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maio 7, 2009
Inscrições de projetos para programação 2010 dos Centros Culturais do Banco do Brasil
Estão abertas as inscrições de projetos para a programação 2010 dos Centros Culturais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e para o CCBB Itinerante - que leva, durante todo o ano, programações culturais a outras regiões do país onde não há sede do CCBB.Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do País.
Os projetos selecionados poderão fazer parte da programação dos três centros culturais e do CCBB Itinerante, em 2010, nas áreas de música (popular, erudita e instrumental), exposições (pintura, escultura, fotografia, gravura, instalação, multimídia e outros), artes cênicas (teatro, dança, performance, circo, ópera), cinema e vídeo (mostras e festivais), programa educativo (oficinas, cursos e visitas orientadas) e ideias (palestras, seminários e conferências).
A programação anual enfatiza constantemente a diversidade, multiplicidade de linguagens e qualidade, valores priorizados pelo CCBB desde o início de suas atividades, há 20 anos. Neste ano de 2009, além da realização dos projetos nas cidades onde o CCBB está presente, a programação selecionada para o CCBB Itinerante percorre 18 cidades brasileiras.
inscrições até 4 de junho de 2009 - pelo site www.bb.com.br/cultura
Linha de Atuação em Cultura
A atuação cultural do Banco do Brasil está focada no patrocínio de projetos realizados nos Centros Culturais Banco do Brasil localizados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e pelo CCBB Itinerante, nas áreas de exposições, artes cênicas, cinema e vídeo, música, idéias e programa educativo.
Valores estratégicos
Credibilidade: seleção e realização de projetos culturais com planejamento e transparência. Atendimento com eficiência, pontualidade, segurança, conforto e limpeza.
Regularidade: eventos regulares, de terça a domingo, nos CCBBs localizados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Diversidade: programação diversificada, destinada a vários públicos.
Acessibilidade: programação, instalações e preços acessíveis aos diversos segmentos da sociedade, assim como itinerância de projetos selecionados em cidades onde os CCBBs não possuem sede.
Linha de Atuação
Realiza eventos culturais nas áreas de artes cênicas, exposições, cinema e vídeo, música, idéias e programa educativo.
Promove anualmente processo de inscrição de projetos.
Não patrocina produção de CD, livro ou filme, isoladamente.
Não associa a marca às atividades consideradas ilegais ou proibidas; às atividades que evidenciem preconceito ou discriminação de qualquer espécie; às atividades ligadas a jogos de azar ou especulativos, salvo se regulamentados em legislação específica; às atividades com má reputação ou falta de integridade; às atividades que causem impacto negativo à saúde, ao meio ambiente e às atividades de caráter político-partidário.
Critérios de Seleção
O Centro Cultural Banco do Brasil prioriza a diversidade temática, a multiplicidade de linguagens, o ineditismo e, principlamente, a qualidade em sua programação.
Critérios:
Relevância Conceitual e Temática = Concepção e argumentação que evidenciem importância histórica, cultural e artística.
Viabilidade Técnica = Demonstração de capacidade de realização ou envolvimento de profissionais com notória especialização.
Inovação = Originalidade e ineditismo da proposta.
Adequação física = Adaptabilidade aos espaços.
Adequação financeira = Compatibilidade com a disponibilidade orçamentária e com parâmetros praticados no mercado cultural.
Identidade Institucional = Afinidade com princípios e valores éticos, de transparência, respeito e compromisso com a comunidade e o País.
Programação 2010
A seleção dos projetos que irão compor a programação 2010 prevê o percentual de até 70% do orçamento aprovado aplicado em projetos inscritos e até 30% em prospecções.
Os projetos inscritos serão analisados, primeiramente, pela comissão técnica dos CCBBs constituída por especialistas nas diversas áreas de atuação e, posteriormente, por representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), por especialistas do mercado cultural e pela Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
As prospecções são escolhas diretas de projetos realizadas por iniciativa exclusiva da Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. Não há inscrição de projetos para esta modalidade.
O eixo curatorial 2010 priorizará, inclusive, projetos que:
a) utilizem-se de linguagens híbridas, de novos usos para a tecnologia, da experimentação, da realização em locais não-tradicionais e/ou que trabalhem o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo;
b) abordem a brasilidade, as culturas de raiz, étnicas e periféricas e temas relevantes da sociedade contemporânea;
c) revelem a produção de talentos em ascensão;
d) promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência;
e) apresentem estratégias efetivas de democratização cultural;
f) promovam a formação de platéias, a integração das artes e a reflexão;
g) sejam sustentáveis e/ou promovam a sustentabilidade.
Pré-requisitos
Qualquer pessoa física ou jurídica, de qualquer nacionalidade, pode inscrever projetos no processo seletivo para a programação dos CCBBs.
O projeto a ser apresentado deve ser adequado a estrutura física de cada espaço. O proponente deverá atentar para o fato de que cada CCBB possui teatro, sala de exposição, cinema e sala de vídeo com dimensões e equipamentos específicos. Para conhecer as características de cada espaço, clique sobre o nome do CCBB correspondente:
Brasilia
Rio de Janeiro
São Paulo
Caso seu projeto seja selecionado, o contrato deve ser firmado entre o Banco do Brasil e o proponente do projeto, representado por um pessoa jurídica que tenha previsão em contrato social para a realização de eventos culturais. Na contratação serão observados os seguintes requisitos:
a pessoa jurídica mencionada no item anterior, seu representante legal e o proponente do projeto devem estar em situação regular com as Receitas Federal, Estadual e Municipal, a Dívida Ativa da União, o INSS, o FGTS e com o Banco do Brasil;
a realização do projeto está condicionada à negociação de orçamento e período, e à manutenção e concretização dos conceitos, atributos, acervos, elenco, curadorias, participantes, patrocínios e parcerias contidas na proposta original apresentada.
Lei Rouanet
Os projetos devem estar, preferencialmente, aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com prazo de captação válido para o período de realização.
A empresa onde trabalho já tem projetos aprovados pelo MInc, qual é o valor total do valor a ser usado nesse projetos do CCBB de 2010???
Posted by: meg at maio 12, 2009 4:09 PM