|
outubro 4, 2007
VIDA 10.0 Concurso Internacional Arte e Vida Artificial 2007 - Inscrições e informações para o artista
VIDA 10.0 - Concurso Internacional Arte e Vida Artificial 2007
Inscrições até 22 de outubro de 2007
Fundação Telefônica
VIDA 10.0 - Concurso Internacional Arte e Vida Artificial 2007 - BRASIL
Adriana Lomonaco
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1188 conjuntos 33 e 34, São Paulo - SP 01451-001
11-3035-1956
www.telefonica.es/vida
Formulário para a apresentação de trabalhos
Formulário para a apresentação de projetos para a produção de uma nova obra
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS:
- Prêmios aos projetos finalizados Primeiro Prêmio: 10 mil euros; Segundo Prêmio: 7 mil euros; Terceiro Prêmio: 3 mil euros
- Incentivo às produções ibero-americanas: dotada com 20 mil euros, esta modalidade premiará de uma a três propostas
GANHO PARA PREMIADOS: os vídeos premiados serão exibido em programas especializados de televisão e em festivais, além de ser distribuído entre bibliotecas e universidades de todo o mundo
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO
Projeto por correio. Cada projeto deverá ser inscrito em forma de documentação em vídeo com narração sobreposta, em espanhol ou inglês. O vídeo deverá ter entre 5 e 10 minutos de duração.
DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS:
Nenhuma menção
VIDA 10.0 CONVOCAÇAO
VIDA 10.0 visa premiar obras artísticas criadas com tecnologia de Vida Artificial e outras disciplinas afins como a robótica, a inteligência artificial, etc. Buscamos projetos artísticos que façam uma reflexão sobre a relação entre o "sintético" e o "orgânico".
Nos anos anteriores foram premiados projetos artísticos realizados com robôs, novidades eletrônicas, algoritmos caóticos, knowbots, autômatos celulares, vírus informáticos, ecologias virtuais que evoluem com a interação do participante, e trabalhos que investigam os aspectos sociais da Vida Artificial. Os candidatos podem consultar os projetos premiados em edições anteriores no site do VIDA, http://www.telefonica.es/vida, para averiguar se seu projeto se adapta à filosofia do prêmio.
Prêmios aos projectos finalizados Será destinado um total de 20.000 euros para os três projetos selecionados pelo júri:
Primeiro Prêmio: 10.000 euros (*)
Segundo Prêmio: 7.000 euros (*)
Terceiro Prêmio: 3.000 euros (*)
As peças premiadas poderão ser expostas nas exposições de arte e de novas tecnologias, organizadas pela Fundação Telefônica ou naquelas em que ela participar.
Inscrição
Cada projeto deverá ser inscrito em forma de documentação em vídeo com narração sobreposta, em espanhol ou inglês, a qual deverá descrever o conceito artístico e a realização tecnológica do projeto apresentado. O projeto deverá ser posterior a setembro de 2005. O vídeo deverá ter entre 5 e 10 minutos de duração. A decisão do júri se baseará fundamentalmente no vídeo.
Para concorrer é necessário enviar uma fita VHS (de preferência no formato PAL) ou um DVD para o júri. Se o seu trabalho receber algum prêmio ou menção especial, você deverá enviar uma cópia da fita em formato profissional (DVcam, Betacam, U-Matic de 3/4", MiniDV) para que seja incluída no vídeo "O Melhor do VIDA 10.0".
O concurso está aberto a participantes de todo o mundo, entretanto, cada participante só poderá apresentar um trabalho.
Para inscrever-se, leia atentamente as normas para participação, preencha e assine o formulário de inscrição e envie junto com a fita de vídeo ou DVD, até o dia 22 de outubro de 2007, para qualquer dos escritórios da Fundação Telefônica na Espanha (Madrid) ou na Iberoamérica (México D.F., São Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile e Lima), cujos endereços estão no final desta convocatória.
Para a documentação em vídeo e para o site do VIDA 10.0 necessitaremos também do seguinte material, em espanhol ou inglês (impresso e uma cópia em cd):
- Uma breve biografia (150-200 palavras) do autor ou autores.
- Uma descrição do conceito do projeto.
- Informação técnica sobre o projeto.
- De uma a três imagens (slides, fotos ou digitalizações de alta qualidade em CD ou internet).
- Transcrição da narração do vídeo.
