|
março 9, 2009
Difusão encerra o programa Rumos Artes Visuais 2008-2009 e inclui seminário e seleção de bolsas
Exposição Rumos Artes Visuais – Trilhas do Desejo é resultado do mapeamento e processo seletivo desta quarta edição do programa desenvolvido por uma equipe curatorial com quatro curadores e oito assistentes curatoriais coordenados por Paulo Sergio Duarte. Em paralelo, seminário fechado ao público, mas transmitido online, debate a produção brasileira contemporânea. Esta etapa também dá continuidade ao projeto de concessão de bolsas de estudos para artistas selecionados pela comissão julgadora
Seminário e Bolsa
Entre 11 e 14 de março, o instituto realiza do Seminário Rumos Artes Visuais 2008/2009, do qual somente participarão os artistas selecionados, comissão curatorial, comissão das bolsas de residência e articuladores convidados. O debate pretende refletir sobre temas que permeiam a produção brasileira contemporânea e o público poderá acompanhá-lo online pelo site da instituição (www.itaucultural.org.br), que também o disponibilizará posteriormente.
Os temas das mesas são Arte e Filosofia, O Jogo e o Acaso, Em Torno da Memória, Poéticas do Inventário, O Estatuto da Imagem, Crítica e Curadoria. Para encerrar o evento, Aracy Amaral, coordenadora geral da comissão curatorial da edição anterior do Rumos, Paulo Sérgio Duarte, atual coordenador, e o curador Fernando Cocchiarale debatem a sua experiência na participação deste programa. A mediação é de Marília Panitz, membro da equipe curatorial desta etapa (veja a programação completa no site).
Entre os demais convidados estão o psicanalista Tales Ab'Saber, o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff, o antropólogo Hermano Vianna, o artista multimídia, documentarista e curador Lucas Bambozzi, o filósofo e poeta Antonio Cícero, e a psicanalista, crítica de arte e de cultura e curadora Suely Rolnik.
Ainda no Itaú Cultural, também em março, o instituto promove a Seleção das Bolsas Residência Rumos 2008/2009, dando continuidade ao projeto de concessão de bolsas de estudos para artistas selecionados pela comissão julgadora do projeto. Para isso, o instituto estabeleceu parceria com diversas instituições da Alemanha, Argentina, Chile e Brasil onde os artistas selecionados permanecerão em um período que varia de 2 a 6 meses ao longo de 2009 e 2010.
Para a seleção, estarão presentes: Fernando Otávio Fuentes Lindote, da instituição cultural Arquipélago, de Florianópolis; Paulina Eugenia Varas, do CRAC de Valparaíso (Chile), Esteban Ariel Alvarez, da instituição argentina El Basilisco (Buenos Aires) e Christoph Tannert, do Künstlerhaus Bethanien, de Berlim.
O programa
O Rumos deste ano reuniu a experiência acumulada nas edições anteriores, contando com uma comissão curatorial maior, sob a coordenação do curador carioca Paulo Sergio Duarte. Quatro outros curadores foram responsáveis por regiões diferentes daquelas onde estão acostumados a atuar e contaram com o apoio de oito assistentes curatoriais das diferentes regiões, que ajudaram na pesquisa e na pré-seleção dos projetos. Alexandre Sequeira (PA) cuidou das regiões Sul e algumas cidades do Sudeste; Christine Mello (SP) foi para as regiões Norte e Nordeste; Marília Panitz (DF), foi responsável por parte do Nordeste e algumas cidades do Sudeste; e Paulo Reis (PR) seguiu para a região Centro-Oeste e parte do Sudeste.
Entre março e maio de 2008, a equipe curatorial fez palestras e debates, com mediação do crítico e pesquisador Guy Amado em 19 cidades. O grupo discutiu com o público temas relacionados à arte contemporânea, como indústria cultural, consumo, globalização, mercado e produção, formação do artista, espaços de exibição, história da arte, e, sobretudo, realizou a difusão do programa Rumos para os artistas locais.
O número de projetos inscritos nesta edição – 1617 – bateu recorde em relação às anteriores. A primeira (1999/2000) recebeu 1.576 portfólios. Na edição seguinte (2001/2003), o programa recebeu 1.495 inscrições; e 1342 na terceira edição (2005/2006). Os 45 selecionados neste ano, 25 respondem pela região sudeste (16 de São Paulo, seis do Rio de Janeiro e três de Minas Gerais); oito são do sul (quatro do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina e dois do Paraná). Da região norte foram selecionados cinco trabalhos, todos do Pará. Do nordeste foram mais cinco: três de Pernambuco e dois do Ceará. Mais dois trabalhos (um do Distrito Federal, outro de Goiás) vieram do Centro-Oeste