|
outubro 26, 2006
Inscrições e informações para o artista: Experiência Imersiva Ambiental - EIA 2006, São Paulo
Experiência Imersiva Ambiental 2006
Inscrições até 8 de novembro de 2006
EIA (a/c Esmeralda Verde)
Rua Dr. Samuel de Castro Neves 148 apto 123, São Paulo-SP, 04726-240
imersaoambiental@gmail.com
Mapeamentos do EIA: http://mapeia.blogspot.com
As zonas de ação para o EIA 06: Centro de São Paulo, Diadema, Jardim Irene, Zona Norte
EIA 2006: 2 a 10 de dezembro de novembro de 2006
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS: a exposição
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- Os projetos devem ser enviados pelo correio , descrevendo sua forma de execução, materiais a serem utilizados (custeado pelo proponente), um parágrafo síntese do projeto e em qual das regiões ele deve ser realizado. O projeto pode conter imagens, textos, ilustrações, fotos, etc.
DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS:
- Os projetos não serão devolvidos.
EXPOSIÇÃO
- Serão executados 50 projetos. Os projetos serão selecionados conforme as seguintes prioridades: Ordem de chegada dos projetos; Afinidade com as zonas de ação apresentadas; Presença física na semana de imersão; Viabilidade de execução;
PASSAGEM, HOSPEDAGEM, MONTAGEM
- Devido ao caráter independente do evento, não arcaremos com despesas de passagem ou alimentação, mas estamos buscando alternativas para hospedar os interessados em montar o próprio trabalho e/ou ajudar na montagem dos demais. Os participantes que desejam vir para São Paulo deverão manifestar seu interesse em seu projeto.
Edital EIA - Experiência Imersiva Ambiental 2006
de 02 a 10 de dezembro
Apresentação
O EIA abre suas inscrições para a terceira edição da Experiência Imersiva Ambiental. A proposta da Experiência Imersiva Ambiental é realizar projetos de arte pública enviados por residentes do Brasil e do mundo, que possam ser executados facilmente no espaço público.
Durante os dias da experiência, os participantes formam um grupo que age na cidade. A força desse coletivo inicia-se nos meses que antecedem o encontro por meio das discussões no blog e do Ciclo de Debates. Essas reuniões prévias possibilitam a formação de uma inteligência híbrida, criada dentro das relações de trabalho, festa, descontração e contestação, que contribui para aumentar o potencial transformador das ações.
Nos encontros anteriores nos propusemos a reunir e viabilizar projetos de arte pública, dando voz a uma demanda apurada entre coletivos de artistas. Nesta terceira edição, modificações estão sendo propostas a fim de aprofundar ainda mais a relação com a cidade e transformar o espaço público em laboratório de vivências sócio política e ambientais.
Ruas: Um espaço possível
Poderá se inscrever qualquer artista, grupo ou cidadão.
A partir de vivências e discussões experimentadas no EIA, apresentamos aos interessados contextos específicos mapeados. Ao apresentar os contextos, reforçamos a intenção de aprofundar a ação coletiva urbana, potencializar a intensidade do encontro, além de estabelecer laços com projetos já em andamento em regiões específicas repensando nossa prática na cidade. Não nos interessa pensá-la como mero suporte para ações artísticas, mas sim construir uma nova relação com este espaço.
Sugerimos zonas de ação para que os proponentes tenham mais informações para elaborarem projetos que fomentem a participação coletiva e o fortalecimento do espaço público. Estes mapeamentos e informações das zonas de ação poderão ser obtidos no blog http://mapeia.blogspot.com /. Esses contextos devem ser levados em consideração na elaboração dos projetos. Cada participante determina o local onde quer agir.
O diálogo com o ambiente pode-se dar através de ações, performances, sons, apropriações, interferências, ativismo, instaurações, pirações, objetos, situacionismo, materiais em suporte gráfico e intervenções.
As zonas de ação para o EIA 06
* Centro de São Paulo
* Diadema
* Jardim Irene
* Zona Norte
Quando?
De 02 a 10 de dezembro de 2006.
Como participar?
Mande um projeto, com data de postagem até dia 08 de novembro, descrevendo qual é o trabalho, sua forma de execução, materiais a serem utilizados (custeado pelo proponente), um parágrafo síntese do projeto e em qual das regiões ele deve ser realizado.
Inclua seu nome, telefone, celular e endereço eletrônico.
Todos os detalhes da montagem devem ser especificados no projeto.
O projeto pode conter imagens, textos, ilustrações, fotos, etc.
O projeto pode ser individual ou em grupo, especificando um responsável.
Os projetos não serão devolvidos.
Os projetos devem ser enviados pelo correio.
Endereço de recebimento dos projetos:
EIA (a/c Esmeralda Verde)
Rua Dr. Samuel de Castro Neves, 148, apto 123 Cep 04726- 240 São Paulo-SP
Envio e seleção:
Os projetos serão analisados pela organização da Experiência Imersiva Ambiental. Serão executados 50 projetos. Os projetos serão selecionados conforme as seguintes prioridades:
* Ordem de chegada dos projetos;
* Afinidade com as zonas de ação apresentadas;
* Presença física na semana de imersão;
* Viabilidade de execução;
O local do trabalho poderá ser modificado pelo EIA, desde que acordado com o proponente, caso ocorra desequilíbrio na quantidade de trabalhos enviados por região. As imagens de trabalhos realizados durante a Experiência Imersiva Ambiental poderão ser usadas pelo EIA, para divulgação ou projetos futuros. Os selecionados serão avisados por e-mail e a lista com os participantes será publicada no dia 13 de novembro no seguinte endereço: http://mapeia.blogspot.com
Os trabalhos selecionados deverão ser recebidos até o dia 28 de novembro no endereço de Esmeralda Verde ou trazidos pelo proponente durante a semana de imersão. Não nos responsabilizamos com gastos no envio do material, acondicionamento ou transporte indevido. Os trabalhos não serão devolvidos.
Etc
A execução dos trabalhos tem apoio logístico do EIA e pode ser realizado coletivamente ou pelo artista. Devido ao caráter independente do evento, não arcaremos com despesas de passagem ou alimentação, mas estamos buscando alternativas para hospedar os interessados em montar o próprio trabalho e/ou ajudar na montagem dos demais. Os participantes que desejam vir para São Paulo deverão manifestar seu interesse em seu projeto.