Incentivo às produções ibero-americanas
A segunda modalidade do concurso visa financiar projetos artísticos de Vida Artificial (e disciplinas afins) que ainda não foram realizados. O concurso está aberto a participantes de toda a Iberoamérica, Espanha e Portugal.
Dotada com 20.000 euros, esta modalidade premiará de uma a três propostas que demonstrem um conceito relevante, uma clara capacidade do artista para produzir a peça e obras de alta qualidade.
O prêmio foi criado como o objetivo de incentivar a produção e não como um subsídio para cobrir todos os gastos de um projeto. Sendo assim, se valorizará a capacidade do candidato para conseguir infra-estrutura técnica, econômica e logística para executar a peça.
Inscrição
Cada projeto deverá ser descrito em um texto, com no máximo 2.000 palavras, e deverá incluir detalhes dos conceitos e das técnicas previstas para o desenvolvimento da peça. Deverão ser incluídos diagramas, esquemas e qualquer outra imagem que possa ajudar o júri a entender o funcionamento da peça.
As propostas poderão ser apresentadas em espanhol, português ou inglês. Cada participante só terá direito a apresentar um trabalho. Os ganhadores deverão enviar, obrigatoriamente, um vídeo (DVD ou VHS), com áudio explicativo, um ano após a premiação do seu projeto. O vídeo deverá mostrar os resultados da produção, o conceito artístico conseguido e a realização tecnológica do projeto.
Tendo em vista que as peças premiadas poderão ser expostas junto com os primeiros prêmios do Concurso, solicita-se o envio de um suporte em formato profissional (Dvcam, Betacam, U-Matic de 3/4", MiniDV, ou DVD).
Para inscrever-se, leia atentamente as normas para participação, preencha e assine o formulário de inscrição e envie junto com a fita de vídeo ou DVD, até o dia 22 de outubro de 2007, para qualquer dos escritórios da Fundação Telefônica na Espanha (Madrid) ou na Iberoamérica (México D.F., São Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile e Lima), cujos endereços estão no final desta convocatória.
Júri
Os trabalhos apresentados serão examinados por um júri internacional que se reunirá a partir do dia 7 de novembro de 2007. A lista com os nomes dos ganhadores dos prêmios e das menções especiais será publicada no sexta feira, dia 9 de novembro de 2007, numa mesa redonda da qual participarão todos os membros do júri. A decisão do júri será firme e inapelável.
Membros do júri
Monica Bello Bugallo, Espanha. Daniel Canogar, Espanha Rafael Lozano - Hemmer, Canadá/México José Carlos Mariátegui, Peru Simon Penny, EE.UU/Australia Nell Tenhaaf, Canadá
Vídeo
Se o seu trabalho for o ganhador de um dos prêmios em dinheiro ou de uma menção especial, você deverá enviar uma cópia do vídeo em formato profissional para que seja incluído no vídeo "O Melhor do VIDA 10.0", que será exibido em programas especializados de televisão e em festivais, além de ser distribuído entre bibliotecas e universidades de todo o mundo.
A finalidade da produção de um vídeo de primeira qualidade é reunir os projetos artísticos ganhadores num mesmo volume que divulgue o trabalho sobre Vida Artificial. Este vídeo será editado depois que o júri houver selecionado os melhores trabalhos.
Este vídeo não terá fins lucrativos nem será colocado à venda. Os autores cujas obras aparecerem no vídeo, terão seus nomes claramente identificados nos créditos e receberão uma cópia gratuita do mesmo. Para maiores informações veja o item DIREITOS.
Direitos
Os participantes cedem aos organizadores do VIDA 10.0, a Fundação Telefônica, os direitos de uso dos vídeos documentais e demais materiais produzidos para os seguintes fins:
- Publicidade do concurso na mídia impressa, televisão, rádio e na internet.
- Exibição no site oficial do VIDA 10.0 e no site da Fundação Telefônica.
- Inclusão no vídeo "O Melhor do VIDA 10.0" que será produzido depois que o júri der o resultado final.
Os organizadores do concurso se comprometem a utilizar os trabalhos apresentados apenas para os fins indicados anteriormente. Fica proibido qualquer uso comercial desse material.
Os participantes deverão obter todas as licenças necessárias para o possível uso de material de terceiros incluído em seus trabalhos. Todos os direitos artísticos e comerciais estão reservados aos artistas.
Datas
Prazo para a entrega dos projetos: de 17 de setembro a 22 de outubro de 2007.
De 7 a 9 de novembro de 2007: Deliberação do júri
9 de novembro de 2007: Divulgação dos ganhadores