem da obra serão acertadas entre o artista e os curadores da Bienal.
4. Planta museografica com as características espaciais e de montagem, se a obra assim o requerer.
Observação - No website Projetáveis o artista vai encontrar informações sobre os espaços expositivos da Bienal do Mercosul, incluídas as plantas arquitetônicas do Santander Cultural, além de imagens das fachadas do prédio e do espaço urbano do entorno do edifício, assim como horários e orientação solar da cidade de Porto Alegre, entre outros.
5. Máximo de seis (06) imagens do projeto em formato JPEG (mínimo de 600x1080 pixels verticais), ou quatro (04) minutos de material audiovisual com qualidade de DVD em formatos MPEG ou AVI, ou quatro (04) minutos de material sonoro em formato MP3, que permitam ao júri de seleção avaliar adequadamente o projeto.
6. Informações sobre três (03) obras anteriores, realizadas nos últimos cinco (05) anos, especificando seus detalhes de conceituação e ambientação: três (03) imagens em JPEG e texto de até 150 palavras sobre cada obra. Cada imagem deve incluir título da obra, técnica e ano.
7. Texto breve de curriculum vitae com indicações de:
- Formação ou educação
- Até três (03) mostras individuais, quando houver
- Até três (03) mostras coletivas, quando houver
- Até três (03) resenhas, artigos ou livros, quando houver
- Até três (03) bolsas de estudo, quando houver
- Até três (03) espaços reais ou virtuais dos quais participa, quando houver
No caso de tratar-se de um coletivo de artistas, incluir histórico do grupo (quando houver uma trajetória), além do curriculum vitae de cada um dos participantes.
Não serão aceitas inscrições fora dos prazos.
Caberá à Comissão de Seleção, em instância única e de forma soberana, apreciar e julgar os casos obscuros ou a ausência dos requisitos apontados acima.
Prazos para seleção
Entre os dias 11 e 20 de julho de 2009, o júri de seleção, composto pela equipe curatorial da 7ª Bienal do Mercosul, fará a análise e seleção dos trabalhos.
Os artistas selecionados receberão confirmação de sua seleção através de e-mail ou telefone a partir do dia 20 de julho de 2009.
A partir desta data, os artistas selecionados serão contatados pela Fundação Bienal do Mercosul para definir as condições de apresentação e exibição dos projetos, bem como os custos de produção e montagem.
Os artistas selecionados serão anunciados publicamente através do website Projetáveis e em outros meios de comunicação.
Os trabalhos selecionados para serem exibidos durante a 7ª Bienal do Mercosul começam a ser produzidos no final de julho de 2009, e terão sua exibição iniciada no dia de abertura da 7ª Bienal do Mercosul, em 16 de outubro de 2009.
Comissão de seleção
Os projetos selecionados, tanto para publicação no website quanto para exposição, serão escolhidos por Roberto Jacoby, curador adjunto da 7ª Bienal do Mercosul e organizador da curadoria Projetáveis, em acordo com a equipe curatorial da 7ª Bienal, a saber:
Curadores-gerais: Victoria Noorthoorn (Argentina) e Camilo Yáñez (Chile)
Curadora pedagógica: Marina De Caro (Argentina)
Curadores adjuntos: Roberto Jacoby (Argentina), Artur Lescher (Brasil), Laura Lima (Brasil) e Mario Navarro (Chile)
Curadores editoriais: Erick Beltrán (México) e Bernardo Ortiz (Colômbia)
Cocuradora Rádiovisual: Lenora de Barros (Brasil)
Produção e Montagem
A curadoria e a equipe de produção da 7ª Bienal do Mercosul, através da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, serão responsáveis pela produção, execução, montagem, exibição, segurança e desmontagem dos projetos selecionados a serem apresentados durante a 7ª Bienal do Mercosul.
Imprevistos
Toda circunstância que não tenha sido prevista no presente regulamento será resolvida pela assessoria jurídica da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul em acordo com a curadoria geral da 7ª Bienal do Mercosul.
Informações
Os artistas selecionados não receberão honorários.
Para obter mais detalhes ou esclarecer dúvidas quanto ao projeto, o artista deve entrar em contato com a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul: projetaveis@bienalmercosul.art.br. Fone: +55 (51) 3254 7500.